Painel do Leitor > Que futuro o país terá com esses jovens da USP, pergunta leitor Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 3 4 5 Próximas

  1. flavr

    Conselho e um pobre branco que entrou na melhor universidade do país: pare de chorar e vá estudar. Muito.

    Responda
  2. ritazambelli

    Realmente esses estudantes acho que da area de humanas, sociologia, filosofia etc... que aliás so conseguiram passar no vestibular por serem talvez as areas menos concorridas não possuem uma formação familiar centrada e bem educada. Pior é que eles levam o nome da USP para o esgoto com esses circos que vem armando ultimamente. Aqueles estudantes de outras areas que tentam estudar com afinco para se tornarem bons profissionais vão acabar sendo vistos como maconheiros que nao tem o que

    Responda
  3. Luspin

    Thiago. Você falou tudo. Sou ex-aluno da USP (FM de Ribeirão Preto), onde concluí Mestrado e Doutorado. Tive que viajar mais de 3.000km, já que sempre residi em Fortaleza. E com a minha família (esposa, que também é ex-uspiana em Bioquímica, e dois filhos menores). Assisto perplexo pela TV o que está acontecendo em SP. O aparelhamento do PCdoB nos órgãos estudantis é um fator altamente preocupante. Ninguém estuda mais. É só ver o currículo do ex-ministro do Esporte. Coitado deles. Malandros.

    Responda
  4. lorenzzo

    FUTURO DO BRASIL VAI SER UMA PLANTAÇÃO DE M..............,

    Responda
  5. gondola

    antigamente drogados e outras coisas era coisa de pobres , e ser universitàrios era estatus e sinonimo de educaçao e respeito, mas hoje se a USP a fina flor da sociedade esta desse jeito . o futuro è previsivel, vamos todos pro buraco

    Responda
  6. alexandre lopes

    Este futuro tão esperado pelo autor deste torpe artigo esperamos que seja igual a postura destes jovens que hoje ocupam a reitoria da USP. Esperamos que nossos jovens tomem consciência de sua condição e reajam a uma tentativa de sucateamente de nossa "maior" universidade. O que está em debate não é, como diz o autor daquele artigo, "o direito de fumar meu beck em paz", mas sim a perda da autonomia universitária em debater seus assuntos internos.

    Responda
  7. Lari

    Concordo em gênero, número e grau.

    Responda
  8. Maria

    Tenho medo de depender dos futuros profissionais! Hoje, já vamos ao dentista e ao médico com o coração na mão. Temos que estudar o que sentimos, pois tudo é virose! Conversando com uma jovem advogada, espantou-me seu português totalmente recheado de erros escabrosos de nosso idioma pátrio. E assim, entre assassinatos e fumadores de backs, nosso Brasil desce a ladeira em agonia mórbida. Realmente, da medo!

    Responda
  9. Náufrago da Web®

    Coluna e comentários mostram o que realmente move o aluno brasileiro hoje: o interesse pessoal em detrimento do coletivo.A USP é uma entidade coletiva. Logo, se há uma parcela manifestando repúdio à permanência da PM sem que a outra parcela se manifeste, é natural que a sociedade interprete essa posição como da entidade, e não como interesses pessoais.Além disso, lembremos que nem Lula, Obama ou Steve Jobs fizeram USP. Então, quem acha realmente que é inveja, melhor começar a estudar novamente.

    Responda
  10. ivan alvarenga

    Nós os Brasileiros não estamos acostumados a reinvindicar, estou do lado desses estudantes, a voz do povo só é ouvida com grandes revoluções, nosso povo é escravizado, por bandidos de togas e politicos, esses estudantes serão verdadeiros revolucionarios. São os unicos que brigam por alguma coisa nesse Brasil, o resto fica esperando cair do céu.  

    Responda
  11. Amorim

    Pois é: concordo plenamente. Que futuro teremos nós e o país com a juventude, universitária, comportando-se desse modo? E que administrador é esse? A Justiça deveria puni-lo, pois ordem judicial é para ser cumprida e na íntegra. Porisso este país não vai pra frente. Êle deveria ser exonerado. Não podemos viver em baderna e reinvidicações devem feitas na mesa e com educação.

    Responda
  12. Soap

    Não se preocupe, esses ai sempre serão "alunos".

    Responda
  13. Gustavo

    É lamentável que em nosso país uma cultura de bandidismo (glorificação da ilegalidade) venha imperando. Ao ponto de um professor da USP, Henrique S. Carneiro, em artigo nesta Folha de sábado (05/11), utilizar a expressão "costume estudantil" como um eufemismo indisfarçável para o uso ilegal/imoral de drogas, um mal que tanto aflige nossa sociedade contemporânea. 

    Responda
  14. Ana Beatriz

    Não concordo com a invasão da reitoria. Acho que hoje há formas muito mais eficientes de protesto. A questão da polícia no campus tem que ser discutida diante do atual quadro de violência. Mas às vezes a violência vem da polícia...Mas não acho que esse jornal deveria endossar comentários generalizadores de que estudantes de universidade pública são ricos, drogados e vagabundos.Muito fácil fazer julgamento moral diante de um laptop mas, é essa a intenção desse espaço do leitor?

    Responda
    1. JocaLinsp

      Ana é a realidade hoje; muitos não querem estudar coisa nenhuma, são vagaos mesmo, querem é farrear, a libertinagem é o lema. Muitos alí são filhotes de papai e não sabem quanto custa um pão. E tem pobre inútil tb. Que história é essa de que a PM não pode abordá-los usando drogas? Ora, estamos num estado democrático, mas o absurdo tem de ser combatido. Faço a pergunta de muitos: serão esse os nossos médicos, advogados, juízes, polítcos, enfim, amanhã? Pobre BRASIL!!

  15. Bender

    Ah... E nem todo estudante da USP é filhinho de papai... Muitos, como um dia eu também, vêm de fora para São Paulo e têm dificuldades financeiras para se manter. Vivem ansiosos não sabendo se vão ter onde morar enquanto seus pais no interior estão doentes e não tem acesso à saúde de qualidade. Então "MENOS" na hora de generalizar sobre os alunos da USP...

    Responda
  16. Bender

    Engraçado que o debate sobre o tema parece ser de reacionários X libertários. Infelizmente são poucos que conseguem ver que os dois lados tem "alguma razão". Não gosto da PM, mas para mim, ruim com ela, pior sem ela. Sou a favor da PM no campus. Sou contra a maneira como a PM age em determinadas situações... E sou a favor da legalização da macconha não só dentro da USP (o que não faria sentido) mas no Brasil todo.

    Responda
  17. Ingrid Cardoso Romão da Silva

    Isso que na mídia está exposto, de maneira alguma, reprensenta a opinião da maioria. Sou aluna da FFLCH, discordo fervorosamente desse posicionamento e lamento a consequente má impressão causada à sociedade. A empresa de uma ocupação que exige a retirada imediata da PM do Campus em sua essência já é falida. No entanto, há, sim, a necessidade de diálogo no que concerne à atuação da polícia ali dentro. É preciso que esse convênio seja discutido por estudantes, professores e pela reitoria.

    Responda
  18. maresblus

    Um futuro melhor iram ter mais que os marginais do psdb como o lixo do Fernando Henrique o lixodo serra maluf lixosdos curiatis

    Responda
  19. Fraga

    PARABÉNS PELA MATÉRIA!!! Digo que é um dos pontos mais importantes para o nosso país neste momento (a passividade de nossos estudantes no cenário politico nacional). Grato!!

    Responda
  20. Fraga

    PARABENS FOLHA PELA MATÉRIA!!!!   Acho esse ponto que vcs cuturam é um dos mais importantes para nosso país neste momento.   Grato!

    Responda
  21. CLAUDIO LOPES

    O mais descarado, nisso tudo, é que esses "estudantes" querem usar a Usp pra fumarem seu baseado, o que equivale dizer com dinheiro público, ou seja, nosso dinheiro...

    Responda
  22. Ahtomic

    Deve haver alguma outra razão para a PM não ter agido com a energia que esse tipo de manifestantes merecem, afinal são um alvo fácil estão em um local conhecido e fechado. Chama aquele comandante do RJ que atuou bravamente nas favelas do Complexo do Alemão e pede para o pessoalzinho da imprensa desligarem as cameras para que a autuação dessa cambada de marginais seja rapidamente controlada, de prefencia que esses contraventores fiquem um bom tempo atrás das grades.

    Responda
  23. Regina Martins

    Todos filhinhos de papai, com carro do ano, viagem programada para o exterior nas férias; jovem q trabalha e estuda não tem tempo para fazer bagunça.

    Responda
  24. Marcelo

    Eu gostaria que o público em geral não ficasse com essa imagem equivocada dos estudantes da USP, pois eu já estudei por 5 anos lá e posso garantir que essa turba de baderneiros representam uma minoria insignificante dentro da comunidade USP.A maioria imensa é de gente séria, que estuda, e alguns que trabalham. Assim como eu, muitos eram os primeiros de suas famílias a ter oportunidade de fazer um curso superior; hoje estamos muito bem empregados, alguns se tornaram professores universitários

    Responda
    1. Marcelo

      (continuando...)Uma coisa garanto: todos os que estão bem sucedidos hoje, nada tem a ver com essa turba de baderneiros.Estudar na USP exige muita responsabilidade e seriedade, pois são muitos trabalhos, exercícios, livros para ler, além das provas. Logo, se há gente que tem tempo de sobra para ficar invadindo a reitoria, certamente não são os verdadeiros alunos da USP.

  25. Joao Machado

    Michel Foucault, Karl Marx, Sergio Buarque de Holanda, Imannuel Wallerstein, Giovanni Arrighi, Fernand Braudel, Gilles Deleuze, Jacques Derrida, Caio Prado Jr, Luis Felipe de Alencastro, Wladimir Safatle....Acreditem: os membros da ocupaçao sao estudantes, que refletem sobre suas açoes a partir de um embasamento teórico amplo...confiem em mim: ESTE MOVIMENTO NAO SE REDUZ A UMA SAUNA DE MACONHEIROS!! estudem antes de questionarem...ou participem e questionem de dentro... 

    Responda
  26. diealberto

    Terá o pior possível, pois os professores que vão educar nossos filhos alguns deles estão nessa manifestação estapafurdia, a USP que é um faculdade magnifica está fabricando baderneiros, afinal onde já se viu protestar para defender m@c0nheir0s.

    Responda
  27. Ariane Haselmann

    Me surpreende ver a Folha publicando um texto desses. Eu mudaria o título para "Que futuro o país terá com um jornal como este?"Essa opinião é claramente formada por uma pessoa que não sabe distinguir as coisas e está falando besteira. É uma minoria que está fazendo essa zona na USP, mas a mídia está aumentando. A MAIORIA apoiou e continua apoiando a PM dentro do Campus.O autor desse texto certamente é uma pessoa que não conseguiu entrar na USP e tem inveja de quem estuda lá! Vergonha da Folha!!

    Responda
  28. Felipe

    Faz tempo que não leio tanta abobrinha. Sou egresso da Faculdade de Filosofia da USP, suei muito para entrar, permanecer e sair da USP, nunca fumei baseado no câmpus nem depredei o patrimônio público. Gente como você pega as ações de 1% e generaliza para os outros 99% porque não sabe pensar. Vai assistir alguma palestra na USP, acho que isso melhoraria bastante a sua bagagem cultural. E alguém pode me dizer por que um dos melhores jornais do país deu tanta visibilidade a um texto tão ruim?

    Responda
  29. fernanda mota

    (...) sem ter que interferir no que é patrimônio público. E esse povo é da FFLCH? Duvido que um dia leram qualquer obra que se preze e que faça referencia ao posto de estudarem na melhor Universidade do país. Tem gente que queria estar estudando ai, tipo eu, que bombei em 2 vestibulares. Sao privilegiados por terem bom ensino sem pagar. Que fique claro: nos outros países, denominadamente europeus, PAGA-SE 1000 euros, no minimo, ao ano para ter acesso ao ensino superior publico.

    Responda
  30. fernanda mota

    Sempre quando abro a folha ou qualquer outro meio de informação online, deparo-me com essa história da USP. Sério, que saco. .. Assim como costuma ser notícia no Brasil qualquer arruaçazinha, esse número de estudantes deve ser ínfimo em relacão aos outros milhares da USP que ficaram indignados com a morte do estudante em maio, e que pediram maior segurança no campus.Há coisas mais importantes para se preocupar. Essa molecada que se vire com as consequencias de fumar baseado em local publico(...)

    Responda
  31. Ilmar Dalcin

    Eles não querem a Polícia presente na USP, pois eles só querem ficar se drogando. Então, para eles, a Polícia só atrapalha.Que futuro terâo estes estudantes ?

    Responda
  32. elton dias

    Este é o Brasil do futuro? Qual? O uso da maconha foi liberado? A USP não é publica? A PM não tem que manter a ordem? Onde estamos vivendo, na Holanda? Com tanta coisa acontecendo de ruim neste país, nossos queridos universitarios estão preocupados com  o consumo de uns basedos. A sorte deles é que os generais de saco roxo não existem mais, pois já seria um bom motivo para golpe. Vamos lutar contra a corrupção ou vcs são como nosso EX, que não via e não sabia de nada!!!!

    Responda
  33. Régis Petean

    Perfeito artigo!!! Sem comentários!!!!!!!!

    Responda
  34. JFRG

    Ao questionar meus alunos de fundamental II da periferia de São Paulo sobre a diferença entre um PM e um bombeiro, a resposta foi: "eu sei a diferença, professor. O bombeiro salva a vida, enquanto o PM mata a vida". Essas crianças de 12 anos moram na periferia e percebem que elas são os seres que a PM e a classe média / rica deste país querem exterminar para, enfim, poderem desfilar por aí com seus carros importados "em segurança"...

    Responda
  35. JFRG

    Os "jovens de classe média/alta" de que o autor fala são justamente aqueles que defendem a PM na USP. Agora, os alunos da FFLCH, comprovadamente a unidade da USP com mais estudantes das classes mais desfavorecidas, são oriundos das escolas públicas, moram na periferia, andam de transporte público e não querem a PM lá. Por que será? Talvez porque sintam na pele a violência dos efeitos dessa "segurança" alardeada...

    Responda
    1. Vitor Assis

      Seu discurso é preconceituoso e inválido.A esmagadora maioria da população desfavorecida economicamente é honesta.De 70% a 80% dos crimes em geral,as pessoas de classe media alta estão envolvidas.Além do mais,quem é a favor da retirada da PM da USP é porque quer badernar,como foi o caso dessa minoria de estudantes dessa revolta.

    2. maria

      Esse discurso não cola, eu moro na periferia e, nunca fui perseguida por po-l-íci-a e,nem minha família, avisa aos seus alunos, que bom cidadão não precisa ter medo da polícia. Agora, tra-fi-car, usar ma-co-nha no local indevido. E, tanta outras coisas,que é possivel ser repremido pela po-l-íc-ia. Eu fosse você teria vergonha como professor escrever esse monte de bobagem.

  36. JFRG

    Gostaria que o autor do texto respondesse os seguintes questionamentos: por que a vida de um estudante da FEA vale mais do que a de um jovem negro da periferia (muitos destes morrem todos os dias por causa da ação da própria PM e ninguém fala nada)?; por que a PM não entra no bairro da periferia de São Paulo no qual leciono numa escola pública?; a PM assegura segurança para quais classes sociais?Obs: sou estudante da USP também.

    Responda
    1. professor

      A polícia tem que estar presente em todos os lugares. Se não está presente nos bairros da periferia, deve reforçar o policiamento nessa área. Mas, uma coisa não exclui a outra, uma vez que o campus da USP precisa de policiamento.

  37. Eustaquia

    Ser formado em uma universidade de elite COM TODAS AS DESPESAS PAGAS PELO CONTRIBUINTE realmente É UM DIFERENCIAL. A diferença entre ESSES ALUNOS e o RESTO (que paga as próprias mensalidades além dos impostos escorchantes) deve mesmo ser grotesca.

    Responda
    1. Joana Figueiredo

      E, só pra você saber, Tamar.. Grande parte dos estudantes de universidades públicas não têm dinheiro sequer pra pegar um ônibus, pagar uma xerox. Economizam centavos e vão almoçar no deplorável bandejão. Antes de você falar que todas as despesas são pagas, pare e pense um pouco. Se informe. O que eu pagava pra morar fora de casa, mesmo estudando em universidade pública, era muito mais do que qualquer mensalidadezinha de faculdade particular.

    2. Joana Figueiredo

      Você se esquece que eu também sou contribuinte. E a universidade pública está aí, pra qualquer um fazer. Não fazer e depois dizer que quem faz está usando o dinheiro dos outros é despeito, além de incompetência pra passar no vestibular.

  38. Gustavo Santos

    Legalize-se a canábis, e libere-se a força policial para ir atrás de criminosos, em vez de controlar a dieta dos indivíduos. Cada um ingere o que quer. Ãlcool mata muito mais e vemos APOLOGIA a essa droga em plena TV aberta.

    Responda
  39. maninha

    Concordo com você. São sim um bando de alienados que não sabem, ou fingem não saber, dos reais problemas da população brasileira: a falta de segurança, a péssima qualidade do ensino, a falência do sistema de saúde,o aparelhamento do estado e milhares de outras mazelas que assolam nosso povo e nosso país. Covardes que não mostram a cara. Estudam numa Universidade Pública às custas de nosso dinheiro, tinham mais é que estar estudando e não promovendo arruaças. 

    Responda
  40. Sarah Machado

    Está na hora da FOLH@ parar de fingir-se imparcial, o que todos sabemos que não é. Pelo menos o Estad@o se assume. É fácil transformar isso numa novela mexicana das drogas, tão apelativo a opnião conservadora que se sente "informada" a ler esse jornaleco. Difícil é permitir o outro lado a se manifestar aqui mesmo nesse jornal

    Responda
  41. Sarah Machado

    Me impressiona um estudante de Univesdidade Pública, como é o caso do autor do texto, ser tão bitolado quanto às motivações do que está acontecendo. Como cria da UNICAMP, deveria saber que não é legal generalizar, pois se assim fosse, seria marxista só por ser de lá. Por que criticamos os alunos e concordamos com a polícia tão facilmente? Me dá asco ler um comentário aqui pedindo a volta dos milicos. Sério? Cadê o bom senso?

    Responda
  42. Sarah Machado

    Sinceramente, o cara que escreveu isso, o THIAGO WILLIAM CAPUCIN, é um recalcado da Unicamp que não passou na USP-Poli. O viés dele é direitoide alienante que exerga as drogas como único motivo da greve. Devemos lembrar que a PM só entrou na USP na ditadura. E seu principal objetivo no campus é a opressão e coibição de movimentos sociais. Talvez o proximo passo desse governo seja desmembrar a USP para acabar com o movimento estudantil, como fez com a UNESP durante a ditadura.

    Responda
    1. Joana Figueiredo

      Exatamente isso, Sarah!! Alienado é quem pensa que a greve tem como causa qualquer motivo ba.n.al. Quem diz isso é porque nunca participou do movimento estudantil e nunca votou numa assembleia. A polícia não entra no campus. E ponto. É assim que deve ser. Devem existir outros meios utilizados como segurança dentro de universidades.

  43. Luciano Santos

    Uma pessoa disse que o jornal não deixa que o outro lado se expresse, eu me pergunto como não se qualquer um pode se cadastrar e deixar sua opnião, como o próprio o fez???Temos problemas com a imprensa no brasil? Claro, mas por outro lado temos meios e canais de livre expressão.Agora, defender um bando de maconheiros, sejam ricos ou pobres, não pode acontecer, enquanto gente honesta e dedicada, fica a mercê da sorte, idiotas perdem a oportunidade de uma vida de estudar na USP, para fumar maconha

    Responda
  44. Correialima

    Só a Presidenta Dilma i o ex Presidente tem o direito de errar i patrocina mas coisas erra_das no Brasil,afinal eles foran eleitos pra isso mesmo,um dia a coisa tera o desfecho esperado,mas  Deus já esta  mostrando ao proprio Lula,a inda vira mas coisas e só espera,isso e so o começo, ninquem cole o qui não planta,.....

    Responda
  45. Feliponnes

    SE ALGUÉM ENCONTRAR ALGUM "OLHO VERMELHO"...DA USP....QUERENDO SE EXPRESSAR....TENHO CERTEZA QUE O ESPAÇO ESTà ABERTO " !!!!

    Responda
  46. Biola

    As drogas estão presentes em qualquer lugar do planeta. Droga, seja ela mais leve ou mais pesada, é um problema de saúde pública. Organizar politicas públicas para minimizar os danos causados a sociedade não é de interesse do governo, nunca foi. Nos países de primeiro mundo, a política é outra para USUÃRIOS de drogas, e tem dado bons resultados no que diz respeito a diminuição do consumo. Informem-se para opinar.

    Responda
    1. Feliponnes

      DEIXE UM TRAFICANTE ADOTAR SEU FILHO.....E DEPOIS VOCÊ PODE FALAR SOBRE O ASSUNTO !!!!!

  47. Marcelo

    Esse motim é formado essencialmente por "políticos", a grande maioria da Juventude Revolucionária (organização vinculada ao PCO) travestidos de estudantes. Não são filhinhos de papai, procure algum estudante de medicina ou engenharia lá. Dúvido que haja algum. São "estudantes-políticos" profissionais. O presidente da UNE tem 30 anos ou mais. Conheci pessoas na USP que estão lá a mais de 10 anos, sem nunca ter se formado. Moram no CRUSP, "estudam" na FFLCH e comem no bandeijão.

    Responda
    1. Joana Figueiredo

      Muito bom, Marcelo. Plenamente de acordo!

    2. Luisinho

      Marcelo, na minha cidade tem um rapaz que está na Presidência de uma organização tal qual a UNE (tira carteira de estudante), que está como presidente da mesma faz aproximadamente uns 20 anos e nunca terminou o Ensino Médio. Foi levado à justiça para que não pudesse se candidatar, mas não se sabe como, continua sendo eleito. Este é um dos problemas brasileiro - DESONESTIDADE DESCARADA.

    3. Feliponnes

      EM OUTRAS PALAVRAS....EU PAGO...VOCÊ PAGA...TODOS NÓS PAGAMOS.... E TEMOS QUE CONCORDAR...MANDA A ROTA PRA LÉ...QUE EU TENHO CERTEZA QUE ELES SEPARAM O JOIO DO TRIGO !!!!!

    4. Marcelo

      Continuando.... Quem vive assim não pode ser considerado filhinho de papai, mas sim um verme gerado pelo sistema de assistência estudantil que há nas univ. públicas. Só quem esta ou esteve dentro da universidade sabe como é. Os filhinhos de papai entram em cursos "de mercado". Se formam no prazo mínimo e vão ganhar dinheiro. Esses "revolucionários" são filhinhos do sistema assistencialista.

  48. Roque

    Concordo plenamente com a opinião do leitor. Ainda bem que o futuro do Brasil não depende só dos jovens estudantes da USP.

    Responda
    1. Joana Figueiredo

      Não.. é melhor que dependa então de quem?? Dos "estudantes" da Unip e Anhanguera?? Fim do mundo..

  49. AG

    Essas duas moças deveria se envergonharem desta foto, a sena mais bisara ridícula, para onde vamos? A rebeldia sem causa é beira a imbecilidade.

    Responda
    1. Joana Figueiredo

      Também é imbecilidade escrever cena com "s"e bizarra com "s" e um "r" uahauahau

  50. Renato Jefferson

    "Se queres prever o futuro, estuda o passado." Isto basta p/ esses "alunos".

    Responda
    1. Renato Jefferson

      Frase de Confúcio

1 2 3 4 5 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.