Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. maria cruz

    É preciso uma investigação rigorosa para saber,se a polícia militar não está atrapalhando os traficantes...

    Responda
  2. HOMEM DE JAVA

    Reli o texto. Foi fácil, tem só 11 linhas! Fraquinho... Acho um absurdo as famílias ricas de São Paulo desperdiçarem dinheiro com meninos em colégios caros para produzirem colunista de texto curtinho, do tamanho de uma redação de 9o. série. É muito desperdício de forças e recursos em escritores sem fôlego.

    Responda
    1. Simone Luft

      Denis Reis, certamente fã de carteirinha de Fidel e Chaves e seus discursos prolixos e extenuantes.

    2. Ulysses Samenho

      Escrever bem não é necessariamente escrever muito.Defender claramente um ponto de vista em poucas palavras não é uma tarefa fácil:somente bons escritores conseguem isso, este é o caso de GB.

  3. caio1945

    O que me parece aberrante é o colunista minimizar o fato com o uso do "apenas".Fazer um montão de pessoas, estudantes, jornais etc. desperdiçarem o tempo, que é o mais precioso, e que poderia estar sendo usado em produzir algo útil, isso é "APENAS"? Devem ter posto algo na água da redação do diário.Francamente!

    Responda
  4. Bob Taylor

    Como havia dito em outro "post", são rebeldes sem causa. Faltou "couro" no passado...

    Responda
    1. mandabala

      Eles têm causa sim. Chama-se M@rxismo. É a baderna e quebra-quebra, como no MST, para desestabilizar a sociedade e colocar no lugar a ditadura do Partidão.

  5. daniel

    Parabéns a PM pela ação e por não negociar com bandidos, os alunos que sabem a razão de estar na USP com certeza não tem tempo e nem apoiam um movimento a favor da insegurança no campus, do tráfico de drogas entre outras atividades que de nada agregam a qualidade de vida. A ROTA também deveria ter marcado presença.  

    Responda
  6. mariopin

    Falou pouco mas falou merd@

    Responda
  7. tonk

    Em um passado não tão distante,quando universitarios faziam movimentos era poruma causa justa,tinham uma ideologia,hoje esses pseudos delinquentes travestidos de universitarios fazem esse tipo de baderna por um motivo simples eles não querem a policia no campus pois o trafico de drogas será combatido,a prostituição não terá vez,hoje vemos jovens que deveriam estar aprendendo para que nosso País se transforme em poetencia mundial,esses mesmos jovens querem anarquia,sexo, rok,drogas garaçãope

    Responda
  8. Antonio Carvalho - Recife

    Como todos eles são filhinhos de papai, a fiança estipulada (R$ 1.050,00) não é nada para os bolsos dos papais. Se eu fosse juiz, a primeira pena que daria a esses "estudantes" seria a reconstrução de tudo que destruiram no campus, a segunda seria que todos fossem abrir valas para canalizar a rede esgoto nos bairros das cidades onde não existe.

    Responda
  9. Valéria Guimarães

    Nossa, que diferença da abordagem realmente crítica de Maierovitch. O Dimenstein abaixou completamente o nível e, na minha opinião, não faz mais que corroborar com a onda reacionária que nos assola ao fazer uma análise tão rala e superficial do evento. Dimenstein, fica aqui minha sugestão de leitura para você. Abraços. http://maierov itch.blog.terra.com.br/2011/11 /05/confusao-com-universitario s-deixa-alckimin-acuado-e-ha-r isco-de-a-pm-transformar-o-cam pus-da-usp-numa-nova-c

    Responda
    1. CALANGO LONGO

      Já pode comer o sanduiche de mortadela e tomar seu guaraná macã..., o pelego(a) sempre presente..., igual praga na lavoura.

    2. mandabala

      Valéria, pode buscar seu pastel e sua tubaína no diretório. Você já trabalhou para o partido hoje.

  10. CALANGO LONGO

    Estudantes desse "NAIPE"..., na cracolândia tem aos montes.

    Responda
  11. Honorio Almeida

    O nobre jornalista falou tudo que estava engasgado na minha garganta, porque eu não me formei porque nao tive a oportunidade que esses baderneiros tem, é esse tipo de gente que vai querer comandar o nosso país no futuro, estamos frito. USP tem mais é que expulsa-los e da a vaga para quem quer estudar e nao pra esses deliquentes, não existe um lugar no mundo em que as pessoas não queira a presença da polícia, menos na USP porque os bandidos querem total liberdade para uso de drogas e libidinagens

    Responda
  12. Lúcio Almeida

    Sua opinião só é essa porque eles atacaram os jornalistas. A f0lha mudou de bate pronto seu posicionamento sobre o tema que antes tendia a apoiar o protesto. Vocês pensam que os leitores são burr0s.

    Responda
    1. mandabala

      Se tivesse dado certo, a F0lha estaria elogiando os grandes ativistas da esquerda ! Os corajosos marxist@s, o Occupy Wall Street do Brasil. Mas como deu 100% errado, tentam descolar a esquerda da baderna, sendo que a ação foi 100% de esquerda. Eles só falavam de revolução, com livro do Marx nas mãos. Verg0nha de jornalismo.

  13. mandabala

    Mas c0munista é isso mesmo ! Deliquente mimado ! Ou vocês acham que existe c0munista sério e ético ? A ocupação da USP foi totalmente ideológica, os professores por trás dos moleques são todos marxistas, eles só falavam de revolução. Isso aí gente, é que é ativista c0munista ! Igual ao MST.

    Responda
  14. João Valiant IV

    Não sou de concordar com o Dilmenstein, mas desta vez ele acertou no alvo!

    Responda
  15. JapaLoco

    Gilberto, mais uma vez seu artigo é de uma lucidez impar. Mas, gostaria de complementar que, a autonomia universitária deve ser na esfere pedagógica e de pesquisa. Eles tem o dever de prestar contas a sociedade e não podem fazer o que quiserem, pois o dinheiro é público. Eles se acham uma ilha dentro da sociedade, vide o absurdo que foi o fechamento do campus ao público nos finais de semana. Aquilo é do povo e não de seus alunos, funcionários e professores.

    Responda
  16. tiziu

    ...pois é...esta tentativa de desqualificar o ocorrido é comum na turma do deixa disto, do jeitinho brasileiro, de chamar baderneiros de mimadinhos...vamos parar com isto... estes malucos vão ter que pagar pela baderna promovida...

    Responda
    1. Ana

      Vão pagar nada... Vão estipular uma fiança que não vai fazer nem cosquinha no bolso dos papis e os bonitos ainda vão desfilar no campus estudando 10, 15, 20 anos, na ideia de que são revolucionários e o Brasil é deles. Eles podem tudo.

    2. Suely

      Os Professores deveriam também ser exonerados! Com certeza deve ter melhores professores do que estes!

    3. mandabala

      E os professores M@rxistas que incitaram a baderna ? Fica por isso mesmo ? E o pessoal doo sindicato da USP, ligado a CUT do PeTê ?

  17. Vivien Rodrigues

    Concordo em tudo com o texto do jornalista. Liberdade é uma coisa, mas querer poder fumar droga livremente a custas do dinheiro do contribuinte é outra bem diferente... Veja se isso acontece com os pobres coitados que ralam a vida toda em uma escola pública e mal se aguentam depois em uma faculdade particular, porque as públicas ficam para estes marginais disfarçados de "elite", e depois ainda "brincam" com a nossa cara.

    Responda
  18. kat30454739 MOURA

    Que AUTONOMIA UNIVERSITARIA, é está, se eles não respeitam segue a automia do Judiciario que determinou o fim da baderna, se não respeitam a imprensa livre, bate em reporte, não aceitam o direito de ir e vir dos outros que querem estudar e trabalhar.

    Responda
  19. jucaPATO

    São Filhinhos de Papai, usando e destruindo um patrimonio publico, que deveria ser destinado aos que realmente necessitam. A U.N.E. não vale nada, o que interessa a ela é conquistar uma vaga na politica... então, o que resta a esta MOLECADA são unjs bons tapas e ficar pelo menos 24 horas de JOELHO no MILHO com a cara virada pra PAREDE !! MOLECADINHA de mer....

    Responda
  20. pedro

    Poderiam implodir aquele prédio de humanas com todos esses sem vergonha dentro, e depois construir uma escola de cozinheiras, torneiros mecanicos, soldadores, técnicos agrícolas, pq é isso que o Brasil precisa....mão de obra especializada para serviços básicos!!!!!! Fora com essa bagunça da USP!!!!

    Responda
    1. Sid

      Fala a verdade... toda essa bobagem saiu da sua cabecinha? Alguem te ajudou, não foi? Não??? Mas a mamãe te deixa mexer no computador sozinho? Ah menino!!!

  21. angel

    infelizmente existem muitos estudantes universitários, principalmente nas faculdades de medicina, usando drogas. E isso não é divulgado porque, na maioria dos casos, são de classe média alta para cima, que não querem escandalos. Essa conduta deveria ser mais investigada por parte das autoridades. O que esses vandalos irresponsáveis querem, na verdade,é ter liberdade para se drogarem mais. Angela Cristina.

    Responda
    1. inutil

      Parabéns pelo comentário, Angela. Disse tudo. Simples e suscinto. É a mais pura realidade.

  22. Diniz

    Vejo esse ato REFLEXO dos valores que são passados por quem dirige o país. Impunidade,falta de compromisso,desrespeito as leis,quanto pior melhor,desordem e no fim: PIZZA. Essa é a imagem que os jovens têm dos políticos, os quais atrasam o desenvolvimento no Brasil. PROVA MAIOR: VÃO ARQUIVAR O FICHA LIMPA, J. Roriz filmada recebendo dinheiro está atuando na política graças ao voto secreto,. Orlando e Agnelo envolvidos em desvio de verbas. qual político PRESTA? PAÍS DOS IMPOSTOS E DA IMPUNIDA

    Responda
  23. sargento

    AQUILO QUE VI, ESCONDENDO A FACE, AGREDINDO REPORTERES E OFENDENDO A PM, NÃO SÃO ESTUDANTES

    Responda
    1. Everthon Cataldi Cavalcante

      Não mesmo, são universitários!

  24. CALANGO LONGO

    Esses delinquentes são maconheiros, traficantes e bebuns que atrapalham os que realmente querem estudar..., a reitoria poderia pensar numa expulsão dos sacripantas e abrir vagas para quem realmente quer estudar..., não adianta dar asas a cobra..., no futuro vais provar do veneno..., corta a cabeça do réptil e enterra..., pronto...!!! é passado.

    Responda
  25. Cidão

    A USP sempre foi a vanguarda dos debates, jamais poderia imaginar que uma pequena parcela de estudantes chegassem a esse ponto, restou se jogarem no chão gritando e esperneando "eu quero...eu quero".Criancinhas desprovidas de valores, "filhinhos de papai" sem noção do custo que representam para a sociedade.Lamentável a "miséria intelectual" que essa minoria autoritária e déspota fez na USP.

    Responda
  26. Everthon Cataldi Cavalcante

    Você estudou na USP, né? Você talvez não seja delinquente, és um verdadeiro obediente as regras, um conservador nato, mas um mimadinho é? É fácil falar com bu nda numa cadeira!

    Responda
    1. Eduardo Santos

      Absurdo!!! Na falta de argumento, não ataque! Se não tem nada pra somar.....fique calado, pelo menos não demonstrará a ignorância existente.

  27. paulo

    Por que o dinheiro que eu pago em impostos é revertido ao financiamento universitário desses caras? O que sujeitos assim contribuirão para o engrandecimento do país? Por que pessoas que andam em carros de mais de R$ 50.000,00, viajam ao exterior regularmente, usam roupas de grife e tem tempo pra depredar o patrimônio público tem que ser financiados pelo governo? Não seria hora de rever essa gratuidade da USP? Não seria hora de cobrar, nem que fosse apenas o custo desses alunos abonados?

    Responda
  28. cobol

    A todos neste portal, favor transmitir a informação. Quem quiser, entre no site do PCO, lá eles assumem publicamente a mentoria da invasão. Esses crápulas influenciam os garotos nas universidades públicas, depois estes garotos caem na real só no final do curso. Os verdadeiros criminosos são estes caras do PCO, do PSOL, do PSTU e PCB, que cooptam os calouros tolos da USP.

    Responda
  29. pedro marini

    Educação, Respeito, Responsabilidade e outros Predicados vem do BERÇO. Esse pessoal demonstra que não tiveram berço. Deveriam reinvidicar melhores condições de ensino básico, atacar a corrupção o empreguismo a falta de políticas públicas visando melhorias à população, verbas para a pesquisa etc... Agora combater a segurança e defender o uso e o tráfico de entorpecentes É NO MINIMO BURRICE E IRRESPONSABILIDADE. Processo Neles, para aprenderem a responder por seus atos.

    Responda
  30. Francis Dotta Galli

    se o problema é a presença da PM no campus, por que desde o início esses ''revolucionários'' não estão pedindo por uma politica por parte da reitoria por melhorias efetivas na segurança do campus. Simplesmente brigam para a PM não estar lá. Depois quando um aluno morre lá dentro, vêm pedindo pelo amor de deus ou jogam pedras na PM que não está fazendo ''seu papel''.

    Responda
  31. Seiti

    Um dos pilares da democracia é a autonomia da universidade. Homens com H maiúsculo e mulheres com M maiúsculo foram presos ou foram ameacados de serem presos para defender a democracia, pessoas com personalidade como Fernando Henrique Cardoso, Lula, Serra, Aluísio Nunes, Dilma Roussef. Durante a ditadura, os militares respeitaram esta autonomia. Os reitores arriscavam a sua liberdade e a sua vida defendendo este princípio. Se nao há necessidade da autonomia, que a USP seja paga.

    Responda
  32. sargento

    A POLICIA MILITAR, PARA QUEM ATUA DE MANEIRA ILICITA, É UM ESTORVO.

    Responda
  33. Luis

    Sou contribuinte e acho um absurdo esses desocupados que tem universidade paga por mim se portarem dessa forma. Vamos acompanhar p/ ver quem é que vai pagar a fiança dessa molecada, se serão os pais deles, (já que não devem ter emprego uma vez que podem ficar dias bebendo cerveja na reitoria ocupada), ou se será o PeTe ou algum de seus braços sindicais como a CUT. E a restauração do prédio o(a) juiz(a) deveria determinar que trabalhassem na sua restauração além de pena pecuniária.

    Responda
  34. John

    Não serão expulsos? Deviam ser escurraçados e irem para uma faculdade paga, quem sabe assim dão mais valor ao dinheiro? Se bem que são mimados e nem devem saber que os pais trabalham para ganhar dinheiro, devem achar que aparece na conta bancária como num passe de mágica. .

    Responda
  35. Sid

    A maioria não sabe nada sobre o que está acontecendo na USP, muitos não sabem nem o que é USP. Nem mesmo o jornalista que escreve a matéria tem uma noção clara do que está falando. Na realidade a imprensa trata o caso com a parcialidade costumeira: Fotografa algumas latas de cerveja, algumas pichações e sentencia: 'São baderneiros, delinquentes, maconheiros'. E o 'povo' logo adere ao discurso: 'Borracha neles'. Mas é o que ocorre há 500 anos. E reclamam da 'nação' que construiram!!!

    Responda
    1. marcelcn

      Parcialidade? Um punhado de cervejas e pixações, que aliás se escreve com X? Se depredação de patrimônio público e fumar maconha é seu modo de contruir uma nação, não me chame de compatriota. Sou cursado duas vezes pela UFMG e nem por isso tenho essa ideologia barata de que na universidade deve ser um ambiente de liberdade inclusive para se praticar atos ilícitos. Úniversidade é uma local de desenvolvimento e disseminação de conhecimentos que transformam a sociedade em algo melhor, nunca p/ pior

  36. Márcio Fernandes

    Esses baderneiros metidos a "estudantes" só se esqueceram que na época da ditadura a Polícia "arriava o pau", coisa que ali não aconteceu... Tomara que, no mínimo, se exija deles o pagamento de fiança, para que a sensação de impunidade daquilo tudo que eles fizeram, não fique no ar!!

    Responda
  37. Cameron Diaz

    É verdade, o F H C defende o uso da maconha. Eu não desejo de forma alguma que ele tenha um neto viciado em drogas, um que viva sendo internado, para ele ver o que é bom. Um homem tao inteligente nao sabe que a porta ~e a maconha ? Um homem da idade dele, ta bem velho para ser irresponsável e dizer que maconha é legal.

    Responda
  38. Twinco

    Só espero que esses indivíduos sejam fichados e paguem pelos danos à propriedade pública. E que a fiança para aguardar o processo seja bem alta, na esperança de que os pais desses "moleques" também comecem a pensar sobre os valores que passaram para seus filhos.

    Responda
  39. Ricardo Galan

    Essa mulecada precisava de umas belas palmadas, estudam na melhor universidade da America do Sul, de graca, e ainda destroem o patrimonio publico, e sabe quem vai pagar essa conta? Nós contribuintes, cadeia neles! E que o dinheiro da fianca seja revertida em prol da USP para consertar oque esses delinquentes juvenis destruiram!

    Responda
  40. Sandra Jorge

    De uma lado acompanhamos no noticiário estudantes prestando vestibular em busca de um lugar na USP e ,infelizmente, assistimos a vândalos destruindo o patrimonio público. Se eles querem um espaço para usar maconha à vontade deveriam estar na cracolândia!!!

    Responda
  41. Fran'

    ..QUE CHAMEM O MOLUSCO, O MERCADANTE E A MARTA PRA RESOLVER A PARADA! NÃO SÃO ELES OS 'PROFESSORES' DO "QUANTO PIOR, MELHOR"? NÃO SÃO O PCO(BASE ALIADA) E O PT OS ARTICULADORES DA INVASÃO? PORQUE A ONDA DE INVASÃO DOS "SEM-TETO" JUSTAMENTE AOGRA EM SÃO PAULO? AH!AGUARDEM INVASÃO DOS FILHOS BASTARDOS DO PT PARA OS PROXIMOS DIAS: O MST!

    Responda
  42. Amnyoteph

    Perfeito!

    Responda
    1. Alfeu elias de moura

      Amigo, Progressão continuada no Estado é coisa do Psdb, viu colega!

  43. Paulo Souza

    O que está desconstruindo a nossa cidadania, nesse país é o reacionarismo estéril que nos acomete, na condição de cidadãos comuns! Façamos um exercício de cidadania, crítica, criativa e um pouco mais profícua! Avante todos nós, 200 milhões de brasileiros! É tempo de primavera, quem sabe da nossa primavera latina! Por mais nostálgico que possa parecer, ideias criativas e flores, muitas flores contra os canhões do obscurantismo e conservadorismo que paralisam essa nação e a impedem de ser mode

    Responda
  44. Pedro Cabral Filho

    Não os acho mimado e Universidade não é lugar de policia mesmo. Aqui gostam tanto de copiar o exterior e por que não copiam isso também. Estive em Oxford e não vi nenhum policia lá dentro. Universidade é lugar de trabalho intelectual e a USP pelos indicadores mundiais de educação, faz isso muito bem. Quando aos jornalistas, pelo que vi na TV record, foram eles que agrediram os estudantes, para que os mesmos revidassem e virasse notícia. Vejam as imagens é fácil de comprovar. Quem agrediu que

    Responda
    1. marcelcn

      Você esteve em Oxford? Estudando com certeza não foi. Eu estudei nos EUA em um intercâmbio da UFMG e lá no campus tinha polícia universitária armada e  não tinha colher de chá. Tinha blitz toda noite para entrar no campus e não era permitido entrar alcolizado. Maconha então, nem pensar. Agora, se na USP é preciso que a polícia intervenha da forma como aconteceu visto que alguns alunos confundem liberdade intelectual com liberdade para fumar maconha, que seja.

    2. Suely

      Universidade também não é lugar de tra-fi-can-tes, ter-ro-ris-tas e ba-der-nei-ros. É lugar de estudantes que sabem o que reivindicam e aqui é Brasil com es-tu-pra-do-res, la-drões e assas-si-nos!É um país que perdeu a noção de valores, respeito, deveres e obrigações!É o País das Impu-ni-da-des e 2o. lugar na cor-rup-ção mundial! É o País das fal-ca-truas!É o País das ma-ni-pu-la-ções de dados oficiais!É o País onde ricos ficam mais ricos e de-tur-pa-dos e os pobres se beneficiam da dependên

    3. Lu Garcia

      Se seu filho tivesse levado um tiro na cara, sua filha estu pra da, sido sequestrada vc mudaria sua opinião.

    4. CLÁUDIA BITTENCOURT

      Provavelmente em Oxford você não viu polícia porque lá os alunos vão para estudar e não para depredar patrimônio público e fumar maconha!

    5. casinha

      Tua pessoa não honra o nome que possui. Quanto a estudantes serem agredidos só vc viu. O que se viu foi um bando de delinquentes, pois estudantes não usam mascaras nem "porretes", usam o cerebro para aprender e não para depredar o patrimonio publico pago por quem trabalha o que acho que não é seu caso.

  45. AG

    Como acabar com os revolucionários profissionais que transvestidos de estudante ou funcionário publico infestam nossas instituições publicas, que eles teimam em achar que são privadas deles? É muito fácil fazer greve ou protesto com o dinheiro dos outros, porque sem duvida esta turma não paga nenhum imposto ou taxa vive da benesse do dinheiro do contribuinte.

    Responda
  46. fuzarca fuzarca

    Como promoveram dano ao patrimônio público e causaram gastos com a operação de reintegração da reitoria, é razoável q todos tenham q pagar fiança para sairem livres e ressarcir, pelo menos em parte, os prejuízos causados.

    Responda
  47. distribuicao de renda

    Precisamos repensar o espaço universitário além dos campis. Neste momento deveriamos nos perguntar? Onde estão as pesquisas de extensão? Porque a universiadade está tão distante da comunidade? Este espaço é o lugar de grandes ideias, debates, construção de conhecimento. Que o conhecimento seja de todos para todos! Que a USP seja nossa!

    Responda
  48. inseguro

    Todo o dano provocado à administração pública tem que ser pago pelos estudantes rebelados. So faltava essa, além de ter os estudos custeados pelo contribuinte a autoridade tolerar que malteitores depredem o patrimônio público sob a bandeira de estão livres pra cometer crimes a bel prazer. Agora é apurar as responsabilidades de cada um, inclusive estipulando fianças suficientes o bastante a possibilitar o retorno do imóvel ao estado de conservação de antes. Senão, cadeia e ações indenizatória

    Responda
  49. SubComandante Marcos

    Se essa manifestação tivesse ocorrido numa Universidade Federal, oDimenstein e a maioria dos cães amestrados aqui, estariam apoiando osalunos. Não é mesmo? Tudo é tão relativo e comprometedor... Masess a história na USP está só começando. A insatisfação com a PM dogovernador agora é geral. Criaram um monstro. Agora aguentem.

    Responda
    1. Lu Garcia

      Insatisfação com a PM? Só se for vc! A maioria aqui está muito satisfeita com a atuação da PM, sim. Estamos indignados com os baderneiros q brigam para usar drogas livremente, destroem patrimônio público e ainda agridem a imprensa. Eles é q não sabem o q é democracia, liberdade de opinião etc.

  50. Regis

    Pelo texto do Dimenstein, percebemos que a única coisa que conseguiram foi unir a mídia e a população contra eles. Qdo as estudantes forem atacadas e estupradas novamente, como vinha acontecendo antes da PM lá chegar, veem novamente agitando... Se querem viver num terra sem lei, não seria a Universidade o melhor lugar.

    Responda
    1. inseguro

      corrigindo: exclusivamente.

    2. inseguro

      Reginaldo, você está certo. Estes fora-da-lei querem espaço público esclusivamente ao seu dispor com a finalidade de perpetrar crimes assegurados por salvo-conduto. Agora resta à autoridade proceder aos respectivos processos: administrativos, penais e cíveis, responsabilizando cada qual pelos prejuízos infligidos ao Estado e à sociedade. Todo cidadão de bem sabe portar-se de acordo com as regras estabelecidas, seja trabalhando, estudando ou em qualquer outra atividade no convívio social. /p