Ciência > Mundo nunca foi tão pacífico, diz cientista dos EUA Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
EM QUE MUNDO ELE VIVE?
"> Mundo nunca foi tão pacÃfico, diz cientista dos EUA" -vai jogar bingo véi...
Mais seguro para os paÃses ricos e desenvolvidos, porque no resto a insegurança só cresce com o aumento indiscriminado da venda e consumo de drogas, criando grandes narcotraficantes.
Na verdade, acredito que as pessoas conseguiram outras formas de se ma tar (poluição, mentiras, ganancia e outros...)
É porque mentiras e ganância não existiam antigamente, né?
Se conseguirmos acabar com a pirataria dos eua e da europa as guerras se restringirão apenas aos loucos, pois sabemos que a cada dia o mundo está mais integrado e dependente, cientes de que a terra é um organismo vivo.
Segundo a ONU 1 bilhão de pessoas passam fome hj no mundo, isso é cerca de 10% dos humanos, enquanto menos de 1% dos humanos detém quase 40% das riquezas do planeta. Neste momento há 200 milhoes de crianças pelas ruas, aterros e lixoes disputando oq ue comer com porcos, ratos e baratas (nenhuma delas é cubana), nao consigo entender como isso caminha pra uma melhora. Será que o Pinker realmente esta com a razão? Será que a fome e o abando de humanos adultos e crianças nao é uma violência? /p
Ou você copiou esse discurso de alguém que não sabe fazer conta, ou você não sabe fazer conta. 1 bilhão de pessoas não é 10% da população total...
Marivaldo.Vc precisa aprender um pouco sobre relações matematicas.Para vc entender vamos supor que na idade média a quantidade de pessoas fosse a mesma que hoje. Então na idade média teriamos 4 bilhões de pessoas passando fome. Outra coisa.Duvido que não haja crianças passando fome em Cuba,e ainda assim o sistema politico de Cuba é um sistema opressor e violento.
Eu falo isso faz dez anos. Depois da segunda guerra, o mundo nunca foi tão pacÃfico. isso tem a ver com a informação, ou com a forma como a informação circula.
É, eu disse a ela!
O MUNDO TODO SERIA PACIFICO SE TODOS PAISES TIVESSEM A BOMBA ATOMICA.
Faço um comentário tardio pq senti a falta de menções à mÃdia. É claro que em alguns estados do Brasil homicÃdios ocorrem em nÃvel de paÃses em guerra. Mas na maioria dos estados estão em queda (%). Mas a percepção da população é sempre a de que estão aumentando. Sangue na TV rende audiência, e em alguns canais predomina o mundo cão. Mesmo no dia + "fraco" haverá casos p/ rechear o noticiário do começo ao fim, escolhendo os "melhores". Interessa a quem ganha com isso (uns pastores, por exemp
Os principais fatores são: melhoria na qualidade de vida, mais educação, mais liberdade e a integração entre as diferentes culturas que está agora no seu auge com o a popularização da Internet e a globalização. O mundo caminha pra integração entre as diversas culturas e raças.
Muitos comentários, com acerto, mostraram o perfil desse Steven Pinker: Um mentiroso, sua pesquisa é ideológica; primeiro, a violência humana tem de ser crescente em função das leis da genética; se violentos e homicidas, nos diferentes tempos passados sobreviveram, então transmitiram seus caracteres; portanto, não há como a violência, hoje, ser menor; segundo, ele é psicólogo, não é historiador, nem o é antropólogo.
sua teoria é furada amigão! sem falarmos em "religião, na evolução espiritual", mas se fosse desta forma a humanidade se auto aniquilaria e não teria utilidade os valores morais, pois é necessário uma evolução nas relações humanas para que a raça perpetue; não sou adepto da ideia de que tudo é retransmitido pelo dna.
O pesquisador, aparentemente, esqueceu-se, mais uma vez de forma conveniente, do holocausto dos habitantes nativos que habitavam o território que hoje constituem os EUA. As diversas tribos, foram caçadas e enclausuradas em campos de concentração (isso mesmo) até quase a extinção, e tudo pelo dito "DESTINO MANIFESTO". Foi um holocausto digno dos nazistas perpetrado pelos, hoje, "defensores da liberdade". Vide "Enterrem meu coração na curva do rio" de Dee Brown...
E o Carlos Cunha aparentemente esqueçeu que ele esta analisando o panorama atual em relação ao passado.Ou seja o que aconteceu no passado não entra na conta do que esta acontecendo hoje.
Pode até ser verdade que o mundo esteja menos propenso à guerra, mas o pesquisador esqueceu-se, muito convenientemente talvez, da limpeza étnica promovida pelos conquistadores espanhóis na recém-descoberta américa (1492 em diante), que práticamente dizimou, pelos meios mais vis, todas as civilizações que habitavam a américa central, e isso seria muito mais do que os 5% que a matéria cita como mortos em guerras entre esses povos.
Ele não esqueceu. Ele disse que esse tipo de coisa acontece cada vez menos...
Interessante
Mas é um esquisito esse cara, heim! Lógico que o mundo nunca foi tão seguro; Para os norte americanos nunca foi tão seguro mesmo. Ainda mais que agora eles resolveram que podem sair jogando bomba em tudo quanto é lugar...Daà fica que pra eles deve ser isso mesmo. TIRANDO A CONFUSÃO QUE ELES CRIAM por onde passam, o paÃs deles tá muito bem seguro mesmo. Porque abre a boca pra falar esse tipo de coisa?
Essa idéia de mundo mais seguro é uma invenção que tenta nos convencer justamento do contrário do que vivemos. E não importam as estatÃsticas (que qualquer um pode forjar): importa nossa vivência. Penso que essa "pesquisa" faça parte da propaganda ideológica dos EUA. Eles querem dizer: nossas ações no Paquistão, Iraque, Afeganistão etc estão fazendo um mundo melhor, um paraÃso na Terra. Há quem acredite. Dados fora de contexto e manipulados qualquer um pode apresentar.
Olha o nÃvel do raciocÃnio rsrs
Nossa cara, acorda ! Tu anda vendo muito noticiário. A pesquisas são válidas e a tal da vivencia que voce cita é impossÃvel, pois ninguem viveu no tempo das cavernas e nos dias de hoje para comparar. Desprezar a ciencia é coisa de gente ignorante (ou brasileiros talvez), mas o fato é que há 500 anos tinhamos menos de 1 bilhao de habitantes na Terra, hoje temos 7 bilhoes. Quer dizer, se nao tivesse melhorando, teria mais gente morrendo que nascendo.
Então sou um azarado. Já fui assaltado 2 vezes, minha mulher 3. Meu filho(15 anos) mais duas. 4 toca-cd e uma tampa traseira de S10.Minha empresa foi arrombada 3 vezes. Isso é paz.????? Se for, quero voltar pra idade média...
Se vc vivesse na idade média,ja teria sido tão roubado, que viveria como mendigo.
Se fosse na idade média, voce teria sido assaltado 20 vezes, sua teria sido assaltada 30, estuprada em 15 das vezes e seu filho teria sido vendido como escravo. Há! E se você tem mais de 50 anos provavelmente já estaria morto.O problema é que esse monte de lixo que você citou que levaram de voce nao tem valor nenhum. O que vale no fim das contas são as vidas e graças as Deus vocês três ainda estão vivos.Quando a voltar é impossÃvel, pois você nunca esteve lá!
Gracas a Deus o mundo ta' melhor, as fronteiras estao delimitadas, menos Israel/Palestina, as religi'oes est'ao definidas, a guerra fria acabou, hoje EUA e Russia so' tem 5 mil ogivas apontadas um para o outro, as ditaduras religiosas est'ao caindo, agora temos que cuidar da outra parte da doenca, as relaco'es humanas, que est'ao deterioradas. o problema era maior quando os anunakinefilim estavam por aqui, e o que esta' previsto para quando voltarem.
santa ingenuidade...
Gostaria de ver que método este autor usou para chegar a tal conclusão. Dados estatÃsticos usados a partir de uma perspectiva muito geral podem mascarar discrepâncias importantes. Se a contagem que ele usou reunir o planeta como um todo, não duvido que a violência tenha diminuÃdo. No entanto, ao se considerar a estatÃstica por paÃses ou mesmo continentes, os resultados podem não ser tão animadores assim.
Concordo que a violência possa até ter diminuÃdo; porém, em porcentagem, não em número absoluto. As formas e os tipos de violência, hoje, com certeza, são mais diversificados. É evidente que a tese dele é para justificar as agressões de algumas nações imperiais; a violência tem de ser mitigada de alguma maneira, pois, continuada, ela deprime a natureza humana.
Leia o livro dele. Afinal é no livro que ele mostra os dados e metodos que ele usou para chegar a esta conclusão .
Cientista comprado para dizer essas coisas, como os economistas do filme Inside Job, para dizer que os EUA estão pacificando nosso mundo. Mandem-no para o Afeganistão, Iraque, as favelas brasileiras, Paquistão, as favelas da Colômbia, para o México etc para ver se ele não muda de idéia.
Não sei se o Gaddafi compartilharia da mesma opinião...
esse cara cheirou a cola e comeu a lata .. só pode
Eu não sei qual fonte ele usou para sua pesquisa, mas se o pobre coit ado se baseou no que a história registra ele deveria primeiro pensar que nem à verdade ele tem acesso. Não da para acreditar nem no Dom Pedro II gritando "Independencia ou Morte!!!!!". Quanto mais na mentiraiada que os governos ditam nos jornais nacionais para esconder a podridão que é o poder. Creia, de mentiras eles tem muuuuita experiencia.
enquanto isso...no brasil o povo morre é de passividade...
Não concordo com a reportagem ao dizer que "ao menos mostra certa fé de Pinker no progresso". Pois fé é aquilo que acreditamos sem provas. Mas Pinker tem provas para apresentar,então ele não esta se sustentando na fé.
Impressionante que ele não citou, ou citou e o jornal não mensionou, a Revolução Russa. Na história nenhuma relgião, nenhuma guerra enfim nenhum evento mudou em tão pouco tempo o mundo para melhor. Foi muito violenta, muita atrocidade mas psÃcologicamente igualou elite e peble, pois antes dela se tinha a impressão que pobre era pobre porqu Deus queria assim. Além disso forçou TODOS OS paÃses do mundo, a começar pelos EUA adotar leis socialista para evitar o comunismo. Forçou investime
Steven Pinker é mais um farsante do século 21. Nunca as mortes por drogras, acidentes de trânsito, violência doméstica e suicÃdios foram tão grandes quanto agora. A violência apensas retornou para onde sempre se iniciou, o indivÃduo. O iluminismo apenas mascarou os conflitos.
Se depender de alguns comentaristas desta matéria, a agressividade não deu um passo. Acho que não entenderam bem o foco da maravilhosa notÃcia. É inquestionável o fato de que a humanidade, de modo geral, vive muito melhor do que sempre viveu e é evidente que há exceções. A humanidade fez o que pode mais do que o que não pode, por uma razão muito simples: o progresso humano, em todas as áreas, depende da evolução do conhecimento.
As formas de violên-cia são diversas; não apenas o que dilasse_ra trauma-tiza o corpo humano e causa dores, mor-tes; a luta no Mercado. As pessoas estão + incapacitadas d lu-tar. O pobre q lu-tou (como é hj) p/ sobreviver, irá lu-tar contra um rico c/ 30 seguranças ar_mados? E a violên-cia civil, e a natureza destruida? A lotação carcerária? É pacifico tratar mulheres como objetos? E o n cresc. dos q passam fome? E a cresc. mise-ráveis e fome, q todos desviam o olhar. Vio. apenas mudou a car
Em quase todas as culturas as mulheres eram tratadas de forma muito pior... essa preocupação com as mulheres é coisa recente, em que ano começamos a votar, estudar, trabalhar, ...? E tu realmente acha que um plebeu na europa medieval conseguia "lutar" diretamente contra um nobre? (já que falasse sobre um pobre hoje não conseguir lutar contra um rico por causa dos 30 seguranças armados...)
Pra que você fica complicando a escrita?
Isso tudo já foi muito pior no passado, Evandro. E tanto pior quanto mais remoto.
Por que ele não vai dizer isso para o tubarão-branco, boto-rosa, urso polar, mico leão dourado, baleia azul, arara azul, tartaruga marinha, borboleta da restinga, ao pau brasil, à jacarandá e outras espécies que tem muito mais CARÃTER e merecem muito mais o mundo do que o homem? Perguntem a eles se o mundo melhorou ou piorou...
Pelo visto você não leu a matéria, mas se leu não entendeu. O livro versa sobre a raça humana. E outra coisa, a preocupação infantil que vc tem com os animais é estudada no livro. Essa preocupação é uma caracterÃstica dos novos tempos mais pacÃficos. tsc, tsc, tsc.
nao existe mais guerras entre potencias devidos as bombas de hidrogenio,e uma possivel guerra nuclear!estas bombas vieram para manter a paz no mundo!!
Interessante, como o outro comentário mesmo diz: o mundo pode estar seguro para os seres humanos, mas para os outros seres vivos do planeta está mil vezes mais inseguro. Talvez estes homicÃdios que aconteciam em conflitos indÃgenas eram justamente um controle populacional natural, já que o estilo de vida indÃgena é muito mais conectado com a natureza que o do homem "branco". Não sou a favor de homicÃdios, obviamente, mas totalmente a favor de um controle de natalidade.
Com certeza,não seria bom para a humanidade se ela continuasse sendo indÃgena por todo o tempo de existência da Terra.
Nós,mulheres, sentimos bem TODO esse pacifismo que o autor afirma que existe na atualidade. E o sentimos bastante no passado. É claro que o ponto de vista em que ele se mirou é de outra ordem.
Se você acha ruim ser mulher hoje, volte para um tempo onde não poderia estudar, trabalhar, escolher com quem casar, escolher quando escolher, escolher se deseja filhos ou não... É claro que nem tudo é perfeito e algumas pessoas ainda vivem em padrões religiosos que continuam os mesmos há milênios, claro também que os Ãndices de estupro em Ruanda são altÃssimos, mas você REALMENTE acha que como um todo as mulheres perderam ao longo dos anos?
Mas diferente das epocas anteriores, OS CONFLITOS, MESMO SENDO MAIS LONGOS, IAM ATE O FIM RESOLVIAM A PARADA EM DEFINITIVO. Vejam a Europa. Hoje, essa ONU(?) e similares não deixam mais as coisas se resolverem até o fim, deixando na horrivel situação de "SEM GUERRA SEM PAZ". Vejam o caso das Coreias, da Palestina, da Caxemira, Somália, etc. ERA P DXAR A COISA ROLAR ATÉ SAIR O VENCEDOR. Então este teria o direito de ditar e aplicar eficientemente suas regras.
"Mas diferente das epocas anteriores" Corrigindo: "Mas nas epoca anteriores"
Não precisa ir pra somália, vai pro Brazil. É mais violento que a Somália.
É isso aÃ, vem pro Brasil, vem!
A vioência é consequência à diferença de poder. Enquanto houver grupos ou pessoas humanas se relacionando em comunidades ou grupos que possuam diferentes nÃveis de poder, a violência estará presente, seja fÃsica ou psicológica. É evidente que quem possui poder não vai ceder e fará o possÃvel para manter sua forma de controle.
Vai pra Somália
Ah bom. A análise dele é global
Mas vai pra Somália, vai
E, se for calculada uma média
Levando em consideração
Caro Régis,A analize dele é global. E leva em concideração a Somália. E se for traçado um média,levando em consideração a Somália junto, o mundo esta mais Pacifico.
Exceto o Brasil, que anda na contramão, onde a violência INTERNA cresce a cada ano. Resultado da impunidade e do jeitinho brasileiro para tudo! Aqui matamos só prá ver o tombo.
Como assim, "e a raça humana nunca foi tão pouco violenta"? Essa matéria aponta apenas situações declaradas de guerra entre nações. Mas e os dados de violência urbana? Em 2009 no Brasil 1 pessoa foi assassinada a cada 12 minutos (ONU)! "O mundo nunca foi tão pacÃfico" entre nações - e muito disso graças as ONU, diga-se de passagem, mas dizer que o mundo é um mar de paz enquanto vemos o sentido e valor da vida serem reduzidos a quase nada é indignante! Matéria muito mal elaborada e editada.
Na verdade, as expoliações sempre existiram. Antes os mais fortes expoliavam na porrada. Hoje expoliam por força de lei. Quando a lei não os favorecem, vai na porrada mesmo.A diferença é que hoje, os regimes como o capitalismo, dividem o expolio (por força de lei) com o poder governante que impõe as leis. E logo logo com a informatização geral, todos serão expoliados pelos seus governos e afins. (já são!)
Durante as Cruzadas, por exemplo, a participação em um conflito era considerado algo glorioso, um caminho para a Salvação. Já hoje as intervenções militares são cirúrgicas, e visam principalmente o centro nevrálgico do poder. Ainda bem, pois ao contrário da Idade Média, hoje dispomos de armas que podem aniquilar a humanidade, várias vezes.
coitado...ele não conhece as cidades brasileiras...
Você acha que qualquer cidade brasileira atual é mais perigosa do que qualquer cidade alemã da época da segunda guerra mundial?! Mesmo?!
Falavam a mesma coisa em 1913 em todos os jornais. Veja no que deu logo depois...
ta mais loco que o batman
Pacifico ? Acho que não ....
E o pior é que as poucas guerras não mais mahtam no front, isto é: não produzem os efeitos saneadores com a contenção da proliferação das ralés. Hoje, o planeta é infestado de humanos de baixo nÃvel, consumistas e desmiolados e que procriam desmesuradamente. Aà está o mal. Precisamos de guerras, não muitas, mas que levem para o front a ralé e que ela lá se extermine por si mesma, poupando os irmãos de os executarem ou mohrrerem juntos todos por limitação de recursos.
As lições da história parece que não foram suficientes pra alguns. As pessoas que acreditavam nisso levaram milhões a m/orte e a desgraça e no final enfiaram uma bala nas próprias cabeças, um "belo" exemplo de "raça superior". As raças e culturas irão se integrar, quer queiram ou não.
Mandem o Caio e seus similares para o front...URGENTEMENTE!!! kkkkkkk
Um neo-nazi...
Se os próprios conterrâneos do cientista que fez a pesquisa pararem de bancar o messias levando a guerra de libertação pela democracia e liberdade para os povos oprimidos do planeta, o mundo será ainda um lugar mais pacÃfico ainda, podem apostar.
E aà está a grande desgraça da humanidade. Paz e infestação de humanos inferiores. Nunca a humanidade se deu tanto ao trabalho e ao drenar os recursos preciosos produzidos pelos superiores, para proteger panacas, idiotas, preguiçosos, minorias vampiras, polÃticos etc. Exatamente na contramão da Evolução das Espécies, a qual se faz pela supremacia do mais apto, do mais capaz etc. Estamos, máxime sob as batutas dos lÃderes cristãos e evangélicos, andando para trás. Logo voltaremos a ser simios
Essa estória de "humanos inferiores" ou "superiores" já trouxe muita desgraça ao mundo, principalmente a quem propagou tais idéias, não é por aà ...
Como assim voltar, você ainda não é??? Desculpem os sÃmios aà pela ofensa...kkkkkkkk
O autor se fundamenta no fortalecimento do Estado e na Democracia como forma de buscar a paz, no entanto, não podemos nos esquecer das duas Grandes Guerras Mundiais, consideradas por muitos, como o maior genocÃdio da história humana (bem recente em termos históricos, por sinal).
Caro Carlos. Vc não pode esquecer que as das duas Grandes Guerras Mundiais, foram produzidas por ditaduras anti-democraticas .
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ciência > Mundo nunca foi tão pacífico, diz cientista dos EUA Voltar
Comente este texto