Comida > Chefs relatam nervosismo e gritaria nos bastidores de restaurantes estrelados Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Sabe o que é mais engraçado nessa história toda? O escargot, o faisão assado, a lagosta, o molho sei-lá-o-nome, feitos com tanto stress e preocupação com o número de estrelas do restaurante... vão acabar no mesmo lugar do arroz, feijão e ovo frito: no fundo da privada.
Além de tudo, salários baixos, sem categoria reconhecida, trabalha finais de ano e demais feriados (vida social mode: off) e um monte de pedreira. Ou nós cozinheiros nos unimos e damos um basta nessa exploração ou continuamos a aceitar a nossa escravidão.
Já trabalhei com britânicos, holandeses, americanos e alemães e uma situação constante é o profissionalismo que esperam de tÃ, pontualidade, perfeccionismo e capacidade para enfrentar os azarões de forma efetiva e classe. Agora... Desrespeito e ofensa pessoal é inadimissÃvel e repulsivo.
Me formei em analise de sistemas, mas fui fazer gastronomia, lá eu vi muita dessa palhaçada, faziam a comida virar mais um indice social do que uma coisa gostosa, alguns chefs se salvam pois continuam com a filosofia que comer bem é comer gostoso, e só dão esporro se voce faz brincadeira na cozinha, mas existem alguns "doidos" que se fala que comida boa é para todos, capaz que ele jogue a faca em voce. Eu larguei o curso, hoje tenho 1 restaurante e comida boa é direito de todos sim, sem fres
O pior é saber que tem gente que se sujeita a trabalhar com gente assim. Comida é comida, é alquimia, quem tem o dom da cozinha não precisa ser humilhado por chefes, ainda mais 3 estrelas. O cara acha que ele é o que?
Imbecis que se acham Chefs Imbecis que se acham chics e comem as mer das desses chefs Imbecis que querem ser chefs todos se merecem kkk Comida boa mesmo é da maezinha da gente..
pior que esses ozinheiros se auto intitulam chfes e depois querem cobrar os olhos da cara por um pedaço de aspargos e um tomate fatiado.
zzzzzzzzzzzzzzzzzz
Eu vejo a culinária como um ato de carinho e amor, como a música. se for de outro jeito é falso e se esses cozinheiros de merdre fazem terrorismo, melhor mudar de restaurante e mandar o cara à merda.Se todos fizerem isso, acaba essa frescura deles.
Estrelismo...
Que gata essa Renata
isso é falta? kkkkk
Patrão ign0rante deve ser tratado da mesma forma! Não existe mais essa teoria de que "o patrão é seu superior" quando ele grita com alguém. Aqui mesmo no serviço onde estou, eu não fico quieto quando levantam a voz para mim sem razão nenhuma!
Se acreditar nisso te faz feliz... Você deve ser o que mais toma duras...rsrs. Mas na internet, sem o patrão ver, quer pagar de macho...rsrs.
Boa esta mÃdia espontânea. A revista "Restaurant" é paga então não tem a credibilidade do "Guide Michelin" O Noma é o melhor do mundo só nesta revista. Quando trabalhei em Londres no Mirabelle do Marco Pierre White, um Chef também estrelado me jogou uma asa de arraia porque não gostou do brilho dela eu devolvi no mesmo instante, acabei com o show dele, e não fui demitido.
A tatica para lidar com esses egos inflados 'e gritar com eles tambem! 'E batata ( ja que o assunto 'e cozinha....) se alguem bater o p'e eles arregam na hora, no fundo sao uns covardoes( onas): usam essa gritaria para assustar e evitar que alguem os enfrente.
Só sendo cozinheiro pra conhecer os bastidores dessa profissão. Desgaste fÃsico e emocional... não é Ratatouille não!
Moro em Londres e ja trabalhei em diversos restaurantes, inclusive com um dos mais renomados chefs da Inglaterra. Aqui na Europa cozinha eh isso mesmo...gritaria estresse...vai de vc conquistar o respeito com seu trabalho...no inicio ouvi muida coisa ruim , mas nao desisti, e hoje....aqules que gritavam escutam minhas ordens sem gritaria...hoje mostrei para eles que estresse causa estresse....cozinhar eh uma arte , e toda arte eh para relaxar .
Gostei Mauro, vc pegou a essencia da coisa, cozinha é arte e tem que ser tratada com amor.Cozinha é a arte comestivel...sorte e sucesso pra vc.
as pessoas pensam que gritaria em restaurante acontece em locais mal frequentados, ou populares ou essa gritaria é comum no comportamento de pessoas inclultas , incivilizadas e mal educadas, é verdade tdo isso, mas tbém muito se vê disso lá fora, em restaurante caros e ditos frequentados pela alta roda dos que podem pagar as contas nesses locais, muitos mal educados lá e cá..donde se conclui que falta de educação descortesia e mau comportamento não são coisas somente de paÃses de terceiro mu
Sou sócio e cozinheiro de um restaurante premiado.Repito sou cozinheiro e não "chef".Parece que todos tem vergonha da antiga classificação.A primeira regra da minha casa é:exigo um bom ambiente.Calmo e respeitoso.Enquanto cozinhamos, conversamos calmamente e com alegria.Acredito que uma comida feita por gente com bom astral fará bem a quem a come.Esses "Chefs" nada mais são que ignorantes,vaidosos,prepotente s e, sobretudo burros.Eles só tem essa importância porque as pessoas lhe dão.
QUANTO ESTRELISMO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
As pessoas pessam que ser Chef de Cozinha é só glamour, é nao, ninguem sabe o quanto é stressante voce trabalhar com pessoas muitas vezes sem qualificaçao profissional, calor extremo, pessoas que nao entende o que voce fala, fornecedor que nao entrega no dia mercadoria, cozinheiros que vem trabalhar embriagados pondo em risco o seu trabalho e dos colegas. Mas enfim, está na moda, mas essa moda nao é pra qualquer um tem que ter muita raça e gostar muito do que faz. Glamour isso é só na teoria
Pra mim é muito exageiro, para quem no fundo não é mais do que o chefe dos cozinheiros. Boa parte dos clientes nem percebem tanto requinte. Exageiro que com os anos certamente será abandonado.
O Steve Jobs segundo dizem, era um desses babacas.
Trabalho em cozinha há 11 anos e também já passei por muita humilhação. Fui assistente de uma famosa chef de cozinha que me queimava, jogava panela nos cozinheiros e até o proprio calçado (croque). Como aprendi com ela, passei pra frente a grosseria e a humilhação nos treinamentos que dávamos. Me sentia muito mal e resolvi meter o pé na bunda dela!!! Mudei completamente minha maneira de ensinar e passei a ser respeitada e admirada. Acho que não devemos tolerar esse tipo de humilhação!
Tem muita gente que pensa que por que é famoso pode sair ofedendo os outros. Mas aqueles que se sujeitam a esse tipo de humilhação são culpados por "darem asas a cobra". Agora se isso acontece aqui no Brasil, esse mesmo fulano que se sujeitou lá fora, aqui ele processa e tudo mais...por que será né?
Que diabo de comida sai de um ambiente desses???? Cheia de energia ruim disfarçada de gosto bom... Cozinha é lugar de alegria, não de estresse e sado-masoquismo!
Boa Bruno!!
trabalhei como garcon no Estado de Connecticut Hotel Hilton por 3 anos, sempre houve gritaria e agressividade, os chefs e sous chefs abusam dos inferiores, e tentam ate queimar a mao do garcon quando estao com raiva, depois foi um restaurante italiano mafioso em Wastechester-NY, melhor um pouco, mas ai a agressividade era mais dos garcons, o chefe era gay e gostava de mim, em resumo todos os chefs se acham a ""estrela", no final da noite fica bonzinho como se nada tivesse acontecido....
Concordo. Rigidez aguda todos deveriam ter é com HIGIENE e isto, de uma maneira geral, não se vê (nem se lê nas histórias contadas ...).
Nenhum ignorante pode assumir a cadeira de lÃder, liderança é um coisa diferente.
Isso tudo pq as crianças não aprendem mais a cozinhar em casa.. Então a filha paga para tomar catracada na cozinha. Cozinhar é básico para a existência humana, não há necessidade de uma estrela para isso.
Se você nasceu pra ser dona de casa e passar a vida cozinhando pra marmanjo, problema seu.
Érica, Érica. - Olha o respeito!
Olha o respeito!
Deve ser porque elas estão ocupando o tempo para aprender idiomas, medicina , direito, enfim, atividades sem nenhuma importância para a senhora...
Concordo totalmente com a senhora, sou Chef de cozinha a 17 anos Oriental club Londres.
Sem falar do estresse de trabalhar com esses bam-bam-bans das frigideiras, gostaria de salientar que uma refeição feita sem AMOR não presta. Saudades da minha mãe e seus pratos da colônia...
Isso tudo pq estamos valorizando coisas pequenas.
Tem trouxa pra tudo nessa vida...
Criou-se um mito que chefe bom é chefe ign0rante, e não é bem por aÃ... mas culpado MESMO é quem se sujeita a esse tipo de coisa com a desculpa de "estou aprendendo com o melhor do mundo, da cidade, do quarteirão" e por aà vai. Conhecimento NENHUM justifica aguentar um desequilibrado gritando com você por tudo e por nada. Se o cara fizer comigo o mesmo que fez com uma das entrevistadas, quem vai chorar na câmara frigorÃfica é a mãe dele... meto a p0rrada no cara sem dó.
Há várias maneiras de interpretar estes acontecimentos ... 1 - Você precisa adquirir conhecimento e aceita a humilhação e resignadamente continua. Neste aspecto o seu fÃgado precisa estar bem, mas bem mesmo ... 2 - Você precisa, mas ... com restrições, aceita a execração pública. Em ambos os casos, o resultado final, pode ser o mesmo ! Como ? Se você tiver uma forte personalidade e possuir uma força interior respeitável, quase sempre, você vencerá !
Tái uma coisa que eu não levo pra casa é desaforo!! pode ser quem for, pode ter a grana que tiver, se bater de frente vai levar. seja no campo pessoal ou no judiciario.
Mais um machão da internet... Filhote, a vida é assim : Se você quer trabalhar com um tipo desses, tem que aturar ele... Se não quiser, você cai fora... Até parece que o mundo não é assim... Esse tipo de gente não vai mudar por sua causa...
Quando escolhemos alguma coisa na vida, devemos tá preparado pros percalços que a acompaha, nossas escolhas devem ser baseada naquilo que nós almejamos, CONHECIMENTO é o bem maior em nossas vidas...vindas de qualquer forma é bem vinda...
Fiz estágio num escritório de uma grande multinacional alemã, onde errar era punido com rigidez. O inglês e o 3o idioma deviam estar sempre perfeitos e unha lascada era motivo de repreensão. Um dia, durante conferência pela internet com um americano e um francês (meu 3o. idioma) simplesmente travei na hora de falar em dois idiomas; o chefe não deixou barato. Gritou comigo e me chamou de incompetente. Mandei ele tomar no c* e ir escovar o dente pq era baforento, e pedi demissão. Foi o melhor
kkkkkkkkkkkkk...mto boa...tem q se humilhar msm nao, esses gringo pensam q sao o q? ng eh melhor q ng!
Pra quem tá me criticando, não me fez nenhum mal pedir demissão. Principalmente porque eu tinha certeza q era uma boa funcionária, e não fui desequilibrada pois aguentei o trabalho por mais de um ano antes de explodir. Sair de lá me fez foi muito bem, pois resolvi focar no futuro. Estudei pra concurso e hoje sou funcionária pública federal, trabalhando com muito gosto em um setor que me dá muita satisfação. Hoje, só agradeço ter tido a experiência ruim, erguer a cabeça e fazer o melhor pra m
Exatamente. Você não gostou, saiu fora... Os caras jamais vão mudar a indole deles... Você fez diferente dos machões ai de cima que dizem (Mentem) que não tolerariam isso... Empregado dando ordem para patrão, só na internet mesmo...rsrs.
Leandro S., você pensa como gente que nasceu pra ser empregado pra sempre mesmo.
depois, foi para a casa desempregada...
Boa Vanessa, adorei hehehe to quase fazendo o mesmo, alemão tbm. Só que se eu aguentar até o dia 16/12 vai ser mais vantojoso financeiramente. Acho que será o melhor dia :)
Muito bem Vanessa. Mas muitas pessoas são passivas,ás vezes ficam sem reação. E só aceita trabalhar com gritos e palavrões quem não se dar valor.
Qual a graça nisso? a sua incompetência foi coroada ao final com uma atitude desequilibrada... ruim para vc mesmo, só refletir.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ri alto!!! As vezes é importante deixar a raiva falar mais alto!
KKK É isso aÃ!!!!!
Que loucura o mundo da gastronomia, uma vez saiu uma reportagem de um chef que se suicidou ao saber que seu restaurante iria perder estrelas nesses grandes guias. Mas no geral vida de estagiário em qualquer profissão é assim.
É, Andrè.A vida desse chefe deveria ser tão vazia que a única coisa com que ele se sentia importante eram as estrelas.Quando o guia Michellin tirou uma, suicidou-se.Que tristeza um ser humano sem estrela considerar-se um zero.Fez bem em se matar pois não merecia viver.Esse é um mundo de vaidades e de modismos e só.A essência é nada.Sabe onde está a alma da cozinha?Nas mãos cuidadosas que preparam com simplicidade uma comidinha cheia de amôr.E só.O resto é balela.
Deixando claro que em nenhum momento quis justificar isso, quando disse que em todas as profissões são assim, quis dizer que não é só nessa área que estagiário é feito de escravo. Nas áreas cientÃficas estágiario faz a pesquisa inteira e quem leva o crédito é o chefe do departamento.
Uma coisa é fazer o estagiário suar a camisa, outra é ser um chefe desequilibrado que humilha as pessoas. Nem a melhor comida do mundo justifica isso.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Comida > Chefs relatam nervosismo e gritaria nos bastidores de restaurantes estrelados Voltar
Comente este texto