Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Dias Melhores

    Vc só poderia ser jornalista da Folha, tudo a ver.Além de desinformado, preconceituoso, conservador, ignorante, mal educado e parcial, é ainda um péssimo jornalista.Ao invés de falar mal e de maneira grosseira em relação aos alunos, fale da truculência policial e da insegurança da cidade de São Paulo, sua anta.São Paulo, só tem polícia para aluno, professor e médico, para à população que diariamente é assaltada, NADA. 

    Responda
    1. Di Verdy

      Só acho que vc exagera chamando-o de ign. e mal educado. Mas de resto não está muito fora não...

  2. Carlos Santana

    Essa é a futura sociedade brasileira, SEM UM MINIMO DE SENSO ÉTICO, DE DECÊNCIA E DE EDUCAÇÃO!Como pessoas como essas ainda estão dentro dessa universidade?

    Responda
  3. CELIO

    To contigo e nao abro e depois vem esse ministro da educaçao falar asneira.

    Responda
  4. Luiz Fernando Tormin Freixo

    Tinham que apanhar no BUMBUM.

    Responda
  5. Luiz Fernando Tormin Freixo

    Essa gente envergonha os universitários do Brasil . Dá pena ver estes rebeldes sem causa, pensando que são gente agindo desra forma, que mediocridade!

    Responda
    1. 2013

      Pena deles???????? Pena e de quem vai depender, no futuro, da mao de obra ou dos servicos dessa gentalha!

  6. MLL

    concordo em tudo. Ja fui em festas na USP quando mais novo. Voces nao tem nocao da quantidade de drogas que rola, eu fiquei muito impressionado, achei aquilo um sub-mundo, vi professor fazendo carreirinha de coc-- aina e os alunos do cara mandando bala..... e isso em todo canto... pq acham que eles nao querem PMS por la ????isso ai e tdo vag@ bundo .. que nao tem o que fazer.. policia tem que agir contra vaga-bundo... tomara que esses caras sejam banidos da USP.....ou presos...

    Responda
  7. Henrique

    Protestar contra voto secreto, aumento do gasto público eles não querem, não é?   Agora protestar porque não pode fumar maconha dentro do campus é legítimo?   Campus USP Cracolândia para eles!

    Responda
  8. marcio vieira

    Escrevi uma pequena poesia sobre o tema sob a mesma opinião. http://pegadas damarcha.wordpress.com/2011/11 /04/filhos-da-liberdade/

    Responda
  9. Parresia F.C.

    A lógica desses estudantes profissionais ligados ao MNN, PCO, etc., é a mesma do deputado que dá uma carteirada, ao ser flagrado violando a lei, e brada o famoso "Você sabe com quem está falando?". É como se esses grupelhos dissessem. "Nós, da USP, estamos acima da lei, do estado democrático de direito, fazemos o que bem entendemos e a sociedade, que custeia tudo, que se dane". Felizmente, não passam de 100 em uma comunidade que reúne mais de 50 mil estudantes.

    Responda
  10. Eduardo

    Disse tudo!

    Responda
  11. WHITEMAN

    Concordo com o jornalista Sr. DIMENSTEIN. Bem faz o sr. de ficar por aí em NY-USA. Porque o que vimos aqui são a minoria de brasileiros cre/ tinos brigando por uma causa irrelevante, fútil e perigosa, enquanto a maioria é apática e não briga para acabar com a impunidade e a corrupção. Como brasileiro fico envergonhado dos gringos verem com o que os brasileiros brigam. Quanta insensatez! Vergonhoso! Devem ser responsabilizados esses maconheiros de mentes entorpecidas de baseados. Punição a el

    Responda
  12. cnm

    Impressionante como a rede globo e a mídia em geral conseguem influenciar na opinião da população. Todos nós deveríamos respeitar mais esses alunos que se rebelam contra a presença da PM dentro da USP. Temos uma policia despreparada para lidar com esse tipo de situação e dá nisso: a polícia se voltando contra aqueles que ela deveria estar protegendo. A USP é hoje a 1a.universidade da AL sem ter tido nesses anos todos a presença da PM e sempre teve um ou outro aluno fuman

    Responda
    1. vhfranco

      Claudir, sou USP e não concordo com você. Sei o que é dar aulas no Campus, sem nenhum policiamento. Faça a gentileza de não se manifestar!

    2. Calferr

      Caro Claudir, a polícia não pode proteger um grupo que o ataca! Uma coisa é manifestação, outra é baderna, quebra-quebra etc. Já imaginou se todo mundo fizer o mesmo? Seria o caos, o fim de uma sociedade civilizada.

  13. denunciante

    uma coisa e retirar o pessoal da reitoria, outra é mandar pro belem 2... esta atitude é totalmente desproporcional a acao dos estudantes, mesmo que eles sejam minoria, têm direito a reivindicar suas opinioes...

    Responda
    1. T

      Ué? Reivindicar é uma coisa (e eles NÃO fizeram isso), mas depredar, desrespeitar o resto dos alunos da instituição, confeccionar coquetéis molotov (pra que?) e se negarem a obedecer as leis, isso é ser um bandi-do. Portanto, cadeia. Simples assim.

  14. J.G.

    raimundo lopes, o grande imbecil, por que vc não se revolta assim com os petralhas corruptos que tomaram conta do país. Esses podem , não é mesmo, raimundo.

    Responda
  15. martinssc

    Nada mais que vândalos travestidos de estudantes... A cada cena que vejo mais me decepciono... "São o futuro do Brasil!". Com camisetas cobrindo seus rostos, lhes falta a coragem para assumir seus atos, me parece mais a imagem de um presídio em tempos de rebelião... VERGONHA NACIONAL!

    Responda
  16. Luizhim

    Visão bem simplista e preconceituosa!

    Responda
  17. Akira

    Mais uma vez, concordo em número, gênero e grau contigo, Gilberto. É bem por aí mesmo.

    Responda
  18. VozDaConsciencia

    Se a policia agisse da mesma maneira que na USP, não existira a cracolândia nem o tráfico de drogas. Senhores por que tanta indignação!!!

    Responda
    1. VozDaConsciencia

      A universidade é centro das transformações da sociedade é por isso que a autonomia é importância fundamental... Chega de serem ovelhas que vão direito ao matadouro!!.

  19. edumaua

    Esses tupiniquins da contracurtura literalmente baseados no proibido proibir de 68, nos rebeldes sem caussas e por isso querem fazer da USP terra de marlboro com o dinheiro público.Borracha neles.

    Responda
  20. joão ubaldo

    CONCORDO COM O GILBERTINHO: ESTUDANTES MIMADOS E ACOMODADOS. AGORA, DISCORDO QUANTO AO RESTO: DESTRUIÇÃO DA REITORIA, POIS SIM, O PS-DB FAZ ISSO COM O ENSINO PUBLICO A ANOS, EM TODOS OS NÍVEIS, DESDE O SUPERIOR DOS MIMADOS ATÉ O BÁSICO DO POVÃO. AGRESSÃO AOS JORNALISTAS, NÃO SE FAZ, MAS TAMBÉM NÃO SE FAZ "AGRESSÃO AO POVO" COM MATÉRIAS TENDENCIOSAS DE PAUTAS SOB ENCOMENDA.

    Responda
  21. Lufe

    Quase nunca concordo com o Sr.Gilberto, mas hoje estou com ele. os tais 'estudantes' da USP na minha opinião filinhos da alta classe média, confundem: -Exercicio da autoridade com autoritarismo -Discipli na com repressão. São coisas diferentes, vivemos numa democracia com diversos defeitos mas a lei que está vigorando é a que vale. E o mais importante; o dinheiro que mantém a USP vem do contribuinte, é preciso ter resplonsabilidade. Use

    Responda
  22. J.G.

    Não sei se a maioria é filho de gente influente. Acho que a maioria apoia o PT, meio de esquerda radical, são burros e cegos , senão não estariam fazendo o que fazem. Só sou contra o linchamento. Tem que ser punidos com a lei sim, mas não tratados como marginais e criminosos. Sou a favor de "lincharem"( não com violência) os petralhas corruptos e criminosos. Quanto a esses estudantes idiotas, acho que eles tem jeito.

    Responda
    1. 2013

      Tem jeito sim: implantar um chip controlador na cabeca vazia dessa gentalha!

    2. Denis

      Fumar erva é legalizado por acaso ? Se eu fumar em local público nãoestarei sujeito a ir para delegacia prestar esclarecimento... Por queeles se acham melhores ? Pq não querem polícia na USP? Estão secomportanto sim como marginais, recusando a obedecer a lei e resistindo aprisão. Sem contar os crimes de destruição de patrimonio publico (viaturas PM e Reitoria). Sim eles são marginais e precisam ser tratados como tal, caso contrário que essa lei não valha para mais ninguém !

    3. dico

      José, vc é um imbecil! Não descarrega as tuas frustações nesse espaço que deve ser usado para se expressar opiniões sérias.

  23. deminha

    Alexandre Santurian, parabens pelo comentário. Foi o melhor que li neste espaço.

    Responda
  24. dico

    Quero saber até quando o nosso país vai telerar esse tipo de delinquência. Expulsem todos e em pouco tempo não teremos esses "arautos" do que há de pior. São malandros e deveriam receber o tratamento firme do Estado. Onde estão as autoridades de SP? Maconheiros travestidos de estudantes.

    Responda
  25. paulo

    È uma vergonha ver este tipo de coisa no Brasil. Logo agora que o pais passa por um momento de prosperidade econômica e consolidacao da democracia. Este tipo de comportamento é o absurdo do adolescente mimado sem noçao. Defender os traficantes e usuários de entorpecentes num país com tanta violência oriunda desta atividade criminosa é feio e triste. Devemos repensar inclusive o tipo de educaçao que a USP esta ministrando a estes adolescentes.

    Responda
  26. RREGIS

    Não são delinquentes mimados, são apenas DELINQUENTES! E devem ser tratados como tal. Se queriam apenas protestar, defender uma opinão, um ponto de vista, porque depredar a Universidade que estudam?

    Responda
  27. celia calazane

    Estou assustada com a qualidade dos nossos jovens, que nao possuem conteudo ou qualquer motivo para baderna ocorrida. Sera que o pais ou a educacão não estão gritando para que se façam algo. Quando vejo os estudantes no Chile chego a conclusão como esses jovens estão equivocados. Não respeitam a democracia, o ordenamento juridico, esses vão ser nosso futuro, jovens sem qualquer controle.

    Responda
  28. Marco Túlio

    Invasão da USP. - Seus coisas... Faculdade não foi feita para fumar maconha. Faculdade foi feita para estudar. Tem gente no poder a cinquenta anos rindo de vocês. E a corrupção no país, vai muito bem obrigado. Vocês sabem porque o governo não investe em educação? Não, não sabem não, estão mais preocupados com o baseado. Noventa por cento das faculdades privadas estão na mão de quem? Claro, que é dos políticos. Reivindiquem sim!/

    Responda
    1. deminha

      Estou com você Marco Tulio. Excelente comentário.

  29. Denis

    São por essas e por outras que o filme tropa de elite fez tanto sucesso. Como eu queria ver agora um policial pegando um muleque desses e dando uma surra, dizendo para ele quantos colegas ele perdeu na guerra pro tráfico que esses deliquentes fazem tanta questão de financiar...

    Responda
  30. Denis

    Para uma coisa eles estão servindo: abrir nossos olhos para a forma que muitos de nossos "estudantes" enxergam o Brasil e o que eles imaginam para o futuro. Será que ficou fácil demais entrar na USP, olhem a completa falta de valores e causas a qual esses deliquentes resolveram adotar como bandeira, 1001 denuncias e escandalos de tudo que se possa imaginar, gente morrendo no trânsito, nos hospitais e eles querendo fumar o baseado diário deles sem serem incomodados...

    Responda
  31. André

    Pelo menos estão LUTANDO por alguma causa, independente de qual. Pior são as pessoas que se julgam as donas da verdade e da moralidade atras de seus computadores, e não mexem uma palha para mudar o que o incomoda. BRASIL E SEUS FALSOS MORALISTAS!!!

    Responda
    1. deminha

      Andre, acesse www.naofoiacidente.com.br . Você estará fazendo alguma coisa de bom!

    2. Calferr

      Lutam por alguma coisa? Então não importa o que, basta lutar? Que isso meu caro , isso é anarquia !

    3. RREGIS

      Lutar, protestar, defender um ponto de vista, tudo isso faz parte da democracia! Mas destruir a reitoria como fizeram, isso esta longe de um protesto, é apenas baderna. Perderam a chance de serem respeitados e ouvidos quando não sairam do prédio depois de tanta negociação.

    4. deminha

      André acesse www.naofoiacidente.com.br e faça algum coisa tambem. Obrigado

  32. José Geraldo

    Excepcionalmente hoje, só hoje, Gilberto, por você ter dito o óbvio, aquilo que todo mundo já sabe, eu gostei da sua coluna...

    Responda
  33. Di Verdy

    Os comentários daqui, incluindo o do blogueiro, são simplistas, conservadores e com grande teor revanchista contra alunos da Un. Pública. Assistimos cenas deploráveis de invasão policial, motivados por um caso trivial que poderia ter sido resolvido internamente pela Reitoria. Sem polícia. Isso indica que o Reitor é ineficaz, gasta uma nota preta com segurança privada (que não serve para nada)  e chama a polícia para fazer o seu servicinho sujo. Lamentável. Abraços.

    Responda
  34. Rck silva

    Chama-los de delinquentes, é ofender a categoria de desfavorecidos da educação...estes são v-a-g, bundos disfarçados de estudantes... PAL NELES.

    Responda
    1. J.G.

      Não é pau neles, é justiça neles. Esse tipo de linchamento é perigoso. Não mataram e não roubaram. Descumpriram a lei sim, e devem ser punidos pelo que fizeram, mas não exterminados.

  35. Luiz Rodrigues

    Defensores destes estudantes! Poderia m dizer em que presídio estão cumprindo pena universitários de Medicina que,tempos atrás,provocaram m0rtede calouro durante trote? Calouro se afogou na piscina,pois provavelmente não sabia nadar. Ninguém foi responsabilizado pela m0rte do calouro. Ninguém "dedou" responsáveis. Esta é a liberdade que alguns estudantes querem?Praticar tudo,inclusive crimes,e manter impunidade? Escrevam para pais do calouro f

    Responda
  36. Maria Ines Leis

    São deliquentes mimados, que os proprios pais educaram de uma forma, que não há respeito por nada e nem por ninguém. Essa porcentagem de alunos foram influenciados por alguém, que não resultou no esperado. Pois a policia estava bem equipada e com reforço, que anulou completamente qualquer tipo de reação. Além da multa, deveriam dar uma pena alternativa de fazê-los limpar a propria sujeira que deixaram na reitoria.

    Responda
    1. Alexandre

      Depois de limparem a sujeira, o correto seria expulsá-los dos quadros da USP, porque não aprenderam o que a universidade ensina: cidadania. Democracia é o regime onde se pratica a liberdade dentro de princípios de civilidade, regras de convivência e aceitação/cumprimento das leis. Tiveram todas as chances de saírem por bem. Como não obedeceram, a reintegração de posse pelo Estado/Município foi praticada dentro da lei. Em um país comunista fariam trabalhos forçados em campos de concentração.

  37. Cal

    Não me sinto nenhum pouco satisfeita em pagar faculdade para quem não quer estudar e quer dar uma de "adolescente mimado". Que toda esta baderna sirva de lição para os chamarem para a realidade da vida e quem sabe com tudo isso se tornem gente de verdade.

    Responda
    1. pingao75

      Cara Claudia, Não é "nenhum pouco". É "nem um pouco". ;)

  38. LAU

    Parabéns Gilberto; falou tudo!

    Responda
  39. ClauB

    Lendo os comentários vejo que muita gente ainda utiliza o termo "ditadura" para justificar a atitude desses estudantes. É necessário aprender com a experiência e não tentar resgatar algo que hoje já não faz mais sentido. Falaram dos estudantes no Chile. Eles lutam por ter uma educação gratuita e de qualidade, responsabilidade do Estado. E o que esses estudantes estão buscando? Há muitos problemas nesse país precisando desse tipo de atenção. Melhor redirecionar essa revolta para algo mais uti

    Responda
  40. Não respeitaram a assembleia dos estudantes, querem baderna. Danificaram o patrimonio público, então, que sejam fichados e que respondam pela irresponsabilidade.

    Responda
  41. molina

    entre os indigitados ainda existem retar dados com um tremendo cabelo rastafari (aqueles que parecem sempre sujos e são inconfundíveis) que usam máscaras para não serem identificados, só na escolinha do chaves para se admitir tamanha burrice.

    Responda
  42. Denis

    D*i_tad!u!ra, ma__co-nh-a, caos, deliquentes... estou testando para saber qual dessas palavras a foia censura... Liberdade de expressão só a deles claro, o resto tem que ser moderado...

    Responda
  43. josé roberto de azevedo vasconcelos

    É triste ver um colunista da folha de SP falar de maneira inapropriada de estudantes(até por que estudar é um direito de todo cidadão!)o estado não garante a independência da rebeldia saudável que todo estudante deve manter neste período da vida até para aprender e ter um julgamento imparcial adquirido através de experiências (assim como a psiquiatria se valeu da cocaina para chegar em soluções terapeuticas!)portanto qualquer comentário deve ter um mínimo de consistência científica.

    Responda
  44. Pobrezinho

    Onde esta o governo pra meter a lenha nesses vagabun...

    Responda
    1. angelicaalexandre

      Ops! Deixa quieto.

  45. Carolina Requena

    Assertivo. Simplista. Vazio. Lamentável vindo de alguém do conselho editorial do jornal.

    Responda
    1. Corinthiano mesmo

      Mais "simplista" foi seu comentário e muitíssimo mais vazio e ridiculo !!!

    2. pingao75

      Exato Carolina. Algo do tipo "fiquei nervosinho e dei meu recado (piti) direto de meu iphone mesmo, aqui de Harvard, claro"... rsrsrs... ai, ai Gilberto, tanto "academismo" pra isso.

    3. Luiz Rodrigues

      Ele teva uma recaida no movimento "L u l a no SUS", mas se recuperou agora. Parabéns GD. Não se incomode GD, porque a verdade doi para alguns!!!

    4. Denis

      Conciso, claro e pontual eu diria...

  46. antonio brasileiro de almeida

    a congregacao colegiada da universidade deveria se reunir e expulsar todos os alunos envolvidos na invasao. se eles quiserem permanecer na universidade, que recorram ao poder judiciario. seria uma forma exemplar de repressao com o intuito educacional de evitar novos atentados a quebra de hierarquia e disciplina.

    Responda
  47. pecus

    A sua opinião não vale nada!!! Não resides no ambiente degradado, consequencia da "política" libertina para fins de esploração financeira = Abaixo a nacionalidade.

    Responda
  48. maria cruz

    Muitos são a favor da liberação das drogas... Só falta explicar como as pessoas que não ganham para sustentar seu vício, conseguiriam dinheiro. E como fariam para tratar os que ficam doentes pelo uso da droga e a terapia para as famílias totalmente destruídas.Porque durante o consumo de droga muitos chegam a matar pressoas até  de sua própria família. Ninguém sabe exatamente o que  a droga pode causar no cérebro de cada um e principalmente suas reações.

    Responda
  49. J.G.

    Ninguém aqui tem teto de vidro, muita gente tá atirando e julgando, como se fossem juízes . Tem que haver punição sim, mas adequada ao tipo de ilegalidade. Tratar nossos estudantes com brutalidade, como marginais não é o caminho, porque eles não são marginais.

    Responda
    1. jarbassp

      Ah, esqueci, podem ser também traficantes interessados em manter sua área livre da polícia!

    2. Denis

      Fumar erva é legalizado por acaso ? Se eu fumar em local público não estarei sujeito a ir para delegacia prestar esclarecimento... Por que eles se acham melhores ? Pq não querem polícia na USP. Estão se comportanto sim como marginais, recusando a obedecer a lei e resistindo a prisão. Agora voltou a ser tornar-se um rebelde sem causa.

    3. jarbassp

      Acho que primeiro precisa saber se são realmente estudantes, estudantes profissionais ou simplesmente pelegos de partidinhos de pseudo-esquerda.

  50. antonio brasileiro de almeida

    mais uma vez gilberto dimenstein esta com toda a razao. trata-se de delinquentes mimados. alunos que mal deixaram seus caros colegios particulares e se veem poderosamente instalados na melhor e mais disputada universidade do pais, mas, por falta de formacao educacional previa, despreparados para enfrentar o mundo academico com hierarquia e disciplina. o reitor precisa mostrar sua autoridade e a policia militar tem o dever constitucional de fazer a policia repressiva. /p

    Responda