Comida > Queijos artesanais podem se extinguir, segundo produtores Voltar

Comente este texto

Leia Mais

Anteriores 1 2

  1. José Figueira

    DE UM eSTADO QUE NÃO SABE DISC ERNIR ENTRE MOCINHO E BAN DIDO, ENTRE CULTURA E ILEG ALIDADE, NEM O CER TO E O ER RADO, DENTRO OU FORA DE SI MESMO, NÃO SE PODE ESPERAR NADA DE CENTE MESMO! A FRANÇA CONSEUIU CONTORNAR ESTA MESMA SITUAÇÃO QUANDO DA INSTITUIÇÃO DA CE. MAS AQUI NÃO Hà O MESMO BOM SENSO OU VONTADE POLITICA ($)... SÓ VAI SOBRAR MESMO O QUEIJO AMERICANO (PRATO), INVENTADO POR ESTES, QUE NÃO O CONSIDERAM QUEIJO ELES MESMO

    Responda
  2. volodia

    Se fôr queijo artesanal ou daqueles feitos na roça (cabacinha, nozinho etc) eu como. De leite pasteurizado não. No Cáucaso, terra dos iogurtes, não se pasteuriza leite para fazê-los e lá existem muitos longevos. Matando os "bichinhos" pela pasteurização o leite não coalha corretamente.

    Responda
  3. joao almeida

    torço para que isso não se concretize... comer queijo branco light é o mesmo que papel jornal molhado... e esses queijos brancos são ruins.. em SP capital é proibida a venda desses queijos artesanais pelo que sei tem que ser embalado bla´bla´.... mas venda de churrasco grego é permitido... os absurdos que não dá pra entender... quer melhor que um queijo e um gole de cachaça....

    Responda
  4. Turcao

    A produção não vai deixar de existir! Em cada localidade as pessoas irão poder produzir o seu queijo e vender na região, o que vem sendo feito por mais de um século. A expansão do mercado, visando aumentar produção e lucros é que pode vir a acabar com essa atividade, mas pode ter certeza que iremos ter pessoas em seus sítios produzindo queijos verdadeiramente artesanais e abastecendo as cidades, isso não irá acabar nunca!

    Responda
  5. Palmeirista

    Prefiro um leite cru do que um leito com soda caústica. Aposto que a avó do Francismo morreu com 101 anos e bem. Aí se ela tivesse apostado em produtos industrializados... no mínimo ela teria pressão alta, diabetes, talvez câncer, etc etc etc.. Toddynho com detergente, salgadinho com rato... e tome produto industrializado!

    Responda
    1. rafael almeida junior

      Será que não é a mesma campanha. "não amamentar e só alimentar os bebês com os potinho dos passarinhos no ninho

    2. rafael almeida junior

      Vcs conhecem alguem que morreu porque comeu queijo artezanal?

  6. zé pequi

    Sob o argumento da defesa da saude pública, o estado legisla em favor de grandes latícinios. É apenas mais um seguimento da sociedade em que o estado coloca seus tentáculos para fazer valer sua "autoridade". Cresci comendo esta iguaria e nunca ví ninguem morrer depois de comsumí-la. O estado deve antes de vir falar asneira sobre o queijo, dar água tratada, esgoto, saúde pública. Será que queijo mata mais do que a dengue, cólera, hantavirose, leptospirose, leishmaniose...

    Responda
  7. Lucas Gato

    Essa questão do queijo artesanal é igual a cerveja artesanal e creio eu as demais atividades desse ramo. Fica dificiul você enquandrar na norma para enquadrar a empresa pois, são muitas as normas para se seguir. Como sempre tem muito Loby envolvido, só que quem faz o produto artesanal não quer competir com as grandes industrias, pois o produto dele é diferenciado se ele for competir com o grande terá que fazer do mesmo jeito.

    Responda
  8. Dewey

    Fazer queijo com leite cru e jogar roleta russa com a saúde do consumidor. Não tem nada a ver com os americanos até porque a pasteurização foi inventada na França. Alegar que na França existem queijos feitos com leite cru é enganoso porque o leite cru da França tem muito menos contaminação até por influência do clima. Existem processos simples e baratos adequados ao pequeno produtor o que derruba o argumento do custo. Parem de reclamar e modernizem-se! Lei é lei.

    Responda
    1. Beto

      E pode ter lei que não dará inteligência nem matará a vontade de interferir na vida alheia. Pode-se colocar - "este produto é feito com leite cru" em cartaz acima do produto. Vai vender mais e eliminará o consumidor sem paladar.

  9. Eveline Mendes

    Desaparecer não vai... pelo menos lá em casa. Minha avó faz um queijo q é uma delicia, minha mãe sabe fazer... mas pra frente vou aprender.. e por aí vai... Desaparece para o comércio, mas para as familias JAMAIS!

    Responda
  10. TARCISIO AP PAUKA

    Não me importo. O "Seu Nico", caminhoneiro, vai continuar a trazer para mim o bom salame e o bom queijo de colônia em suas passagens por Santa Catarina.

    Responda
  11. jose neto

    O NOME DO MOVIMENTO É "SLOW FOOD", TODOS OS QUEIJOS SÃO "TERROIR", E DIZEM QUE O "HIGIENISMO NORTE AMERICANO IMPÕEM PADRÕES INATINGÃVEIS DE HIGIENE". ACHO POUCO PROVÃVEL QUE SURJA ALGO CONCRETO E POSITIVO DE TUDO ISSO . . .

    Responda

Anteriores 1 2

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.