Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. eduardo rodrigues

    Não gosto do PT e não recomendo a ninguém votar nesse partido, mas doença é outra coisa: é questão de dignidade humana. Da mesma maneira que foi com Covas, quando ele esteve doente, ele também não se tratou em hospital público... Covas, Lula, José Alencar... não importa: doença não é castigo e torço por todos. Justiça é outra coisa: quem errou que pague pelos erros, mas por meios legais.

    Responda
  2. Vera Justa

    Infelizmente os comentários maldosos foram provocados por seu julgamento sobre o fato do ex-presidente ser ou ter sido fumante. O preconceito é todo seu.

    Responda
  3. Gilbert Lemos

    Os comentários são tão sórdidos que a gente sente a catinga da alma humana, ou melhor, demotukana...

    Responda
  4. Mussugati

    Em parte concordo com o colunista, mas me permito dizer que parte da reação popular em relação ao tratamento e não a doença em si, a qual não é mérito e nem demerito de ninguém. Penso que a reação tem algumas vertentes importantes. A primeira é a atual situação da saúde pública. Pessoas morrendo em frente a hospitais, em ambulâncias indo de um lado para outro, sem perspectiva de internação. Basta assistir os noticiários. Paralelame nte a corrupção e tantos escândalos. Fora outr

    Responda
  5. Pedro

    É "demonstração de raiva" querer que o EX presidente receba tratamento médico igual ao resto da população??? Se autor acha isso, ele então concorda que o atendimento à população é um sofrimento. Se o SUS é esse sofrimento, o Lula teve DOIS mandatos para melhorar. Então nada mais justo que ele se trate como QUALQUER outro brasileiro faria. É um absurdo um colunista se "envergonhar" da população querer que um ex-presidente seja igual a um de nós...

    Responda
  6. Simona

    Sugerir que esse cara se trate no SUS é demonstração de ódio a ele?!?!?!?! Nesse caso o governo odeia os pobres. O que resta aos pobres a não ser se tratar no SUS? Menos, Dimenstein, pelo amor.

    Responda
    1. rodneyfrt

      Muito correto...

  7. GILBERTO MARTINS SABINO

    Gilberto Dimenstein,o Sr se esquece que o próprio Lula disse,numa ocasião, que gostaria de ficar doente num desses hospitais que ele inaugurou,supostamente, de tão eficientes que seriam,e no mesmo dia passou mal,e lembra aonde foi internado? ou será que ele é melhor do que eu,vc e o povo? Ele ficou 8 anos brincando de super-herói no seu mundo megalomano.Esse sadismo das pessoas nada mais é do que a revolta diante da atual herança que ele deixou.Lula,o homem do povo,do polvo, champagne,da lag

    Responda
  8. Fernando Roquefort

    Eu pergunto: Se algum dos valentões dos teclados aqui tivesse câncer de ^an us, aonde iria se tratar? Num hospital bom ou num melhor? Suponha que vc tem recursos pra optar entre os dois. A qual iria se tratar? Não sejam hipócritas!! Mesmo entre hospitais particulares existem os bons e os ótimos. Quanto mais comparar com a rede pública. Ah, e por favor façam exames...Quem sabe vc tenha câncer também. Aposto que se tiver virá aqui com muito mais mansidão

    Responda
    1. juninhosk08

      tem gente que não sabe nem ler um texto! Só na sua suposição já deixa duvidas na usa opinião!

  9. Marco

    Caro Dimenstein... levante uma bandeira!!! Concordo que não podemos/não devemos ironizar ou comemorar tragédias. Não gosto do Lula, mas torço por sua recuperação. Agora, caro colunista, aproveite o ensejo e levante a seguinte bandeira: Todo servidor público, investido no cargo via eleição, deve ser obrigado a utilizar-se dos serviço público relacionado à educação e saúde. No começo seria difícil, mas, tenho certeza, que a médio prazo, esses serviços iriam melhorar tremendamente. Sds.

    Responda
  10. Mari Silva

    A questão é que a sociedade está tão doente, tão desamparada intelectualmente que comete esses absurdos despejados em rede numa enxurrada de posts, tweets, feeds, etc. Só espero que não estejamos vivendo uma mudança no comportamento social, nos transformando em um bando de misantropos.

    Responda
  11. Angelo Della Torre

    Se ele for a SUS e tiver vaga para realizar o tratamento, ele irá se recuperar, os medicamentos são os mesmos, temos médicos competentes, o problema é vaga, esse tratamento só iria começar Deus sabe lá quando, prefiro que ele se trate aonde vai se tratar, seu restabelicimento irá ser mais rápido e se tudo ter certo, já tiramos um presidente, vamos ve-lo ser intimado a prestar contas do sistema de corrupção que formou e vai ter seus direitos politicos caçados.

    Responda
  12. Viperina

    Infelizmente, o esgoto a que se referiu é uma via de mão dupla. Nós, e-leitores, também somos obrigados a ler muito lixo escrito por pessoas que sempre se beneficiaram da existência de "rabos presos" na política, praticando verdadeiras chantagens e tratando o direito da população à informação como moeda de troca. Nada mais justo, portanto, que haja ressentimento e que ele seja manifestado de forma mais ou menos agressiva, segundo a educação da pessoa.

    Responda
  13. Carcalho

    Concordo plenamente com vc Gilberto.Me sinto à vontade para dar minha opiniao,pois sou apartidário e nao voto faz alguns anos por ter q justificar.Infelizmente as pessoas nao sabem separar o politico do ser humano.È uma vergonha mesmo esse corporativismo social.O pior è q essas pessoas nem sabem q este è o mal que atrasa o nosso país,mais até do q a corrupçao.È um absurdo!!!

    Responda
  14. umacvirg

    A vergonha do jornalista é seletiva, na verdade deveria ter vergonha do artigo anterior que escreveu... uma babaquice lamurienta sem tamanho. Doença não atinge só pessoas anônimas, milhares de pessoas adoecem no país e, não viram mitos por estarem doentes, sofrem como qualquer outro doente no mundo. Com o Lula deveria ser diferente?

    Responda
  15. Ana Skywalker

    Querido emigrante, bom dia! Vc se lembra como começou a Revolução Francesa? O povo padecia e monarquia continuava a zombar. M. Antonieta, uma zombeteira, mandou a turma comer "brioches",, já que não tinha pão para o povo. Isso enfureceu mais os franceses, que a própria fome, capiche? Então, quem fala o que bem entende para um povo cansado de sofrer, precisa agüentar as consequências, só isso...Nosso monarca é um fanfarrão, e ninguém tá nem aí pro que ele está passando...

    Responda
  16. rodneyfrt

    Acho que Dimenstein não entende de povo por isso fica indigando com o clamor de alguns, hora se lula se diz do povo, se deixa claro que é do povo que inclusive em seus discursos deixa claro que é contra a elite dominante porque então se comporta como elite dominante, fato mesmo é que na hora do aperto as pessoas mostram como pensam na realidade, o que eu li não foi nada raivoso e sim coerente. Me envergonha mesmo é ver que os mais pobres sofrem com a mesma doença e acabam morrendo sem tratam

    Responda
  17. Benjamin Meltzer

    EDucar??? Vòs sois o que lees!! Nunca o Brasil teve um presidente à altura de Lula. Quem lê um jornal com senso critico?? Ninguem. As pessoas sao o produto de seus meios de comunicacao.

    Responda
    1. sbjr01

      Á altura do Lula??? Credo...

  18. marcos tiago

    infelizmente estou sendo censurado. não posso dizer o que penso.

    Responda
  19. Brasil Somos Nós

    Lulinha Paz e Amor traiu os trabalhadores, que o digam os SERVIDORES PÚBLICOS e APOSENTADOS (ex-trabalhadores), de quem é CARRASCO, junto com sua cria Dilma. Os ricos, cada vez mais ricos, aplaudindo os BILHÕES da renúncia fiscal do governo, e os miseráveis, iludidos, aplaudindo as MIGALHAS do bolsa família, enquanto os servidores públicos estão sendo covardemente empobrecidos para pagar a conta.

    Responda
    1. Gilbert Lemos

      a culpa é do capitalismo... viu pstu ou psol...

  20. Irto

    Noooossa...já criou uns 100 nomes diferentes hoje hein?????? Não tá com a munheca doendo não?

    Responda
  21. LUIZ MATTOS

    O que esperava caro Sr?Este é o perfil dos leitores deste jornal elitista,partidario e golpista,seres movidos pelo ódio e mal agradecidos a quem melhorou suas vidas.São suas crias,aberraçoes geradas por voces.

    Responda
  22. Fátima Lopez

    Prezado Gilberto, nunca conseguiremos dimensionar - e explicar - a fúria de pessoas recalcadas, que preferem atacar um ser humano, ao invés de correr atrás do prejuizo de suas próprias vidas. É realmente lamentável esse tipo de atitude desrespeitosa, capaz de gerar desejo tão sórdido.

    Responda
  23. mimi

    Parabens ao Gilberto Dimenstein pelo sentimento humano. Nao votei no Collor que resultou no Itamar, muito meno no FHC, pois os considerava desastres, entretanto, jamais desejaria que algum deles fosse acometido de tal enfermidade. Lula, apesar de algumas falhas que o mau caráter dos politicos tradicionais o impusera em troca de apoio na Câmara e no Senado, foi sem dúvida o melhor presidente para o Brasil e para os brasileiros. Um estadista reconhecido pelo Mundo.

    Responda
  24. Gilbert Lemos

    CREDO, VOU INDO que aqui virou a LATRINA dos demotukanos... chega a feder certos comentários de tão ignorantes e cruéis que são... fui...

    Responda
    1. Gilbert Lemos

      o jornalista tomou partido pela ética nos comentários e não pela estupidez humana

  25. oliveira

    Neste momento existem milhares de pessoas, com o mesmo problema!E estas pessoas não tem um atendimento como deveriam, estão em filas, ou aguardando para serem atendidas, sem previsão.Pelo menos o Sr Lula, terá um atendimento único e especial no Sirio Libanes.Mesmo assim Sr Presidente, Boa sorte!

    Responda
  26. marcos tiago

    Não desejo mal para ninguém,até para o Lula. Mas tem um ditado que diz: Os ca na lhas também envelhecem. Eu digo também que os ca na lhas também adoecem. Eu não sou hipócrita para mudar minha opinião a respeito deste cidadão

    Responda
  27. Angelo Della Torre

    Concordo com o Gilberto, que os médicos que irão tratar dele, sejam iluminados, que o ser humano Lula tenha pleno restabelecimento e gozar de ótima saúde junto aos seus, por outro lado, espero que o ex-presidente possa se recuperar e permitir que a história não venha ser condencendente com nosso ex-presidente devido a uma doença que não desejamos a ninguem. Que os fatos possam mostrar sem remorso o sistema de corrupção sem presedente que montou-se em seu governo.

    Responda
  28. gg

    Sr.Dimenstein,O ex-presidente que agora o Sr. se mostra como fiel escudeiro, é o mesmo responsável pelas mais diversas formas de corrupção, incluindo, verbas para hospitais.Penso que todos desejam que os seus semelhantes tenham saúde e vivam bem.Agora, por gentileza, nos poupe pela sua vergonha, pois vergonha é saber que milhares de brasileiros morrem na fila do SUS de câncer e outras doenças, graças à falta dos recursos desviados e que, infelizmente, nunca li nada do senhor reclamando.

    Responda
  29. eduardo rodrigues

    Gilber to Dimenstein, parabéns. Não é questão de partido; não é PSDB x PT - é questão de respeito às pessoas que estão com a mesma doença e que se entristecem ao saber que a maioria da população acha que câncer é castigo etc. É questão de dignidade humana. Fosse quem fosse, político ou não, eu torceria por ele.

    Responda
  30. Fernando Roquefort

    O Gilberto Dimenstein, autor deste artigo, tá certíssimo em sua opinião. Parabéns. E não se deixe intimidar pelos seres humanos doentes da alma que tiram sarro de alguém que foi diagnosticado de câncer. Tomara que esses não peguem câncer também.

    Responda
    1. rodneyfrt

      o amigo cancer não se pega.... não é virus nem bacteria... E dimenstein fala muita bobagem ao criticar os que pedem apenas que Lula se trate no SUS, afinal este mesmo lula disse que nosso sistema de saude era de primeira se é assim então porque ele mesmo não se trata por la.. Eu particulamente não quero o mal de Lula, mas bem que gostaria que ele fosse tratado no mesmo padrão da maioria do nosso povo.

  31. Ka

    Acho que é mesmo uma enxurrada!!! Ressentimento e ignorância??? Concordo com o ressentimento e com a ignorância mencionados no texto e explico: ressentimento por pagar impostos e não ter asseguradas as condições mínimas de dignidade (pago escola particular, plano de saúde particular, previdência privada, seguro de automóvel, moro em condomímio com segurança particular, dentista particular) e mesmo assim me solidarizo com a tragédia dos que não podem pagar...

    Responda
  32. Wilhelm Austerlitz Berliner

    Meus caros amigos, que não sabem interpretar textos. Quando Lula recomendou o SUS para os americanos (e etc), foi o SUS no papel como ele está escrito na constituição federal. E se vocês se dessem ao luxo de ler ela, viria que realmente o SUS no papel é um conto de fadas, o sistema perfeito. O SUS não funciona porque existem desvios de verbas para a saúde. E não porque ele é mal elaborado. O problema do SUS não é ele, é o povo brasileiro, e de mespecialmente quem controla ele.

    Responda
  33. carlos

    O Sr se envergonhou com o que leu? Que bom, assim fica sabendo como eu me sinto cada vez que abro o jornal ou a internet e leio algumas centenas de noticias que me envergonham !!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Responda
  34. Rienda

    A propósito da fala do jornalistas, lembro que se fala que o mineiro só é solidário no câncer. Pelo visto, muita gente nem no câncer o é.Sou mero funcionário aposentado e não trato pelo SUS. Aliás, 30 % do brasileiros tem plano de saúde e não tratam p/ SUS.Como um ex-presidente com 85 % de aprovação e aplaudido no mundo não pode ter um tratamento diferenciado ? É muita paixão e obnubilidade...

    Responda
  35. marcelo gozeloto

    kkkkk depois falam que o povao é baixaria sem educacao e estupido Aqui ta cheio de fariseu pendindo e clamando crucifique o crucifique o leitor ultraqualificado kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Responda
  36. juninhosk08

    desrespeitoso? Ao escrever uma coluna nos E.U.A,e ainda chamar o povo de desumano de fato a algo errado com alguns brasileiros! Vc jornalista Gilber to Dimenstein e mais um que apenas omiti sua opinião de jornalista e não vivencia o fato de ao menos ter uma consulta e realizar um tratamento no sus! Você mostra total desrespeito com hospital SUS! com seu texto mostra que a realidade e sentida na pele por nos que vivemos aqui!

    Responda
  37. Julia Provety

    Sr. Dimenstein,Como o senhor mesmo disse estamos em um país democrático e devemos respeitar a opinião alheia. No entanto, o ex-presidente muitas vezes tentou retaliar a imprensa.Gosto de rezar e tenho rezado pelo ex-presidente. Mas há de se considerar que muitos brasileiros quando acometidos por uma doença grave não pode ter tratamento digno e é isso que ainda indigna muitos. E se o Brasil é uma democracia, todos, presidentes ou não, deveriamos ter os mesmos direitos e isso inclui a saúde.

    Responda
  38. Gilbert Lemos

    Estamos vendo a qualidade do eleitor demotukano: raivosos, rancorosos, estú pidos, debochados, anti-cristãos, carrascos, ignorantes, que tripudiam e faz escarnio em cima da desgraça alheia. Eu é que não faço parte dessa cor ja reacionária.

    Responda
  39. Julio Hirata

    PELA PRIMEIRA VEZ POSTO EM UM CANAL DE COMUNICAÇÃO COMO ESTE, FIQUEI INDIGNADO E RELUTEI EM FAZÊ-LO, MAS AQUI VAI. EU TENHO VERGONHA DE VOCÊ DIMENSTEIN

    Responda
  40. Zeca

    Caro jornalista Gilberto, quem deveria ter decência é você próprio. Utiliza um meio de comunicação de massa para dar uma de "garoto bonzinho" politicamente correto. E aqueles que criticam o Lula não são minoria! A minoria são os puxa-saco iguais a você. Não só o Lula, mas também todos os políticos deveriam ser obrigados por lei a tratarem da saúde utilizando o SUS e, ainda, a matricularem seus filhos queridos em escolas públicas. Vergonha é ter um governo de incompetentes desde 1500!

    Responda
    1. Gilbert Lemos

      E A ESTUPIDEZ HUMANA AINDA QUER TER RAZÃO...

  41. Sol Rio

    VERGONHA!! As pessoas teem vergonha por muitos motivos e razoes, mas sentir vergonha pelos posts mandando o Lula tratar-se no SUS, vai um pouco alem do que significa a palavra vergonha. Vergonha! Foi o ex-pres montar um balcao de negocios dentro do governo federal em que o dinheiro publico foi rataedo entre os partidos da base kumpanheira, enquanto o Pais tem 25 milhoes de brasileiros vivem sem agua potavel !! Vergonha! Por amor ao debate e a democracia va la.

    Responda
  42. Fernando Roquefort

    Lamentável, profundamente lamentável a manifestação de alguns que falam mal do Lula num momento de doença em que ele tem probabilidade de morrer da mesma. Alguns de vocês se manifestam como uns cães egoístas, uns !m becis que misturam opinião mal formada, tipo aleijada, com ótica míope de reles seres humanos narcisistas. Vão para os EUA ou Europa e tentem se tratar de alguma doença sem ter um plano de saúde. O SUS é tem defeitos, mas ainda é mto melhor do que a situação em países ricos.

    Responda
    1. Zeca

      Quando você estiver implorando pra ser atendido no SUS ai você pede ajuda aos "companheiros", ok?!

  43. Cesao

    Gilberto, você tem que respeitar a opinião dos seus e-leitores, do mesmo jeito que você acha que alguns são "esgotos", os e-leitores também podem achar que o que você escreve é "esgoto" também. Escreva a respeito dos acontecimentos e nós, e-leitores, que visitamos sua página, e te prestigiamos, continuaremos comentando os seus textos. Caso você não goste dos comentários, responda estes comentários individualmente. E finalizando, o Lula deveria ser tratado no legado que deixou.

    Responda
    1. Gilbert Lemos

      Ele não respeita gente estúpida e perversa... tá no direito dele... kd a ética de vcs? foi pro ralo do esgoto?

  44. Ricardo Godoy

    Eu nao posso ser Politico nesta hora,pensei numa maldade pra ele,pensei nele sendo tratado pelo SUS.Coitado a consulta seria agendada para daqui 3 meses,e como os homens normais da sociedade estaria"MORTO" como acontece com muitos.Mas a coisas que sao absurdas,que me volta o pensamento ruim,ouvi em uma radio que o Teste do Presidente sera executado aqui,mas o resultado vira do Exterior,PORQUE?,nao temos os melhores patologistas do MUNDO,ou tudo e igual ao Pre-Sal, nao sabemos o tamanho da me

    Responda
  45. JO O

    De minha parte, dispenso o lado "educador" do jornalista, cuja função é informar, criticar, opinar, entre outras. Sobre as reações do povo que lhe envergonham, a manifestação é livre. O senhor esqueceu que Lulla passou o tempo inteiro afirmando que o SUS do seu governo era exemplar. O senhor também esqueceu como os PeTitas trataram o ESTADISTA MARIO COVAS, que sofreu com o câncer? Seu comentário foi infeliz!

    Responda
  46. Eliana Fachim

    Seja um politicamente correto na totalidade, e informe que o câncer dele é consequência de anos de muito cigarro e de muita bebida. Ele (Lula) também me envergonhou com a baixa atenção que deu à saúde pública, à educação...

    Responda
    1. Wilhelm Austerlitz Berliner

      A sim então porque ele bebeu e fumou durante a sua vida, ele merece um câncer? De que isso importa para a reportagem e a opinião do jornalista?

  47. marcelo gozeloto

    Reportagens como essa sao o feno dos bravateiros de plantao.. Nao entendo quando o dio. A impressao é que ante o pais era um paraiso da justica e da decencia Tem gente que come camarao e se intoxica para sempre e depois acha que é o tal Bravata bravata bravata e mais bravata

    Responda
    1. marcelo gozeloto

      Certamente com vc nao, afinal vc nao deve ter qualquer talento para isso, mas se quiser te ensino

    2. Wilhelm Austerlitz Berliner

      Marcelo, vamos ter uma aulinhas de interpretação de texto? Vamos?

    3. eduardo rodrigues

      Não é uma reportagem: é um artigo opinativo.

  48. MauMau

    O jornalista mostra a dificuldade que a parcela que domina os meios de comunicação tem em lhe dar com o contraditório e o quanto ela se choca ao lhe dar com o "Politicamente incorreto". Se existe um meio da população explicitar a sua opinião e se essa mesma opinião não vai de encontro ao pensamento burguês (De bom moço) do referído jornalista, ele se sente no direito de desmerecer a opinião de todos? Acho que qualquer voz deve ser respeitada mesmo que soe como politicamente incorreto.

    Responda
    1. Wilhelm Austerlitz Berliner

      Mauricio, me desculpe você escreveu, e escreveu (escreveu bem até), e escreveu, e continuou a escrever, mas no final mordeu a própria lingua. O que você que o jornalista está fazendo, você acabou de fazer aqui.

    2. eduardo rodrigues

      Pensamento burguês, que eu saiba, são o das pessoas que preferem o linchamento em detrimento da Justiça e que se alegram com a desgraça dos outros. Isso é pensamento burguês.

  49. Gilbert Lemos

    Que povo mais baixaria, um ban do de estúpidos... não respeita nem a dor alheia...

    Responda
  50. Ju Luci

    "O que provoca tanto ódio de uma minoria?". Minoria? É surpreendente como ainda há pessoas vivendo apenas dentro do seu mundo; milhares de brasileiros sofrem com o péssimo atendimento do SUS e tantos outros descasos com a população, o mínimo que podem sentir é ódio. Trabalhar 8 horas diárias para ganhar em média um salário mínimo, digo em média, pois a miséria ainda toma conta deste país, e ainda ter que ser desrespeitado também no momento em que mais precisa, quando está doente, é pra acaba

    Responda
    1. Raphael A Militani

      O problema de saúde no Brasil vem de décadas, é crônico. O tratamento de Lulla no SUS em nada vai melhorar a precariedade do sistema. Certo ele de querer um tratamento em um local mais adequado com os seus próprios recursos. O Brasil têm vários problemas, mas não é uma década que as coisas vão melhorar. Nos comentários que aqui são escritos, vemos que temos muito ainda a melhorar.