Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. renato marques ferreira

    Parbenizo a folha de São Paulo pela sua imparcialidade na cobertura destes acontecimentos.

    Responda
  2. Arlindo de Souza

    Cada país tem o direito de seguir o seu caminho sem intervenção estrangeira.-Seu povo é que deve escolher o que achar melhor para si. EUA e EUROPA não são bons exemplos de retidão e respeito a outras culturas e religiões.-O Brasil tem população , território e economia suficientes para não seguir àqueles que querem continuar policiando o mundo.

    Responda
  3. Ari

    anglo-americanas?

    Responda
  4. Ari

    comandante de divisões

    Responda
  5. Ari

    Esse colunista é

    Responda
  6. Ari

    Não posso mais levar a sério esse jornalismo marrom da foiauou

    Responda
  7. josé caetano

    E o que voçê entende por identidade cultural economica e geográfica,Sr fábio dinamarco? O tipo de identidade que o Brasil sempre teve com Os EUA? De submissão que governos anteriores ao PT,sempre tiveram em relação "Ao tio san". Já está mais do que na hora do Brasil tomar uma decisão independente,levando em conta o direito internacional,que entre outras coisas preve que nenhuma nação soberana pode ser invadida e saqueada por outras nações,como fizeram com o Iraque,líbano e afeganistão.

    Responda
    1. Angie

      Aprenda o conceito dessas três palavrinhas: economia, cultura e geografia, depois faça o seu comentário.

    2. ENKI

      Invadir embaixada não poder por conta da convenção de viena, agora, invadir um país inteiro ou manter uma nação na miséria pode ! Quantos nações o EUA invadiram... aliás, cade as tais "armas" no iraque ?? O que é mesmo que Isra faz com a palestina ??

  8. João Valiant IV

    "Ditadura" iraniana? O fato do Malbergier ser ju-deu não influenciou em nada sua coluna.

    Responda
  9. Carlos

    Simplesmente a opniao de um jvdev, po folh@, seja mais democratica, ouca os 2 lados

    Responda
  10. Drake

    Parabéns Malbergier por colocar de forma tão direta e clara a infeliz e erroneo posicionamento do atual governo brasileiro em relação ao Irã.Esse governo esquedista capitaniado pelo PT se esquece que além do Brasil ser parte do ocidente é uma democracia e que está muito distante de um regime intolerante, radical e totalitário que usa ainda a religião como fonte de justificativa para todas as atrocidades e violações ao estado de direito e aos direitos humanos.Chega de esquerdi

    Responda
  11. Herdf

    O governo do Irá merece ser afastado pelos iranianos, mas diga-se o que quiser, o fato é que os EUA nunca atacaram quem tem arma nuclear, assim sendo, para o Irá é absolutamente lógico que possuir armas nucleares o protege de ataques externos. Sadam não tinha e se ferrou, então toda a discussão é inócua, pra mim o Irá já tem, por isso a pressão, se não tivesse já teriam atacado. Quanto ao resto, atacar o Irá pode ser uma jogada eleitoral do prêmio Nobel da "Paz" que está na Casa Branca.

    Responda
  12. HLIMA

    Que visão mais limitada do cenário internacional... Diante do seu texto simplista, só me resta um consolo: ainda bem que você não é diplomata!

    Responda
    1. ENKI

      Ainda bem mesmo !!

  13. claudio isola

    srs e sras! O colunista sempre foi e será contrario ao atual governo! Dizem que a mídia deve ser um orgão de informação. Este sr, que ja de "natureza" jamais apoiaria os Palestinos imaginem se iria apoiar o Irã! Eu não concordo com a atitude de ditadores inclusive o do Irã mas também não concordo que critique o governo atual que tem se mostrado bem diferente do outro em varios aspectos, incluindo a politica externa. Entendo que o SM odeie o governo mas daí a ficar forçando a barra já é demai

    Responda
  14. André

    Por esses países "defensores da democracia e dos direitos humanos", e nossos talentosos escritores da mídia não se manifestam e adotam medidas com relação aos países da Africa que vem cometendo genocídios há mais de duas décadas???? Ah...não afetam a diginidade de certos povos....

    Responda
  15. André

    Diga-me porque Israel não adere ao Tratado de Não Proliferação Nulcear?? Porque somente os países de religião muçulmana devem seguir as normas que tratam do assunto? Porque não deixamos esses povos se auto-determinarem? Se houver agressão à outros países, ai sim, justificaria uma ação contra o Irã. Ações prévias, como as realizadas no Iraque (cadê as armas de destruição em massa??) deveriam ser encaradas como crimes de guerra.

    Responda
    1. ENKI

      A unica incoerencia que existe é esse ranço geopolítico no meio do oriente médio chamado isra ! O mesmo direito que isra tem de proteger seus interesses, o Irã também tem, com a diferença de que a capacidade do irá é de defesa.

    2. André

      Isso vale para ambos os lados.....Se Israel tem bombas nucleares, é legítimo que o Irã também as tenha, para salvaguardar sua segurança nacional.... Se eu sou sócio/signatário de algum clube e não respeito as cláusulasque regem esse clube, não é alguém de fora, que não faz parte daassociação, que vai me cobrar o cumprimento do acordo. Não é partelegítima....

    3. André

      Ora, se Israel não adere ao Tratado por não lhe ser interessante (pqserá que não lhes é interessante? Israel não considera interessante ouso pacífico da energia nuclear??) não pode cobrar o uso dessa energiapor parte de outros países. É uma incoerência típica de países e povosarrogantes, que se consideram melhor do que os outros.

  16. Jeann

    Nunca vi tamanha parcialidade,até mesmo para uma coluna,Dilma agiu corretamente apoiando o direito iraniano de produção de energia atômica para fins pacíficos,pois brasil e irã permitem inspeções da AIEA rotineiramente,porém Dilma não apoia a politica de direitos humanos do irã,ela se opôs a condenação da jornalista iraniana à morte,ou seja,a Dilma segue claramente uma politica inteligente e razoável,jornalismo parcial e irresponsável,o pior é que tem gente que acredita.

    Responda
  17. romulo souza

    foi so uma invasao de embaixada,estao fazendo tempestade em copo dagua.o lula tem toda razao o mundo persegue esse regime moderado e tolerante.

    Responda
  18. renato marques ferreira

    O Brasil nos ultimos anos aumentou sua cotas de contribuição ao FMI.Tem ajudado em inumeros projetos na Africa e paises Sulamericanos.Compramos 240 bi de dolares em titulos da divida Estadunidenses.Nossos viajantes despejam bilhões de dolares na economia dos EUA anualmente.As nossas relações de boa amizade com os países do Oriente Médio remonta desde do periodo do Império,podendo ser confirmado pelos inumeros descendentes de povos daquela região que hoje são brasileiros.

    Responda
  19. Alexandre

    Caro Sérgio, não sei se escreve essas coisas com ingenuidade ou mesmo com a intenção de desvirtuar os fatos. Depois de mil conspirações e golpes de estado na América Latina, e depois da política de destruição de nações em busca do petróleo você acha mesmo que os EUA são o nosso aliado e parceiro confiável?

    Responda
  20. ewnatal

    O Irã, em cem anos, nunca atacou ou fez intervenção em nenhum país do mundo.O país dos aiatolás só é estigmatizado porque bate de frente com o governo americano e seus interesses.O EUA, por sua vez, vez por outra vive disparando mísseis por aí afora e matando pessoas inocentes "por engano".O Brasil tem sim que ficar do lado do Irã e defender seu programa nuclear, pq não esqueçamos que a AIEA, vez por outra, encrenca também com as centrífugas das instalações nucleares brasileiras.

    Responda
    1. ENKI

      Se is/rael não tivesse sido fundada, a paz já tinha reinado naquela região à muito tempo. Porém, isso é um erro geopolítico que ainda pode ser corrigido.

  21. zeros

    Vendemos muito para o Irã. Eles pagam o dobro dorpeço por nossa carne, proque só levam as de primeira. Foram em setembro o maior importador de carne, porque a Russia paalisou a compra no mesmo mês.Aqueles que querem armas nucleares apenas nas mãos das potencias querem também a destruição do mundo.A guerra nuclear virá por imposição das potencias. A soberania dos povos e nações não pode acabar com um império,dois ou três tomando conta do mundo. Teremos um novo holocausto.

    Responda
  22. Creso Nuno M. de Brito

    Dizer que atitude do Irã não foi absurda é absurda, se não de uma cegueira incrível de a quem defende.Enquanto o governo brasileiro busca parecer adequado aos esquerdistas nesse discurso pífio quanto ao Imperialismo (já que na atuação politica o discurso não combina com a prática), nós perdemos a oportunidade de mostrarmos uma postura mais sensata, de nos opormos as "pretensões inocentes" do Irã, ao mesmo tempo em que ressaltaríamos a necessidade de manter o diálogo entre as partes.

    Responda
  23. zeros

    Quem falou que o BRasil é aliado natural dos EUA e Europa? Os acadêmicos de Havard e Oxford ? A História do BRasil é clara. Fomos sim literalmente sugados pela Europa.A Inglaterra, no passado, chegou a bombardear nosso portos.NOssa civilização é tão negra quanto branca, e na passagem de ano milhões vetidos de branco vão saudar Iemanja.Dó na sua cabeça colunista, o Brasil pertence à civilização da Europa e EUA.Vá lá ver como somos tratados? O Brasil é pluricultural.

    Responda
  24. ROBERTO CARLOS ADELINO DE OLIVEIRA

    Parabéns Malbergier! Notório é o envolvimento do Brasil com essa escória política, assim como também o é a mudança radical no comportamento do nosso país para com o ocidente e seus conceitos. Se é incontestável o crescimento brasileiro nos mais diversos setores da economia e do social, também o é, o fato de que erramos praticamento em tudo o que opinamos ou participamos. A política internacional do Brasil é pífia, amadora, improvisada e nossos governantes não se cansam de errar!

    Responda
    1. Agree

      Abderrahman Belhaddad. O Brasildeve defender seus interesses sem deixar de defender os valores democraticos. Porem, para que o Brasil defenda seus interesses ele nao precisa estar colado a politica norte americana, porque senao ele estaria defendendo os interesses norte americanos. Tambem, e falso dizer que Brasil e um pais, puramente, ocidental. Esta e uma alegaçao das potencias para nosso pais siga colado e dependente. Porem, a Dilma errou em nao defender as vitimas das revoluçoes arabes .

    2. ENKI

      É verdade, e toda o "churume" dessa ideologia veio se agrupar entre os tuc/anos e entre o PIG (partido da imprensa golpista) !

  25. ENKI

    Quanto será que custou esta reportagem ? pergunto, porque vir a público para falar uma bobagem desta é porque tem algo errado. Todos criticam a independência do Irã mas todos dizem amém para a ditadura capitalista-sio/nista !

    Responda
    1. Leonardo Faria

      Concordo com vc! O mais impressionante é perceber por esses comentários que a velha propaganda americana continua influenciando a maior parte das pessoas. Em plena era da informação é um absurdo as pessoas apenas analisarem os fatos apenas através da G|obo, Vej@, Fo|h@, etc.

    2. karl_br

      James, quer dizer que devemos apoiar e/ou confrontar os outros países de acordo com as vantagens que a gente tira dessa relação??

    3. James

      Quais os beneficios diretos para você como cidadão de ter o Irã ao seu lado? Seu hopital melhorou? Você paga menos impostos? Você conseguiu reduzir dívidas ? Quais as vantagens reais desse comércio?

  26. renato marques ferreira

    Para uma pessoa que acredito ser brasileiro,o ilustre reporte despreza demais nossas autoridades e de maneira muito deselegânte.A facilidade com que usa adjetivos pejorativos para se referir a nossas autoridades, o desqualifica de qualquer merito.Eu como brasileiro nato e orgulhoso de minha nacionadade e portador de um unico passaporte fico indignado com o ranço que ele coloca em suas reportagens,sem se preocupar com a imparcialidade necessária para ser um reporter.

    Responda
  27. Alexandre

    Nossa mãe ...   Porque será que o colunista não menciona as ditaduras pró-EUA no Oriente Médio? Porque não menciona o assassinato de inocentes por aviões robo? Porque não fala das 50.000 mortes de civis na Líbia pelos 6.000 bombardeios "humanítários" da OTAN?  

    Responda
  28. Fabio

    Será que o pessoal do PT acha que teremos alguma vantagem apoiando esses desvairados, com quem não temos a menor identidade cultural, política e comercial? Sequer temos proximidade geográfica! O Itamaraty parece uma criança birrenta que deseja irritar o resto da família. Um pouco mais de "rationale" não faria mal nenhum.

    Responda
    1. Gilberto

      MUUUITO mais "rationale", meu amigo, muito mais! E não é o Itamarati não, já que é o espelho do que desejam os "mestres", é o pseudo socialismo do atual governo. É notável sua simpatia pelo totalitarismo, que defendiam no passado e estão em vias de instaurar no presente, por meios "democráticos".Veja a montagem do palco e a "liberdade" dos atores...

    2. Leonardo Faria

      E vc quer dizer exatamente o q com "identidade cultural"? Ou por acaso só pq somos o cãozinho de estimação dos EUA e da Europa temos identidade cultural com esses países "bonzinhos"?

    3. James

      Com o Funk carioca, que aliás, a mulherada deveria vestir uma burca...

    4. ENKI

      E com quem temos proximidade cultural ?? com o li-xo americano que a grobo vende na TV e que todos comem como se fosse hamburguer e cheddar ?? Isso seria a política "saudável", deixar o brasil nas garras dos di@bos de wallstreet ???

  29. renato marques ferreira

    Dizem que a unanimidade é burra.Governar um país não deve ser igual gerir uma quitanda.A Siria e o Irã são civilizações milenares,e é natural que se defendam.O que achamos disso ou aquilo talvés peque em não saber detalhes que desconhecemos. Depois da invasão do Iraque a guerra aguçou o ódio e o sectarismo que havia entre as inumeras correntes reliosas e tribais do país causando inumeras mortes.Será que não acontecerá o mesmo com a Síria?A que numeros as mortes se multiplicaram neste conflito?

    Responda
  30. Mariva

    Ah sim, o Irã é uma ditadura e os EUA com seus 1% que dominam quase 50% de toda riqueza americana sao exemplos de democracia. Vamos ficar do lado dos EUA e Israel né? Perfeito!

    Responda
  31. Renato Dias

    Ao meu ver há mais exageros do que acertos no tratamento do caso, potências atômicas gostam de fazer charme com diplomacia de ameaça.Claro que o ato foi ofensio, não posso afirmar se há por parte das autoridades iranianas um apoio aos manifestantes, isso eu já não vi mas, tambem temos de considerar o fato de que há uma péssima imagem do ocidente lá fora; do outro lado.A Inglaterra tem parte no caos em que se transformou a questão Palestina, é preciso calma, muita calma.

    Responda
  32. Fredd Oliveiras

    "nossos aliados históricos e grandes parceiros comerciais" Quando uma pessoa tenta dar um significado positivo a exploração de um povo sobre o outro, ela revela o seu apoio ao explorador. Quando essas potências foram nossos parceiros? Parceria presume reciprocidade nos ganhos. Para eles, o Brasil ainda é um território solto que era de Portugal, foi tomado pela inglaterra e hoje vive devidamente controlado por instituições e mecanismos contratuais financeiros e pela ameaç

    Responda
  33. tiomingo

    A TEMPESTADE SE APROXIMA. Esse ódio mortal dos radicais do Islã contra os Judeus, Americanos, Ingleses, etc. está contaminando as autoridades da antiga Pérsia. Se considerar-mos que os Judeus ficaram espalhados pelo mundo por quase 2 mil anos, e hoje é uma nação unida, veremos que a Bíblia tem razão. O Apocalipse já está se cumprindo. A apostasia é realidade, a crise financeira mundial está presente, a fome no mundo é real. Antes da grande batalha, haverá o arrebatamento

    Responda
    1. mohannad yosef

      existe muitos paises,quase 80 porcento dos paises da onu que querem que os judeus devolvam as terras aos palestinos apartir das terras que foram adquiridas ilegalmente,que foi a guerra dos seis dias e seis noites,mais existe um pais que e contra e o mais incrivel e que nimguem pode fazer nada ,se isso acontecesse pode ter certeza que nao haveria mais conflito naquela regiao.

    2. mohannad yosef

      entao francisco,se os argentinos ou outros estrangeiros invadisse o brasil e te expulsasse de sua casa a força e matasse sua familia inteira porque se recusou a sair,o que vc faria,vc se lembra da guerra dos seis noites e seis dias onde foi exterminada milhoes de familas pra surgir a naçao judaica vc acha isso justo,vc nao iria lutar pra ter sua casa de volta,era o minimo que se poderia fazer.

    3. ENKI

      Há um erro histórico e conceitual aqui: não são os persas que odeiam judeus, americanos e ingleses, é, ao contrário, estes que odeiam os persas ! pois, pergunto, quantos governos os americanos derrubaram no mundo ? quantas guerras o trio este fomentou em diversas nações ? quem é o causador do maior desastre humanitário na palestina atualmente ?? Além disso, respondam: o Irã está em guerra conta quem ? aonde estão posicionados seus exércitos ? o Irã só está a se defender !