Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marcelo

    Os pesquisadores que dizem que viver 150 anos vai ser "normal" em uma geração (afirmação do colunista) devem ser malucos. Ou o colunista interpretou errado o que eles disseram.

    Responda
  2. Ramon Lamar

    Primeiro é preciso resolver o imperativo biológico da "redução dos telômeros" que impede que as células normais reproduzam indefinidamente (ainda bem, pois senão seríamos grandes tumores ambulantes). Depois de contornar esse "pequeno problema", aí poderemos sonhar em viver 150 anos ou mais (se bem que me parece mais um pesadelo do que sonho - aposentaríamos aos 120?).

    Responda
  3. pscardinali

    Medicina de qualidade? Aonde? É extremamente caro ter medicina de qualidade portanto fica restrito aos 1% da população que pode pagar. No final é uma questão financeira.

    Responda
  4. Júlio Mei

    Apesar de ser fato o aumento da expectativa de vida, também é fato que a maioria dos que atingem idade avançada, sofrem de inúmeras doenças, são entupidos de todo o tipo de medicamentos. Ou seja, muitos estão vivendo bem mais, mas poucos deles estão vivendo plenamente. Conseguimos melhorar os remédios, mas não aprendemos a evitar as doenças. Não sei se é bom negócio, viver tanto deste jeito.

    Responda
  5. gallo66

    Há muito tempo venho falando para meus filhos que eles devem cuidar de sua saúde, pois provavelmente chegarão aos 100 anos com a saúde e o vigor de uma pessoa saudável de 50 anos ou menos. Para quem está ouvindo falar desse assunto pela primeira vez, a coisa pode parecer assustadora. A duração atual da vida é muito curta.

    Responda
  6. Júlio Dalcin

    Considerando que Utnapisthin (Noé/Ziuzudra) sobreviveu ao evento do Dilúvio em 11000 a.C. e relatou em 2900 a.C. para Gilgamesh. Que Jesus está vivo, e que os anunnaki/nefilim que viveram na Terra envelheceram mais cedo em relação aos que permaneceram em Nibiru (órbitas), tudo é possível.

    Responda
  7. Lacombe Lucien

    Viver 150 anos vai ser normal se a pessoa tiver acesso a atendimento medico razoável, como está no seu artigo. Mas a primeira atitude do governo é reduzir o valor da aposentadoria. Aumenta a expectativa, mas reduz as condições. É esta incoerência que o jornalista poderia discutir. Afinal, sua opinião é transferida nacionalmente, e abriria um bom espaço para expor esta perversa mecânica, de conceder aposentadorias. Ou não?

    Responda
    1. Lia Lara

      A conta é simples: Tenho que pagar com 100 mil uma aposentadoria por 20 anos. Depois descubro que o calango vai viver 25. A simples divisão explica: Vai reduzir o valor final, não vai? Solução é aumentar a contribuição, seja por aumentar o percentual ou aumentar o tempo de contribuição pra aumentar o "montante" final.

  8. prhelerson

    Medicina regenerativa é sempre bem vinda. Contudo, o crescente processo de alteração química dos alimentos, poluição global e desmatamento não sinaliza um horizonte promissor no longo prazo. Na verdade, a qualidade de vida é e continuara sendo o bem mais importante que a soma cronológica dos supostos humanos com mais de 150 anos. Nada melhor do que uma vida com propósito!

    Responda
  9. Nitroglicerina Tnt

    por outro lado, será mais facil ver mendigos e moradores de rua com mais de 150 anos, com o valor que receberão do inss..

    Responda
  10. Pazinho

    VAI SER NORMAL NA SUA CASA.

    Responda
  11. rodney

    Este tipo de bobagem só anima o governo do pt. que pelo jeito. logo logo não pagará mais beneficio aos aposentados. porque não haverão aposentados. e não precisarão prestar contas de todos os desmandos e desvios que fizeram com o dinheiro do contribuinte... mas eles também morrerão..

    Responda
  12. rodney

    PRA QUÊ??? ISSO É O QUE QUEREM OS BILIONÁRIOS E MILIONÁRIOS DO MUNDO..RSSMAS VERÃO QUE NÃO VALE A PENA....E TUDO O QUE ACUMULARAM EM FORTUNA. LEGAL OU ILEGALMENTE.. OU DE QUALQUER OUTRA FORMA. FICARÁ ´PARA FILHOS NETOS.ETC. E TUDO DESAPARECERÁ NA PROXIMA GERAÇÃO.....

    Responda
  13. Turco

    Sr. Dimenstein, o seu texto me remete ao magnífico livro de Swift AS VIAGENS DE GULLIVER. Depois de visitar vários países, Gulliver finalmente chega ao país dos IMORTAIS, ou seja, onde alguns são marcados para viver eternamente. O autor (Swift) faz um relato tão terrível, fala de um sofrimento tão imenso dos "imortais" que, após ler o texto, ninguém vai querer ser imortal ou mesmo viver uma vida de 120 ou 150 anos. Recomento o livro As Viagens de Gulliver. É extraordinário. /p

    Responda
  14. Marcelo

    Viver 150 anos!! Acho dificil, isso pode acontecer mas nao no brasil. Os deputados e senadores vao dar um jeito de passar a perna ate na velhice!!

    Responda
  15. Luiz Alberto Seganti

    Gosto muito de ler o Gilberto, mas as vezes parece que ele não tem nada de útil a nos informar. É uma pena...

    Responda
  16. Julinho Araujo

    Caramba...se o Sarneys souberem....

    Responda
  17. joão ubaldo

    Caro Gilberto, de que adianta viver muito se for uma vida medíocre, limitada, aquém de nossas potencialidades. Fico com a bela analogia do filme Blade Runner, alguns de nós, tais como estrelas, brilham intensamente e esgotam mais cedo sua fonte de energia, outros brilham fracamente, porem vivem mais...

    Responda
  18. Ronaldo Luis Gonçalves

    150 anos ? Talvez sim. Com qualidade de vida ? Nem pensar.

    Responda
  19. dionesreis

    Questão bacana esta levantada pelo artigo.Afinal, a ciência está aí pra isto: Pra tornar melhor a vida do ser humano.E por que não prolongá-la?A questão seria sobre a hiperpopulação e os recursos para este povo todo.Mas acredito que com boa vontade, dá pra resolver estas questões.E enquanto estas melhorias ainda não chegam, quem puder vá morar em Okinawa, ou que tenha uma vida mais sossegada e bem cuidada.

    Responda
  20. LUIZ SANT ANA DE OLIVEIRA

    Isto será possível no reino milenar de Jesus Cristo que terá início após sua segunda vinda, conforme a profecia abaixo: Não haverá mais nela criança de poucos dias, nem velho que não cumpra os seus dias; porque o menino morrerá de cem anos; porém o pecador de cem anos será amaldiçoado.Isaías 65:20 Luiz - 43 91654550

    Responda
  21. sml

    A possibilidade de viver cada vez mais é uma realidade. Parabéns pelo seu texto, que evidencía a era do conhecimento que estamos vivendo.

    Responda
  22. Brasil Decente

    Sim, Sr Gilberto, citou classe media faltou dizer as pessoas que não sao atendidas pelo SUS que Sr não conhece, nem o LULA.

    Responda
  23. Paulo

    Essa história de viver até os 150 anos é velha. Na verdade, não há condições, hoje, de se permitir que uma pessoa viva até os 150 anos. Todas as pesquisas mostram algumas possibilidades, mas nada ainda viável. Há mecanismos nas células que evitam que isso aconteça.

    Responda
  24. Nigojiro

    Sr. Dilmenstein, uma série de pesquisadores não quer dizer nada. Cite os pesquisadores. Pelo menos um. Você se refere a pesquisas: quais? Não poderia citar sequer uma? Rejuvenescimento não traz paralelo conceitual, que viver 150 anos. Existe uma lacuna enorme entre essas idéias. "Chega a tal ponto de complexidade", lugar comum. Toda tecnologia atual envolve uma grande complexidade. E é uma expressão meramente hiperbólica que nada colabora com o texto. Você estava sem tempo para escrever, eim

    Responda
    1. gilberto dimenstein

      Yano, boa crítica Passo links de textos para sua apreciação sobre pesquisas com enzimas relacionadas com o envelhecimento por cientistas, desenvolvidos em Harvard. http://www.blo omberg.com/apps/news?pid=newsa rchive&sid=aCjsSYk8WoUYhttp:// news.harvard.edu/gazette/story /2010/11/partial-reversal-of-a ging-achieved-in-mice/ Gilberto Dimenstein

  25. chico

    Pior é que tem gente que vai a Harvard para perder idade mental!

    Responda
  26. chico

    Pensa umpouco: Você um ancião de 146 anos e uma massa de jovens almejando um lugar aosol justo onde você faz sombra! Um mundo com uns 15 bilhões de seres humanos eos uns caras já fora do prazo de validade sem querer dar mais espaço a ninguém!

    Responda
  27. Wilson Rizzo

    Tomara que não comece com você.

    Responda
  28. zubenelgenubi

    Que o diga a Hebe!

    Responda
  29. Laercio H.

    Tem coisa mais chata que morrer? Pobres de espírito aqueles que acreditam que papai noel, digo, papai do céu vai estar esperando-os depois que morrerem. Aproveitem bem a única vida que terão em toda a existência...

    Responda
    1. Lucia Helena

      Laércio, essa sua pergunta só pode ser respondida por pessoas que vivem "se enterrando" todos os dias. Acreditar em Deus ou não, é apenas uma, entre as zilhões de possibilidades, sem direito à imposição de certeza ou razão absoluta, por parte de quaisquer opiniões. Da sua, inclusive, como nem poderia deixar de ser.

  30. von kaio

    Surge o empreendimento do futuro :Casa da repouso para idosos ! Mesmo porque,um filho com 120 anos,não terá condições de cuidar de um pai com 150 anos de idade...

    Responda
  31. luizcandidob

    Gilberto, não me leve a mal, mas parece que suas intensas atividades em Harvard não lhe deixam tempo para escrever muita coisa com um mínimo de relevância. Este artiguinho com nível de "Super Interessante" deve ter sido escrito no banheiro com o notebook sobre as pernas e o "Send" clicado logo antes da descarga ser pressionada.

    Responda
    1. luizcandidob

      Gilberto, saber de pesquisas desta natureza, de aplicabilidade com prazo indeterminado, certamente muito longo, é relevante, sim, tanto quanto saber que há muitos corpos celestes com órbitas próximas a da Terra que se um dia se chocarem com esta, produzirão destruições em escalas inimagináveis. Há muitas publicações especializadas nesses tipos de especulações, acredito que seus leitores esperem algo mais objetivo. Mas eu falo por mim. Desculpe-me a situação "extrema", mas esta me ocorreu. /

    2. gilberto dimenstein

      Caro Luiz Carlos Borges Não é relevante saber que um laboratório de Harvard está produzindo rejuvenescimento de animais? Não é relevante mostrar novas descobertas sobre expectativa de vida? Muito obrigado por sua critica ( apesar de uma dispensável falta de educação, que não ilustra o missivista). Gilberto Dimenstein

  32. Brinco com uma tia que tem 92 anos que ela ainda vai emplacar os 110. Ela responde que viver em idade avançada cansa e torce para que não chegue a tanto. A natureza parece ser sábia, com o tempo as pessoas mais próximas se vão, os amigos idem, as dores aparecem, os sentidos vacilam, a vida apenas se arrasta.

    Responda
  33. José Luis

    beneficios que sera pra poucos, talvez pra alguns politicos que querem perpetuar no poder, visto que pros mortais comuns, que morrem nas filas dos SUS por uma infecção qualquer, pessoas produtivas que contribuem pra previdencia, imagine se vão gastar dinheiro com quem não produs , esse tipo de pesquisa é jogar dinheiro fora.

    Responda
  34. jgdearaujojorge

    Eu gostaria de viver os 150 anos sim. Só para ver o Corintians ser capeão da Libertadores e mundial 150 vezes..... hihihihihih

    Responda
    1. dionesreis

      Vish...Quem sabe no mundial de clubes de Marte? ಠ_ಠ

    2. NÃO ACREDITO

      Se em 100 não ganharam nenhum, o que te leva a crer que ganharam 1 por ano??? kkkkk COMEDIANTE

    3. Forrest Gump

      Se chegar a ver campeão uma única vez na Libertadores já será muuuuiiiittttoooooooo......... .

  35. Capitu

    A idéia de imortalidade só não parece maluquice pra quem é maluc o. O ser humano está sujeito à mort e e, por isso, é um ser mortal. Ainda que sejam descobertas as soluções pra todas as morbidades que poderiam levar à mort e, o ser humano continua sendo mortal, pois existe a viabilidade de ser mo rto. Só seríamos imortal, se sobrevivêssemos a uma ruptura da artéria femoral no meio do deserto. Não queria ser chat a, mas é isso.

    Responda
    1. Capitu

      Correção: " Só seríamos imortais"

  36. Lucia Helena

    Pois é, Gilberto! É uma pena que essa realidade fantástica com a qual você se depara em Harvard , está fadada a não chegar perto sequer, da média da população feita de idosos comuns, sobretudo pobres. Medicamentos e outras tecnologias, por mais de ponta que sejam, de nada adiantam se não se fizerem chegar à tempo e hora, ofertando qualidade e preços acessíveis ao público destinatário. PS: o envelhecimento não sobrevive de estatísticas.

    Responda
  37. Quaresma

    Entao a PRESID ANTA já pode propor uma lei de aposentadoria aos 120. Agora, dos 150 anos, pelo menos 50 serao inevitávelmente "pulverizados" na FILA DO SUS!!!!!!

    Responda
  38. emerson de faria

    Acho melhor não. Caso isso se torne normal, o caos irá piorar. Os gastos com saúde aumentarão, as aposentadorias se tornarão impagáveis e não haverá contigente de pessoas em número suficiente para cuidar de tantos idosos.

    Responda
  39. norsonbotrel

    E o Corinthians vai continuar sem ganhar a Libertadores...

    Responda
  40. THE OMBUDSMAN

    Viver 150 anos vai ser para um anormal. Comer verduras e cereais, peito de frango grelhado, beber leite desnatado e suco de vegetais... Churrasquinho com aquela lanha de gordura e cervejinha geladerrima nos fins de semana sao para os que nao querem viver tanto tempo assim ...e eu estou nessa!

    Responda
  41. Juliano Cacheta

    Enquanto isso, na Inglaterra, servidores públicos não querem trabalhar mais dois anos para se aposentar. A aposentadoria ainda vai quebrar muitos países.

    Responda
    1. gilberto dimenstein

      Caro Juliano, essa discussão é, de fato, muito importante. como lidar com tanta velha mais velha e com saúde? obrigado pela contribuição. Gilberto Dimenstein

  42. M.V Valvemark

    No Brasil, pra quê ?? Para morrer de fome devido as aposentadorias medíocres ou nos hospitais devido o SUS estar uma "maravilha".

    Responda
  43. Olegario

    De fato, a medicina e a engenharia, juntas, estão desenvolvendo soluções que estão tornando a vida humana mais longéva. E, sem dúvida, a expectativa de viver 150, 200, 300 anos com qualidade de vida é tudo o que eu quero; resumindo no popular: EU QUERO É MAIS!!! A SENSAÇÃO DA VIDA É MUITO BOA!!! MERGULHAR NO AÇÚCAR PARA VIVER DOCE!!!

    Responda
  44. Maresi Brasil

    Tomara que NÃO... PREVIDÊNCIA, SUPERPOPULAÇÃO, CONFLITO DE GERAÇÕES, CAOS NA MEDICINA, ETC, ETC, ETC...

    Responda
  45. Marcelo GodFather

    O problema é que no Brasil quando o IBGE faz estas pesquisas logo vem o governo com o tal fator previdenciario reduzindo as aposentadorias. Se o povo não m.o.r.r.e.r de velhice, vai m.o.r.r.e.r de FOME!!

    Responda
  46. emilio sacomani

    Não sei como há tanta pessoas que não tem o que fazer e ficam falanda estas besteiras que vai viver 150 anos cala-te boca

    Responda
  47. Festim

    Também acredito que será possível ter grande longevidade. Só fico preocupado é em como seria o novo contrato social em relação à aposentadoria. Ficaria completamente inviável trabalhar 35 e desfrutar 70 anos de benefícios.

    Responda
  48. PaulinhaDLM

    Se o mundo já tem hoje 8 bilhões de habitantes e está entrando em colapso com as pessoas morrendo antes dos 100, imagina se passarmos a viver mais e tratarmos o mundo do mesmo jeito?

    Responda
  49. Crasse Média

    Tomara que o pretendente ao "150tenário" não precise do SUS !

    Responda
  50. carlos fonseca

    Talvez venha ser comun ,nao normal! Ja pensou ?tem cara que vai ter sogra por mais de um seculo,isto sera um castigo ,nao longividade!!!!

    Responda