Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. BATISTUTA

    AGORA SIM,O SR GILBERTO ESCREVEU O QUE QUERÍAMOS LER,PARABÉNS .

    Responda
    1. Fabio Morato

      Corrigindo, "sensacionalismo"

    2. Fabio Morato

      Os cordeiros agora aplaudem e a popularidade do jornalista melhora. O jornalista que achou uma berracao a possivel candidatura do Datena, nao faz algo muito diferente de sensasionalismo. Estude um pouco de sociologia, entenda porque pessoas se revoltam contra essa ideia de "ordem", porque e' interessante para o Estado a canabis continuar ilicita. Voce fala de democracia mas quer soterrar esse grupo de estudantes sem, de perto, tentar ouvi-los. Para um editor-chefe, falta-lhe mais profundidad

  2. antonio giordano

    A palavra delinquente deveria ser usada para este reitor incompetente, que não dialoga com os estudantes, para esta polícia covarde e irresponsável e para jornalistas que se formaram às custas dos pais destes estudantes, se deram bem na mídia e agora ficam defendendo a ditadura sim, a ditadura militar no Brasil começou, quando setores assanhados da imprensa da direita fascista, começaram a pedir polícia. Felizes os rapazes que cantavam policia para que precisa de polícia? esta matéria é uma

    Responda
    1. diogenes fonseca

      Nossa que brilhante seu comentariozinho de esquerda. Vai fazer uma revoltinha dessas numa universidade Norte Coreana, Cubana, Chinesa, xiiii só tem isso de países comunistas? Bom, na real só a coreia do norte, o resto só manteve a repressão à liberdade de expressão, no resto já está bem capitalista. Pq será que no resto do mundo não deu certo a tal da esquerdinha? Mas fiquem tranquilos que aqui vai dar, ainda mais se liberarem a m@conh@, aí todos os problemas do país vão se acabar, como mági

  3. Rafael Faria

    CRUJ Comitê Revolucionário Ultra Jovem da USP Procurem esse vídeo no Youtube, é hilário.

    Responda
  4. magro

    O absurdo é que são estudantes de FILOSOFIA,que pensam a ETICA.

    Responda
  5. Mark

    Dimenstein é um grande formador de opinião entre os tolos.

    Responda
  6. Brandão

    Houve um tempo em que cidadãos brasileiros se orgulhavam das manifestações estudantís, pois as mesmas defendiam causas justas. Isso que estamos presenciando agora, nada mais é do que um punhado de bandidos travestidos de estudantes. Deveriam deixar seus lugares para aqueles que querem estudar. Pena que os mesmos nem se importam com a opinião dos demais brasileiros. Creio quem nem leiam jornais.

    Responda
  7. Tania

    O Gilberto como sempre dando sua opinião acertadamente. São mesmo apenas delinquentes mimados, que provavelmente filhinhos de papais (e mamães tambem, claro), acham que podem tudo a todo custo. Desreipeitam o que foi decidido em assembleia, não cumprem a lei e nem sequer a ordem da justiça. Cana (cadeia) pra eles.   Que sejam expulsos, sumariamente. para beber e fumar maconha não precisa de universidade.

    Responda
  8. Ronaldo Amorim

    O "Revolucionários" da USP são uma vergonha para toda classe estudantil do Brasil. Querem continuar fumando seus baseados dentro de uma instituição pública, bancada pelo dinheiro dos contribuintes, sem ser incomodados. Tem que cobrar desses deliquentes todo o prejuizo causado dentro da USP para deixarem de ser bestas.

    Responda
    1. George Lima

      Vamos proibir os cigarros e o alcool que causa cancer em 50% da pessoas que as usam

  9. George Lima

    Pior é que eu não acredito em imprensa neutra, imparcial... todas são ligadas de algum modo ao mercado...

    Responda
  10. George Lima

    Baderna é o sistema financeiro internacional que tá tirando dinheiro do povo pra salvar bancos... isso é que é um imoralidade, um crime... salvar bancos privados internacionais...

    Responda
    1. George Lima

      a direita e a imprensa conservadora sempre usa o termo baderna pra desmoralizar os movimentos sociais contra a ordem estabelecida. também é democrática a contestação... até a liberdade de querer se drogar, o homem tem... não há estado, religião, nem deus que impeça isso... o ser humano não é um molde legal e estatal.

  11. HOMEM DE JAVA

    Que textinho de m.

    Responda
  12. ROBERTTO JOHANSEN

    Bahndidos.

    Responda
  13. Abc Def

    Concordo plenamente com o texto. E esses baderneiros tinham que ter sido tirados de lá faz tempo. Não quer sair por bem, manda a polícia lá e tira por mal, isso tinha que ter sido feito logo no começo para esses rebeldezinhos filhinhos de papai aprenderem, nem que seja na marra.

    Responda
  14. Emerson dio Santos

    Não se fala de publicação cientifica , tecnológica, socióloga . Ou seja cadê a grana que é investido nestes homens qual o resultado para o desenvolvimento do país. Os universitários da USP não é tão diferente do congresso nacional. Não estão analisando uma sociedade mais coletiva e sim como posso me forma e me manda desta zona e ganhar dinheiro no USA. Oque mais acontece nosso imposto foma estes e eles vão dá aula na Europa.

    Responda
  15. Leo

    Essa mídia tucana presta um desserviço... Leiam a opinião do Maierovich no Terra

    Responda
    1. Di Verdy

      Valeu a dica. Aquilo que é um texto bem escrito e não tucano-simplista como o  que vimos por aqui. "e minimis non curat praetor." Abraços...

    2. Leo

      vc defende algo que aparentemente o Governo de SP não, democracia tem direito de protestar, direito de não ter o domicílio universitário com repressão nenhuma... Vc tá defendendo o inimigo.

    3. Carlos Santana

      Vixeeeeee... não pode falar nada que já é midia tucana, vai te catar cara, se não gosta de democracia e de liberdade de expressão vai para Cuba ou para a Coreia do Norte, se não gosta desses dois países vai para outro planeta, porque todos nós já temos a democracia no sangue, só os comunistas extremos que ainda acham que vão revolucionar o mundo censurando a opinião!

  16. NÃO ACREDITO

    "Autonomia universitária é uma coisa. O que eles fazem com o dinheiro do contribuinte, danificando uma propriedade pública, é outra.". Olha, para mim, como contribuinte, é muito semelhante ao que o "NOV.DED.US" fez na semana passada. "Deitou, rolou" e fez o que bem entende com o dinheiro público. Desculpe o meu comentário "raivoso", "agressivo" e carregado de "ódio" e "mágoa", segundo você mesmo, sr. Dimenstein.

    Responda
  17. ricardoso

    Acima dos 18 anos são todos civil e criminalmente responsáveis pelos seus atos, portanto LEI em cima deles, independente de qualquer argumento ou desculpas.

    Responda
    1. NÃO ACREDITO

      O problema é que todos são "filhinhos-de-papai".

  18. Mercia

    O texto de Gilberto Dimenstein diagnosticou muito bem o comportamento destes estudantes. Imagino a força policial como não fica admirada com a atitude destes vândalos que se denominam estudantes. Quantos jovens não gostariam de ter acesso a uma universidade como a USP. A reitoria tem que ser enérgica.

    Responda
    1. Leo

      se vc não quer seus direitos problema é seu eles foram atrás do direito deles de não ter o domicílio universitário sitiado pela polícia, em todas as outras universidades seguranças terceirizados nos portões resolvem, só na USP a PM é necessária? ou será que um contingente maior do que o que está na cracolândia era necessário para reprimir qualquer manifestação ali?

  19. magela

    São apenas uns babacas.

    Responda
  20. sukateiro

    Tem que expulsar todos estes que depreedaram o patrimonio publico e cobrar de seus familiares o valor p/reforma alem do que os ex da UNE devem é dar explicações de onde aplicam o dinheiro vindo da esuqerda que sustente estes malfeitores que ali estão só para tirar sarro de quem quer estudar e ter segurança o que só acontecerá com a presença da policia.E tem que botar mais policia ali dentro e logo.

    Responda
    1. Leo

      O Alkmin tem que dar satisfação, pq a cracolândia está ativa e ninguém desocupa o lugar a força? só aluno apanha?

  21. Camilo_Coelho

    Esta história já passou dos limites há muito tempo...

    Responda
  22. rnaiff

    Não sei como esses alunos conseguem ser aprovados no vestibular da USP ou se formar,pois maconha dá uma preguiça e muita fome,você tem retardo mental e fica "só pensando".Ler um livro? Nem pensar,pois quando passa o efeito da cannabis,você não se lembra de nada e aí volta a fumar outro baseado. Grandes profissionais teremos futuramente!!!!!!!!!!!!!

    Responda
  23. Leo

    Espero que Dimenstein saiba que a opinião dele a qualquer leitor atento e que sabe repressão não resolve nada é apenas mais uma demonstração de como a direita é burra, facista, repressiva e truculenta.

    Responda
    1. Leo

      Esse nóia deveriam ter o direito de protestar, como uma democracia, protesto sem perturbar o governo não existe, só assim os estudantes são ouvidos, no PR os estudantes fizeram uma greve audaciosa e invadiram a reitoria, os estudantes conseguiram tudo que queriam assim, se não o fizessem ainda estariam passando fome pq o restaurante universitário não dava nem café da manhã. Com o PSDB no governo a única opção é greve, mesmo que apanhem, foram ouvidos, e a mídia fez de tudo para incrim

    2. Leo

      haters gonna hate

    3. Leo

      mas a repressão do PSDB continua em SP, Minas e PR

    4. Beto

      Existe ainda direita ou esquerda? O que há são grupos distintos lutando pelo poder por interesses particulares, o tempo da ideologia já foi. O que manda é o dinheiro e o poder.

    5. Leo

      para aqueles que acham que dimentein tem razão leia a coluna maierovich no Terra que mostra como isso que ocorreu remonta a ditadura e à repressão...

  24. barrosfilho

    Taí um um adjetivo que veio a calhar bem pra esses desocupados...!!!!

    Responda
  25. Boca Mole

    Como sempre, coluna muiti fraca, sr. Dilmenstein.

    Responda
  26. ViviVivi

    Se é apenas uma minoria, por que o reitor não conversa com ela? Mas não: manda logo a pollícia pra cima! Esse é o modo Alckmin de administrar: para bater em estudante, a pollíci@ comparece em peso. Já para combater a crimminnalidd nas zonas norte e leste, falta efetivo...

    Responda
    1. Wilson de Barros Salles

      Mil desculpas. Mas eles podem ser tudo menos estudantes. Normalmente uma minoria que não estuda, ficam na universidade atrapalhando a vida de quem quer estudar, pregando uma doutrina de esquerdista radical.Normalmente pessoas mimadas que nunca foram chamadas a razão do respeito e da ética.Manda ver as notas deles e o rendimento escolar. Deve estar infinitamente abaixo da media.

    2. ViviVivi

      Pois é, o espírito da dita não saiu de muitas pessoas ainda...

    3. George Lima

      Era o que fazia a ditadura militar...

  27. George Lima

    Temos que diferenciar entre Opinião pública e opinião publicada... que é a dos jornalistas... embora esses queiram formar ou manipular opinião...

    Responda
  28. caca

    Dimenstein acerta desta vez!

    Responda
  29. abueno

    Di.eme nstein, ainda bem que estes estudantes não são alienados como vc, que para se dar bem até sen t@ no co .lo dos F ri@s. Po lí cia tem que ir para cra.co.lândia

    Responda
    1. Leo

      kkk e permite que estudantes reinvindicando algo que é direito o de permanecer tranquilo sem PM em domicílio universitário, sejam agredidos e impedidos de protestar... isso é facismo, ditadura...

    2. Rafael Faria

      A policia está na cracolândia, só que a lei não permite que ela os remova de lá, vá se informar primeiro antes de falar besteiras.

  30. Codo

    Haddad disse que não se pode tratar os estudantes da USP como a cracolandia. Verdade lá são doentes, esmagados e humilhados pela historia, aqui são bandidinhos que desreipetam a democracia, as leis, a civilidade. Voce está equivoado Gilberto, o que estes moleques querem é que a sociedade, as leis a democracia, não os atinjam, sabe qual é o nome disto: FASCISMO. Criar uma republica sem lei dos apaniguados, foi assim que Hitler começou.

    Responda
    1. Leo

      Wanderley vai aprender sobre política...

    2. George Lima

      Imaginem se esses estudantes fizessem como os estudantes da Coréia, iam o exército... os jornalistas viraram conservadores mesmo...conservando a des (ordem) da sociedade burguesa.

  31. George Lima

    Acho que vc pegou pesado Dimestein... a palavra delin-quentes é forte e se atribui a pessoas que fazem a desordem sem motivação política. Ali eles tinham um motivo político e não precisaria ser tratados como ban-didos. Foi isso o que aconteceu, um aparato policial que parecia que iam invadir o Complexo do Alemão, como se os estudantes estivessem armados com fuzis. Mas vc está no seu papel de defender a ORDEM ...

    Responda
  32. Murilo

    Gilberto o "apenas" imp0lica em um enorme erro. Delinquentes mimados promovem tomada de prédios publicos? Em que planema você vive meu caro?

    Responda
  33. Fernando Vanigli

    Já ouvimos falar da tirania deste Tal Reitor e do todo o uso politico da Usp, através de perseguições e tudo mais. Acho que os alunos devem sim fazer reivindicações, e procurar acabar com tal politicagem. Contudo, e claro que utilizaram um fato errado, com um discurso errado, na hora errada. Não se conquista nada sem o apoio da opnião pública e o inverso ficou bem claro. Foi um tiro no pé.

    Responda
    1. George Lima

      Opinião publicada...diferente de opinião pública

    2. ViviVivi

      E quem informa a opinião pública?!? a míddia tuckanna!!! BINGO!

  34. toncosta

    São bandidos financiados com o dinheiro público com a conivência do PT. Ou voces acham que no PT só tem santo, muito pelo contrário, o diabo mora lá.

    Responda
  35. Haroldo Junqueira

    Cambada de m. aconheiro sem te oque fazer! Borracha nesses v. agabundos!

    Responda
    1. abueno

      Harodo , certamente o sr nunca passou por uma faculdade, só fala as ne ira

  36. Marcio Ferreira

    Sou ex-aluno da USP e digo que esses delinquentes deveriam ser expulsos e proibidos de voltar a uma Universidade Estadual. São baderneiros que não estudam, não assistem às aulas, não são aprovados em seus cursos e se acham acima da lei apenas por serem "universitários". Tudo o que defendem é o "direito" de fumar maconha em um local livre da preocupação e de responsabilidade.Que sejam expulsos!!!

    Responda
  37. Sid

    A maioria não sabe nada sobre o que está acontecendo na USP, muitos nãosabem nem o que é USP. Nem mesmo o jornalista que escreve a matéria tem noção do que está falando. Na realidade a imprensa trata ocaso com a parcialidade costumeira: Fotografa algumas latas de cerveja,algumas pichações e sentencia: 'São baderneiros, delinquentes,maconheiros'. E o 'povo' logo adere ao discurso: 'Borracha neles'. Não é o que sempre ocorre? E ainda reclamam da 'nação' que estão a construir!!!

    Responda
    1. Zakk

      Para ser imparcial é preciso ouvir os dois lados, mas os jornalistas foram recebidos à pedradas, agora chora.

  38. Helion

    Da próxima vez procure escrever menos bo ba gem.

    Responda
  39. claudete

    E AINDA DIMINUEM O VALOR DA FIANÇA? DEVE TER FILHINHO DE GENTE GROSSA POR AÍ

    Responda
  40. Silvia Tornieri

    É muito triste o que estamos presenciando neste episódio: jovens sem a menor estrutura, sem a verdadeira "educação", sem moral, sem bons costumes, despreparados e perdidos para enfrentar os problemas da vida!E mais triste ainda é pensar que provavelmente seus pais estão apoiando tudo isso, ou pior, não podem com isso, não disseram "NÃO" e agora é tarde!Todos perderam a noção de civilidade, de convivência e cidadania!

    Responda
  41. Mario

    Parabéns Gilberto pela análise correta. Eles não imaginam o estrago que fizeram na imagem da carreira que escolheram. Os estudantes dos mesmos cursos de faculdades particulares trabalham e estudam e não tem tempo para esse tipo de coisa. A imgem que fica e o que está na cabeça de muitos profissionais é que os uspinianos são todos esquerdistas de cérebro lavado pelos seus professores.

    Responda
  42. AlexandreLuna

    Vivi..Vivi, se o buraco é mais em baixo como você defende, me explica o porque de não terem se apoiado nesta causa tão nobre e digna? Os alunos fizeram uma invasão onde a minoria desrespeita o que foi decidido por uma maioria em assembléia. Desculpe-me mas eu lutei pela democracia e o que estes alunos fizeram não foi democratico. Não sendo democratico é baderna.

    Responda
  43. ViviVivi

    Essa mídia partidária (tukanna) só desinforma e deforma a informação... tsc tsc tsc

    Responda
    1. ViviVivi

      Apoio do sociedade COMO, com a míddia distorcendo tudo? Procure saber o que se fala desse reitor Rodas, o "doce" de figura que ele é, para COMEÇAR a entender que o protesto tem mais a ver com atitudes antidemmocráticas desse sujeito, com a falta de poder participativo de alunos e funcionários... Além disso, nunca houve muitos alunos ditos "engajados", talvez no "seu tempo de USP' eles fossem maioria. Em tempo: não estudo na USP atualmente, já estudei.

    2. AlexandreLuna

      Acho que sua fonte de informação esta esgotada. Será que você não consegue entender que sem apoio da sociedade não se tem manifesto? Não sei se você faz parte dos alunos ali presentes na ocupação, mas na minha opinião poderiam ter ganhado a simpatia da opinião publica se tivessem saido no momento certo. Respeitando a decisão da maioria e posteriormente a ordem judicial. Ninguem esta acima da ordem pública.

  44. Assinante Uol

    DESDE O MAIS HUMILDE CIDADÃO ATÉ O MAIS RICO EMPRESÁRIO PAGAM O ICMS E PORTANTO, SUSTENTAM AQUELES QUE ESTUDAM GRATUITAMENTE. É NOSSA FUNÇÃO E OBRIGAÇÃO, COMO CONTRIBUINTES QUE SOMOS ZELAR PELO PATRIMÔNIO PÚBLICO. A USP TAMBÉM É NOSSA E POR ISSO QUE SER PROTEGIDA DESSES DELINQUENTES.

    Responda
  45. Canti2803

    Dimenstein, te ataquei na semana passada no caso do câncer do ex-presidente, mas vejo que vc recuperou a sobriedade que sempre marcou sua biografia e seu profissionalismo. Este é o Dimenstein que já li muito e respeito. Parabéns!

    Responda
  46. Aulus Barbosa

    Felizmente estes alunos são uma minoria viciada em entorpecentes, pois a maioria dos alunos é a favor da permanência da PM. Se a USP for realmente uma instituição séria deve punir os mesmos com expulsão e ressarcimento do dano ao patrimônio publico. Por que esses I.N.U.T.E.I.S não vão usar suas drogas em casa?? a mãezinha não deixa????

    Responda
  47. samara barbosa

    FORA PM do CAMPUS! PM não tem nada a ver com Universidade. Gilberto me admiro de você dizer que eles não querem ordem no campus ao impedir que a pm permaneça lá. Você acredita mesmo que a PM trará ordem para a Universidade?

    Responda
    1. EBG

      A USP é um patrimônio do Estado de SP, logo é do interesse de todo povo paulista. As forças de segurança devem estar presentes para preservar o bem público e garantir a segurança de pessoas. Usar droga é crime! depredar bem público é crime! e a USP não é uma "ilha" onde há anarquismo. Vivemos em um estado de direito. P/ isso houve uma grande revolução de jovens. De jovens imbuídos em uma verdadeira causa. Não essa falácia de baderneiros filhinhos de papis travestidos de revolucionalis

    2. ViviVivi

      Enqto isso, a Cracolândia funciona tranquilamente há ANOS!!

    3. AlexandreLuna

      Mais uma revolucionária sem causa.

    4. Di Verdy

      Lógico que trará ordem meu caro. Mas aquela ordem de ter fileirinha de alunos,tipo soldadinho, cabelo cortado, barba feita, horário para o lanchinho e ái de quem for reclamar. Borracha nele... Podemos até sugerir mudar de nome para: USPM...Abraços.

    5. Canti2803

      PM traz segurança ao campus, evita roubos, sequestros relâmpago e tráfico de drogas que é o que os marihuaneiros presos estavam fazendo. Alguns destes marihuaneirios presos não precisam da PM porque não querem ver sua atividade cri_mi_nosa incomodada ou mesmo porque são f.il.hin.hos de papai que devem andar de carro blindado, não tomam tiro de b.an.d.ido.s que invadem a USP.

  48. Di Verdy

    Isso é que é gestão exemplar de Universidade Estadual. Ao invés de diálogo, tropa de choque. E pior, com o apoio da imprensa movida a j.abá. Cadê o Alk-man da Kibon? Deveria aparecer em público para dar explicações. E a segurança privada da USP, paga pelo contribuinte. Para quê serve? Abraços

    Responda
  49. Benedito Silveira

    Ofensivo é o título deste post... Este jornalista mostra que está completamente fora da realidade brasileira (como está de fato...). Quando alguém não consegue fazer nada na vida... vira jornalista... Por que não comenta o ROUBO MONSTRUOSO DA CR ALMEIDA, não só das terras como das taxa de pedágio implementadas pelos nosso corruptos políticos... Bater em coitado é o prazer da polícia e dos ignorantes... Além disso nosso atual e último presidente faziam o mes

    Responda
  50. Marcus Oliveira

    Triste é ver a resposta reacionária e conservadora dos leitores e da sociedade no geral, sendo influenciados por meios comunicativos tendenciosos como este. Os militares não mais governam o Estado, mas seus ideais ainda governam a mente dos brasileiros. Não há o que ser julgado, há o que ser discutido, lembrando que basear-se apenas naquilo que é veiculado na mídia, sem ter um contato real com o problema, não é o suficiente para a construção de uma opinião concret

    Responda