Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Barbarella

    legal

    Responda
  2. José Vieira

    Como mochileiro contumaz, parabenizo a Folha, mas as dicas de lugares poderiam ser menos clichê. Minha experiência me permite recomendar:EUA: LA e Orlando? pffff. San Francisco! Chicago, N.Orleans, além de NY. Natureza: Arizona, Utah.Europa: Pecado esquecer Berlim! Além do centro e leste (sobretudo RTcheca, Sul polonês e os Bálcãs), mais baratos. Sul da Espanha. Estocolmo, Copenhagen ($). Natureza ($): Noruega, Suíça.América do Sul: Patagônia (Chi/Arg), Sud Lípez (Bolívia), Titicaca, Norte Arg.

    Responda
  3. douglas miglioretti

    Como mochileiro há mais de 5 anos, morro de medo dessas reportagens "incorretas" (pra não dizer outra coisa) da grande mídia. Nada a ver a matéria, como em outros meios de comunicação tradicionais. Espero que minha mãe não leia, ou a coitada não vai dormir achando que o filho está passando fome, ilhado na selva ou pegando ônibus de noite para não pagar hostel.

    Responda
  4. Darth Vader Bonzinho

    Soa um pouco como programa de indio... Obvio que quem fez, omite um pouco os percalços passados... Viagem economica não é igual viagem de luxo... Dinheiro faz toda a diferença...

    Responda
    1. Tolstoi

      E ao contrário do seu comentário quem é mochileiro têm o prazer de contar os percalços passados, essa é uma das graças do negócio. Não necessariamente o dinheiro faz a diferença para melhor em alguns casos, se você não quer só "bater foto" nos locais visitados, a falta de dinheiro te faz entrar no cotidiano local e você vê o que é o local visitado em sua realidade. Abração!

  5. Lia Lara

    Ano que vem eu faço o meu mochilão!

    Responda
  6. romuloksenia

    C@ralho, se não fosse minha mulher eu ia numa dessa para o velho continente!!! Muito legal..

    Responda
  7. Graziela Fontanella

    Couch surfing, melhor jeito de fazer mochilão! Super recomendo pessoal, vc acaba fazendo amizades e a troca de cultura éINCRIVEL!!

    Responda
  8. eduardo menin

    E pra quem quer matar a saudades de mochilar por ai: vimeo.com/31811819

    Responda
  9. Diego Pereira

    Muito legal a matéria, apesar dos foras em falar que Bolivia e Peru são esquecidos, muito pelo contrário, são os países mais procurados para mochilão. Fica aqui a dica para economias extremas que fazem a viagem não valer a pena, como comer qualquer coisa ou viajar a noite pra não pagar diária de hotel, lembre-se que é preciso estar descansado pra curtir tudo.

    Responda
    1. Matsumoto

      Concordo contigo, viajar durante à noite pode economizar na hospedagem mas pode perder paisagens incríveis e chegar cansado ao destino.

  10. Thiago Simões Golfette de Paula

    Viajar é sempre bom, passeios diferentes quebram a rotina e todos nos precisamos de descanso.

    Responda
  11. Dereck

    O tal "mochilão" na América do Sul não é substituto da mesma versão na Europa, são propostas de viagens distintas, com objetivos diferentes. Inclusive se pode fazer quando ficar mais velho (e ter mais $),afinal há cada vez mais pessoas de mais idade encarando essas viagens.

    Responda
    1. lully_crystal

      é claro!esse negocio de idade nao tem nada a ver. Atualmente eu e meu marido estamos morando na europa,e aqui é normal viajar de mochilao por aí.Nós sempre íamos de mochila por europa adiante e agora que somos três,continuamos fazendo a mesma coisa só que com uma menininha de dois anos,que já é mochileira hahaha, mas eu digo uma coisa, tentamos fazer o mesmo no Brasil e fomos roubados duas vezes em menos de 24 horas na Bahia,eu nao sei outros países da américa,mas no Brasil,nunca mais eu faç

  12. Felipe Vianna

    Saudades daqueles 23 dias no velho continente...

    Responda
  13. FernandoTF

    infelizmente, só quem nunca foi mochileiro critica... mas quem já fez... é uma experiência incrível, é muito gratificante em todos os aspectos!!

    Responda
    1. Ana Lucia Assange

      Eu não critico mesmo... Nunca fui mochileira, mas sou louca para ser! rsrsrsrs