Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Newton Bello

    Prezado senhor Dimenstein, essa reação violenta dos leitores só evidencia o baixo nível de instrução dessas pessoas. Com isto quero dizer que não basta frequentar escolas, caras ou gratuitas, para ser instruído. Grande parte da população deste país não faz ideia do que fazer com o aparente conhecimento a que tiveram acesso por meio da escola. Junte-se a essa realidade o fato de muitos exercerem uma moral hipócrita, achando sempre que errados e corruptos são os outros, não eles mesmos.

    Responda
  2. Severo Gomes

    Para o brasileiro pobre não faria muita diferença, para o rico sim, pois teria de gastar $$ nos EUA. Infelizmente o privado apropria do Estado nesse país e isso fortalece a corrupção.

    Responda
  3. Graca

    Juízes são punidos com aposentadorias, ora eles são seres divinos, imortais, celestiais, para quando cometerem erros de desvio de conduta ou crimes mesmo, serem punidos dessa forma, todos nao são iguais perante a lei, a constituição nao e com a protencao de Deus e em nome do povo"

    Responda
  4. Graca

    E como já disse, se a democracia fosse bom, falsa diga se de passagem, nao precisaria os de ONGs, para fazer a obrigação do governo, vamos sim fechar o congresso, as assembléias e câmaras municipais, e o dinheiro que elas gastam reveteria para saúde, educação e principalmente segurança, o judiciário estar uma merd...

    Responda
  5. Denilson

    Caro Gilberto Estou convencido que o PT deve ter alguma lan house,ou algum centro de telemarketing,onde as pessoas são pagas pra vasculharem a internet pra atacar ferozmente toda e qualquer noticia ou opinião que vão contra os interesses desse partido.A lógica dos petistas é a seguinte:tudo que a imprensa fala,se é contra os interesses vermelhos,é taxado de golpe,perseguição politica,mas se vai a favor dos interesses deles,aí é amplamente usado como material de propaganda politica. /

    Responda
    1. Severo Gomes

      Caro Denilson.A lógica dos petistas é a lógica de qualquer um, nenhum partido em sã consciência vai produzir provas contra si mesmo. O problema está na falta de honestidade e imparcialidade da imprensa brasileira. Para todo lado A existe o lado B. O fato de sermos controlados por poucas famílias que dominam o cenário midiático, revela o quanto somos manipulados. Ainda a grande massa de eleitores vive ao sabor de futebol, novelas e programas sensacionalistas, o que esperar???

  6. Priscila Motta

    "UMA tema" "UM sensação" "cidadania não SÃO" Está precisando de revisor de texto.

    Responda
  7. Benedito

    O terceiro setor poderia ser uma forma de dar efetividade a atividades de interesse público nas quais o Estado vinha deixando a desejar, mas, nas mãos de uma classe política e administradores corruptos, associados a instituições pilantróficas sem controle eficiente sobre os recursos públicos, levaram ao desvio destes para o financiamento de interesses privados, políticos e econômicos. É evidente que há louváveis exceções, caracterizadas por méritos próprios das instituições citadas.

    Responda
  8. tato

    Se o Hospita Sírio Libanês tratasse pacientes do SUS como trata de Presidentes de outros países, seu comentário estaria perfeito. Vc já viu um pobre dentro deste hospital?

    Responda
  9. zoloft

    nao é que temos um pessimo abito de esperar tudo do governo,vc tem noçao do tanto de imposto que este governo leva da gente,faço a seguinte proposta nao pago mais nenhum imposto,ai sim vou ajudar e muito as instiyuiçoes [,asilos,crianças carentes e tenho certeza que vai me sobrar muito mais dinheiro!!eu sei o que eu faço com o dinheiro e vc sabe o que o governo faz com ele...esta nos jornais!!!

    Responda
  10. Jacko

    Movimento FORA DILMA!!

    Responda
  11. Bolinha

    Parabéns ao autor do artigo! Muito importante levantar esta bandeira e defender as instituições e pessoas que realmente prestam serviço à comunidade e colocar os políticos e suas politicagens no seu lugar: o lixo!

    Responda
  12. mario aquino

    Todas as vezes em que uma ONG, OSCIP ou seja la qual for a sigla recebe alguma verba governamental, sempre será acompanhada de um evento subsequente, sendo que este termo é um eufemismo para o advento da mão leve, pois sempre um funcionário público se encaminhará até o beneficiário do recurso para reclamar o seu quinhão, que geralmente gira na faixa de 15, 20% do recurso destinado, desta forma o beneficiário se sente no direito de mutretar a verba remanescente, esta é nossa realidade sempre.

    Responda
  13. Pim

    Gilberto, o problema sao as ONGG´s, organizaçoes nao governamentais governamentais.

    Responda
    1. sambaez

      É, e sempre rola uma picaretagem no meio.ONG no Brasil, pelo menos, é sinônimo de M. U. T. R. E. T. A....

  14. caio1945

    P I L A N T R O P I A É a palavra.O govêrno recolhe impostos, impostos sôbre quem trabalha e produz, só para financiar imposturas?Faça as contas: 1/30 avos do total arrecadado vai para beneficiar a população pagadora de impostos.29/30 avos daquilo vai, sob a forma de salários, honorários, proventos, propinas etc., para o bolso dos políticos e funcionários e seus asseclas no setor privado (principalmente advogados).E VOCÊ AINDA QUER QUE FIQUEMOS VENDO ISSO OLIMPICAMENTE?

    Responda
  15. mario

    existem ong's que recebem verdadeiras fortunas,bem mais do que alguns orçamentos governamentais destinados à saude e não estão sujeitas a um controle rígido de prestação de contas como os orgãos oficiais.

    Responda
  16. helvécio

    Essas coisas só ocontecem no Brasil. A entidade se chama: ONG>>Organização Não Governamental e "só funciona" , se receber verba do governo(???). Isso, todo mundo sabe que é maracutaia, os politicos, alguns artistas, jogadores de futebol e outros que, por uma razão ou outra, quase sempre pensando em burlar alguma coisa, criam essas ONGs para dar o tombo, meter a mão e outros predicados...se o país fosse sério, os politicos fossem sérios, nada disso estaria acontecendo, veja o impostômetro(!

    Responda
  17. jose rosito,jr

    Caro Dimenstein:Concordo plenamente com com seu artigo,porém representa um ideal,uma meta a ser alcançada.Todas as instituições citadas estão na cidade de São Paulo e no Estado de São Paulo acrescentaria mais uma dezena delas.Com exceção da AACD cujas atividades em prol dos carentes são amplamente divulgadas o que não ocorre com as demais.Temos mais 26 estados e um DF de onde não saem números,estatísticas,nada,ates tando suas atividades beneficentes,essa é a razão do descrédito.

    Responda
  18. emmanuel nazareno

    caro gilberto, nada contra o trabalho voluntário ou contra ongs. mas, no brasil, onde a corrupção anda de mãos dadas com a impunidade, é necessário , no mínimo, um pouco de cautela a proliferação de ongs que , muitas vezes, se tornam meros acobertadores de ílicitos graves, da roubalheira generalizada que infesta o país. separa-se o joio do trigo e que se puna os responsáveis por desvios de verbas. sem isso, cairão , infelizmente, todas no descrédito.

    Responda
  19. vânio Martins

    Este Gilberto é um tremendo demagogo!

    Responda
    1. Jacko

      E vc um tremendo palhação!!

  20. pingao75

    Cheguei a ler livro desse cara, mas definitivamente perdeu a mão. Subiu num podium inatingível onde é o dono da razão e tem a receita do mundo feliz... e claro, tudo isso sentado em sua confortável poltroninha dentro de um campus universitário norte americano...

    Responda
    1. luizcandidob

      Gilberto, em princípio, não há mal algum em estudar em Harvard, mas num caso como o seu pode ser contraproducente. Desde sempre suas propostas educacionais pecaram pelo fato de serem aplicáveis apenas em casos excepcionais, quando uma série de fatores externos conspirassem a favor. Quando você está em lugares como Harvard, MIT, Berkley etc, a coisa só faz piorar, beirando ao delírio. Para você, ver um filme como "Pro Dia Nascer Feliz" seria de muito mais valia do que qualquer palestra em Har

    2. jose rosito,jr

      Ramalho,todos nós participantes da coluna agradeceríamos se você deixasse de lado ataques pessoais limitando-se a comentar o tema em questão.Extensivo à todos que publicam nesse tom.

    3. gilberto dimenstein

      Caro Renato Obrigado por seu comentário. Mas você poderia me explicar qual o problema de passar um tempo estudando em Harvard? Será que isso prejudica minha visão sobre o Brasil?Vim aqui justamente por ver melhor o mundo ( a mim mesmo) e, portanto, o Brasil.Grato de novo por sua participação.

  21. Ametog

    Os malandros deste país que assumiram o poder utilizam-se dele para se locupletarem e não para servir a sociedade. As ONGs para esses indivíduos foi uma grande descoberta para serem utilizadas como dreno do dinheiro público para seus projetos oficiais. Quando se tentou instalar uma CPI no Corgresso para analise dessas organizações que se transformaram, como muitos sindicatos, em verdadeiras "famiglias mafiosas". Pior, isso não acabará jamais...já está incorporado na cultura brasileira... /p

    Responda
  22. CARAPEBA

    Olá Gilberto, Esperar tudo do governo é um absurdo. Assim como, não exigir o básico do governo. Seja ele destro ou canhoto. Uma criança na quinta série saber ler e escrever; não morrer no corredor de hospital público por falta de atendimento; não ter que morar em condomínio fechado pra ter o mínimo de segurança. Enfim, coisas básicas. Ou seria pedir muito?

    Responda
    1. luizcandidob

      Arlei, seu comentário é de extraordinária felicidade! Nós estamos num patamar absurdamente baixo, o básico não é satisfeito. Para mudar esta situação é necessário muita luta durante muito tempo. Mas trabalho duro e despido de charme é tudo que a multidão de "especialistas em educação" não quer saber. Muito melhor é flanar por instituições renomadas do primeiríssimo mundo e propor iniciativas muito avançadas e bacaninhas, mas sem qualquer chance de emprego geral. E quem não concordar é cínico

  23. luiz henrique

    Gostaria de saber pq vcs censuraram o comentario q eu fiz hj na hora do almoço!!!!!! ele estava aguardando a liberacao da equipe da foilha e se ate agora nao foi liberado é pq eu fui censurado!!!!! q consideracao c o leitor!!!! obrigado!!!!!!!!!!!! E o Gilberto apoia a censura???? Parece q sim!!!!

    Responda
  24. luizcandidob

    O Gilberto está apelando: ele cita um punhado de instituições muito anteriores à onda de ONGismo e nivela tudo para defender a sua posição pró-ONG. Este é um argumento desonesto, é misturar cerejas e jacas na mesma caixa, alegando que tudo é fruta. E mesmo estas grandes e venerandas instituições não são a maravilha que ele apregoa, pois o atendimento à população em geral é muito menor do que seria de se esperar. E algumas já foram acusadas de praticar "pilantropia" em diversas ocasiões.

    Responda
  25. everaldo

    Caro Dimenstein...vc que mora em Nova York, todas as Ongs que se dizem Ongs não tem recursos do governo Americano, mas sim das EMPRESAS, e da socieadde CIVIl.`Nunca falamos que os serviços que vc citou são ruins...mas vc concorda que esta relação com tais entidades..é uma relação muito especifica, se todas as ONGs tratassem o dinheiro publico como tais orgão citados estariamos bens..mas Ongs se abrem iguais igrejas ou boteco.cada bairro tem uma .e pra que...beneficio proprio..por isso sou co

    Responda
  26. jlisboa

    Ah, dessa vez não usou a coluna para apenas atacar o partido B....Assim a mensagem fica mais clara e menos politiqueira, ainda que a política esteja envolvida (e de todos os lados).

    Responda
  27. Julio

    O que devemos fazer é pressionar, exigir, delatar a corrupção no país, o que devemos fazer é não aceitar que o INSS seja tão ruim como é, ao invés de nos contentarmos com o convênio médico, e exigir um escola pública (que não é de graça) seja tão boa quanto uma particular ao invés de nos contentarmos e pagarmos uma particular. Entendo que a classe média, é que pode fazer alguma coisa, os pobres são maioria não teem acesso a educação, qto mais educação política.

    Responda
  28. Fe Ogando

    Olá Dimenstein, Primeiro gostaria de dizer que sou seu fã. Concordo plenamente com as suas colocações, realmente a corrupção é um problema que assola nosso país e graças a imprensa e jornalistas do seu gabarito essa situação pode ser alterada por meio da mobilização da sociedade civil. Parabéns pelo texto de hoje. Abraço, Fe rnando Ogando

    Responda
    1. luizcandidob

      Fernando, gostaria de lembrar-lhe que este gabaritado jornalista que você tanto louva vivenciou a derrocada moral das ONG ao longo de muitos anos e nunca se manifestou, o que o torna cúmplice desta forma de corrupção, não lhe parece evidente? O papo de "não adianta reclamar, tem que participar" é velho, é uma forma de constrangimento moral, desqualificando como cínicos os que trabalham duro e tudo pagam com os ecorchantes impostos a que somos submetidos. Participar não é só prestigiar uma ON

  29. Bru23

    de fato a carga tributária é uma das + altas porem a atitude de cruzar os braços não ajuda muito, pois como disse anteriormente nós fazemos a diferença as poucas cabeças pensantes, e devemos fomentar essa inicitaiva nos que ainda não dispertaram por si só, ano que vem tem eleição (SP) para poucos que possuem convenio e podem contar com a medicina referencia das renomadas instituições não faz muita diferença mais para aqueles que querem ver uma fração dos avanços na rede publica deveria fazer

    Responda
  30. Bru23

    Na verdade na maioria das vezes não concordo com as idéias do respeitado colunista, mais hoje... hoje... não tem como discordar, como ele bem frisou junto com os Direitos de todo cidadão existe tambem o dever, infelizmente nem todo mundo se atenta a isso, é simples, mais mais maioria não se liga nisso, Como por exemplo ligar ao CET (1188) toda vez que passar por uma via com sinal qubrado, arvores caida ou carro obstruindo a via, sáo alguns minutos que na maioria das vezes fazem a diferença.

    Responda
  31. Marco Ayres

    Acredito que temos aqui um erro de entendimento. Devemos esperar tudo do governo, uma vez que pagamos impostos absurdos e nada temos em troca. Espero melhores hospitais, escolas, saneamento básico...etc., afinal, estou pagando e muito para ter estes direitos que tb estão previstos na constituição deste país. É com pensamentos como este que fazemos a vida de nossos governantes um paraíso. Pagamos caríssimo por tudo e não reivindicamos nada! E ainda somos chamados de acomodados!! Melhor não le

    Responda
  32. Xis

    Ingenuidade sua acreditar que as ONGs agem voluntariamente. Pode até haver alguma, mas no geral tornaram-se um filão chamado terceiro setor, um meio de vida. A face mais perversa das ONGs pode bem ser vista em SP, onde a prefeitura e o Estado despejam rios de dinheiro nas mãos de pessoas nada qualificadas para "cuidar" de pessoas em situação de rua, drogaditos, crianças abandonadas etc. E a mão que está por trás disso quase sempre é a de religiosos inescrupulosos, que fazem a fama na igreja.

    Responda
  33. Noracir

    Atualmente, se è que exista um ao menos que tenha a minima relacao, qual seja, com um desses "politicos'" deste infeliz paìs,precisarà provar que teria sido HONESTO..... Este è um grande PAÌS porem, de pequenissimos seres que o comandam....ISTO È UMA VERGONHA, nao uma nacao......

    Responda
  34. schuck

    Diz ai Gilberto, o que fazer, sair as ruas como fazem os hermanos os chilenos ou ficar assistindo as familias sarney, lulla da silva e todos politicos corruptos que governam esse imenso país, ficarem tão ricos que não vão dar conta de gastar o dinheiro que emprestam do sofrido povo, começa ai uma revolução politica que vamos todos com vc, eu não tenho como começar, mas vc tem, pensa ai e vamos lá, E QUE DEUS NOS AJUDE...

    Responda
  35. Luis Alvares

    Caro Gilberto, claro que há ONG's serissímas, e devemos sim nos preocupar em limpar do governo os corruptos que usam ONG's de fachada, devemos sempre buscar de forma incansável melhorarmos e não deixarmos para lá com a desculpa de que todos são iguais. Infelizmente os exemplos que o senhor usou são apenas referência para as classes ricas, o Einstein, Sirio não atendem o SUS, e quanto a AACD é especialista em pedir contribuições mas na hora de pretar serviço a quem necessita é uma demm

    Responda
  36. luiz-17

    Nós podemos reparar que sempre que surge alguma denúncia, o principal motivo é a falta de fiscalização. Nas eleições os gastos dos partidos e suas respectivas prestações de contas geram polêmica, quem deveria fiscalizar são os Tribunais Eleitorais. Muitos dizem que os recursos com bolsa familia são mau empregados, quem deveria fiscalizar as Prefeituras dos municípios atendidos. As ONGs deveriam ser fiscalizadas pelos Tribunais de Contas. O que falta é fiscalização

    Responda
  37. citnes2001

    Caro Sr. Gilberto Dimenstein, com o dinheiro dos impostos hoje eu já faço a minha parte, a quanto ser voluntario só se for para prestar serviço em um país sério, Inglaterra, EUA, Japão, França, por aqui acho que vou criar a ONG, "pela verba folgaremos", o maximo que faço é ajudar o hospital do cancêr cuja o qual eu não ajudo mais porque eu declaro a ajuda para que a receita federal cruze o meu CPF com o cnpj e fui informado que os recebos são falsos.

    Responda
  38. Barney

    Estas instituições não utilizam verbas do governo, é só esta diferença sr Gilberto. A família do grupo Votorantim injeta 15 milhões na Benificiencia Portuguesa todos os anos. Não é dinheiro publico. Sendo assim, ONGs não devem ter dinheiro publico, e já começa pelo NÂO da sigla.

    Responda
  39. ricaxc

    ONG = Organização NÃO governamental, ou seja, não deveriam ser ligadas ao governo ou manter convênios com dinheiro público. O que precisamos é de menos impostos e menos burocracia onde não é necessária.

    Responda
  40. Fábio Ferrato

    Caro Gilberto Fiquei impressionado com a facilidade com que estas ONGs de fachada, conseguem grandes quantidades de recursos públicos, mas isto só acontece se alguém lhe fornecer a "chave" do cofre público a troco de uma participação no movimento. Aqui pela ineficacia do nosso Judiciário, o crime compensa, assim nossos poderes estão impregnados de gangues.

    Responda
  41. Kinob

    Dessa vez eu tenho que te dar razão.

    Responda
  42. Regina Martins

    Tenho horror a ONG; elas deveriam ser profundamente fiscalizadas e avaliadas constantemente.

    Responda
  43. emerson de faria

    Não confundam filantropia com pilantropia. Essas ONGs de fachada são entidades pilantrópicas, e não filantrópicas.

    Responda
  44. luiz henrique

    Tem uma ong chamada WFO (World Family Organization ), q se diz uma ONG ligada a ONU, q esta vendendo hospitais pre-moldados p as prefeituras do Brasil. Ocorre q os hospitais nao atendem as normas da vigilancia sanitaria e consequentemente sao interditados antes mesmo de comecar a funcionar. A dona da ONG, uma medica paranaense de nome Deise, esta sendo0 processada por devios de dinheiro no parana e em Sergipe. Balneario Camburiu continua c a obra interdidata.

    Responda
  45. Rafael Pinheiro

    E este sujeitinho ganha uma boa grana para escrever este monte de "M"!

    Responda
    1. gilberto dimenstein

      Caro Rafael Todos ganharíamos se você, em vez der insultar, usasse esse espaço democrático para argumentar e enriquecer a reflexão.Critique com dureza, mas, por favor, ajude-nos a entender seu pensamento.De qualquer forma, obrigado por sua participação.

  46. Arlindo de Souza

    Se é Organização não governamental, porque tem de existir com o dinheiro nosso? Temos que acabar com isso. É necessário ficar apenas com as Sociedades Beneficentes, de ontem , de hoje e de sempre.Essas ONGs. são apenas um covil de delinquentes patrocinadas por políticos .Estão sempre na midia revelando dia a dia sua verdadeira finalidade que é o desvio de dinheiro público.

    Responda
  47. ARLETE PEREIRA DA SILVA

    Concordo que Einstein, Sírio Libanês e Oswaldo Cruz contribuíram e contribuem muito para o avanço das inovações na área da saúde, agora, apenas uma pequena parcela da população têm acesso ao serviços de excelência destes hospitais. Diferentemente do GRAAC e da AACD, que são bem mais acessíveis a todos. Acredito que a democratização do acesso a esses hospitais deveria ser melhor discutida.

    Responda
  48. Bri

    è DEVER do Estado, atráves dos altos impostos que pagamos, dar saúde, educação e segurança para a população... e ele nos dá??? me poupe......

    Responda
    1. gilberto dimenstein

      Cara Brígida Mas isso não impede que a sociedade também faça a sua parte. Se todo cidadão desse um pouco de seu tempo, não esperando apenas do governo, nosso país seria melhor.Grato por sua participação. Gilberto Dimenstein

  49. rosalves

    mas foi isto o que o p t consegui: desmoralizar as ongs e o trabalho comunitário. e te mais: com o que pagamos de impostos e com a exploração eleitoral das bolsas sei lá o quê para os menos instruidos, a vontade de fazer alguma coisa que ajude a este pessoal é mínima! se o governo é tão bom, vá pedir para ele. eu já pago muito imposto. se continua na miséria, vá reclamar com o governo que é tão bom. ih, já é raciocínio demais...

    Responda
    1. Thiago silva

      Agora tudo é culpa do Pt. O problema com as ongs ocorre no mundo inteiro. Não venha com partidarismo ou sandices senhora.

  50. Vitalino Grígolo

    Prezado Gilberto, bom dia. Estás coberto de razão, porém ao ver o montante da arrecadação federal, não se fica com essa idéia de que o Governo está nos devendo mais retorno? Como tanto dinheiro, não dá para atender melhor o sistema de saúde e fala-se em ressuscitar a CPMF? O trabalho voluntário depende da educação e é sempre uma tecla abordada por você com tanta propriedade. Esperar do Governo, não! Cobrar o retorno do Governo, sim! Abraços Vi

    Responda