Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. JCMurozaki

    Mal começou e já deixa a sensação de que a Marta seria a melhor opção, por incrível que pareça. O padrinho político pelo menos fazia uns trocadilhos mais engraçados. Quis fazer média não sei com quem, mas não conseguiu agradar nem um lado ENEM o outro.

    Responda
  2. Otávio Paiva

    O que há é uma interpretação erronea do discurso do Ministro Haddad. Quando diz que "não se pode tratar a USP como se fosse a cracolândia" entendo que diz respeito à prisão de três estudantes por consumo de drogas, fato que gerou a ocupação, e não à reintegração, como publicado. Mesmo porque, na cracolândia não é comum a reintegração e sim a prisão de usuários e traficantes. Concordo com o Ministro, se os policiais não tivessem prendido usuários, não haveria ocupação.

    Responda
    1. Mariana T.

      até que enfim, uma pessoa lúcida nesses comentários!O resto tá tudo fumado, certeza.

  3. themístocles sanches

    Por sorte esse senhor jamais ganhará uma eleição em SP. Alias nem ele nem o Sr. mercadante que não ganharia eleição pra sindico. e muito menos a sraa. Martaxa Themis

    Responda
  4. luiz

    Este sujeito quis fazer um trocadilho de péssimo gosto, ao estilo do molusco, e se deu mal. ...começou a campanha com o pé esquerdo, não tem a mínima chance.

    Responda
  5. Otávio Paiva

    Por tudo isso acredito que o posicionamento do Ministro foi correto: contra a opressão desmedida da polícia na prisão de usuários no campus e contra a ocupação inútil da reitoria pelos estudantes. Considero equivocado a relação estabelecida entre este movimento e o movimento dos sem tetos, já que estes buscam o direito legítimo de moradia digna e ocupam prédios abandonados. O futuro prefeito deve preservar o patrimônio público mas deve acatar a reivindicação provendo moradia aos desabrigados

    Responda
  6. Otávio Paiva

    Já em relação à ocupação em si, o colunista foi tendencioso ao omitir o fato de que o Ministro se posicionou contrário a este movimento ao afirmar que: "Eu entendo que esse expediente de invadir reitoria, além de ser autoritário é ineficaz, não produz bons resultados em nenhum lugar. Acrescenta, ainda, que "Esse é realmente um procedimento em que uma minoria, de maneira arbitrária, cria um fato político sem produzir os efeitos desejados" justamente no sentido do comentário do colunista.

    Responda
  7. Otávio Paiva

    O porte de droga ilícita para consumo próprio é ilícito penal previsto no artigo 28 da Lei 11.343, cuja pena prevista é "I - advertência sobre os efeitos das drogas; II - prestação de serviços à comunidade; III - medida educativa de comparecimento a programa ou curso educativo", isolada ou cumulativamente, e não de prisão. Por tratar a USP como cracolândia a polícia desencadeou o movimento de ocupação.

    Responda
  8. Otávio Paiva

     A opinião do colunista é tendenciosa pois distorce o discurso do Ministro Haddad. "não se pode tratar a USP como se fosse a cracolândia" diz respeito à prisão de três estudantes por consumo de maconha, fato que gerou a ocupação, e não à reintegração, como quis fazer crer o colunista. Mesmo porque, na cracolândia não é comum a reintegração e sim a prisão de usuários e traficantes. Concordo c/ o Ministro, na Uiversidade a interação entre polícia e comunidade academica deve ser diferente

    Responda
  9. lucaum

    todo movimento social a bala e borrachada(sem-teto, greve dos professores, greves na USP, greve de policiais civis) isso é uma ditadura disfarçada!! para mudar a sociedade excludente formas revolucionárias de protesto(passeatas, ocupações, greves) são mais do que NECESSÁRIAS, o discurso legalista não permitiria a primavera árabe por exemplo!!!Por uma USP pública, sem fundações privadas, com cotas sociais e sem a militarização do diálogo!!!

    Responda
  10. lucaum

    você que é pró-PSDB está fazendo um monte de interpretações sobre a fala do futuro prefeito que ele não disse ele se colocou CONTRA a ocupação da reitoria e CONTRA os excessos policiais, agora concordo que o ministro foi infeliz ao dizer que se deve tratar diferenciadamente a cracolândia e a USP, mas não para atacar a borrachadas os dois (estudantes e drogados) e sim que a polícia não trata problemas de drogados pois isso é questão de saúde pública e não deve reprimir todo movimento social..

    Responda
    1. Cris Rosa

      Futuro prefeito de onde cara pálida?!

  11. Carlos

    Lamentável o comentário do Ministro, ainda por cima da Educaçao.

    Responda
  12. dudu

    Quando poderosos invadem terrenos públicos todos se calam, né??

    Responda
  13. ilbrito

    Me responda, mais tão mal que o Bruno Covas? Impossivel.

    Responda
    1. João Pedro

      Desculpe a piada, mas eu estava lendo sobre o Rubinho e o Massa quando vi seu comentário. Bruno Covas e Fernando Haddad?! É bem melhor voltar a ler sobre o Rubinho e o Massa.

  14. João Pedro

    Como diria o Capitão Nascimento: Pede pra sair!

    Responda
  15. cidadã

    ESSE HADDAD É UM IMBECIL !

    Responda
  16. João Pedro

    É simples: o diplomado Haddad pede para o indiplomado Lula explicar o que ele queria dizer mas não disse ou o que disse mas não queria dizer.

    Responda
  17. Mídia GolpistaComprada comDinheiroPúblicoporTucanalhas

    Dimenstein se borra todo por saber que Haddad será o futuro prefeito dacapital, e ele perderá a MAMATA da FARRA COM DINHEIRO PÚBLICO que os tucanos distribuem para TODA A IMPRENSA COM A FINALIDADE ÚNICA DE OS BLINDAREM. Por isso, Dimenstein ataca, ataca, ataca...mas do que adianta? Ninguém dácrédito a um ser imoral e anti-ético que usa de sua profissão para fazerpolítica-partidária.

    Responda
    1. themístocles sanches

      ÉTICA??? palavra que não soa bem em boca de petistas

    2. André

      Esse é tão cego que se o PT colocar Fernandinho Beira Mar pra candidato ele vai votar e ainda defende-lo!

  18. gremiosudeste

    e o gilberto dimenstei també já começou sua campanha eleitoral...

    Responda
  19. Schultz

    O Gilberto não é uma pessoa indicada para comentar qualquer coisa relacionada com o PT, para ele só existe a turminha do FHC.

    Responda
  20. Dorneles

    A M.aconhhhhaaaa foi cauuuusa ouuu eeefeito....

    Responda
  21. Dorneles

    A maconh.a foi causa ou efeito...Eis a questão.....

    Responda
  22. Dorneles

    lamentável, a maconha foi causa ou efeito neste lamentável episodio...Certo esta é FHCê, agora que parou de fumar... aprova tudo...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Responda
  23. Pedrão Pé Demesa

    Haddad é um testa de ferro de 5a categoria, um enviado delle, portanto só poderia ser um grande traste. Ele não sabia que a população de São Paulo, REJEITA tudo que seja ligado ao Cara? Agora ele aprende.

    Responda
  24. evando peixoto

    Por favor, Dimenstein, ao afirmar que a USP não pode ser tratada com uma cracolândia, Fernando Haddad não está dizendo, necessariamente, que "invadir um prédio público pode, em certas circunstâncias, ser aceito por todos e amparado pela Justiça". Pelo que entendi, ele se referia à atitude da polícia em relação ao episódio como um todo, sobretudo na sua origem, que foi a prisão de três jovens que estavam fumando maconha no campus. Se você é pela discriminalização não deveria concordar isso.

    Responda
  25. cobol

    Bom dia, Dimenstein.É preciso lembrar que o Haddad é Professor doutor da FFLCH. Sendo os professores desta unidade da USP os mentores intelectuais deste grupo que invadiu a reitoria, não poderíamos esperar do Haddad senão apoio aos seus iguais revolucionários socialistas.Quem quiser pode ver em seu currículum lattes a sua trajetória como acadêmico Marxista. Precisamos analisar bem a mentalidade deste sujeito e o perigo de tê-lo na prefeitura de São Paulo.

    Responda
  26. SergioBR

    A declaração dele foi um desastre. Simplesmente deu aval a bandalheira. Começou muito mal realmente.

    Responda
  27. Milo Mamilo

    Você, por outro lado, começou muito bem sua campanha a favor do PSBD, não é, Dimenstein?

    Responda
  28. molina

    muito bom que o bacaninha se mostre. o play boy está aparecendo, só faltou a máscara.

    Responda
    1. Jacinto

      Máscara iguais àquelas usadas pelos invasores?

  29. Braga

    Falar sobre o que não se conhece dá um problemão,não é sr.Dimenstein?

    Responda
  30. FERNANDO BRICKS

    Haddad acabou de perder muitos votos. A esmagadora maioria da população está contra estes pseudo-estudantes. A favor só suas mamãs. O patrimônio depredado pertence a todos nós, e os custos também, ou alguém aí acha que eles vão arcar com alguma coisa?

    Responda
  31. otto

    Hadddad começa mal ? Não me lembro de alguma coisa boa que este ministro tenha feito. Aliás a educação no país não está melhor a muito tempo. Mas é bom que ele seja candidato a prefeitura. Afinal, os paulistas que elegeram um palhaço para deputado federal precisam ter a opção de fazer o mesmo para a prefeitura da cidade.

    Responda
  32. Antonio

    Não sou afavor das Acupações; Mais querro que a Imprensa informe ao povão o poquer desta ocupação;Se a USP Estar investindo mais na Educação com o dinheiro que tem ou estar Comprando Imoveis e Estacinamento para Alugar o que não é o seu Negocio;Será que comprar Imoveis e não Investir mais na Qualidade da Educação não é prioridade;Para onde estar indo o Dinheiro da Educação da USP;O Povão precisa Saber os Dois Lados da moeda;quero saber onde estão Investindo os Recursos publicos do Ensino; /

    Responda
    1. André

      Os recursos publicos estão sendo destinados a reformas dos prédios danificados, no reparo de viaturas atacadas e nos custas das operações policiais necessarias pelos atos de vandalismo desses alunos!

  33. Orivaldo

    Eestou em um processo de evolução política, sempre tive idéias de esquerda moderadas e sempre simpatizei com o movimento comunista, mas hoje estou me tornando mais radical e vejo que não existe nenhum tipo de movimento político que realmente vá alterar o mundo, a não ser o anarquismo. Atualmente, tenho propagado que sou um simpatizante dos movimentos de ocupação e não há nenhum governo que me represente, desse modo não acredito tb que exista lei que deve ser cumprida.

    Responda
    1. André

      Então seu lugar é no manicomio ou na cadeia!

    2. Akhenathon Akhton

      Marijuana estragada faz mal à saúde.

    3. Celso T, Nobre

      Esse aí veio direeeeto da reitoria...

  34. jose mago

    O PT TA TÃO PERDIDO, QUE NEM ELES SUPORTAM MAIS A MARTAXA. AS FIGURINHAS ESTÃO TODAS ''CARIMBADAS'' PELA CORRUPÇÃO. É MUITO BOM RIR POR ÚLTIMO. COMO É BOM VER OS PETISTAS TODOS COM O RABO ENTRE AS PERNAS. ISSO NÃO TEM PREÇO. DEUS EXISTE.

    Responda
  35. cinojosa

    Quais afinal são os motivos do "motim"? São rebeldes sem qualquer causa. Eles vão garantir a segurança na universidade? Acho que a USP deveria expulsar todos eles de forma exemplar. São idiotas que ocupam vagas de pessoas que querem estudar e contribuir para a sociedade.

    Responda
  36. jose mago

    DIMENSTEIN, PARABÉNS. ISSO MESMO, CURTO GROSSO E SEM FAZER MÉDIA. AFINAL, VOCE NÃO PRECISA MAIS DISSO.

    Responda
  37. Jo mendonça

    Dimenstein, a constituição diz que todos temos direito à moradia. 23 anos se passaram, e a quantidade de sem-teto só aumenta. E vc não acha legítimo que os movimentos sociais se organizem e ocupem prédios vazios cobiçados pelo mercado imobiliário? Quem foi mal foi vc, que quer deslegitimar todo movimento social. Seus comentários são péssimos. Um misto de conservadorismo com pseudo-progressista. Lamentável. No fundo, não passa do discurso demo-tucano. Prova disso é a "moderação" do seu blog.&nbsp

    Responda
  38. Tom

    Quem se preocupa em analisar os fatos, coisa que um jornalista deveria fazer, vai verificar que o Haddad condenou a invasao, e so ler a reportagem inteira. Precisa analisar o contexto em que foi feita a pergunta. se o reporter lhe pergunta - Voce concorda com os metodos usados pela policia para conter a invasao (300 policiais do batalha de choque) e ele dizer que deve ser diferente o tratamento de uma abordagem na cracolandia de uma invasao em uma reitoria ele esta certo. Va se informar . /

    Responda
  39. Prof Rogério Lustosa

    Mas queria lhe sugerir: a) além de ter uma vivência em universidade americana (q. é algo bom, sem discussao), pode ter experiência semelhante no Brasil? b) seria possível frequentar um desses cursos noturnos que a UFRJ oferece para as camadas mais populares (trabalhadores q. depois do trabalho, de noite, fazem universidade)? c)seria possível vc frequentar um curso de graduaçao que a UFRJ oferece para o MST? Quiçá no dia q. a gde mídia tiver tal experiência, a democracia para todos seja fato.

    Responda
  40. wdy

    É isso Gilberto, o ministro joga para a plateia, minoritária e autoritária. Aguem neste governo precisaria ser realmente à favor da lei e da ordem. Mudar sim, mas dentro dos parâmetros constitucionais. Fumar na escola é lamentável. Faze-lo em suas horas de lazer é problema de cada um e isso é tolerado. Já fazer da escola um ponto de consumo e consequentemente de trafico, é coisa de policia. Quer fazer? Assuma as consequências. Lei para todos.

    Responda
  41. Simona

    Haddad não presta nem pra fazer ENEM. Quem dá atenção ao que ele diz?

    Responda
    1. wdy

      Quem dá atenção a ele? Lula, Dilma, Gilberto Carvalho, e uma multidão de militantes teleguidados. 

  42. Carlos

    Cada um analisa as coisas da forma que bem entende, o ENEM foi um sucesso, devemos analisar também a conduta do  professor desonesto que vazou a prova para os alunos, até  prova da OAB já vazou, imagina algo com 5 milhões de candidatos,mas isso não  invalida o ENEM; ja com relação a USP, tudo deve ser discutido inclusive a maconha, todos tem direito a opinar inclusive o Ministro, agora tem jornalista que acha que detém o saber,deveria ser ministro, quem sabe um dia,

    Responda
  43. Prof Rogério Lustosa

    b) políticamente, em certas situaçoes, é legitimo romper a barreira do ilegal (sem q. isto seja necessariamente um crime de fato). Martin Luthe King Jr, aí nos USA, fez isto inúmeras vezes e foi preso (hoje, toda os USA sao gratos a ele, principalmente pelo avanço dos direitos civis); Gandhi fez tal fato na India e a libertou do colonialismo inglês,etc; c) no Brasil, sob a ditadura de 64, diversas vezes, fez-se coisas ditas horríveis aos olhos do instituído de entao, as quais, hoje... (conti

    Responda
  44. Prof Rogério Lustosa

    Gilberto, nesse ponto discordamos: a) O Haddad, afora ser candidato, que agora terá meu voto, está mostrando q. nao se deve trata os alunos da USP como se tratam infelizmente os viciados em drogas ilicitas -fato que, até entao, estava sendo adotado pela gde mídia, sim ("há maconheiros na USP, chamem a policia, etc"); b) qto a açoes ilegais dos movimentos sociais dos estudantes universitários, do movimento de ocupaçao tanto nos USA, qto no Brasil (MST, sem teto, etc)/ continua...

    Responda
    1. Julio

      Martin Luther King, Gandhi, fazer comparação com esses estudantes é uma OFENSA A MEMORIA desses homens. Sua comparação é rídicula! Esse grupinho de maconheiros e baderneiros, estão preocupados com a liberdade de fumar seu baseadinho, somente. Eu conheço a cracolândia de SP, posso dizer com propriedade que há muitos ex-universitários lá, não é exagero, é o efeito da droga.

    2. Olavo Antunes

      Convenceu! Martin Luther King para prefeito! Gandhi para presidentO! Mas Haddad? FORA!

    3. Jacinto

      Como ele terá seu voto se és do Rio de Janeiro?

    4. Jacinto

      Como ele terá seu voto se você é do Rio de Janeiro?

  45. Jotabê

    Considerei a opinião do ministro inteligente e oportuna. A deficiência, na verdade, aparece na má interpretação que foi dada ao texto. A propósito, interpretar texto é uma dificuldade da grande maioria do povo brasileiro, inclusive, e eu lamento, do próprio articulista.

    Responda
  46. toin

    Ué, já pode fazer campanha ? Não é ilegal fazer campanha antecipada ? Alô MPF, MPE, CGU, TCU, TCE, Congresso, Justiça e todos os outros duzentos orgãos de controle que recebem dinheiro público para coibir ilegalidades !!!

    Responda
  47. Cezarley

    É GD, você depois desse comentário já começou a fazer a política tucana. Falar mal em que se opuser aos que estão no governo de SP há mais de vinte anos e não fazem nada. Parabéns você continua fiel ao ideário tucano. Que porcaria (fui censurado automaticamente). Fazer o que né!!

    Responda
  48. ADAIL ALVES MARTINS

    É lamentável que pessoas que são esclarecidas pequem pela falta de bom senso. Como um ministro da (des) educação diz uma besteira dessas. Mas, o paulistano, de quase 5 séculos, não se deixará enganar por esse fantoche do ex, ex, ex-presidente Lula de tão triste memória para a ordem e a civilidade deste país.

    Responda
  49. Klinger

    Vamos esperar o que deste lixo de Fernando Haddad ? Quem com porcos semistura, FARELO COME ! É farelo do mesmo saco dos outros corruPTos. Elequeria que a PMSP chegasselá e disse : "- Meus queridos alunos, educados e maconheiros, por favor vamos sair em fila indiana ? Dura Lex, Sed Lex. Descumpriu a lei é cana, desobediênciacivil, é o que o PT prega..... Aqui a PMSP é respeitada,honrada e justa com que merece.....Caso contrário o pau come!!!/p

    Responda
  50. doni

    Esses rebeldes sem causa poderiam canalizar toda essa energia revolucionária, doando parte do seu tempo ocioso para ajudar a tirar a educação pública da situação caótica em que ela se encontra, afinal "estudam" numa das melhores universidades do mundo e custeada pelo dinheiro dos impostos, especialmente dos mais necessitados.Em tempo: Viva a classe média paulistana.

    Responda