Ciência > Em rara aproximação, asteroide passa a 300 mil km da Terra, diz Nasa Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Rafa

    No Brasil, é preciso a desgraça acontecer primeiro pra se tomar providências depois. Se caísse no Brasil e fizesse um grande número de vítimas, só a partir daí, os políticos fariam alguma coisa e ainda assim seria uma providência "meia boca". Foi assim que antigas civilizações foram extintas. Com essas mentes retrógradas no poder estamos f....

    Responda
  2. Educor

    Nem se passasse mais próximo os ricos iam ceder....kkkk

    Responda
  3. dementedor

    podia ter caido bem no meio do itaquerão

    Responda
    1. Pedrão Pé Demesa

      Inveja dá frieira, sabia?

  4. Hélio Pereira

    300 mil Km de distância e isto é perto? Imagino a que distância ele passaria,se passasse longe.

    Responda
    1. Rafa

      O universo é medido a anos-luz, 300 mil km é ali na esquina.

    2. Marcos Berenstein

      Hélio, em um contexto astronômico, 300.000 quilômetros é mesmo algo insignificante. A vasta maioria das distâncias astronômicas são calculadas em ANOS-LUZ, ou seja, a distância percorrida pela luz em um ano, sendo que a velocidade da luz, medida por Albert Michaelson em 1907, é de aproximadamente 300.000 quilômetros POR SEGUNDO.

  5. Pe Carlos de Aguiar

    O universo é um mistério. Bastaria este meteoro alterar sua rota e muitas vidas desaparecerem aqui no nosso quintal. Eles existem para nos lembrar o quanto somos frágeis e pequenos nesta vasta criação.

    Responda
  6. BrasilMelhor

    se caisse em BRASILIA, capaz de todos os SARNEYS etc, sobreviver e o povo morrer. impressionante. ..

    Responda
    1. Rafa

      bem-feito! o povo merece!

  7. Benedito de Lima Fernandes

    Ara... uma hora Eles acertam... toda ano passa um... cada vez mais perto kkkkkkkkk

    Responda
    1. Fonseca

      O último que passou tão perto só foi em 1976...

    2. Germano

      Correção de 5 a 15k de diâmetro.

    3. Germano

      Possivelmente já acertaram e foi dos grandes (de a 5k 15 k de diâmetro) a uns 60 milhões de anos, provocou a extinção dos dinossauros, segundo uma teoria bem conhecida. Acredita-se tbem que a grande mortandade de animais, ocorridas a 400 e a 250 milhões de anos, possa ter origem na queda de asteroides ou cometas, pois provocaram grande extinção de animais. Portanto há evidências que é um evento cíclico, de longa duração, mas acontece eventualmente.

  8. MEIO KILO

    CARO MANO CHICO FERNANDEZ (302), TU FOSTE EXPLICITAMENTE SUSCINTO EM SUA BRILHANTE COLOCAÇÃO ADVERBIAL ANALITICA, PORÉM TU NÃO FOSTE SUFICIENTEMENTE CLARO NO PROLOQUIO SIGNIFICATIVO CONTEXTUAL DA PALAVRA ¨TRNASLADAM¨, INTENDI?!

    Responda
  9. jose oliveiras

    Devia cair em pleno G20.

    Responda
  10. ed

    de preferencia que caisse em BRASILIA, com certeza em cima do CONGRESSO NACIONAL, que limpeza que daria hem......

    Responda
    1. Germano

      Uma "pedrinha" como essa tem o poder de destruição de 65.000 bombas atômicas, possivelmente pegaria vc tbem meu amigo. É melhor escolher um menorzinho, rs.

  11. ZURIQUE

    Somos reféns do tempo e espaço e um dia, daqui a 1 hora, bilhões de anos. Nem todos os corpos celestes são detectáveis e nem toda a tecnologia que dispomos atualmente poderá mudar uma rota de colisão com um asteróide. O tamanho aliado à velocidade do bólido é determinante para sabermos se haverá vida após o impacto. Mas, não precisamos nos preocupar com isso, afinal nunca saberemos ao certo e "show capitalista não pode parar"! Não se preocupe! Morrerá trabalhando para o sistema até o fim. /

    Responda
    1. Germano

      Não precisa chocar um missel contra o asteróide, pode provocar uma explosão próxima, pra provocar seu desvio, isso tudo em teoria é claro. Como são muito raros as chances de serem detectados com antecedência é bem grande, o objeto em questão 2005 YU55, é captado por radar tbem, não precisa refletir luz necessariamente. Objetos menores que esse, sim, são mais dificeis de serem obserevados e detectados, mas o tamanho é diretamente proporcional a destruição, felizmente.

    2. ZURIQUE

      A comunidade científica afirma que não temos registro de todos os asteróides. Há alguns que consistem de matéria muito escura, não refletem luz alguma e aumenta muito a dificuldade de monitoramento. Quanto à utilização de armamento nuclear, dependeria e muito da estrutura do próprio bólido, de gelo, niquel e ferro como a Terra, etc. Dependendo da dureza do material, seria mais catastrófico ainda sua fragmentação. Relaxa! Ser vaporizado não dói!

    3. Germano

      Não é bem assim, uma das possiveis utilizações benéficas para as armas atômicas, seria pra desviar asteróides em rotas de colisão. É possivel monitorar com bastante antecedencia tais ocorrências. Como são muito raras o tempo está a nosso favor, por enquanto.

  12. Eduardo Souza

    Engraçado, a NASA divulga fotos a milhares de anos luz com qualidade excelente, e agora esta foto a 325 mil Km com essa qualidade, nos deixa meio com duvida, falo nada!

    Responda
    1. Marcos

      Amigo, o asteróide tem o comprimento de alguns campos de futebol...

    2. Fonseca

      Eduardo, na verdade não é uma fotografia e sim uma reconstrução por imagem de radar, que aí é transformada em um sinal óptico. Devido a isso a imagem não tem definição tão boa. As outras fotos que a NASA divulga também sofrem eventualmente um tratamento artístico para facilitar a compreensão do público. Um abraço

  13. bigfla

    Se uma pedrada destas acertar, acho que sobra pouca gente pra contar a história...

    Responda
  14. Fonseca

    O que o astrônomo Statler disse originalmente: "We want to study these asteroids so if one does look like it may hit us someday, we'll know what to do about it," Me parece que ele quis dizer que "se um asteróide semelhante a esse puder(e não: nos atingir) nos atingir, nós saberemos o que fazer..."

    Responda
  15. Felipão

    O universo é uma obra fantástica e nos mostra o quanto somos pequenos. A todo momento nasce uma estrela nesse imenso mundo. Concordo com a brincadeirinha do colega que esse asteróide poderia cair em Brasília.

    Responda
  16. richardomus

    Talvez tenhamos testemunhado hoje o asteróide que cairá na Terra daqui a algumas centenas de milhares de anos no futuro. Possivelmente não estaremos aqui para ver sua queda. O problema é que, a cada vez que ele passa, a Terra e a Lua alteram ligeiramente sua órbita por culpa da gravidade.

    Responda
  17. Wilson Nosliw

    Caro J.C você poderia fazer um favor para a humanidade ? se abstém de fazer esses tipos de comentários conspiratorios . o homem nunca foi para a lua rsrsrsrs é de rir mesmo . no auge da guerra fria a união soviética deixaria passar algo desse tipo tsc , tsc, tsc .

    Responda
  18. Walter Oliveira

    "e segundo a Nasa teve o aspecto de um ponto branco por trás de uma constelação de estrelas". Sempre se superando hein Foia.

    Responda
  19. Fran'

    É necessário catalogar-se o conjunto infinito dos asteróides e astros que trnasladam pelo universo, dessa forma teremos uma somatória dos elementos finitos que circulam nas órbitas elipticas que constitue o conjunto de planetas, estrelas e sóis da nossa galáxia. Outrossim devo admitir que a centésima parte dos planetas conhecidos e de órbitas definidas poderão encontra o longo eixo longitudinal das bordas elípticas dos elementos ainda não definidos como satélites naturais. Fui claro?

    Responda
    1. Germano

      Outrossim, acho que 0,01% dos planetas conhecidos têm 100% de se chances de não se encontrarem nas "bordas elípticas dos elementos ainda não definidos como satélites naturais", dentro de seus eixos longitudinais é claro, rs. Um conjunto infinito de asteróides e astros precisariam de um arquivo infinito? não entendi essa parte.

    2. Lee

      Você não apenas foi obscuro como também arrasou a língua portuguesa.

  20. ciccero carlos de lima

    A ciência é muito bôa sim, a lua é qualhada de buracos, expliquem porque a terra não sofre esse problema desde que o homem está aqui? existe uma explicação que muitos querem ignorar, a explicação é DEUS existe, e como está escrito, não fez a terra para a desolação.

    Responda
    1. Germano

      As crateras da lua tem milhões e bilhões de anos, muitas datam do período da formação do astro. Na Terra tbem existem (existiram) crateras porém a constante movimentação do relevo, terrenos sedimentares , vegetação erosões provocadas por chuvas e ventos, modificam totalmente a paisagem em pouco tempo. Mas algumas crateras maiores podem ser observadas sim.

    2. Fonseca

      Além da atividade atmosférica, que permite a erosão e a atenuação dos sinais de impactos antigos, a atividade geológica (ausente na lua), através, por exemplo dos vulcões, está constantemente formando novos solos. Deus existe ? Talvez sim, talvez não... sua evidência, infelizmente, não responde a pergunta.

    3. bizuex

      Engano seu Ciccero. A terra também é coalhada de crateras, só que aqui temos uma atmosfera que permite a erosão das superfícies. Desde que o homem está aqui a Lua também não sofreu nenhum impacto. Aliás, querer justificar qualquer coisa relacionada a idade do planeta em termos de idade da civilização humana mostra o quanto o ser humano se acha especial. PS. Deus não existe...

    4. Nicholas Venturini

      Com todo o respeito, mas se o que nós fazemos com a terra não é desolá-la mais do que qualquer outra catástrofe conseguiria, eu não sei o que é desolação.

  21. Nicholas Venturini

    Podia ser bem maior e ter batido no meio da terra.Quem sabe se começar de novo essa porcaria naum dá certo?

    Responda
    1. minancora

      Ah Nicholas, não é por aí...

  22. J. C.

    \e/ Há mais de 40 anos que a Nasa engana o mundo e ainda existem tolos que acreditam que o homem pisou na Lua. \e/

    Responda
    1. El Comentador

      Pior é acreditar num cara que anda sobre o mar e noutro que, a golpe de cajado partiu as águas no meio, vai amigo seja menos fundamentalista e pense com a sua própria cabeça

    2. carlosband

      muito simple cara "cabeça cheia", essa tecnologia que lhe permite ter COMPUTADOR e INTERNET é extremamente recente. Em 1969 não existia microprocessadores de nucleo de 0,5 cm. Eu também sou um dos que duvidam que em 1969, com computadores transistorizados, pesados e lentos eles tenham conseguindo tal façanha. Mas isso é outra discussão.

    3. Gio

      Ondas de radio são tecnologias espaciais? kkk

    4. Lee

      Essas cabeças ocas que negam que a ciência e a tecnologia tenham levado o homem à lua precisam explicar por que eles não negam a mesma tecnologia que lhes permite ter computador, Internet, rádio, televisão, além de centenas de instrumentos usados em pesquisas científicas de variados tipos, inclusive os vários exames médicos oriundos desses mesmos avanços científicos a que eles eventualmente recorrem.

    5. Mídia GolpistaComprada comDinheiroPúblicoporTucanalhas

      E a foto tirada do meteoro, é uma piada esta agência espacial americana, mas falsa que nota de 3 reais...kkkkkkkkkkk

  23. verdade

    Breve vai vir um direto e vai acabar com o nosso planeta. E isto todo mundo sabe, mas escondem para não dar pânico geral. Talvez seja o da data de 21 de dezembro de 2012.

    Responda
  24. Paulo Cesar

    Caramba ! Se ele caísse na Praça dos 3 Poderes a gente nunca mais veria nenhum político ! ! ! BAcana !!!

    Responda
    1. carlosband

      pois é Rodrigo, além de $&*#&$, ESSE CARA É UM DESINFORMADO, um analphabeto político, que coloca a culpa de tudo que acontece na cidade. Como brasiliense, fico danado quando vejo um comentário descabido desses, o cara vota na cidade dele, nos deputados e senadores do estado dele, que vão a Brasília representar o Estado dele, e ainda acha que brasília e os brasilienses tem culpa?

    2. Rodrigo Lima

      Mais um $&*#&$ que quer enfiar críticas de política em tudo quanto é assunto!

  25. Ricardo Oliveira

    legal a informação Folha.com... mas da uma corrigida no inicio do texto ai porque " constelação de estrelas " é osso hein

    Responda
  26. caca

    uma pena que passa longe poderia cair na Terra quem sabe melhore os valores humanos, pois tem muitos desumanos querendo direitos de humanos, tem tanta gente querendo e pagando para ter o paraiso, assim iriam todos juntinho para lá.

    Responda
    1. Éomer

      Mas antes seria bom aprender a usar a vígula e o ponto.

  27. Alexandre Gomes

    Adorei o comentário do colega dizendo que poderia cair em Brasília!! Isso é o tipo de coisa que seria muito benéfico ao nosso sistema político.

    Responda
    1. Rodrigo Lima

      Nicholas, seu raciocínio lógico chega a ser inferior ao de um símio de laboratório!

    2. Nicholas Venturini

      Você é político ou é cupincha?? um dos dois, pq cidadão honesto acho difícil ...

    3. Rodrigo Lima

      vc adorou pq é um %#$%$#, assim como ele!

    4. sail

      Esse post demostra a absoluta igno_rancia brasileira sobre politica,e sobretudo pela democracia . Até o presente momento, na história do mundo,as decisões que envolve interesse publico são politicas, porem o Brasileiro comum , estimulado por uma mídia venal, ,na maioria das vezes, simples porta vozes de partidos politicos aproveita-se dos maus politicos , quase sempre adversários , dos patrões que detem a midia e molda essas opiniões preconceituosas e anti democraticas.

  28. Marmo

    Como assim, "se algum dia formos atingidos saibamos o que fazer com eles"...Se algum dia formos atingidos vai sobrar só o pó...

    Responda
  29. Rodrigo Oliveira

    #Medo daqueles filmes de ficção virar realidade um dia... já pensou Armagedon..... Deus é mais....

    Responda
  30. Blade Runner

    Queremos estudar estes asteroides, de forma que se algum dia formos atingidos, saibamos o que fazer com ele"? Ué , dependendo do tamanho do asteróide e se formos atingidos restará alguém para fazer algo com o que sobrar dele ou da Terra? Acho que uma revisada nos textos antes de publica-los seria interessante.

    Responda
  31. skybolt

    O termo CONSTELAÇÃO DE ESTRELAS utilizado na reportagem foi realmente uma obra prima, genial. No mais, parabéns ao leitor que comentou sobre a possibilidade de um troço desses cair em Brasilia.

    Responda
  32. Marco

    Em todo filme de desastre, com asteroides a solução sempre é a mesma explodir o pobre coitado, na verdade se acontecesse ele seria repelido e não explodido, já que esta no vácuo seria mais correto explodir nossas armas nucleares convencionais (quando digo nossa; são as do planeta em que vivemos) e com a onda de choque poderia tira lo do risco de colidir com a gente, isso claro que um físico teria de calcular a massa sua trajetória e quanto de energia seria necessário para repeli lo.

    Responda
  33. AeOn FluX

    Sinceramente, a Nasa e as agencias rotters fizeram tanta expeculação á cerca do corpo celeste e dos riscos dele em relaçao á passagem dele perto da Terra e para quê? Para no final me mostrarem uma foto que mal se ve, que mais parece que foi feita com programa de photoshop. Cade os enormes satelites captadores de imagens do espaço que a Nasa tanto "protege". Conseguem ver o que for a milhoes e bilioes de km da terra captando imagens excelentes deles e de uma grande ameaça com

    Responda
  34. buriak27

    Um corpo celeste desse caindo sobre a terra seria cataclísmico independente de qual continente, pois, a nuvem que se elevaria na atmosfeira de poeira, fuligem seria suficiente para embaçar a luz solar...seria um dos possiveis "apocalipse" previstos, no mar provocaria ondas gigantescas(acho 21 metros ate pouco...)dependendo da proximidade de algum litoral e de proximo a que continente também...Que poderia provocar mudanças na Terra isso é fato!Mas se caisse em Brasilia,numa terça feira..nossa

    Responda
  35. MARCO MAZETO

    Alguem sabe me dizer se esse bendito asteroide caisse sobre Brasilia quais seriam as chances de cair sobre o congresso ; senado ou esplanada dos ministerios..

    Responda
    1. Rodrigo Lima

      Mais um $&*#&$ que quer enfiar críticas de política em tudo quanto é assunto!!!!!

    2. Guilherme amorim

      hahaha, é verdade.....preguiça disso

    3. Luís Brudna

      Sempre é a mesma coisa. Notícia sobre astronomia... e alguém fala de Brasília. :-)

    4. Silveira

      Olha, o que se sabe é que faria um buraco com 6,4 km de extenção e 528 e profundidade(quase o número de deputados que é de 513).

  36. fernando de la vielle

    Vocês quiseram dizer que teve o aspecto de um ponto branco na frente de uma constelação, que diga-se de passagem, só pode ser de estrelas. Certo?

    Responda
  37. Mane

    Numa dessa, um acerta!

    Responda
  38. Luc Anderssen

    A NASA tem um programa chamado NEO (Near Earth Objects), programa o qual rastreia diversos asteróides e suas prováveis órbitas. o Apophis vai passar em 2029 por aqui. Mas a probabilidade é cada vez menor dele bather aqui em 2036. Mas o que mais me enojha, é um bhando de crethinos vendendo isso como o fim do mundo, a fhúria de deus e toda essa marmeladha religiosa. Ovelhas cegas ao fantástico universo natural do Cosmos.

    Responda
  39. cezarcampos

    O perigo está no interior da terra com as placas tectônicas que se movimentam e se chocam constantemente provocando terremotos e tsunamis. O perigo também pode vir do espaço com asteróides, cometas e outros corpos celestes. Creio que mesmo com toda tecnologia disponível a humanidade não pode com os fenômenos naturais. O m homem se acha todo poderoso, mas não passa de um dos mais de sete bilhões de passageiros dessa tão generosa e maltratada " espaçonave "chamada terra.

    Responda
    1. Guilherme amorim

      uau, pluct, plact, zum, não vai a lugar nenhum

  40. Fhilipe Torres

    Podia cair em Brasilia bem no dia da votaçao de aumento de salario dos deputados, senadores e afins...

    Responda
    1. francisco

      muito bom pra ser verdade.

    2. carlosband

      E o que a cidade tem de culpa de voces votarem nos SEUS DEPUTADOS e SENADORES nos seus estados? já está passando da hora de tomar vergonha na cara e parar com este estigma, votem com consciencia nos SEUS ESTADOS. Se Brasilia fosse destruida, com certeza SEUS DEPUTADOS e SENADORES se reuniriam em outro local.

    3. J'ulio

      Precisava ser em dia de votação para aumento, não. Sendo em Brasília poderia ser em qualquer dia.

    4. Roberto Roberto

      Apoiado, pensando em projetar algo que ajude na coordenada de forma atrativa, que venha logo e com toda a velocidade!

    5. Carlos

      poderia cair na sua casa, quem sabe assim voce pararia de escrever besteiras como essa.

    6. Biasi

      Seria melhor uma chuva de meteoros caindo em Brasilia, no congresso nacional, na esplanada dos ministérios, no palácio do planalto e no STF e STJ. Seria a limpeza completa. Ah, e se desse para algumas rochas gigantes respingarem no diretório do PT em SP seria uma grande favor para humanidade...

    7. Rodrigo Lima

      Mais um $&*#&$ que quer enfiar críticas de política em tudo quanto é assunto!!!!!!!!!!!!!!

    8. Hélio Shinsato

      Juro que entendo a brincadeira/protesto, mas não seria desproporcional acabar com 2,5 milhões de pessoas para dar cabo de 513 deputados e 81 senadores? Um abraço.

    9. Wags

      Infelizmente não temos tanta sorte assim :-S

    10. Jota Gadelha

      Seria bom demaisssssssssss pra ser verdade.... rsrs já imaginou? Sarney, Renan, Collor,etc etc .. td de uma só tacada? nossa...

    11. wcad

      O fhilipe com agá esquece que gente ruim e cor-rup-ta misturada às pessoas de bem existe em qualquer lugar e não só em brasília.

    12. Mauzan

      Ou no dia da posse, pegaria os que estão saindo e os que estão começando a nova festa.

    13. Bil

      e têm ainda gente que dá ponto negativo..só pode ser deputado!

    14. capoia

      Ô Fernando Beira-Mar, me responda, sinceramente: - Hoje, você votaria em quem para deputado federal de seu Estado? - E para senador? - E para governador? - E para presidente? - e para prefeito? - e para vereadores? Me aponte apenas UM que não eja cor rupt0, me prove, que eu também votarei nele(s). Não adianta: O BRASIL ESTà B!CHADO POLITICAMENTE.

    15. *.*

      Oh Fhilipe, isto iria gerar ondas (do que tem em Brasilia) de 21 metros. Não merecemos isto, além do que já sofremos. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    16. Fernando Beira-Mar

      vc leu bem a reportagem irmão se cair em brasilia destroi o todo brasil se naum mais ainda e vc diz uma coisa desta aprenda a votar e eduque os seus para tb votarem conscientes

    17. Silveira

      Só nessas ocasiões? Ah sim... entendi... é quando todo mundo vai "trabalhar". Caiu a ficha.

    18. Rafael Roldan

      Há um asteróide humano a caminho de lá... eles esqueceram que panela de pressão sobrecarregada pode explodir a qualquer momento...

  41. Gio

    Na reportagem fazem alusão a um asteroide que passara por aqui em 2028; esse asteroide se chama apophis, tem apenas 500 km de diametro e na real em 2029, podera ser visto a olho nu da terra, li teorias que apophis estaria em rota de colisão com a terra, mas logo em seguida a NASA desmentiu, é esperar pra ver, mas que ele existe é fato.

    Responda
    1. Gio

      Eu corrigi, vcs que são preguiçosos e não leram todas as respostas.

    2. Thomaz Shiohara

      "apenas" 500km??? Voce errou a unidade ou foi uma ironia não muito aparente?

    3. Dario

      A esstimativa do tamanho do apophis é entre 350 e 450 metros - nada de 500 km. As probabilidades de impacto com a Terra (e do tamanho do asteróide) são recalculadas de tempos em tempos, de acordo com o grau de precisão das observações, não tem isso de "a Nasa desmentiu".

    4. Gio

      ops: metros ao inves de km

  42. Bruxo

    Os dinosauros foram vítimas de um bichiho deste, mas derrepente se esta coisa cair, que caIA NO MAR. Uma onda não é tão perigosa, mas pode mudar a órbita da terra, acelerar a rotação ou parlizar a terra no cenit, acabar com o dia e a noite deixar um lado claro outro escuro ou dar uma volta no globo acabar com os polos sul e note ou deitar o ovo que esta de´pé isso mudaria tudo. Acabaria com o conceito hoje ontem amanhã. O passar do tempo se dariam só estado físico da matéria. Que loucura tch

    Responda
    1. José Buccetta

      Não é simples assim. Os efeitos de uma queda dessas no litoral próximo às grandes metrópoles seriam incomparavelmente maiores do que numa região de terra com baixa densidade demográfica.

  43. Udi

    Um pedacinho deste danadinho poderia cair em Brasilia, mas somente de terça a quinta-feira, e desde que não se tenha feriado.

    Responda
    1. Rodrigo Lima

      Olha, eu posso estudar o que for que a única inferência lógica à qual chegaria (tanto eu quanto qualquer pessoa sensata) seria que esse tipo de pessoas como vcs são completamente incoerentes e ridículos! Falta massa encefálica!

    2. Rodrigo Lima

      Acéfalos!

    3. LENITA ALBUQUERQUE

      Rodrigo não sei se você sabe mas o ser humano é um ser Político por essência. Todos os nossos atos são Políticos. Logo, não adianta você reclamar de todos os que desejariam que o asteróide tivesse caído em Brasília. Vá dar uma estudadinha em Sociologia, História, e você saberá o que estou dizendo. E depois, todos nós estamos mesmo fartos dos tais políticos do Brasil todo, não só os de Brasília. Mas, convenhamos que lá esta la crème de la crème dos piores.

    4. Rodrigo Lima

      Mais um $&*#&$ que quer enfiar críticas de política em tudo quanto é assunto!!

  44. Germano

    As "teorias" que previam o fim do mundo em 2011/2012, provavelmente estão tendo seu minuto de fama.

    Responda
  45. Tonhão

    O estrago causado por este asteróide ainda é bem menor do que o estrago causado pelos políticos aos cofres públicos no Brasil. Ainda sem contar, a violência, saúde e outros males que nos assombram. Então preocupar com asteróide, no momento, é de uma insensatez sem tamanho.

    Responda
    1. Luís Brudna

      A Nasa ainda não tem relação com Brasília. :-)E a astronomia é importante.

    2. Pedro Lisboa

      Pelo menos dará para dar um nome ao causador de nossa extinção. Parecerá a estória de dois tomates atravessando a rua. Olha um carro....procht!!!! Ond e? ....procht!!!!

    3. Felipe

      nao eh uma insensatez! com ou sem os problemas que vc citou, eh de extrema importancia ficarmos de olho no espaço, alem de aprendermos muito sobre nos mesmos, nossas origens e nosso planeta , podemos previnir possiveis desastres naturais que podem ser desde pequenas destruiçoes ateh extinçoes em massa, inclusive a nossa( seres humanos)

  46. Hélio Shinsato

    Nessas horas temos que reconhecer a importância de se catalogar os asteróides e cometas com potencial de colisão com a Terra. Na distância em que passou, se o ângulo e o momento fossem outros, poderia ter havido uma colisão com a Lua, o que também poderia ter implicações para nós. Está mais do que na hora de se criar um consórcio internacional para lidar com o potencial perigo de colisões de asteróides e cometas.

    Responda
    1. silvio abramovitz

      isso ja existe

    2. Arquivo X

      Demorô!

    3. Weapon Xbr

      Muito boa sua colocação porém os países só estão preocupados como o que ocorre dentro de nosso "planetinha".

    4. Hélio Shinsato

      Oi Benicio. Pode ser. E pode não ser. Depende do tamanho, é claro, mas também da composição do objeto e do ângulo de entrada. Em Tunguska na Rússia, o ângulo foi bem aberto e o objeto se fragmentou na atmosfera numa grande explosão. Com um ângulo "certo", menos inclinado, boa parte do asteroide chegaria à Terra. Não se pareceria com o impacto que vimos em Júpiter, que tem uma gravidade muito mais forte do que a da Terra. Um abraço.

    5. Black_Shark

      Esse caras estão exagerando. Um meteoro do tamanho de um porta-aviões, no momento que entrasse na atmosfera terrestre começaria a desintegrar-se, e, aí pode-se dizer que este cairia com o tamanho de um avião controle remoto. Claro que mesmo assim o estrago é considerável... mas não chega a esse exagero todo não. Daqui a pouco eles vão começar a querer desviar órbitas de cometas milenares, e aí o tiro vai sair pela culatra, podendo fazer com que entrem em rota de colisão com a terra.

    6. Pirata do Caribe

      Poderia desviar os asteróides e cometas com o potencial perigo de colisões para cairem todos em Brasilia.

    7. Hélio Shinsato

      Oi Flavio. Estudos recentes mostram que há várias formas de se lidar com o problema. Inicialmente pensava-se que ogivas nucleares seriam a solução, mas dependendo da composição do asteróide ou cometa, podem ser completamente inúteis. Tração gravitacional parece ser mais apropriada. Uma espaçonave "estacionando" próximo pode mudar a órbita o suficiente para desviá-lo. Em asteróides descobertos a tempo pode-se instalar foguetes na superfície. Há o que fazer e alternativas a estudar. Um abraço.

    8. Flavio dos Santos Pereira

      Sim, e daí? Cataloga-se, descobre a trajetoria, sabe que vem em nossa direção, que bilhões de toneladas de ferro vão se chocar com a Terra e... Voce vai fazer o que? Rezar? hahaha Se tiver que chocar, vai chocar e nada poderá ser feito pra impedir. Se não chocar, não foi a tal catalogação que impediu... Ou voce acha que os avioezinhos da Otan podem com bilhões de toneladas de ferro viajando no espaço a mais de 100 mil quilometros por hora?

  47. jorge souza ramos

    p orra como as estrelas estão próximas da Terra? ou estes astrônomos estão malukets

    Responda
    1. zaborato

      Não é estrela não, é um asteróide pequeno (tem um 300 metros), uma simples pedra vagando no espaço em órbita que cruza conosco de tempos em tempos.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.