Comentários para:

Dilma entra na história

VER COMENTÁRIOS EM Colunas

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Silvoney

    Realmente, mais informada até de voce, porque os comentários ditos aqui estão todos unanimes em decifrar que as defenestações, todas, aconteceram depois que a imprensa mostrou falcatruas dos defenestados. Pode entrar para a história como uma presidente fraca, medrosa, certamente com temor de que o defenestado abrisse a boca demais. Aí recuou, esperando a fritura ser processada de maneira conveniente a todos.

    Responda
  2. Sergio Costa

    Na verdade o Brasil É impotente e É vencido pela pilantragem. Ou algum corrupto já foi preso até hoje? Eles só perdem o cargo, mas não são condenados nem devolvem o produto da pilhagem. Ou seja, ficam IMPUNES.

    Responda
  3. Severo Gomes

    Somos sim um país infestado pela corrrupção. Cargos públicos leiloados em todas as esferas, todos os detrans cobram propina por fora, há uma relação intrínseca entre polícia e bandido com aval de políticos, enfim por enquanto não se tem esperança de mudança. A educação está aquém e direcionada apenas para atender o mercado. Estamos sem saída.

    Responda
  4. Verônica Castro

    Vc é a nova versão do Alexandre Garcia,vai ser tb porta voz de governo no futuro? QUE PAPO FURADO

    Responda
  5. Eugênio Pacelli L. da Costa

    Os leitores mediocre por certo não leram a frase "O que está acontecendo é a consequência de uma sociedade mais informada,atenta e articulada, na qual a imprensa exerce um papel defiscalização."

    Responda
    1. tony

      Erro de concordância! Não é: "Os leitores medíocre..." e sim "Os leitores medíocres...".

  6. Crasse Média

    GD, O Míope - é tanta insistência chapa branca que começo a acreditar em ingenuidade

    Responda
  7. Bramba

    Dimenstein, até tú promovendo a falsa imagem da presidenta. Começo a desconfiar que serás agraciado com importante cargo na próxima reforma da defendida.....

    Responda
  8. Eugênio Pacelli L. da Costa

    Caro jornalista, seria bom que este tivesse os comentários "contra" e "a favor", assim evitaria muito constrangimento ao seleciona a opinião dos leitores. Na Carta Capital é assim. Dai a pergunta por que lê tanta mediocridade. Se fosse eu, começaria com alguns "contra", depois de percebendo a mediocridade, como neste o caso, passaria ao comentários "a favor

    Responda
  9. Gka

    Francamente, Gilberto continua nos achando idiotas: Dilma tentou segurar o corrupto, não conseguiu diante da pressão da imprensa e fatos contudentes dos malfeitos...não teve alternativa engoliu!!!

    Responda
  10. Márcio

    Não votei nulo para não ver o Serra eleito! Não me arrependi, Dilma é muito superior, tem postura e sabe falar. Todo candidato é uma aposta, seja do eleitor culto seja do inculto, o que mata é a falta de humildade de alguns enfadonhos, são os sabe tudo, que segundo dizem se seu candidato fosse eleito tudo estaria melhor!! Ninguém sabe o futuro, o que é uma pena é que ninguém admite. Parabéns Dilma pela diplomacia com que tratou o fato.

    Responda
    1. Silvoney

      Parabéns Dilam, pela postura como tratou o corrupto desacreditando a comissão de ética.

  11. Osvaldo Barbosa

    Dimenstein : o blogueiro chapa branca Se Dillma fosse realmente competente, já teria mandado esse cana lha embora logo quando surgiram as denun cias. Mandar embora, ou melhor, aceitar a demissão agora, é mera reação a uma situação insustentável.

    Responda
  12. Véio Otrebla

    O papel da imprensa é esse mesmo, fiscalizar e informar. Infelizmente, parte da imprensa dá um tratamento diferenciado aos assuntos, dependendo de que grupo político se trata. Falta ainda muito para dizer que estamos a caminho de reduzir drasticamente a corrupção, até porque é um processo que funciona em cadeia e envolve muita gente e organizações públicas e privadas. E todo corrupto, sejam políticos, funcionários públicos, empresários devem ser punidos, independentemente da sigla partidária

    Responda
  13. tony

    Caro Gilberto, ou você não quer ver a verdade ou você realmente tem sérios problemas de percepção da realidade. Se a Dilma é a presidente ou presidenta como ela gosta, que mais demitiu ministros corruptos, é porque foi quem mais nomeou corruptos para serem ministros. Vê se acorda!!!!!!

    Responda
  14. Eugênio Pacelli L. da Costa

    Esses leitores querem que os jornalistas ataquem sempre, como se isso atrai-se mais leitores. O que o leitor que sabe lê quer é analise politica. O leitor mediocre quer que o jornalista tome posição contra ou a favor. Perceba que o jornalista lembrar um FATO, a repercusão positiva no exterior, ele se limita a fatos antes de dá sua conclusão. Por exemplo, que jornal venderia de todo dia falasse nos corruptos a começar pelo Maluf (Kennedy Alencar, um cara desses não se convida p. nada

    Responda
    1. tony

      Você deveria se chamar Ingênuo e não Eugênio.O correto é: "O que o leitor que sabe ler quer é análise política" e não " O que o leitor que sabe lê quer...".

  15. Ana

    Dimenstein, é bom começar a semana lendo um comentário positivo a respeito de algum político. Ler uma análise positiva. Tá certo que é difícil no meio político achar pessoas corretas, mas existem assim como também existem politicos que tentam melhorar o nível deste meio. Faz bem ler considerações que saiam do negativismo dos comentários.

    Responda
    1. tony

      Você já escreveu tua cartinha para o papai Noel?

  16. Kelvin Spurlock

    HAHAHAHAHAHADemitidos? Como assim?Eles nao pediram demissão pra nao perderem seus direitos politicos?Essa cambada na verdade vive protegida pelo arquivamento de processos...A nao ser que esse movimento todo de nao demitir e fazer ameaças pra que eles mesmo peçam demissão seja outra "Sena com a cobra" como diria a Sasha...Brasilia fica entre o Circo e a Novela dentro das ARTES CÊNICAS!Já podem pedir ajuda da Lei Rouanet pra continuar com a palhaçada!

    Responda
  17. candida

    Gilberto Dimenstein, não concordo com uma só palavra do que você disse, mas defendo seu direito de dizê-la, coisa que os petistas não o fazem. Mas infelizmente, você se vendeu muito barato. Acorda, por favor, o outro Dimenstein era melhor. O fato de caírem tantos ministros só prova a incapacidade desde governo e também é reflexo e resíduo deixado pelo governo do lula...

    Responda
  18. sebastiao aquino

    Dimenstein, voce está certo ! Estamos no mes do Natal e temos mesmo é que acreditar em Papai Noel. Dilma entra para a História .............. como a presidente que não teve "bala na agulha" para demitir Lupinóquio.

    Responda
  19. popoio

    Bom dia meu caro Gilberto. Penso que você deveria antes de escrever as coisas, passar a refletir um pouco e optar por somente a verdade. Muito ao contrário do que escreveste, Dilma não andou "demitindo" todo este pessoal. Pelo contrário, mostrou ela estar é conivente com o "malfeito". Por favor, procure ser honesto com as pessoas, pois não são todas elas bitoladas e alienadas conforme, me parece, você pensa. A honestidade pode estar junta até mesmo de um simples ponto final. Muito obr

    Responda
  20. Eduardo Bittencourt

    Coincordo com quase tudo o que está escrito na reportagem, somente um fato concreto que passou esquecido: NÃO É A DILMA QUE ESTÁ DEMITINDO OS MINISTROS, está sendo as denúncias pela imprensa, principalmente a FOLHA e a VEJA. Infelizmente a capacidade da DILMA em perceber a corrupção no meio em que ela está, por culpa dela, afinal foi ela quem nomeou, ainda é muito grande, ela passa a idéia que é boazinha e inocente, igualzinho aos antecessores.

    Responda
  21. Vitalino Grígolo

    Prezado Gilberto, bom dia. Excelente comentário. Até que enfim saimos do blá-bla-blá e partimos para a ação. "As palavras atraem, mas os exemplos arrastam". Penso que de agora em diante essa indústria da "comissão por fora" deve começar a preocupar nossos tomadores de licitações. Abraços Vitalino

    Responda
    1. tony

      Cuidado Vitalino! Tem jornalista que também pega algum por fora.

  22. contosdamamaegansa

    Sera que pesam que somos estupidos, os ministro nao maioria cairam porque foram pegos pelo bom trabalho das reportagens da revista veja, se nao fosse isso estes estariam mamando nas tetas do governo e nos bracos da presidenta, para nao perder o pescoco, esta preferindo arrancar os seus tentaculos, ja que pelas proprias palavras do pt a dilma e a presidenta mas, quem manda e o molusco. Vc esta longe e muito mal informado ou e mais k acredita em contos de fadas e historia da dona carochinha /

    Responda
  23. Ricardo Sampaio Correa

    Cada um interpreta dentro de sua ótica. O que salta aos olhos, independente do posicionamento da cada um, é que o Lupi, cafageste por natureza, tem poder de fogo contra o Lula e o PT .  A luta da Dilma para preservar a pilantagem não é fácil. Isso, entretanto, não retira dela a responsabilidade por toda essa gama de safadezas.  A mesmo situação ocorreu nos episódios anteriores do Ministros ladrões já demitidos. O grande responsável por toda essa lambança é só uma pessoa: Lula.

    Responda
  24. André

    Isto é só mais uma prova de que quando LULA falava que não sabia de nada, estava MENTINDO!!!!

    Responda
  25. Versailles

    Está equivocado o comentarista. Os fatos descobertos apenas pela imprensa a constrangem a demitir Ministros.Por ela, todos ficariam onde estão acobertados pela tal presunção de inocência. Enquanto a Presidente continuar refém dos partidos, sem realizar que ela é a primeira mandatária do Brasil, continuaremos trocando 6 por meia dúzia. É o pais da picaretagem pq nada muda para acabar com ela.

    Responda
  26. Tartá Madiga

    O ministro que foi aceita sua demissão com maior agilidade foi o Sr Nel-son Jobi-m..., esse foi demitido rapidamente e sem beijos ou abraços e..., "NÃO FOI POR CORRUPÇÃO"..., foi porque ele falou umas "VERDADES" que não foram bem digeridas pela cor-ja petis-ta. A Dilma e o Lu-la já fazem parte da história brasileira como os governos mais corruptos de todos os tempos..., bateram todos os recordes em corrupção e impunidade.

    Responda
  27. mavs65

    Se Dilma fosse séria mesmo, rompia com o PT!

    Responda
  28. carol

    Haja gaturanos heranca do Ex,afinal foi o homem do mensalao e dos Ministerios da porteira fechada,pode gatunar a vontade o dinheiro publico.

    Responda
  29. edson Silva

    Caro Articulista. Voce fere nossa inteligencia. Sinto-me substimado. Quanta ingenuidade. Ela realmente foi forçada a demiti-lo. Isso, todos viram, não é nenhuma novidade. Acontece que são todos "farinha do mesmo saco". Deve ter sido muito doído demitir alguém "tão capaz"...Afinal, é um a menos no time. Mas não será, de modo algum, problema, outro virá e continuará o "trabalho...

    Responda
  30. Marcelo

    Não entendo a lógica do argumento de Dimenstein. No setor privado, se o CEO de qualquer empresa tivesse que demitir em 11 meses 6 diretores que ele mesmo nomeou por acusações de irregularidades, ele não estaria "em alta". Pelo contrário, esse CEO ele próprio já teria sido demitido pelo conselho de administração.

    Responda
  31. Lulala

    É mesmo? E quem deu à mídia o papel de "fiscalizar"? A imprensa que você se refere é um monópolio de empresas privadas com seus próprios interesses e, diga-se de passagem, bastante corrupta, autoritária e pouco transparente. Muito longe de ser imparcial e sem legitimidade alguma para assumir a tarefa de "fiscalizar" o governo.

    Responda
    1. tony

      O povo!!!!!!Com este nome, " Lula PT Silva" só podia fazer um comentário como este.Eta partidinho mais careta! Mais um querendo calar a imprensa.

    2. Marktrumble

      Tá recebendo quanto pra falar asn eira? O papel da imprensa é fiscalizar sim, meu caro! E o está fazendo muito bem, quem deveria ter tomado as atitudes de demitir a cor ja de ministros la- drões era a propria presidente Dilma, mas ela estava com o rabo preso.

  32. Luis Novaes

    Não concordo com esse comentário. Dilma está reagindo em benefício próprio quando a pressão popular e da imprensa na revelação das falcatruas prejudica sua imagem. Melhor seria avaliar melhor os antecedentes dos ministros antes de entregar-lhes o poder dos ministérios. Entregar ministérios a corruptos é, no mínimo, irresponsabilidade. Para um alto cargo em qualquer empresa se exige inúmeros requisitos. E o dinheiro roubado, volta? Ela só está tirando quem ela mesma colocou. /p

    Responda
    1. Marcelo

      Concordo, as ações de Dilma são puramente reativas. Se a imprensa não tivesse revelado as irregularidades, nunca saberíamos da existência do esquema institucional de corrupção montado nesses ministérios. Lógico que, depois de feita a denúncia com provas, a presidente não tem outra alternativa para "salvar face" a não ser afastar os ministros envolvidos. Os substitutos escolhidos entretanto quase sempre pertencem ao mesmo partido/grupo do afastado indicando possível continuidade do esquema.

  33. Tartá Madiga

    Não entendí..., a Dilma recebeu de herança do Lu-la o governo mais corrupto de todos os tempos..., afinal quem ela mandou embora...???, o que tenho visto e presenciado é o corrupto bandi-do "PEDIR DEMISSÃO"..., foi assim com todos eles e depois ainda vem um abraço carinhoso com algumas lagrimas e cara de peixe morto. Ninguém até agora foi preso ou devolveu o dinheiro roubado..., a fama que está correndo aí prá fora é "DEMISSÃO"...???, sou categórico em afirmar que é mais uma "MENTIRA"

    Responda
  34. geran

    Realmente o jornalista não foi muito feliz nessa apologia à dilmilha, talvez por morar no exterior  e as noticias cheguem deturpadas ou por ser petista de carteirinha.Na verdade a dilmilha do demite qdo esta terminando o estoque de tintas da midia, as mesmas noticias de corrupção não cabem mais no visores dos computadores e o saco da piopulação começa a estourar. Ve-se isso pelos comentários às noticias, como no presente caso.Menos, gilberto, menos, bem menos por favor.

    Responda
  35. Pedro Dotto

    Realmente Sr. Dimnestein Dilma demorou um século para demitir Lupi e só acabou fazendo depois que a comissão de ética pediu seu afastamento, pois ficaria vexatório pra ela mante-lo no cargo. A demissão teria de ter sido feita logo no início quando ele falou que só a bala sairia do cargo e depois também de dizer que a amava. Onde fica o respeito, mesmo assim ela o manteve como ministro. Só mesmo acuada ela tomou essa providência.

    Responda
  36. aloisio

    A AVALIACAO DO JORNALISTA NAO CORRESPONDE A REALIDADE. SE O BRASILEIRO FOSSE BEM INFORMADO E BEM INTENCIONADO, NAO PERMITIRIA A PERMANENTE POLITICA ASSISTENCIALISTA DO PT E ALIADOS. COM RELACAO A CORRUPCAO GENERALIZADA INSTITUICIONALIZADA PELO PT E ALIADOS, ESTA NAO SERA MINIMIZADA COM A DEMISSAO DE PSEUDO MINISTROS QUE NUNCA SAO CONDENADOS A PENAS DE RECLUSAO. POR OUTRO, A ORIGEM DO MAL PERMANECE INTOCAVEL.

    Responda
  37. Ale

    Dirigo-me a Folha de São Paulo que institui a censura prévia neste blog : voces estão jogando fora a sua história. Não pude publicar o meu comentário que não possuia uma única palavra que ferisse o decoro a não ser contrária opinião deste jornalista.   Será que agora voces publicam ?

    Responda
  38. norberto zanettin

    Tenho lido alguns comentários seus e garanto que este é o último.É inacreditável a sua falta de visão na análise desta reportagem. Quem montou os ministérios foi esta presidente. Conhece o prontuário de cada um dos ministros.Foi beneficida com o dinheiro da corrupção na última eleição.Sabe exatamente o que acontece em cada pasta e se finge de morta quando os escândalos vêm à tona,esperando para ver se a situação se resolve por sí mesma. Quando não tem mais jeito obriga o gatuno

    Responda
  39. Milton

    Alienação mental do nobre articulista. Dilma não promoveu um ato voluntário sequer de exoneração dos seus ministros por corrupção. Nenhum. Nenhunzinho. O fez pressionada pela imprensa (V E J A ) que incansavelmente expôs tri-pas e bar-ri-gadas do governo pe-tis-ta. Aliás, quem entrou pra história foi o partido da presidente como o mais cor-rup-to de todos, isso sim!

    Responda
    1. tony

      Estou desconfiado que o colunista é beneficiário do bolsa família.

  40. Heckel Pedreira

    Precisamos, antes reflrtir mais profundamente antes de criticar. Faco uma pergunta: Proque alguem que foi ELEITO para ser LEGISLATIVO, vira membro de executivo, dando seu lugar a supletentes (aqueles que quase foram eleitos, mas não o foram)?. Precisamos de ministros honestos, é claro, mas com perfil técnico.Precisamos de relações mais definidas entre os poderes e que eles funcionem de acordo com os seus propositos (fim das barganhas), e o no Judiciario caiam todos os corruptos de toga.

    Responda
  41. Jean Santos

    Defendendo a Dilma? recebeu qt por isso?

    Responda
  42. Brasileiro cansado

    Gilberto Dimenstein é um grande piadista, do modo que escreve fica parecendo que a Dilma é uma grande faxineira, ela só demiti quando acuada por ela continuava tudo do mesmo modo porque todos esses ministros são herança de Lula! Na verdade Dilma não gosta de faxina só lembrar da Erenice . O pedaço da imprensa que alisa Dilma, apelidando-a de faxineira, segue a tradição. Dilma não é inocente, Foi ela quem nomeou o lixo. Com uma agravante: sabia o que estava fazendo.

    Responda
  43. Bruno Prt

    Dimenstein.....Em que dimensão vc vive?????????

    Responda
  44. Ricardo Santos

    No governo do boca de suvaco. Primeiro que a imprensa não falavam nda e segundo se falasse ele nem daria atenção a isso...só falaria, "Assim não pode, assim nao dá!"

    Responda
  45. Rico

    Dimenstein é um i-d-i-o-t-a. Deveria ser demitido também. Esse cara acha que a população é burra com esse artigo ridículo.

    Responda
  46. lldemats

    Como estrangeiro, eu tinha duvidas fortes sobre Dilma, mas como este artigo mostra, ela e seria! Se ela consegue tracar um novo caminho que leva fora desse corrupcao maldito, ela pode ser ate uma "great president". Tomara quela continua a mostrar a porta aos petistas (e outros) corruptos.

    Responda
  47. joffly

    Discordo, essa matéria tenta manipular o leitor a acreditar nessa baboseira de moralidade, os argumentos são fracos e tentam confundir o leito menos informado, leiam o NYT, veja que a visão que eles tem do Brasil não mudou, e estão certos aqui a pilatragem rola solta, não melhorou nada, isso é no que eles querem que acreditemos, mas não somos tolos, os brasileiros não acreditam nesta matéria , nem muito melhos que a corrupção esteja sendo reduzida, ACORDA! vc está no Brasil mermão!

    Responda
  48. Mark Fabber

    Concordo com o colunista.Todavia, quero ver ainda o ministério público federal e a PF apurarem todos esses fatos para, oportunamente,o MPF oferecer dennnúncia p/ punnnir cada um dos ministros culpppados e todos os demais envolvvvidos no esqqquema de corrrrupção.Para ddillma mostrar que é fera mesmo ainda terá que deixar que estas instituições que mencionei acima investtiguem com liberdade plena e no caso do mpf oferecer dennúncia e a justiça federal punnir os envolvidos no esqquema de corrru

    Responda
  49. chilli pepper

    Dimenstein seu artigo foi muito sensato, mas muitas pessoas são limitadas e não conseguem ver além. A Dilma está me surpreendendo cada dia mais e como cidadã brasileira lhe deixo meu apoio.

    Responda
  50. crbm

    CONCORDO COM O REPORTER!!!! A questao nao é que demitiu somente apos denuncias da imprensa, e sim a coragem de demitir mesmo colocando em risco o apoio do congresso e a propria governabilidade.Dilma deixa claro que tudo tem um limite e que nao esta disposta a ser conivente com a corrupção.Caberá agora a imprensa realmente imparcial nao dar espaço para aproveitadores da oposição,usar as demissões para fins eleitoreiros.Temos todos que apoiar a Dilma e ficar de olho retaliações do congr

    Responda