Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. ABILIO

    IFRS significa normas de contabilidade editadas pelo IASB que aqui no Brasil são acatadas ou aprovadas pelo CPC. Ocorre que escrituação contábil em nosso país é peça de ficcção apesar do CFC e o NCCC preconizarem a obrigatoriedade da mesma,exceto, o MEI. Tal fato decorre, em parte, pelo RFB desobrigar as empresas optantes, para fins de IR, pelo Lucro Presumido ou Simples Nacional de manterem escrita contábil regular, exigindo apenas o Livro Caixa e Livro de Inventário.

    Responda
  2. alberto vieira machado

    O grande desvio, é que CONTABILIDADE no brasil é matéria de ficção...além de metade da economia transitar pela informalidade, a maioria dos 50% restantes(90%), sobrevive produzindo "contabilidades complexas", feitas de trás para a frente, com o contador ligando para o "empresário" mensalmente e ditando o valor a ser emitido de notas fiscais, para fechar o caixa e por aí vai...contabilidade na acepção da palavra está restrita às multinacionais e às SA o resto é gasto inútil de energia e dinhe

    Responda
  3. Paladino

    O mais engraçado é que nem os "experts" ditos nesta reportagem devem saber de verdade aplicar o IFRS. O que se vê no mercado é uma sucessão de erros, mesmo quando se contrata as grandes do segmento (Big4). O problema, mesmo, é que pouca gente sabe o que é contabilidade, de fato ...

    Responda
  4. Tacito

    A contabilidade vai ter que caminha muito para corrigir estas distorçoes,afinal toda economia passa diretamente ou nao pela contabilidade.Muita responsabilidade para os profissionais contabilista.

    Responda
  5. Contribuinte Brazuca

    Os exames de suficiência estão certamente contribuindo para melhorar o perfil dos novos contabilistas. Aliás os exames de ordem da OAB também filtram bastante ... Quando teremos os mesmos exames para economistas e administradores ?

    Responda
    1. marc

      Seria um fracasso se o nivel de cada vez mais profissionais formados tem que ser avaliado em prova de entidade de classe. Quem devem assgurar a qualidade dos formados são o MEC e as universidades. Se uma faculdade não prepara de modo adequada os seus alunos, deve ser fechado. Se não, dqui a pouco o que vale não mais é um diploma universitário, mas o papelzinho dado pela entidade. E quem fiscaliza eles?

  6. David Júnior

    Ainda há um descompasso relevante entre o mercado de trabalho e o que é ensinado nas universidades sobre a ciência contábil. A USP é uma exceção, pois conta com um dos melhores institutos de pesquisas econômicas e contábeis do Brasil; o FEA - USP. Diferente da maioria das outras instituições de ensino superior, onde o ensino ainda é mediano para fraco. O pior é (pelo menos aparentemente) que o CFC não se move para mudar este quadro.

    Responda