Ciência > Cientistas explicam como uma pessoa morreria no espaço Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. El Comentador

    Por favor Foia: "...que hoje é o Centro Espacial Johnson Space Center mostrou..." Ou usa o portugués, ou o inglés, os dois NÃO Melhor ainda usar revisor, ne?

    Responda
  2. SUPER INDIGNADO

    Copiar reportagens de outros jornais ou sites e republicar aqui é uma falta de respeito com a nossa inteligência. Se é pra ser uma seção de ciência, as pessoas que publicam as coisas nela deveriam ter um mínimo de conhecimento e realmente explicar o fato. NÃO FALOU NADA, NA REALIDADE.

    Responda
  3. EliasJuni0r

    Esta matéria está bem vaga... Afinal , os fulanos explodem ou não??? Se é Vácuo?... Não é oxigenio sendo retirado gradativamente... E outra, testes com animais?

    Responda
  4. robfbms

    Nenhuma explicação sobre como alguém morreria no espaço. Tudo o que se vê são atos passados de crueldade extrema contra animais, torturados em nome da ciência. O pior de tudo é que essa atitude de torturar animais por um suposto "bem maior" continua forte até hoje.

    Responda
    1. El Comentador

      O pior mesmo é que esse tal de "bem maior" é a saúde do destruidor do planeta

  5. ViniGrassi

    Tem um erro na chamada dessa matéria "Cientistas explicam como uma pessoa morreria na microgravidade". ESTà ERRADO.

    Responda
  6. spock

    Caro editor , este texto está muito ruim ! Corrija por favor. O Problrma não é só a falta de ar , mas a diferença de pressão de 1ATM para maior dentro do nosso organismo. Nosso corpo não suporta esta diferença , não haveria respiração , o sangue ferve , como a coca-cola e partes do corpo explodiria literalmente.

    Responda
  7. ckania

    Que eu saiba, no espaço a pressão é tão pequena que isso faz com que o ponto de evaporação da água se aproxime de zero. Ou seja, ao ser exposto a tal ambiente, nosso sangue entraria em ebulição instantaneamente. Além do que a temperatura no espaço é da ordem de centenas de graus negativos. Ou seja, alguém jogado ao espaço seria congelado e frito ao mesmo tempo. Mas isso é o que posso concluir das aulas de física de segundo grau...

    Responda
  8. thalisson pinheiro

    O comentário foi removido a pedido do leitor.

  9. Nene

    Como a reportagem NÃO explicou o mecanismo de morte no vácuo, peço licença para tentar elucidar a questão:-- no vácuo não há oxigênio, então a princípio o principal mecanismo de morte seria por ausência de oxigenação do cérebro - inicialmente a pessoa perde a consciência e a morte ocorre posteriormente-- ocorre também que em ambiente de baixa pressão, os gases dissolvidos nos fluidos corporais dos seres vivos se expandem e literalmente "fervem", promovendo um "inchaço" do organismo.-

    Responda
  10. Fabio Veiga

    ?

    Responda
  11. ElianeLi

    "Cientistas explicam como uma pessoa morreria no espaço"...explicaram entre si... quando vão explicar pra nós?Estarei esperando.

    Responda
  12. joaojoao

    É exatamente por isso que deixei de assinar a versão impressa da FSP. Esse texto está um lixo , mas , pelo menos ,não tenho que pagar. Que saudades do Jornal da Tarde da década de 80.

    Responda
  13. CarlosPereira

    Há testes de inglês para seleção dos profissionais? E de "preguiça"? Quem traduziu a materia do N Y de hoje entitulada "Lost in Space" errou muito na tentativa de tradução/adaptação do título e simplesmente pulou alguns parágrafos/frases. Falta de tempo ou de cérebro?! Assim fica complicado falar sobre ciência com uma matéria ru-im atrás da outra.

    Responda
  14. João Valiant IV

    Existem outras formas de morrer no espaço: radiação e temperatura. Se o traje espacial não tiver nenhuma proteção contra o campo magnético, isto poderá provocar doenças como o câncer. No caso da Lua, onde não há atmosfera, as variações de temperatura são extremas. A reportagem fica restrita ao caso da perda de pressão do traje espacial, mas esta é apenas um dos vários riscos a que os astronautas estão submetidos.

    Responda
    1. El Comentador

      Nenhum traje espacial tem proteção contra campo magnético, não tem como

  15. Edson christian

    Eu gostaria de saber como uma pessoa morre no espaço (sem ironia) alguém sabe me explicar?

    Responda
  16. Douglas Kerche

    Parabéns pela reportagem. Nunca li algo tão esclarecedor quanto esse texto. Parabéns ao autor, que demonstra uma lucidez enorme. Excelente repórter. Só errou de tema. Pena que o tema não seja de seu domínio. Mas ainda é tempo para explicar como uma pessoa morre no espaço. Ou então mudar o título para "Uma pessoa consegue não morrer no vácuo". LIXO e MATÉRIA.

    Responda
    1. ze

      EXCELENTE Douglas, excelente.

  17. Jorge Martins

    O texto é fraco e diferente do original publicado no NYT. A sugestão é que use o texto do NYT apenas como ponto de partida paraum trabalho de melhor qualidade, ex. como o serhumano reage quando exposto abruptamente à baixa pressão? congela, explode, perde consciência?

    Responda
  18. rafael.tristao

    Sob uma pressão extremamente baixa, o ar preso nos pulmões se expande, rasgando os frágeis tecidos que fazem a troca de gases. Se a pessoa está segurando a respiração quando a pressão cai, causa inchaço. A água e o gás dissolvido no sangue formam bolhas nas veias principais, que viajam pelo sistema circulatório e bloqueiam o sangue. Após mais ou menos um minuto, a circulação pára por completo. A falta de oxigênio no cérebro deixa a pessoa inconsciente em menos de 15 segundos, e ent

    Responda
    1. Douglas Kerche

      Tomara que o autor da matéria veja suas explicações. Isso sim é um verdadeiro relato de como a pessoa morre.

  19. My Name Is Nobody

    Cada assunto que esse caderno de Ciência aborda...

    Responda
  20. ormeo

    ahnn?!! e aí?!

    Responda
  21. Alexandre Luiz

    Mas é claro que explicou. O cara fica inconsciente e depois morre por falta de ar. Não explicou detalhadamente, mas explicou. Eu pensava que o cara congelava instantaneamente.

    Responda
  22. Camila Monteiro

    O título não tem NADA a ver com a matéria.

    Responda
  23. Giba de Oliveira

    Ah tá!

    Responda
  24. Bernardo

    Que lixo de matéria.....não explicou nada! Tá na hora da foia trocar os estágiarios!

    Responda
  25. Pablo Costa

    putz vcs nunca assistiram o quarteto fantastico??? vc nao morre ao contrario provavelmente vai adquirir super poderes devido a radiacao....

    Responda
  26. Akira

    Esse jornal coloca qualquer porcaria online... Quando é que vocês vão começar a revisar essas matérias???

    Responda
  27. shogun imperial

    MORREM.... e dão trabalho para trazer a terra... esta é a explicação...

    Responda
  28. Leonardo Gonçalves

    Mas que bela porcaria heim "foia"! O que o título tem a ver com a matéria????

    Responda
  29. Flavim

    faltou um pedaço do texto.

    Responda
  30. ademar graton

    Não sei o que foi feito ... cade a explicação cientifica ,a gente perde tempo ,com essas falsas MANCHETE ...

    Responda
  31. João Russo

    Péssima reportagem. A quem ficou com dúvida, o congelamento quase que instantâneo seria uma provável causa da morte. Já que no espaço a temperatura de fundo é da ordem de 2 Kelvin, o que equivale a -271º C. Logo rapidez com que o corpo perderia calor, ou seja a potência de dissipação de energia, seria muito elevada, causando o congelamento do corpo antes mesmo da expansão do gases do pulmão, outra causa considerada.

    Responda
    1. João Russo

      Fora que não é no espaço a morte, é no vácuo. São completamente diferentes. Se tiver vácuo com temperaturas mais altas (como na câmara de vácuo citada), o que eu disse não se aplica, mas se for no espaço, aí sim está correto.

  32. Jose Silva

    Gente... cade o editor.... qquer coisa vai pro ar nesse site?

    Responda
  33. João

    Quando o STF bateu o martelo que não precisava ser jornalista para fazer reportagens, deveria, pelo menos, citar no acórdão que a pessoa deve ao menos não ser semi-analfabeta.. A F//OO/LHA, ao invés de censurar nossos comentários, deveria ao menos fazer uma verificação na concordância dos textos de seus repórteres e ainda verem a adequação do título com o que foi dito na reportagem.. Esta reportagem merece nota DEZ, só que negativa, ou seja, -10.... Um lixo.. se fosse o reporter escreveria l

    Responda
    1. ze

      João voce precisa se atualizar, a grafia está correta. A outra forma seria "...se os animal...", que aliáz poderia ser escrito animau ou hanimal. recebesse pode ser escrito com ç também. é a nova gramática da lingua ptbrasileira.

    2. ze

      pode escrever licho ou lixu, você não viu o novo modelo de livro didático do MEC ?

    3. João

      Olha só a pérola que o autor da reportagem escreveu: " se os animais recebesse oxigênio" que isso!!!!!!!

  34. Henrique

    Texto muito fraco. Deveria comentar, por exemplo, se é verdade ou mito que o sangue ferve devido à pressão de vapor zero do vácuo, ou o que ocorre com os olhos e as mucosas da boca e do nariz.

    Responda
  35. de carvalho

    COMO ELA MORRERIA?, NÃO FALOU ABSOLUTAMENTE NADA SOBRE O ASSUNTO, QUE REDATOU ESTE LIXO DE TEXTO????

    Responda
    1. barreto

      "redatar"??? este verbo não existe. o certo é relatou (quando se refere a fatos ocorridos) ou redigiu!

  36. eduardo rodrigues

    Querem saber como é perder a vida no espaço? Ouçam "Space Oddity", do David Bowie

    Responda
  37. Pois é

    Peraí... Vc escreveu na manchete que os cientistas explicariam como um ser humano morreria no espaço !!! Daí eu leio que alguns testes foram feitos com animais no vacuo. Não é a mesma coisa... No espaço existe radiação e variações de temperatura extremas além do vácuo. Explica melhor isso daí vai...

    Responda
  38. Eyesofeagle

    Quando vão publicar a explicação ?????

    Responda
  39. Verdadeiro

    Que absurdo vocês não entenderam a explicação??? Que explicação???

    Responda
  40. ladislau teixeira

    ????????????????

    Responda
  41. bv

    Não explicou coisa nenhuma, não entendi nada.

    Responda
    1. José Brasileiro Sem Esperança

      Texto:"No mundo real, a morte provavelmente ocorreria em poucos minutos, mas o indivíduo ficaria inconsciente após cerca de 15 segundos, já que o oxigênio não seria capaz de chegar ao cérebro".Meu caro, não dá prá aguentar!  Se esse texto não é autoexplicativo, não sei o que seria!  Nosso ensino está um desastre mesmo!

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.