Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Ribeiro

    Os salários da nossa área são muito baixos. O que ainda aumenta essa média salarial são os cargos públicos. A iniciativa privada paga muito mal! Reclamam aí de salário de 3 mil mas na maioria das empresas paga-se menos de 2 mil reais por mês para 44 horas semanais em um ambiente muito extressante e exigente por resultados! Sinceramente, arrependo-me de não ter feito Medicina e agora não tenho mais saco para começar outro curso de tão estressado que estou, caindo os cabelos!

    Responda
  2. JS

    78 mil profissionais irão mudar de área em busca de salários decentes... Eu já mudei. Profissão extremamente estressante e mal remunerada. Quem trabalha com TI geralmente está envolvido em projetos que exigem muito mais tempo que as 8 horas diárias obrigatórias. E ainda você ganha alguns brindes para compensar o salário baixo: tendinite, má postura, problema de visão entre outros. Não façam faculdade de TI, a profissão não tem regulamentação e muitos não tem sequer diploma e es

    Responda
  3. Nossila78

    Penso que isso seja reflexo da falta de um sindicato atuante. Deveriam haver greves sucessivas até os salários chegarem a realidade. Sem isso, o mercado hoje é uma pros-ti-tu-ição só. Pega a vaga aquele que aceitar o menor salário. Deveria haver um piso, planos de cargos e salários... algo que regulamente os salários.

    Responda
  4. Erika Samara

    Certo, e eu ganho quanto?acho que ainda não é bem assim na area de TI não viu...pesquisem mais um pouco.

    Responda
  5. Zé do Buteco

    Com essa média de salário no Brasil de 3000,00 reais para um profissional de ti que é responsável por todas as informações de uma empresa é muito pouco, ainda se colocar-mos todas as tecnologias que o dito cujo tem que sempre estar aprendendo, ficando careca e com os cabelos brancos em frente a um monitor. Fora os preços das formações de TI, que no mínimo custam cerca de 1200 reais cada. Para no final o cara ganhar uma mérdia de 3000 reais, por isso vai faltar profissional bom no merc

    Responda
  6. Erasmo Andréo

    Dica: não fiquem velho nessa área...

    Responda
    1. Erasmo Andréo

      Corrigindo: não fiquem velhos...

  7. Alex Freudy

    Quem disse que isto é salário decente pra uma pessoa q tem q passar a vida toda estudando e se atualizando e ainda falar ingles e bla bla bla. Enquanto não pagarem salario decente vamos ter carencia de mao de obra e os profissionais serao tudo meia boca.

    Responda
  8. The Joker

    Sou Analista de Sistemas e é uma vergonha falar deste salário de 3 mil reais. Esse valor é irrisório e muito pouco para os profissionais da área.

    Responda
  9. rick

    A quem se interessou por essa noticia e quer entrar no mercado de TI, só dou uma dica sobre a teoria do abismo: quando existe grande escasses de mão de obra o valor do profissional sobe (abismo) e isso faz gerar um monte de formandos pra entrar na onda e ganhar bem. após a demanda ser atendida os valores caem para a realidade e vc pode ter investindo anos em uma carreira que não dara o retorno esperado.

    Responda
  10. eduardo targino

    Caros o que vejo aqui e uma exposição de problemas e erros diversos dos profissionais de TI. - Não temos conselho regional... - Somos terceirizados na maioria... - Mercenarios sem causa... - Desvalorizados e dispensados a bel-prazer... entre outras coisas...não vejo com bons olhos o futuro.

    Responda
    1. Zé do Buteco

      Concordo plenamente com os itens citados.

  11. Wlad2mir

    Para quem acha pouco esse valor, o importante é potencial de ganho ao longo do tempo e as possibilidades de evolução pessoal e profissional. Um profissional experiente em TI ganha muito mais que isso e ainda é fácil achar emprego, não conheço ninguém de TI que esteja desempregado e não conheço nenhum profissional experiente que esteja insatisfeito. Claro que todos querem ganhar mais, mas TI tem oportunidades fantásticas.

    Responda
  12. Tomas

    Os profissionais de TI (desenvolvedores, pessoal de suporte) são os cyber-peões. Com o que que se faz com 2 mil e poucos reais em São Paulo? Aliás em qualquer lugar. Se seu filho lhe disser que vai fazer faculdade de informática, pergunte: "sim, mas afinal qual vai ser o curso superior que ele vai querer fazer..."

    Responda
  13. Aldrey Giglioli

    Esses absurdos a Folha publica... Por que será que apenas alguns jornais publicaram sobre a greve de TI meses atrás? Se os salários são tão bons porque o povo fez greve? Sociedade Brasileira ainda paga e vai pagar por muito tempo pelo título.

    Responda
  14. Eduardo Luchiari

    Eduardo de Carvalho Luchiari   A diferença Marcus é que um pedreiro - que é uma profissão digna e que merece o mesmo respeito que as outras - não tem a mesma perspectiva de futuro. Um profissional de TI pode, ao longo de sua carreira, multiplicar por 20, ou ainda mais,  o seu salario inicial.

    Responda
  15. serped

    Um outro agravante, que desestimula muitos, é o fato do profissional de TI ser o cara mais espremido da empresa. Prazos apertados, resultados imediatos, mudança constante (e absurda) de tecnologias, e pressão, pressão, pressão, pressão. Não digo fazendo churrasquinho, mas dá pra ganhar o mesmo (ou até mais) com profissões bem menos estressantes. Se não houver uma valorização forte desse seguimento, profissionais vão faltar cada vez mais.

    Responda
  16. jbonatelli

    concordo com as pessoas ! Um salario de 2.9 mil para uma pessoa que investiu 4 anos de sua vida em um curso superior além dos cursos extras ganhar somente isso, tirando os descontos é muito pouco para o tanto que ele pode agregar. Vai continuar faltando !

    Responda
  17. Cláudio Bedeschi

    O que mais chama atenção é ver todas as classes sempre muito bem representadas, estão ganhando muito bem, tais como médicos, juizes, bancarios e sempre por trás do trabalhos deles a informatica, o profissional de informatica. E nosso salario daquele jeito......precisamos sim com muita urgencia ser mais valorizados, se não daqui a 5 anos não vamos ter é profissional nessa area e sim so aventureiros.

    Responda
  18. Adelson

    Trabaho em TI há mais de 20 anos. Tenho visto o sucateamento da área. Hoje quem sabe "mexer" no windows virou "especialista". Vejo esta situação em outras áreas, falta mão de obra nas padarias, nos hospitais etc. Enquanto o parâmetro for a "média", não haverá solução para esta carência. Continuaremos vendo pessoas morrendo em mãos de "médicos" e sistemas fora do ar.

    Responda
  19. Dorneles

    Olá,Sou analista de Sistemas, e não vejo nenhum futuro, nenhum mesmo, enqto o governo não tira a bunda do chão e regulamentar as profissões em nivel superior de TI. Hoje em dia até funkeiro tem profissão regulamentada, e nós, com uma "profissão" estratégica pra qualquer pais, somos execrados.

    Responda
    1. Eduardo Fleury

      Não concordo. Também sou da área e a questão da regulamentação foi discutida durante o curso. A conclusão à que chegamos é que quem precisa da regulamentação para "proteger" seu emprego está com um problema muito mais sério, que é a falta de atualização e educação. Tire você o "traseiro" da cadeira e seja o melhor no que você faz e você sempre terá emprego e bom. Mas se você ficar esperando o governo (oh, o governo...) fazer algo por você, bem, a passividade vai cobrar seu preço.

  20. VTG

    Se for um profissonal para valer essa área exigirá fundamentação forte em matemática e física e atualização constante nas novas tecnologias. A programação de computadores é uma das qualificações pouco valorizadas no país.

    Responda
    1. Hipocrisia BR

      Concordo

  21. Hipocrisia BR

    Estou cursando TI e venho me deparando ultimamente com a falta de interesse de muitas empresas em relação à área. Algumas pedem milhares de requisitos e muita experiência no ramo, coisa que nenhum recém formado possue, pois o mesmo deseja adquirir conhecimento e experiência no ambiente de trabalho. Daí a explicação da falta de profissionais no mercado. As empresas querem tudo "pronto, sabendo tudo". É um problema gravíssimo que acontece no nosso país porém poucos percebem isso. Lamentável /

    Responda
    1. Amaral

      Pelo menos saber escrever é exigido.

  22. Fernando Gomes

    Triste ler os comentários dessa matéria. Grande parte foi de pessoas que pelo que li, não sabem o significado da palavra média.Esse valor de R$ 3000,00 é praticamente o piso da categoria. Um programador junior, com 1 ano de formado ganha isso.Desenvolvedores sêniors, com boa experiência ganham muito mais que isso.O que está faltando é profissional decente, com vontade de aprender e trabalhar.

    Responda
    1. Eduardo Fleury

      Exatamente. Sem contar que o profissional da área de TI tem uma grande carta na manga pois pode trabalhar em qualquer país, e muitas vezes pode trabalhar do Brasil para uma empresa estrangeira (Home Office). Mas pra isso precisa estudar e ralar muito. 5 anos de educação em uma universidade pública de renome é o mínimo. Mas depois você é valorizado. O complicado daí é não poder usufruir do que ganha por causa da falta de segurança no Brasil.

    2. Rodrigo Bulê

      Concordo. Muito sujeito por aí faz a faculdade no relaxo e quer sair ganhando zilhões. Quer ganhar bem? Tem que pedalar!

  23. thah ...thah

    Isso n eh questão de ser graduado ou n, na minha terrinha existem profissionais q nem tem graduação e trabalham na área msm e ganham esse valor. O problema que neste ramo o q importa eh a qualidade e conhecimento. As Faculdades não estão formando profissionais na área de TI preparados p entrarem no mercado de trabalho, é em todo país que tah faltado este tipo de profissional qualificado.

    Responda
  24. EU sou mais eu

    O tiozinho do docê da facu ganha mais do que R$ 3.000,00 e é dono do próprio negócio.

    Responda
  25. CYM

    Que incentivo, heim? Ganhar até R$ 3 mil estudando 5 anos numa faculdade! Deste jeito, COM CERTEZA vai continuar faltando profissionais de TI. Qualquer graduado que trabalhe na sua área vai ganhar mais do que isto. Ainda por cima, a área de TI requer que o profissional tenha constante atualização (significa: pagar para fazer cursos) e, além disso, o profissional de TI corre o risco de ter que jogar no lixo tudo que aprendeu para aprender desde o início uma nova tecnologia. Experiência própri

    Responda
  26. Jack Daniel's

    Passar 10 semestres na faculdade (às vezes a noite) para tentar ganhar R$ 3.000,00...Viver em frente a um computador, ganhar problemas na coluna, LER, etc por R$ 3.000,00...Tem gente vendendo churrasquinho e tirando 3 conto e até 4 por mês. Dá para pagar previdência privada e plano de saúde bom. O profissional qualificado no Brasil não é reconhecido como deveria...

    Responda
  27. Marcos SP

    Com certeza Daniel, os profissionais de TI estão sendo desvalorizados, acho que falta união da nossa classe. Isso me faz lembrar de uma greve feita por TI no Itau (CTO da Mooca) todos aderiram ficou mais de uma semana em grave o Banco quase entrou em colapso e se el entrasse afetaria todos os outros bancos em efeito cascata e milhões de operações que são feitas pelos bancos. É acho que a classe de TI tem muito poder é muito desvalorizada o que precisa é mais união !!! que se pararmos para tu

    Responda
  28. Daniel Moreira

    É realmente um absurdo mencionar que o salário de um profissional de TI está acima da média nacional e apontar para um valor inferior à R$ 3.000,00.Como disse bem um outro comentarista, tem pedreiro ganhando mais do que o dobro disso sem nunca ter passado por uma universidade. Profissio nais de TI não são valorizados, e talvez, quando decidirem se unir (o que falta para nós da área) e tomar decisões radicais, como fazer greve, o Brasil / Empresários tomem ciência da nossa importância.

    Responda
  29. Felipe Lima

    O profissional estuda 5 anos na frente do computador o dia inteiro. O país pagará 3 mil reais em média, ae chega um outro país da Europa e paga 3 mil euros (8mil reais), e a falta de profissionais qualificados continua! O país precisa valorizar direito os profissionais, professores de escolas publica, que dão a educaçao para os futuros trabalhadores do país num chegam a ganhar 2 mil.

    Responda
  30. Markus

    "A carência de mão de obra reflete-se no salário, mostra o estudo. A área de TI tem salário acima da média - R$ 2.950 -- quase o dobro da nacional (R$ 1.499)." A ideia de passar cinco anos na faculdade para receber o dobro nacional (que sequer tem o ensino médio) não me parece ser muito animadora. Um bom pedreiro tem ganhado mais que isso.

    Responda
    1. Clau

      Concordo plenamente, Marcus!! Falta mão-de-obra qualificada e o salário é de R$ 2.950,00 na MÉDIA!! É uma vergonha!! Meu pedreiro cobrou 6 mil para pintar minha casa (com desconto) e só aceita pagamento em 2 vezes!

  31. J. C.

    Em 2040 precisará de 2 milhões de profissionais... KKKKKK KK, nunca o jornaleco foi tão ridículo. Tudo isso para dizer que o país está crescendo... KKKKKKKKKKK

    Responda