Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Sidnei Leandro

    É muito fácil comentar a situação do Brasil estando longe, sentado numa sala com ar condicionado e comendo biscoitos. Esses que fazem críticas abusivas ao país são aqueles que fugiram, ou seja os cov@rdes, que não ficaram e lutaram, como aqueles que aqui ficaram e lutam dia a dia por um futuro melhor.

    Responda
  2. sandra mangaraviti

    Parabens pelo artigo.

    Responda
  3. Carolina F.

    Não sei se o salário é tão alto assim, mas está super difícil conseguir pedreiro e o que estava no meu apto foi passear com a família na Argentina.

    Responda
  4. Mark

    Pois é Dimenstein. Veja só você com o seu "jornalismo" marrom!Tem que reconhecer que, apesar de tudo, o país anda bem, ao contrário se estivesse nas patas do seu patrão-dono, o José Serra!

    Responda
  5. patrick paulli

    Parece até piada certos comentários aqui.Todo mundo sabe que o Eua,esta cheio de mendigos,violencia e pagando salarios baixos sim,inclusive se pagam tão bem,a quem trabalha na construção civil,pq.falam que só os brasileiros pobres estão voltando?E outra,vai ser imigrante pobre e viver na periferia,com as gangues em Los Angeles,Nova York etc,p/ver que qualidade de vida de 1 mundo.Todo mundo sabe,que até classe média alta esta voltando,pq.como vão manter o seu padrão,se estão sem emprego?

    Responda
  6. Wagner

    Fala alguma coisa que eu não sei.

    Responda
  7. Educor

    isso naum fara dos EUA um NOSA...

    Responda
  8. Laércio Silva

    Pega mais leve, GD. Favor do Brasil aos Estados Unidos já é um pouco demais...

    Responda
  9. Gilmar Dias

    Os ratos já abandonaram esse barco antes.

    Responda
  10. Verinha

    Por essas e por outras, eu fico indignada com as opiniões contrárias  - e tantas vezes cínicas -  em relação ao governo petista que aparecem de leitores na sua coluna e em tantas outras. Pessoas que não se identificam, apenas debocham de forma violenta. É inegável que o Brasil está caminhando acertadamente, com uma política econômica mais consistente de geração de empregos e renda. Não são necessários óculos especiais para se ver isso. O governo petista está de parabéns, mostrando a qu

    Responda
    1. Rafael Pinheiro

      Essa mora fora ou ta recebendo para escrever "M"!

  11. Rafael Pinheiro

    Gostaria muito de migrar para este tal Brasil que este comunista desenha! Juro que procurei no globo onde fica tal país! mas o unico Brasil que encontrei foi o Brasil da America Latina! este até Tem bons salarios sim, mas educação, saúde e principalmente segurança são coisas que não existem! Quando esta funciona o judiciario age contra a sociedade! um país onde uma corj@ de esquerda esfola os contribuintes para saciar seus desejo de poder!

    Responda
  12. Maçarico

    Quem lê a notícia pensa que essa situação salarial é generalizada na construção civil. O mesmo se pode dizer dos motoristas de transporte pesado; tem empresas dispostas a pagar R$ 10.000,00 simplesmente porque não encontram pessoal qualificado. Mas são casos extremos e não devem servir de parametro.

    Responda
  13. careca

    A pergunta é: até quando?

    Responda
  14. Cavaleiro Marginal

    Para quem veio para os EUA ilegalmente por desemprego ou subemprego no Brasil anos atrás, e está aqui ilegalmente, é muito melhor neste momento voltar para o Brasil. Para quem é qualificado e tem residencia permanente ou cidadania, o retorno atrai, mas umas poucas semanas vivendo a realidade brasileira (burocracia, pobreza, falta de educação e principalmente violencia e crime), já basta para se arrepender. Moro nos EUA e adoraria voltar, mas o Brasil tem que melhor

    Responda
  15. Kaua Turbando

    Esse paraiso que eh o Brasil ne td mundo quer vir pra car para poder ser morto, roubado, atropelado e estuprado... Ah nao vamos esquecer que todos querem pagar os maiores impostos do mundo... UMA MARAVILHA TANTO EH QUE TEM GENTE QUE MORA NOS USA NAO EH NAO ......

    Responda
  16. M.V Valvemark

    Não entendo o motivo dos brasileiros idolatrarem tanto os U.S.A. Quando estive na Florida tive a oportunidade de ver brasileiros em sub-emprego e fui assaltado como nunca havia sido no Brasil, existem gangues na Florida especializadas em assaltar turistas. Quando estive em New York, ví mendingos pela rua como se fosse no Brasil, tudo muito fiferente dos filmes de Hollywood. Existem nações melhores que os USA ( Canada, Autrália, Suécia ), apesar de tudo prefiro o Brasil, povo mais humano!! /

    Responda
  17. RN

    Interessante ler aqui nestes comentarios um monte de brasileiro que mora nos EUA falando mal dos proprios brasileiros... Afinal todos sairam do Brasil em busca de melhores oportunidades, os bem estudados e os que ocupam subempregos. E digo mais são iguamente necessarios para o bom andamento dessa estrutura que os brasileiros metidos a besta que comentaram aqui tanto idolatram. r i d i c u l o s

    Responda
  18. Joel Stevao

    Que fiquem nos EUA aqueles brasileiros que vieram para construir o país que migraram de verdade, legalmente, e se tornaram parte dessa nação. Alguém que imigra ilegalmente está infringindo a lei, causando problemas para país, portanto que voltem para o Brasil estão fazendo um favor para nós que adotamos e amamos esse terra chamada UNITED STATES OF AMERICA. Thanks have a great day.

    Responda
  19. Joel Stevao

    Sr Jornalista, moro a 12 anos dos EUA e vou lhe dizer algo. Provavelment 95% ou mais dos Brasileiros que vivem nos EUA são ilegais, não pagam impostos poderiam mesmo sendo ilegais, aproveitam as escolas americanas, aproveitam ajuda do governo para seus filhos que aqui nascem,não falem Inglês direito, não se envolvem na sociedade como um todo, moram nos guetos, exploram seu próprios compatriotas. Os Brasileiros voltando para o Brasil é um notícia ótima.

    Responda
  20. pscardinali

    O articulista mostra um fenômeno que realmente existe, mas erra ao usar a exceção como regra, para justificar a argumentação. Um mestre de obras ganhar R$12000 talvez possam ser enumerados nos dedos das mãos. Uma reportagem que retratasse a realidade brasileira seria sobre o sub-trabalho e péssimas condições, o porque temos tantos subempregados nos teleatendimentos, caminhoneiros, motoristas e mesmo na construção civil, vide as várias greves dos "trabalhadores da copa". Essa é a realidade.

    Responda
  21. Kissy Folder

    Eu acho apenas natural que mão de obra não qualificada migre para onde há mais trabalho. Principalmente no setor da construção civil, o que se vê em muitos países são imigrantes ilegais. No caso dos EUA, maioria de mexicanos. Em Dubai multidões de indianos e paquistaneses. No Canadá também muitas nacionalidades. Como essas pessoas não têm trabalho nem vida estável nesses lugares, não há nada que os prenda.

    Responda
  22. F. Gardner

    O jornal Los Angeles Times fez uma reportagem informando o mesmo que o Dimenstein: "Brazil's economic boom drawing immigrant workers home" O jornal cita estatísticas concretas e sólidas sobre o retorno de trabalhadores brasileiros e confirma cada palavre de Dimenstein nesse artigo. Os imigrantes brasileiros que estão tentando atacar a credibilidade do jornalista - apenas por reconhecer o óbvio - o fazem para saciar uma necessidade de auto-afirmação perante os seus conter

    Responda
    1. gilberto dimenstein

      Caro Gardner Leitores como você, que agregam informação em vez de ficarem berrando insultos, mostram o valor desse tipo de espaço na internet. Obrigado por sua contribuição. Gilberto Dimenstein

  23. José Araujo

    Não são todos, brasileiros ou não, que conseguem ir para os EEUU, estudar em Harvard e ganhar a vida escrevendo" abobrinhas. A maioria dos que estão voltando, como um engº. eletricista conhecido meu, é por falta de serviço, não por que aqui está melhor. Ah, lá ele e a esposa eram biscateiros e babás.

    Responda
    1. F. Gardner

      Ninguém disse que estão voltando "por que aqui está melhor", isso é só a forma como o senhor escolheu entender o que está escrito. O que o Dimenstein falou é justamente que estão voltando porque há melhores condições econômicas nesse momento no Brasil.

  24. jca

    Prezado Senhor Jornalista, Venho por intermedio desta alertar V.Sa. para das duas uma: 1) Ou o senhor nao fez seu homework e distorceu os fatos; 2) Ou o senhor informa fatos sem a menor preocupacao em aprofundar-se neles. Nao fique no Quincy Market - e eu ja o vi la, ouvindo fontes equivocadas e saia por ai divulgando metade das meias verdades. No aguardo de vossa compreensao. Sincerely, JA

    Responda
    1. Kissy Folder

      "No aguardo de vossa compreensao" é ótimo...

  25. F. Gardner

    Os brasileiros que imigram para diversos países, retornando ou não posteriormente para o Brasil, além de ampliar a bagagem cultural e o conhecimento como um todo, geralmente costumam adotar uma postura mais tolerante, civilizada e verdadeiramente crítica (no sentido construtivo) sobre o Brasil. Só há uma exceção: os brasileiros que imigram para os Estados Unidos. Estes tornam-se ainda mais tacanhos e provincianos que os membros do Tea Party. É a síndrome do "p0bre-soberbo".

    Responda
    1. sandra mangaraviti

      Moro nos EUA, e infelizmente conheco varios brasileiros com a sindrome do pobre-soberbo. Adoram criticar e falar mal do Brasil. Aqui em New Jersey ha muita gente indo embora tb, e os brasileiros estao fazendo falta.

  26. Fegi

    Vai ser bem engraçado os cidadãos norteamericanos pegar em pá de pedreiro e brocha. Os empresários vão ter dificuldade para repor a mão-de-obra perdida; porque os almofadinhas não topam serviços pesados; sentem-se desqualificados. Quando a água bater no joelho, eles vão topar, senão será necessário pagar uma cifra vultosa, para reter estrangeiros subdesenvolvidos em seu país.

    Responda
    1. sandra mangaraviti

      Os americanos sempre trabalharam na construcao civil , vc nao sabe o que esta dizendo. O que nao se vc sao americanos trabalhando na agricultura e na limpeza.

  27. Dimas

    MUITO PERTINENTE E APOLÍTICA A ANÁLISE DO GILBERTO. QUEIRA OU NÃO É MELHOR FICAR ONDE POTENCIALMENTE EM EM MELHORIA DO QUE FICAR ONDE É MELHOR MAS POTENCIALMENTE PIORA. ISTO É REFLEXO DE BONS GOVERNOS NO BRASIL RECENTEMENTE, MESMO COM A NECESSIDADE CADA DIA MAIS URGENTE DA REFORMA POLÍTICA.

    Responda
    1. Kissy Folder

      Dimas, não concordo com seu comentário como regra geral. Eu vim morar no Canadá há 5 anos em busca de melhor qualidade de vida e estou muito feliz, e conheço muitos brasileiros na mesma situação, e todos nós viemos "impulsionados" pelos últimos governos, que apesar do crescimento econômico não conseguiram encaminhar os problemas crônicos do Brasil nem melhorar a qualidade de vida da classe média. Dar um pouquinho a mais para quem não tem nada é fácil.

  28. jca

    SR JORNALISTA, MENTIR NA INTERNET EH O QUE O SR CLASSIFICA DE "BONS MODOS"? ENTAO, ESTOU FORA. O SR. PODE ENGANAR A QUEM NAO VIVE A SITUACAO DA QUAL FALA, MAS EU POSSO CONTESTA-LO, PORQUE SEI QUE SAO FALSAS AS SUAS INFORMACOES.

    Responda
    1. gilberto dimenstein

      Caro José Afoso, esse espaço é justamente para criticar e contestar. mas há formas educadas, civilizadas, de criticar, sem ofender pessoalmente. obrigado pela participação nesse espaço. Gilberto Dimenstein

  29. Afonso

    A melhor noticia é a ida deste sr para os estados unidos. Espero que não retorne mais. Não sentiremos saudades de suas pérolas e estapafúrdios comentários. O dia que um peão de obra em SP ganhar 12 mil reais os EUA já faliram!!!!!! falar isso é muita insensatez, quanto mais escrever em um jornal deste porte.

    Responda
  30. jca

    A questao do salario de mestre-de-obra no Brasil: 12.000,00 por mes. Recuso-me a comentar. Nao se trata mais de desinformacao. Eh ma fe. Das pessoas que estao indo embora, claro, um grande contigente eh da area de construcoes aqui nos USA. Ha um excedente de imoveis no mercado e tao sendo o ritmo das obras nao retornara. Mas essas pessoas so vieram fazer dinheiro e a qualidade de vida - educacional, desportista, artistica, urbana, mobilidade, tecnologica, etc, nao interessa a elas. /

    Responda
  31. jca

    Como nao existem professores de PORTUGUES nas escolas publicas AMERICANAS - do kindengarten ate a High School, nao vejo como PROFESSORES DE PORTUGUES estejam sendo DEMITIDOS. Isto eh uma desinformacao. Se pesquisarem, apesar das crise, verao que os orcamentos das escolas foram, na gritante maioria, mantidos. Numa escola na minha cidade fala-se 47 idiomas diferentes. Para ficar so num exemplo.

    Responda
    1. Cavaleiro Marginal

      Jose Afonso, você está errado! Em Boston e Miami existem SIM escolas com classes em português para os filhos de imigrantes brasileiros.

  32. jca

    Quanto aas escolas: nao existem escolas bilingues ingles-portugues nos USA. Sao todas escolas AMERICANAS. Elas disponibilizam, sim, professores bilingues para os alunos novatos que ainda nao dominam o idioma local. Na outra ponta, os pais que estao levando seus filhos de volta para o Brasil, nao terao o apoio do GOVERNO BRASILEIRO, para adaptacao de seus filhos, que sofrerao inumeros constrangimentos nas escolas BRASILEIRAS aas quais se dirigirem - aqui chamamos de bullying.

    Responda
  33. jca

    Escrever isto eh de uma irresponsabilidade suprema. Os USA nao mudariam os criterios de visa waver program por ganhos imediatos. Existem criterios. Existe a lei. E aqui se segue as leis. Os brasileiros poderiam vir sem o visto, mas se querem saber - e pesquisar (esse JORNALISTA nao pesquisou nada, para escrever tanta bobagem), verao que nao ter o visto pode ser pior do que te-lo aprovado em 95% das vezes em que eh solicitado. Como pode alguem falar em Comunicacao de Cidadania mentindo?

    Responda
    1. Beta

      Jose Afonso, a tia de uma amiga minha trabalha no consulado americano de São Paulo. Há alguns meses ela falou para a minha amiga que vai ser uma questão de tempo ( 2-3 anos) para abolirem a exigência. Não entendo a sua antipatia por Gilberto Dimenstein, que é um profissional competente e muito qualificado. Recomendo que você leia algum livro dele ( eu já li) , talvez vc mude de opinião ...ou, pelo menos, de modos.

    2. gilberto dimenstein

      Caro José Afonso Já pensou em tomar algum curso de bons modos na internet? Gilberto Dimenstein

    3. gilberto dimenstein

      Caro José AfonsoPara seu conhecimento: De olho nos crescentes gastos dos turistas brasileiros e chineses, dois projetos no Senado americano visam transformar em lei uma promessa repetida pelo Departamento de Estado: acelerar o processo para a concessão de vistos nos dois países. A informação é de reportagem deLuciana Coelho publicada na Folha desta sexta-feira.Gilberto Dimenstein

  34. Corder

    Como um sujeito desses pode ser convidado pela Universidade de Harvard para pesquisar seja lá o que for? O Brasil é uma dos piores lugares do mundo para se viver e ponto final, quem mora fora como eu e ele sabe disso.

    Responda
    1. joão campos

      CONTINUE AI POR FAVOR !!!!!!!!!!!!NÃO TA FAZENDO NEM UMA FALTA

    2. Armando Jose

      Brasil 2011!! Pleno emprego, Grau de Investimento "BBB" para "A" em 2012, rumo a quarta maior potência socio-economica do mundo até 2016. O mais importante, até 2016 extinção total da extrema probreza.

    3. José Alcides

      O Brasil só não cresceu antes, pois era governado por pessoas que pensavam como você. Na verdade as classes mais humildes do nosso país pensam muito maior do que vocês da elite. Tem vontade de crescer e ajudar o país também. Não tem vergonha de ser brasileiros, querem mudar a história e torná-lo melhor. Enquanto vocês tentam se sentir superiores morando em países considerados desenvolvidos.

    4. gilberto dimenstein

      Caro Renato Você acha que alguém pode se sentir confortável vivendo ilegalmente num pais e, ainda por cima, acusado de tomar emprego dos outros? Viver assim, na visão, faz qualquer país ruim. obrigado por seu comentário neste espaço. Gilberto Dimenstein

    5. José Alcides

      Fala sério, é besteira voltar para o seu país que está em plena ascensão? Você deve ser um pelego de países ditos de primeiro mundo. Eu sou brasileiro e faço a minha parte em torná-lo melhor e mais rico e quero ficar rico aqui. Besteira é ficar em um país que despreza os brasileiros e se acham superiores a tudo e todos. Você deve ter vergonha de ser brasileiro, e eu tenho vergonha de vc ser brasileiro também, gostaria que não fosse. O Brasil realmente não precisa de pessoas como você.

  35. Humberto Olivieri

    Querido colunista, lembro-me que estudei textos do senhor na escola, no curso Normal, li seu livro "O cidadão de papel", enfim, tinha uma visão muito vanguardista e quiçá "progressista" de sua pessoa. Porém, ao ler este texto, completamente permeado de ufanismo barato que visa enganar o povo com uma falsa realidade, de que o Brasil possa ser comparado em oportunidades ou qualidade de vida à nação do norte da América, confesso que me senti muito decepcionado. Por qual motivo, então, vives tu

    Responda
    1. gilberto dimenstein

      Caro Humberto Você não quer que eu diga o que estou testemunhando? Dizer que brasileiros estão voltando 'é ufanismo? Obrigado por seu comentário neste espaço Gilberto Dimenstein

  36. Marcio

    Na Realidade é bem o estilo americano de fazer negocio .. na necessidade e para ganhar dinheiro vale tudo.Mas vejo com outros olhos esse vontade politica americana. Na realidade leio as entrelinhas... Existe a tal reciprocidade Politica.. assim que eles deixarem de pedir visto para brasileiros entrarem la nos EUA .. eles iram solicitar o mesmo aqui .. e ai Patriotas brasileiros serao os nossos empregos que eles tentaram pegar.. ( mas não como mão de obra barata como é a nossa..) .. /

    Responda
  37. edsm

    Na verdade, é agora mais ainda que brasileiros saem do Br pra morar fora. Só USA está fora dos planos, mas quem tem grana procura lugares mais modestos (e baratos) pra morar. Nada de patriotismo: os brasileiros que vem pra cá, são verdadeiros nomades a procura de novos trabalhos. Estão no seu direito. Mas muitos acabam desviando seus percursos pra outros países como o México ou ficando nos outros da Ameerica central. Não se acostumam com o Br e suas violencias e corrupção

    Responda
    1. edsm

      Muitos daqui também acabam indo pra outros lugares como Austrália, Asiae Amarica do sul-central. A bela Uruguai, além de Argentina e Chilereceberam muitos brasileiros. Na Bolivia e Paraguai os presidentesreclamaram pro Br que eles estão tomando empregos e conta das maioresempresas de lá. Nada dificil: basta juntar as economias aqui (vendersua casinha) e comprar uma grande empresa por lá e uma casa (tudobarato). Culpa da corrupção e violência.

  38. Carlos

    Fico impressionado em constatar o baixo nível dos jornalistas que por aqui escrevem...

    Responda
  39. Carlos

    Mais uma visão sobre nosso país totalmente equivocada, pois lança uma impressão que não corresponde à realidade brasileira. Mais da metade de nossas casas não possui água nem esgoto, nossa renda percapita é a 73º do mundo, o índice real de analfabetismo é alarmante se excluirmos os que apenas sabem escrever o nome, saúde pública não existe, impostos entre os mais altos do mundo e por aí vai....

    Responda
  40. Celyo

    O Brasil é um pais de terceiro mundo onde reina a falta de educação, a corrupção e a impunidade. Os USA é o pais mais rico do mundo e a qualidade de vida lá é otima.

    Responda
    1. gilberto dimenstein

      Celyo Você já morou ilegalmente em algum lugar? Gilberto Dimenstein

  41. Marcelo

    Como um mestre de obras ganha 12 mil reais/mês no Brasil enquanto um professor doutor numa universidade pública (possivelmente doutorado até mesmo em Harvard ou similares) ganha talvez menos de 7 mil ?

    Responda
    1. Kissy Folder

      Porque no Brasil de L u l a só é valorizada a faculdade da vida. Quem estuda de verdade é um ban do de burguês, ou elite, como ele gosta de dizer. Por isso o negócio é ir embora para um país que te dê qualidade de vida.

  42. edsm

    É um favor pros americanos? Já viu algum americano vir aqui pra lavar pratos?

    Responda
    1. Valdir

      É um favor quando se entende que ele está falando da quantidade de turistas que iriam para os Estados Unidos gastar por lá.

  43. Dereck

    GD fez um título panfletário para seu artigo. O número de brasileiros nos EUA não é precisamente sabido, estima-se que possa chegar a 2 milhões, mas não se sabe quanto. É um exagero dizer que eles estão "abandonando" o país.

    Responda
    1. Kissy Folder

      Deve ser verdade que tem mão de obra não qualificada mudando de país. Os brasileiros que eu conheço que moram nos EUA (que não trabalham na construção civil, diga-se de passagem) estão muito bem e nem pensam em voltar ao Brasil. José Santos, deixe de ser grosso.

    2. jose santos

      É porque você não trabalha em nenhum consulado brasileiro nem na imigração dos EUA. Então seria melhor ter ficado calado porque nada sabe sobre este assunto.

  44. jose santos

    Na minha turma da faculdade em San Francisco (CA) tinha um brasileiro que nunca se aproximou de mim, mesmo sabendo que eu era brasileiro. Certa fez ele foi convidado a falar sobre o Brasil. Foi ai que descobri que o Brasil dele era o dos anos 60. Estavamos em 2009 e ele nunca tinha voltado ao pais,então a visão dele do Brasil era igual a de muitos que aqui comentam, mesmo morando no Brasil e não viajam pelo país.

    Responda
    1. Kissy Folder

      Ou seja, o Brasil dele era um lugar muito menos violento.

  45. Dereck

    Só quem é B UR RO volta pro Brasil. Para pagar R$ 90.000 por um Honda Civic?? Para pagar R$ 500 mil um apartamento de 50m2? A crise lá vai passar e a infraestrutura, a qualidade de vida fica. Aqui o crescimento pode até ter chegado, mas a mazelas não desapareceram.

    Responda
    1. Carolina F.

      Imóvel nos EUA tá barato pq a bolha estourou e um monte de gente foi morar na rua e no carro. Antes disso tava super caro.E quem precisa de um honda civic? A não ser que vc tenha perdido sua casa e vá morar no honda civic.Achei que você fosse citar vantagens reais, como escolas públicas razoáveis.

    2. jose santos

      Você está enganado. Tem milhares de americanos vindo para o Brasil e os seus cálculos econômicos estão desastroso. Você não aluga um quarto nos EUA por menos de 1000,00 dólares. Quem precisa de um Honda Civic? A sua visao 'da realidade é destorcida. Pegue o avião e vá para os EUA, fazer faxina e ser humilhado.

  46. LiXo

    Obviamente as críticas ao Brasil e adoração aos EUA é decorrente de conceitos ultrapassados, oriundos da época em que eramos considerados terceiro mundo (talvez quarto?). Certamente as mentes mais jovens e antenadas já sabem que a realidade mudou e não devemos nada a nenhum pais do mundo (pelo contrário ele precisam de nossa ajuda)

    Responda
  47. JayPee Jota

    Moro em New Jersey ha' quase 10 anos. Nao volto a morar no Brasil nem que voce^ me pague o dobro do que eu ganho aqui... Pra falar a verdade, ate' milionarios e artistas no Brasil tem que conviver com as terriveis mazelas do dia-a-dia da vida num pais "em desenvolvimento"... Brasil so' de ferias e olhe la' (olhando para os lados, de antena ligada, com aquele medo latente), grades, muros, sem contar a confusao crescente nas grandes cidades, caos...

    Responda
    1. jose santos

      Você deve morar em uma cidade que só tem duas ruas e jamais foi a NY, San Francisco, Miami.

  48. Renato

    Ué mas os EUA não era o Brasil que tinha dado certo! Quer dizer que o caldeirão virou em cima do feiticeiro.

    Responda
  49. Carlos Carvalho

    Amo os EUA. Mas a minha visão de turista é muito diferente de quem vive a realidade ai. Porém, uma coisa é certa. Vão se passar os anos, os EUA irão superar esta crise e sempre irão ser uma país de primeiro mundo. Aqui, com toda esta economia bombando, violencia - corrupção e descaso da saude vai continuar eternamente!!! Com crise ou sem crise, os EUA tem o que o Brasil nunca vai ter... patriotas!

    Responda
    1. Pedro Valadares

      Que besteira, rapaz! Se patriotismo fosse sinal de alguma coisa, o Oriente Médio seria um celeiro de potências globais!

  50. dani0408

    Voltam porque são B U R R O S. Quem tem a oportunidade de sair dessa latrina e decide voltar, na verdade nunca mereceu ir.

    Responda