Comida > Degustação mostra influência de madeiras nativas em cachaça envelhecida Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Jairo Martins da Silva

    Excelente matéria! A cachaça é o destilado genuinamente brasileiro, com quase 500 anos de história, tendo participado de todos os eventos socioculturais do Brasil, desde o Brasil Colônia até os dias de hoje. Infelizmente ainda é discriminada pelo próprio brasileiro (vide alguns comentários sobre esta matéria). Enquanto os diversos paises do mundo se orgulham do seu destilado, como a França com Conhaque, o México com a Tequila etc, nós a discriminamos. Vamos em frente1 /

    Responda
  2. Deia

    Nossa! Quantos filósofos da cachaça, risos! Eu como nao bebo e nao sei como é feita, só tenho que rir do povo brigando pela melhor teoria sobre a produçao da cachaça, hahaha!

    Responda
  3. Brito jr

    Cachaça Artesanal Br de Qualidade Registrada não tem sorte. Esmagada 9 anos peloRolo Compressor Tributário.br. Hj gov Lulla/Dillma enquadra cachaça como "indústria"que paga ap de 75% a 80% de impostos. Lembro que FH retirou a cachaça do sistema contábil "simples"(fez estrago/$ inicial) para compensar garantiu o nome "cachaça" p/destilado nac. Essa é a realidade q só em MG tem 8000 alambiques/ fábricas,ap 400 regulamtdos,Fac Tecnologia da Cachaça/Viçosa/MG e até Pós-Gradu

    Responda
  4. Anilton

    O grande problema da matéia é que, com as constantes reportagens sobre o assunto, o preço esta subindo muito, rsrsrsrs.

    Responda
  5. chiquinhão

    Os mineiros, da região central, já usam a umburana a mais de 40 anos na cachaça. Colocavam ,dentro da garrafa, pedaços da casca ou do pau para curtir junto com o líquido. Para quem gosta, o efeito é maravilhoso. Acho que o cara que recusou soprar o bafômetro, gosta de "umazinha". Hoje, ele é senador pelo PSDB. Nada contra.

    Responda
  6. NENÊ FUBÃ

    Acrescento ao comentário do Claudio Bindemann (10h40) "o molusco usa um desses de aquário" e com certeza também tem um desses como ofurô-"Galela tô me afogando NÃO ME ACUDA"

    Responda
  7. Francisco Couto

    André Aguiar, vc está equivocado. Cachaça é o destilado do mosto fermentado de cana de açúcar com graduação alcoólica de 38 a 48% e pode ser, ou não, envelhecido em madeira. Já a aguardente de cana (pinga é um nome genérico, popular, não existe na conceituação técnica) tem graduação de 38 a 54%, podendo ser adicionado açúcares. Ou seja, toda cachaça é aguardente de cana, mas nem toda aguardente de cana é cachaça. A questão do envelhecimento só é diferenciada nos estilos Prata e Ouro.

    Responda
    1. Sergio Amaral

      Puxa! Foi a explicação que mais me convenceu. Apesar de não apreciar a cachaça ou aguardente, reconheço seu valor.

  8. ARQPITA

    Cachaça com sabor de azeitona, milho, ervilha... vinho com sabor de rosas, chocolate, etc, etc, blá, blá, blá.... Tem que ser muito otário prá cair nessa balela de vendedor. Mas, como bons colonizados que somos, obedientes e tolos, caímos e achamos bom. Lastimável.

    Responda
    1. Emerson Amaral

      Tem q ser muito otário ou alienado pra não saber q existe diferença gritante entre várias cachaças de acordo com seu tratamento.

  9. William Santos

    Quer experimentar uma cachaça de qualidade? Tome a DAMA DE OURO, de Araçuaí. É um nectar dos deuses. Em Belo Horizonte é possível toma-la no Bar Requinte, no Mercado Central.

    Responda
  10. William Santos

    Caros, Cachaça que se preze tem se preze tem que ser envelhecida em barril de balsamo. A de umburana é boa para memória. Pelo forte gosto da madeira - no Vale do Jequitinhonha é usada como vermífugo -, voce toma uma dose e fica lembrando dela o dia inteiro. As de outras madeiras é perfumaria pura.

    Responda
  11. jalves

    Boa matéria. Sendo um modesto apreciador já há um bom tempo, sugiro matéria falando das experiências no fabrico da cachaça artesanal, as influências dos vários tipos de canas, tempo de maturação e os materiais empregados para montagem de alambiques. Já tive a experiência de montar um (mal sucedido). João Alves - Brasília

    Responda
  12. André Cruz de Aguiar

    Uma matéria bacana, que serve como pequena introdução ao mundo da cachaça, que faz parte do patrimônio cultural alimentar brasileiro (ainda que eu não considere bebida alcoólica alimento, mas esse é outro assunto). Ficaria mais completa se o autor tivesse citado que cachaça é pinga envelhecida em madeira, a "pinga amarela", enquanto que a pinga é a bebida sem envelhecimento, a pinga "branca" ou "branquinha", que, quando é bem feita, é fresca e deliciosa, alcoólica, claro, mas não rascante, r

    Responda
  13. Ronaldo Luis Gonçalves

    A cachaça ainda é pouco explorada, faltou citar preços na matéria.

    Responda
    1. Anilton

      Ronaldo, a faixa de preços é enorme, no interior de São Paulo e Minas, em alguns lugares que conheço, você compra uma boa cachaça por R$ 3 reais o litro, em locais mais especializados, não é difícil encontrar um litro por R$ 100 reais.

  14. Jack Daniel's

    O designer da animação não conseguiu desenhar um alambique para poder mostrá-lo? Na Etapa 6 "Alambicagem" tem um carro de boi carregando um "chumaço" de cana... PS. eu bebo cachaça !

    Responda
  15. jose santos

    Linda matéria, de alto nível. É muito bom ver brasileiros cheios de técnica e sabedoria. Não bebo cachaça, talvez porque ainda não conheci uma de alto nível. Mas, fiquei com vontade.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.