Ciência > Estudo indica que processo de envelhecimento pode ser reversível Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. M K

    Poxa...!Daqui um século já devem inventar a máquina da juventude...!Já pensou? Viver durante 200 ou 300 anos...?

    Responda
  2. Tamiris Frederico

    "O preço do amanhã" - Assistam

    Responda
  3. Tamiris Frederico

    "O preço do amanhã" - Assistam

    Responda
  4. Tiago Augusto

    Assim o Sarney tornará-se-á o senador eterno do Amapá!

    Responda
  5. Pedrão Pé Demesa

    Acho que o Silvio Santos, era cobaia destes testes. O cara já deve ter uns 130 anos, e tá lá firmão, com o Baú na mão...

    Responda
  6. Tonhão

    Acho que isso deve ter um limite. O ser humano nasce com uma quantidade de energia vital que vai se acabando com a idade. Acho que o organismo poderia se manter com uma condição orgânica jovem, porém a energia vital vai se acabando com o tempo. Envelhecer é uma lei orgânica podem estar certos disso.

    Responda
  7. Thainara Almeida

    Não tem algo mais " urgente " para estudar e pesquisar ?? Porque com 7 BILHÕES de pragas , demanda por água e energia , degradação ambiental etc e estar pesquisando a fórmula da vida eterna ... Me poupe .

    Responda
    1. Pedrão Pé Demesa

      Eu por exemplo, gostaria de viver uns 50 aninhos a mais, com TUDO funcionando, claro....

  8. Mateus9183

    Se ninguém morrer mais, vai ser uma explosão demográfica. E Imaginem viver eternamente aqui na Terra. Querem fazer disso aqui o tão sonhado paraíso eterno? Credo. As pessoas cada vez mais isoladas uma das outras, o ego-centrismo, a desigualdade, o ódio, a má distribuição de renda, as doênças e tudo mais em grande crescimento e tem gente que acha que o paraíso é aqui. Aff... Jesus Me mate agora !

    Responda
  9. Paulors

    Errado. Ir contra a própria natureza desse jeito não é o correto.

    Responda
  10. Andy Campos

    Benjamim Burton na veia...

    Responda
  11. tersiog

    O processo pode funcionar para células isoladas (apesar de não sabermos ainda quanto tempo isto irá durar, se a célula não voltará ao estado anterior após um determ tempo, ou se acabaria por auto-destruir-se). O verdadeiro futuro da humanidade poderia estar na preservação da memória acumulada de um indivíduo, como se fosse uma espécie de HD de um computador, o qual seria transferida para um clone seu, um andróide ou qquer coisa semelhante

    Responda
  12. tamotsu

    É uma noticia espantosa,mesmo que seja coisas do futuro, todos sabemos rapides como anda a evolução cientifica. Agora outra coisa é como alimentar todos estes humanos,hoje ja somos 7 bilhões, e com avanço da ciencia desta naturesa, no futuro não muito distante, não haverá mais espaço na face da terra, ainda bem que não estarei lá para ver.

    Responda
  13. Hélio Shinsato

    Atendendo ao pedido do Rafael, vou pensar num cenário muito positivo. Talvez algumas doenças relacionadas com o envelhecimento das células possam ser melhor tratadas, conferindo qualidade de vida ao invés de apenas prolongamento da vida, que é o que + vemos atualmente: pessoas vivendo +, mas não necessariamente com saúde e vida ativa. Seria um uso focado, não visando o corpo como um todo, mas órgãos do corpo que necessitem.

    Responda
  14. PHP

    É só mor.rer enquanto está jovem que nunca irá envelhecer

    Responda
  15. José Luis

    de uma coisa eu sei e mais facil fazer um criança, que reformar um velho.

    Responda
  16. Eduardo Luchiari

    eduardo de carvalho luchiari Antes de pensar nos possiveis males, pense nos beneficios destas terapias. Adiantar problemas, antes que a tecnologia que tenha potencial para gera-los saia do laboratorio, e desperdicio de energia.

    Responda
  17. Morry

    Avião, que célula com 100 anos o que, meu Deus do Céu... não é porque a pessoa tem 100 anos que as células ficaram paradas no tempo, células renovam seus componentes sempre. O envelhecimento de um organismo é um processo diferente do envelhecimento celular.

    Responda
  18. rogerio castilho

    Filho de peixe, peixinho é. Filho de Deus...

    Responda
  19. Alexandre Luiz

    Escuto sso de celuas tronco desde os 15 anos. Hoje tenho 27 anos e não vejo nenhum avanço.

    Responda
    1. luizpereira

      oculos

  20. Germano

    Reverter uma célula pra um estágio anterior (célula tronco) é bem diferente de rejuvenecer todo um organismo, que não é formado por células tronco mas sim especializadas. Estamos engatinhando ainda, mas caminhando pra frente, ao que tudo indica.

    Responda
  21. marcos teixeira

    kkkkkkkkkkkkk eu já fiz isso há muito tempo tenho 2 filhos. A distância deste experimento para a paralização do envelhecimento é enorme, pois não se sabe ainda, realmente, qual a causa do envelhecimento, há apenas teorias.

    Responda
  22. Ikari

    Do que adianta vida eterna se o nosso planeta esta se acabando... Deveriam descobrir como reverter o processo de destruição do planeta Terra!!

    Responda
  23. Hélio Shinsato

    Ligando A, B e C, dá uma bela reflexão. Na mesma semana estima-se que tenhamos chegado a 7 bilhões de habitantes no planeta. E que este ano o Brasil se tornará a 6ª economia do mundo (mas continua com IDH medíocre). Antes de ser boa para todos, a regeneração celular poderia ser, num 1º momento, outra forma de desigualdade entre ricos e pobres, e em seguida + uma causa de crises econômicas (aposentadorias). E crises sociais, com possíveis revoltas dos bilhões de excluídos do direito à vida lo

    Responda
    1. Hélio Shinsato

      Oi Rafael, por mais que eu tome o cuidado de dizer que não sou catastrofista (como disse num dos comentários aqui abaixo) nem inimigo da ciência (muito pelo contrário), sempre alguém acaba entendendo errado. Não sou radical religioso nem nada parecido. Só acho que há descobertas científicas como essa que precisam ser pensadas de forma mais ampla. Pensar não deve ser um privilégio de poucos e mais um motivo de desigualdade. Abaixo à ditadura do pensar! :-)

    2. Rafael

      Este é um cenário pessimista. Vc. seria capaz de mostrar um cenário otimista? A ciência, bem ou mal, beneficia a todos. Hoje são fornecidos remédios pelo Poder Público, dantes impensáveis! Haverá sempre uma rebelião!

    3. Hélio Shinsato

      É, ontreus, é uma possibilidade, mas pense em outra: pobres em países pobres, que não terão acesso ao prolongamento da vida, vivendo de agricultura de subsistência e continuando a ter + de 10 filhos cada casal...

    4. Hélio Shinsato

      É, Júlio. Não sou catastrofista, mas acho que (quase) todo avanço científico merece reflexões mais amplas. No mínimo, esse tema vai render mais alguns filmes e livros de ficção científica (como já rende). Imagine um mundo (desenvolvido) em que ter filhos se torne tão caro e "fora de moda" (individualismo), a ponto de se tornar um estigma, ou o contrário, um privilégio para poucos. E poucos sabendo o que é uma criança ou como cuidar delas e educá-las.

    5. Julio Simões

      Pois é, uma nova classe social: a dos imortais. Refletindo mais a frente. Digamos que, após tais revoltas, todos os habitantes da Terra tenham direito à tal da "imortalidade". Pessoas nascerão, mas não morrerão. Se isso não for administrado, o resultado pode ser péssimo...

  24. julianobr

    Antigos espíritos do Mal, transformem essa forma decadente em MUMM-RÃÃÃ, o de VIDA ETERNA!!!111!!!

    Responda
  25. julianobr

    Esse é o caminho da ciência e da evolução do ser humano. O ápice será quando alcançarmos a imortalidade biológica, através da regeneração de neurônios. Não adianta usar células tronco para fazer órgãos para transplante se o principal órgão do corpo (o cérebro) não pode ser clonado e transplantado (até pode ser feito, mas seria ridículo). Devemos fazer com que os nossos neurônios se regenerem de tal forma para que não percamos nossa identidade.

    Responda
    1. julianobr

      Uma espécie, para mim, está em seu ápice justamente quando consegue quebrar esse ciclo de vida e morte e lhe dar com as consequencias desse ato, como superpopulação e falta de alimentos. Está certo que não estamos conseguindo lhe dar com isso agora, mas se nosso destino é entrarem extinção por causa disso então que seja. Isso é um teste que, se superado, significará que não precisamos esperar evoluir para o "homo superior" ou algo assim, pois nós já seríamos.

    2. julianobr

      A ideia é justamente quebrar o ciclo de vida e morte da natureza. Esse ciclo não irá ter fim de uma forma natural. Não iremos evoluir para uma forma de pura energia, estamos longe disso e acho que esse tipo de evolução não existe.

    3. julianobr

      O apice de uma espécie é justamente o de quebrar o ciclo de vida e morte da natureza. Esse ciclo nunca irá parar naturalmente. Uma civilização é dita evoluída quando consegue quebrar o ciclo e lhe dar com as consequencias de tal ato, como superpopulação e falta de alimentos.

    4. Germano

      A natureza mostra que não há nada eterno, tudo entra em um ciclo de nascimento e m-orte (até as estrelas). Os organismos morrem pra permitir a diversidade de indivíduos e a evolução das espécies. No entanto se pudermos interferir nesse processo, produzindo uma melhor qualidade de vida e vida mais longa, aí sim é válido. Mais um dia teremos que morrer, isso é fatal e um processo totalmente natural.

  26. Alex Cunha

    Oba... vida eterna...

    Responda
    1. tio coelho

      iptu... ipva.... ir.... enem.... mensalão... dólar na cueca... prá sempre..... cruzes.... ! blargh!

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.