Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Anne M

    Estudei em universidade publica no Brasil e atualmente trabalho em uma universidade nos EUA. Os brasileiros que estudaram aqui e pagaram altas mensalidades voltam pro Brasil sem conseguir emprego ao se formar. No final do curso a pessoa tera que competir com americanos e dificilmente conseguira a vaga. Voce precisa ter um diferencial para que seu empregador possa justificar a escolha. Minha dica: estude em universidade publica no Brasil, se destaque e tera boas oportunidades nos EUA.

    Responda
  2. Carolina F.

    Pela reportagem eu não entendi se essas universidades são boas, só não são tão boas quanto as melhores, ou se são meio ruins.

    Responda
  3. GEORGE MELO

    Quem diz que as Universidades brasileiras são ruins se enganam. Conheço bem a UFC que pode não ser a melhor, porém de lá saem os melhores profissionais do ceará, e todos tem muita gratidão pelo apoio que a UFC fornece!

    Responda
  4. all

    O que eles nao falam eh que nao necessariamente o seu diploma estrangeiro sera valido no Brasil. Eh bom verificar a questao da validacao antes de escolher a universidade.

    Responda
  5. Dereck

    Uma universidade B ou C americana é melhor que uma A brasileira, mas pior que uma B ou C brasileira.

    Responda
  6. Vingador Verdadeiro

    Abutres, caça níquel, contam com trouxas brasileiros. Universidades B é de b....

    Responda
  7. JoãoRomano

    "Table" é onde comemos; estuda-se sobre o "desk".

    Responda
    1. Carolina F.

      E se você estiver estudando na cozinha ou na mesa da sala?

  8. Eddie Lima

    Ja leram quais universidades estao na lista top 20 do "The Economist": economist.c om/blogs/dailychart/2011/10/wh ich-mba

    Responda
  9. Coimbra

    Estudei fora durante 8 anos, logo posso assegurar que tudo não passa de um sonho. O ensino brasileiro é superior em relação a muitos países europeus e USA. A USP, Unicamp, UFRJ, UFBA é um exemplo de boas instuições no Brasil,

    Responda
    1. joaojoao

      Concordo contigo João. Tem alguns aspectos que no exterior é melhor, principalmente quando se trata de um mestrado profissional. No entanto, nossas universidades não perde em muitos quesitos não, ao contrário, em muitos somos superiores. O problema é aquela velha concepção de colonizado: o que vem de fora é melhor.

  10. Sargenta Pimenta

    "Universidade da neve"? Que observação id/iota. Talvez a jornalista da Bolha ache que a famosa Brown University deva ser traduzida como "universidade marrom", e não que Snow e Brown sejam nomes próprios das instituições. Parece que ninguém na Bolha tem diploma de curso de inglês também.

    Responda
    1. mari

      Cara, como é que publicaram o seu comentário,hein? kkkkkk kkkkk É isso ai

  11. Darth Vader Bonzinho

    Eles querem é o dinheiro... Não ligam a minima pra vocês... É igual aqui...

    Responda
  12. mari rosa

    desculpe minha falta de cultura e minha burri.ce...Mas gastar R$9.600,00 por mês durantes uns 5 anos .. estressar ... perder noite de sono, passar a melhor fase da vida por um dipRoma e depois um emprego com salário razoável, brigando quase no tapa para não ser passado por algum outro esper.tinho.. numa multinacional meque.trefe.Uns nascem pra serem chefes, outros pra serem gerentes, outros um brilhante executivo...Mas tb outros nasceram pra serem EMPRESÁRIOS.. que mandam em todos eles heheh

    Responda
    1. Marcelo Szk

      Se o cara vai para os Estados Unidos estudar para acabar virando empregado de empresariozinho brasileiro em vez de uma multinacional ou mega-corporação, é melhor se m@tar...

  13. eduardo rodrigues

    Ao contrário do que muitos possam pensar, os EUA tem as melhores e algumas (sem exagero) das piores universidades que já vi. Algumas são sofríveis mesmo, pessoal. Se a intenção é o convívio com outra cultura e o aprendizado de fato da língua inglesa, seria melhor um bom intercâmbio, penso eu.

    Responda
  14. Matemático

    Querem é dinheiro.

    Responda
  15. Marcelo Szk

    Eles querem os brasileiros porque damos mais valor ao status de ter um diploma dos EUA do que para a qualidade do curso. É como comprar um carro coreano, as pessoas dão mais valor à aparência de chique do que com o refinamento do produto. Quero ver essas universidades chegarem com essa conversa mole para os japoneses, coreanos e chineses...

    Responda
    1. Anne M

      Marcelo, trabalho em uma Universidade aqui nos EUA e o que eu mais vejo sao chineses (so se ouve chines por aqui), muitos coreanos e alguns japoneses!

    2. Hans Malkovic

      Na verdade qualquer uma Marcelo, de primeira e segunda linha.

    3. Marcelo Szk

      Se você chegar a uma universidade americana de primeira linha... entendeu a diferença?

    4. cstadeu

      Se voce for a qualquer universidade americana, podera constatar que a grande maioria de estudantes estrangeiros sao exatamente das nacionalidades que voce citou no seu comentario. Eu apenas vou inverter a ordem: chineses, coreanos e japoneses.

  16. valtin

    eles querem facilitar o visto de entrada,eles querem vender casas e agora querem estudantes brasileiros,seria o brasil o salvador da patria?

    Responda
    1. Marcelo Szk

      The brazilians are the new asians. Daqui a pouco, estarão chovendo 'native speakers' para dar aulas de inglês por aqui, daqui a pouco as empresas brasileiras estarão comprando os ícones capitalistas americanos (oooops, a Inbev já faz isso, mas ela é "mestiça"), etc...

  17. Peixe

    É o tempo para conseguir juntar os documentos necessários (veja nos sites abaixo) para se tornar um dos mais de 8.000 brasileiros estudando em universidades dos EUA. Peço desculpas pelo erro grosseiro do ultimo post. Ratificando. Aonde estão os sites " abaixo"? Acredito que esteja faltando alguma informação.

    Responda
  18. Jack Daniel's

    A coisa tá afro-descendente para a terra do Tio San...

    Responda
  19. Peixe

    É o tempo para conseguir juntar os documentos necessários (veja nos sites abaixo) para se tornar um dos mais de 8.000 brasileiros estudando em universidades dos EUA. Aonde está os sites? acredito que faltou alguma coisa.

    Responda
  20. Hans

    Não há dúvidas que em termos de bibliotecas e infra estrutura as universidades de lá são geralmente melhores. Todavia, ao voltarem e tentarem revalidar o diploma no Brasil, esses jovens vão ver que vai demorar mais que fazer um curso aqui e custar mais caro do que eles imaginaram.

    Responda
  21. Dewey

    O autor demonstra desconhecer como funciona as universidades americanas. Mesmo as universidades públicas são geridas como negócios e os reitores são escolhidos no mercado não só pela sua capacidade de promover crescimento mas também a excelência no ensino. Em outras palavras, têm que apresentar resultados, do contrário o caminho é a rua. As universidades americanas se esforçam para atrair alunos e professores de todo o mundo, e não só do Brasil como faz crer o artigo.

    Responda
  22. Alex Gustavo

    "É o tempo para conseguir juntar os documentos necessários (veja nos sites abaixo) para se tornar um dos mais de 8.000 brasileiros estudando em universidades dos EUA." Esqueceram dos "sites abaixo"! Hahaha... Corrijam aí!!!

    Responda
  23. Alex M

    Osmair, o cara que quer uma escola "b" lá fora pode até ter a grana, mas não tem competência para cursar uma de primeira linha aqui.

    Responda
    1. Alex M

      Igor, Entre fazer uma faculdade meia boca aqui ou lá fora é melhor mesmo que seja no exterior. Nisso você tem razão, a experiência em si conta, mas não precisa ser determinante. Universidades de primeira linha no Brasil oferecem aos melhores alunos bolsas para fazer parte da graduação (tipicamente 2 anos) em escolas de primeira linha na Europa. Leandro, é uma honra para mim ser criticado por alguém que comete tantos erros de português. Você claramente não sabe do que está falando. /p

    2. Edgar de Paula

      Discordo. É difícil conquistar um diploma nos Estados Unidos também. Eu estudei pelo menos 7 anos para conseguir passar em dois testes a fim de conseguir uma bolsa de estudos nos Estados Unidos. Dá uma olhada no GMAT, e você verá se é moleza. O ensino que eu obtive aqui nos Estados Unidos foi de primeira linha, não desmerecendo o nosso país, mas o Brasil ainda precisa melhorar muito na área da educação, mesmo dentro de universidades como a Unicamp, USP etc.

    3. Leandro Santos

      Para de Falar bobaieira Alex M... qual e a universidade de primeira linha no Brasil? sera que voce esta se referindo a USP? pelo amor de Deus me POUPE, se e ela q voce se orgulha tanto por esta entre as 2 melhores do mundo... isso nao e orgulho nenhum, pois na lista e esta quase na ultima fileira... e as outras federais sao tao de pouca qualidade quanto a USP. Nossa com esse seu comentario einfeliz hein.... ME POUPE.

    4. IgorR

      Todos? Será que muitos não querem uma experiência fora do Brasil e aproveitam a oportunidade para fazer isso durante a graduação?

  24. Andy Campos

    Como tudo q vem de fora é "fo da pra caramba", vai encher de brasileiro achando q qualquer faculdade "b" americana é infinitamente melhor q as melhores brasileiras.

    Responda
    1. Andy Campos

      MAs será q peitam uma FGV? Sei não...

    2. ViniGrassi

      Melhor que UNIP e UNIBAN elas são com certeza.

  25. Doutor Smith

    Quem diria! As Universidades dos EUA caçando alunos brasileiros para sair do buraco!

    Responda
    1. Edgard Ebner

      Parece que acabaram os mexicanos. Agora serve qualquer coisa!!!

  26. Vermelho

    U$A U$A U$A U$A U$A U$A U$A U$A U$A U$A U$A U$A U$A U$A U$A U$A U$A U$A U$A

    Responda
  27. Osmair Bandiera

    Aos terceiro-mundistas, sempre o resto. Se for para fazer um faculdade de segunda linhagem lá, é melhor fazer uma faculdade top aqui.

    Responda
    1. Hans Malkovic

      Bobagem Osmair, tu sabe muito bem que não ha vagas para todos nas universidades "top" brasileiras, se o cara acha que não consegue uma vaga numa USP da vida uma vaga numa universidade B americana pode sim ser uma opção melhor do que uma universidade B brasileira.

    2. Edgard Ebner

      Vejam só o que se escreve por aqui, apesar da faculdade (diplominha) de muitos. Parece que o LULLISMO tomou conta da lingua portuguesa. ISSO, faculdade NENHUMA resolve.