Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. O Vampiro de Curitiba de Curitiba

    Chamar Foucault de "o pensador da nova esquerda" seria o mesmo que chamar Nietzsche de "o pensador da nova direita". Tanto Foucault como Nietzsche pregam o fortalecimento do Indivíduo contra o Estado, contrários, portanto, aos adoradores do deus Estado, sejam de Esquerda ou de Direita.

    Responda
  2. Gustavo Monson

    Cara, como eu gostaria de ter lido isto em 1996! Ano em que me formei na FFLCH. Uma decepção esta verdade exposta em seu artigo: "xiitas das ciências humas"... Os estudantes, quando reunidos, insistiam em querer xingar a burguesia, pilhar o governo, fazer apologia contra o neo-imperialismo, contra o neoliberalismo, contra isto, contra aquilo, etc, etc, (affff)... e nunca conseguiram, se quer, consertar um bebedouro quebrado, ou exigir mais carteiras p/ salas... (É o vazio prático) Valeu Pond

    Responda
  3. VITO DI SESSA NETO

    De novo o velho mal humor reacionário. Neste caso específico, isso se chama engenharia de obra pronta. Advinhando o futuro depois que ele já aconteceu. Foucault, como todos nós que assistimos a revolução Iraniana na data, e não decadas depois , ficamos perplexos com a estratégia de confronto pacífica estabelecida pela população contra o super armado Xá assassino. Imagine nos dias de hoje ter derrubado o Kadafi sem ter disparado um único tiro. P.Francis larga este corpo que não te pert

    Responda
    1. Questões Relevantes

      Este comentário pertence àquela categoria do "se é anti imperialismo americano, tem meu apoio". Eu estava na faculdade na época da revolução islãmica no Irã e lembro-me muito bem de professores "de direita" fazerem ponderações que se mostraram muito acertadas sobre e entusismo da esquerda com a derrubada do Xá Reza Parlev. Lembra um pouco a Primavera árabe, que muitos (ocidentais) idealizaram como um movimento democrático, mas esqueceram de avisar a Irmandade Muçulmana e congêneres.

  4. Sebastião Simionatto

    No filme "Ligações Perigosas" do Gen. C. de Laclos há uma fala que realmente não lembro de também ter-la lido no livro, que é do século XVII, mas ela exemplifica bem a realidade, a opinião geral e os perigos de se levar em conta os ditos de filósofos em geral franceses. A frase é da Marquesa de Merteuil: "Todo intelectual é um id io ta"!

    Responda
    1. Questões Relevantes

      Se os intelectuais são idiotas, imagine os ignorantes! O problema não está em ser intelctual, mas na desonestidade e preguiça intelectual. No caso deste artigo, acho que o Pondé teve a coragem de colocar do dedo em uma ferida cheia de dentes.