Comentários para:

Multe mais, prefeito

VER COMENTÁRIOS EM Colunas

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Wagner

    Difícil é aceitar um sujeito que mata dois garis, paga uma multa e ainda continua dirigindo, só no Brasil terra de ninguém.

    Responda
  2. Iceman

    Antes de começar a multar a torto e a direito, a prefeitura deveria se preocupar com os atropelamentos causados pela mau posicionamento das faixas, falta de sinalização de trânsito, veículos estacionados indevidamente a menos de três metros das esquinas e pela péssima conservação do asfalto antes das faixas de pedestres. Coisas que só um motorista que mora em Sampa pode entender, ao contrário do quase sempre correto colunista que vive nos EUA. Multas sim, mas com contrapartida da prefeitura.

    Responda
  3. não tenho

    esse dimenstein é um pederastra só fala mmmmmmmm

    Responda
  4. Eric Cartman

    depois esse povo se assusta quando o monstro se vira contra ele, e começa a multar opiniões, a policiar pensamento.

    Responda
  5. Adalberto

    Alguém aqui já bateu em outro carro? ou fez barbeiragem? ou estava errado?olha, nunca ouvi ninguém dizer que estava errado, sempre foram os outros que bateram, ou o outro que passou o sinal... A violência no trânsito não tem desculpa e ponto.

    Responda
  6. Waldemar

    Resolveu acordar para a vida, Gilbertinho? Você é ótimo quando não embarca no conto de fadas, parabéns pelo texto e por comemora efusivamente o cumprimento à lei, irretocável, já quando o assunto é política.. affff.

    Responda
  7. spider

    Tb concordo...mas apenas em partes, pois e o respeito dos pedestres, que atravessam fora da faixa, com semáforos aberto ao fluxo de veículos? Acredito que a cidadania seja para todos e as regras tb...existe multas para mal pedestre?

    Responda
  8. Ana Beatriz

    Quando falta a educação, vem a punição para resolver. É uma pena que o respeito tenha que vir somente para evitar multas. Mas se é a única forma, que venham as multas.

    Responda
  9. edsm

    O Dimenstein ficou Dimenstein!

    Responda
  10. Gel

    Concordo em gênero, número e grau com o articulista, pois o local mais sensível do brasileiro é o bolso, só assim se educa!!

    Responda
  11. eu mesmo

    E SOBRE OS MOTOQUEIROS. NINGUÉM COMENTA? ELES BARBARIZAM E NINGUÉM DIZ NADA. O KASSAB ESTÁ DORMINDO E, COMO OUTRA PESSOA CONHECIDA, DIZ QUE NÃO SABE E NÃO VIU? ACORDA, KASSAB. VOCÊ PODE COM OS MOTOQUEIROS OU TEM MEDO DELES?

    Responda
  12. eu mesmo

    Motoqueiros também vão ser punidos, ou eles podem continuar desrespeitando a tudo e a todos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Responda
  13. Vivi

    Eu concordo plenamente em multar mais e mais, só mexendo no bolso é que o povo sente e reage para algum tipo de educação no trânsito. Porém não devemos deixar de lado que muitos pedestres desrespeitam - e muito - as sinalizações e por fim acabam levando a pior, infelizmente. Vejo a faixas e passarelas vazias e pedestres atravessando em local proibido. Temos sempre que ficar atentos não por nós motoristas, mas pelos outros tbm.Mas vejo que estamos melhorando... vamos ver!

    Responda
  14. Maçarico

    O desrespeito ao pedestre não tem nada a ver com governo , é uma questão de educação do motorista. Assim sendo a prefeitura deve continuar multando até que os motoristas se adaptem como foi no caso dos cintos de segurança. Simples assim

    Responda
    1. Roger

      Certíssimo, José. Enquanto o Murilo e muitos outros tentam justificar seus abusos por conta dos governos, há alguns (infelizmente poucos) motoristas e pedestres que param nas faixas, atravessam nas faixas, cobram calçamento e asfaltamento adequados, oferecem carona solidária e ajudam a construir uma sociedade melhor...

  15. Murilo Oliveira

    Esse é o estilo de governo que todo Brasileiro apoia (Apesar que você nem por aqui está).. transfere MUITO da responsabilidade do governo para os cidadãos.. A cidade é péssima em estrutura de ruas, passarelas, pontes, sinalização e em vez de melhorar todos esses aspectos o prefeito SEMPRE resolve aumentar o numero de multa.. culpando nós pela cidade ineficiente que ele administra.

    Responda
    1. alemao

      Sugiro a vc fazer concurso publico, passar, e por suas idéias em prática. Eu trabalho em outra cidade na área de trânsito, e é a mesma falta de respeito entre todos, pedestres, ciclistas, motoqueiros e motoristas. o que o Brasileiro precisa é exercer cidadania, procurar fazer a sua parte e esperar que todos façam a sua. O trânsito em todo mundo é complicado, e o nosso codigo é de 1o. mundo, foi baseado no codigo Japonês, só que nós precisamos melhorar muito para entendê-lo e aplicá-lo.

  16. JMQ

    O desrespeito às normas de trânsito é um absurdo, pois, os infratores constituem-se de profissionais do volante (motoristas de ônibus, táxi, de caminhões e motoqueiros) e outros com boa escolaridade, carros de luxo e nenhuma educação para com os pedestres. Muitos pedestres contribuem para que ocorram os atropelamentos, não respeitam os sinais de trânsito e transitam fora das faixas próprias. As multas têm que aplicadas para veículos e pedestres infratores. É uma enorme fonte de recursos. /p

    Responda
  17. Gaspar Vanzolini

    Concordo com o Gilberto. Muitas pessoas reclamam de uma suposta "indústria de multas". Esse argumento é proselitismo barato em prol da impunidade. Basta ficar parado em qualquer esquina movimentada para presenciar, em 5 minutos, 20, 30 infrações de trânsito sendo cometidas. Mais de 90% das infrações não são punidas. E ainda tem gente que reclama de uma suposta "indústria de multas"? Essa barbárie no trânsito tem que acabar.

    Responda
  18. Dr. Traffic Calming

    As multas deveriam vir acompanhadas de ações sérias para coibir a industria das placas, semáforos, radares, gastos publicitários, serviços etc. Muita firula bem paga pelo cidadão e pouco resultado no circo de ilusões da Capital Mundial das Placas de Trânsito. Pobre cidade rica, cheia ilusionistas, infratores e loteada entre máfias.

    Responda
  19. Paulo Maciel

    Multa para todo e qualquer infrator! Faça valer o esquema de pontuação da CNH, que por enquanto é ilusória (e já faz 13 anos que foi lançada). Apreenda qualquer carro ou moto fora de condição. Sem dó! Quebrou na rua, reboque o carro para o Detran. E além de tudo isso: PRIVATIZEM! Hospitais, escolas, trens, metrô, rodovias, telefonia, banco e etc. Mas façam direito, pois até para privatizar tem que saber como fazer. E isso, só um partido sabe!

    Responda
    1. Gaspar Vanzolini

      Que tipo de gente defende privatização de escolas e hospitais? Credo...

  20. pscardinali

    Além disso o articulista deve saber, mais do que muitos aqui, que uma medida punitiva tem um pico de eficiência inicial e posteriormente os índices voltam aos patamares irracionais que sempre existiram. Tanto para o articulista como para os leitores que "acham" a fácil retórica da multa como solução vejam o mais novo livro do sociólogo Roberto da Matta "Fé em Deus é pé na tábua".

    Responda
    1. Roger

      A multa não é a solução definitiva, mas no quadro em que estamos, é necessária e urgente. Eu, como pedestre responsável, sou penalizado diariamente por 20 ou 30 motoristas a cada faixa que tento atravessar. Falta de educação? Certamente, mas enquanto a educação não vem (e é um processo lento, infelizmente em degradação), que sejam tomadas medidas fortes, como multa, apreensão do veículo, da CNH, etc.

  21. cacilda bazoni

    Fora do texto: O livro A PRIVATARIA TUCANA, do Amaury saiu, divulguem e reservem o seu!

    Responda
    1. Paredao

      vai d a r o ra_bo.

    2. Verônica Sanches

      Quem não te conhece, e sabe de suas ligações com esse povo do giverno, que te leia!!

  22. mario albuquerque

    Vamos parar com essa hipocrisia ... o que resolve, mesmo, o problema do trânsito é o transporte público de qualidade. Sem ele, estamos entregues à barbárie, pq cada um precisará de seu carrinho ou moto pra se deslocar.

    Responda
  23. pscardinali

    Comentários do Danilo B mais do que óbvios. Faça um esforço intelectual (sei que é dificil mas tente) e analise o todo. Desconfio dos argumentos dos que se dizem 100% e não chegam aos 10% no dia a dia e o vejo como um caso clássico. Existem os honestos os desonestos e os que tentam ser honestos e simplesmente não conseguem e nem por isso são desonestos. Primeiro eduque, dê as condições e depois se for o caso puna. Não consegue notar que essa lógica está invertida? Quem está sendo ignorante?

    Responda
  24. Carantonha Medonha

    O trânsito assim como tudo neste país está sem "EDUCAÇÃO"..., qualquer idio-ta hoje em dia tira carteira de motorista, motociclista, profissional..., se não conseguir tirar é só comprar..., tendo o idio-ta a carteira nas mãos sai com qualquer veículo fazendo barbaridades no trânsito. No minha humilde opinião só deveria tirar carteira de motorista e votar..., quem tivesse o segundo grau completo só assim vamos melhorar o trânsito e o país. Chega de bancar as barbaridades do cret

    Responda
    1. João Gualberto

      Nos países civilizados se aprende a dirigir na escola.

    2. Gaspar Vanzolini

      Argumento elitista e sem sentido. Ter segundo grau não quer dizer nada. Educação cívica não se adquire através da educação formal. O que não faltam são exemplos de gente bem educada (formalmente) atropelando os outros. Universitários, filhos de políticos e policiais, mauricinh0s saindo das baladas da Vila Olímpia, etc. Antes de querer restringir os direitos civis daqueles que não puderam sequer fazer valer o seu direito à educação, apresente pelo menos estatísticas que d

  25. João Gualberto

    --e não foram muitas, tantos foram os descalabros urbanos-- Frase totalmente desnecessária, mas pelo visto deve ter valido seu bônus natalino.

    Responda
  26. Eduardo

    Para melhorar ainda mais, deveríamos focar também nos motoqueiros, transformando-os em motociclistas. Eles já ganham tempo trafegando em cima das faixas(entre pistas) quando um semáforo fecha e os carros estão parados. A costura, zigue-zague que alegam ter que fazer, para se ganhar tempo, nem tem valor quando se perde a vida ou ferimentos que causam sequelas. A velocidade que os motoqueiros transitam entre os carros, os pontos cegos de visibilidade de um veículo em movimento são fatores de r

    Responda
  27. gattov

    Concordo que existem muitos motoristas que deveriam andar somente à pé, mas tb concordo que antes de achar que só a multa resolve, devería-se fiscalizar sério as autó-escolas, que sabe-se que muitas passam os candidatos sem a menor condição, fiscalizar a CET, que abusa e muito de seu poder de multar, fiscalizar os limites de velocidades impostos em determinadas regiões, pois são colocados estrategicamente para gerar multas, ou seja, a indústria da multa existe sim, e começa na auto escola.

    Responda
  28. Arlindo de Souza

    Tem que multar mesmo. O causador do acidente tem que sofrer no bolso para aprender, êste é o melhor ensinamento.Além disso tem que pagar pelos danos causados a pedestres, ciclistas e motociclistas, como tratamento médico e demais indenizações decorrentes.Antes de tudo somos todos pedestres.

    Responda
  29. Capitu

    Uma das medidas mais hipócritas, em termos de leis de trânsito, é multar o motorista e passageiros em seus veículos particulares, pois, dentro dos transportes coletivos, as pessoas permanecem sem cintos e sem qualquer condição de segurança. Gostaria que o Estado e os municípios também pagassem pela falta de segurança e pela humilhação a que são submetidos aqueles que precisam dos ônibus e outros coletivos. Isso também é uma covardia e uma vergonha.

    Responda
    1. Capitu

      Quis dizer: multar veículos particulares por falta do cinto de segurança. Além disso, não usar cinto, no meu caso, não acarretaria gastos públicos, já que não uso o SUS. Ou seja, o problema é meu. E se alguém estivesse, verdadeiramente, preocupado com a minha saúde, deveriam multar os fumantes,que fazem dos outros inaladores passivos.Resumindo e voltando ao assunto:pelo menos,protejam os pobres em transportes públicos com o dinheiro arrecadado dos monstros de metal.

  30. chico

    Que tal multas por exceso de velocidade emitidas na veleciade inferior àquela sinalizada? Ou dirigir um automável sem capacete? Ou, andar de moto sem cinto de segurança? Ou estacionar em local proibido em logradora inexistente? Só motoristas desrespeitosos é que cometem esses absurdos!

    Responda
  31. Alê

    Sr. Gilberto, remediar não soluciona, acredito que essa falta de cultura no trânsito seria de uma vez amenizada, se nossas crianças nos seus primeiros anos de escola tivessem uma matéria do tipo "Educação no Trânsito", e que fizesse parte do currículo em todo ensino fundamental.

    Responda
  32. ferjr

    Como as pessoas não tem o mínimo respeito por nada nem ninguém, e é multado por isso, acaba achando que foi injustiçada pelo estado com essa suposta "indústria da multa". Toda vez que alguém reclama de ter recebido uma multa dessa "indústria" e eu começo a questionar a pessoa acaba confessando que fez, mas mesmo sabendo que fez ainda acha que é um absurdo porque foi uma coisinha de nada como não dar seta ou passar o sinal fechado. Realmente estão multando pouco.

    Responda
  33. danilobc

    Geralmente quem usa o termo "industria de multas" é porque já foi multado e se sentiu pessoalmente ofendido por isso (culpa os outros ao invés de reconhecer seus erros... comportamento típico de ig-norantes). Se não quer ser multado, use a simples estratégia de andar dentro das regras... não é tão difícil assim.

    Responda
    1. gattov

      Quem acha que a simples estratégia é andar dentro das regras, é porque não anda de carro. Não sabe o que é a sensação de impotência de estar errado por ser multado por andar a 1 km acima do permitido, por falar ao telefone sem estar com o telefone, por infrigir o rodízio sem sem a data da placa, por ter um carro clonado fazendo os erros e cv ter que pagar por eles. Os pedestres que estão postando aqui querem apenas colocar a culpa, mas não sabem o que rola dentro do sistema sujo das multas.

  34. ederaldo moreira

    Sómexer no bolso é muito barato. Para quem já foi atropelado, e que ficou seis mesespreso na cama de hospital, e mais, correndo risco de pegar uma infecçãohospitalar... É pouco. Deveria haver penalidade isso sim: além da grana, a deser "voluntário" pelo mesmo período, que a vitima, visitando os prontos socorros e ter seu tempode aprendizado de como se comportar ao volante.

    Responda
  35. Paladino

    Colunista, por favor ... para que estes comentários sejam factíveis, dever-se-ia colocar ingleses como pedestres na cidade de SP ... os atropelamentos, na sua maioria, devem-sem muito mais à insanidade dos atropelados do que aqueles que conduzem as suas máquinas 1 tonelada ... o motorista o prefeito multa e quem vai multar os pedestres ? Só há um lado inconsequente nesta história ?

    Responda
    1. danilobc

      Deve-se multar os motoristas mesmo sem ser possível multar pedestres. Não vejo problema nenhum nisso.

  36. pscardinali

    É uma maravilha a indústria de multas. Os governantes, sabedores da tragédia que é a cidade de SP em termos de qualidade de vida e trabalho para seus cidadãos, pagadores de impostos (e isso é o principal para a prefeitura) tascam mais uma multa com intenção claramente arrecadatória, como o imposto disfarçado chamado controlar. A falta de educação é de ambas as partes, pedestres e motoristas.Para o executivo fiscalizar é necessário pagar, de novo, além da batelada de impostos. Adeus SP.

    Responda
    1. danilobc

      Geralmente quem usa o termo "industria de multas" é porque já foi multado e se sentiu pessoalmente ofendido por isso (culpa os outros ao invés de reconhecer seus erros... comportamento típico de ignorantes). Se não quer ser multado, use a simples estratégia de andar dentro das regras... não é tão difícil assim.

  37. von kaio

    Vale a pena lembrar que o Código Nacional de Trânsito,determina multas para os pe- destres que não obedeçam as regras.Portanto a disciplina haverá de ser coletiva...

    Responda
  38. VC

    Sr. Dimenstein Visite o cruzamento da rua Tomé Portes com a Av. Luis Dummont Villares ao lado da estação Parada Inglesa do metrô. Lá o sr. ira constatar que não existe respeito ao pedestre, nem faixa de pedestre nem marronzinhos multando. O que existe são motoristas ensandecidos jogando seus veículos em cima dos pedestres que arriscam sua vida tentando atravessar a referida rua. Pra mim a prefeitura esta multando pouco e gastando rios de dinheiro com essa campanha inefic

    Responda
  39. gustavo

    Gostaria de saber qual punição está sendo aplicada para os pedestres que insistem em atravessar fora da faixa e com sinal fechado para eles,pois já que estamos falando de punir quem erra nada mais justo não acha?

    Responda
  40. Fabricio Lage

    Não podemos esquecer das ciclovias. A nossa querida São Paulo poderia -com o esforço do governo- ser uma cidade dos ciclistas num futuro próximo. Imaginemos a cidade cheia de ciclovias. Seria uma maravilha!!!

    Responda
  41. anakin

    Concordo, o estado tem o dever de jogar duro contra os motoristas que fazem essas barbaridades porém, deveria também jogar duro contra a corrupção nessa Instituição. Exemplo: perto da minha casa, na Vl. Mariana,tem 2 pizzarias bastante famosas (1900 e Quintal do Bráz) que transformam a rua inteira em estacionamento, frequentemente, as vistas de agentes do CET que não fazem nada a respeito (seriam cegos ou tem outra explicação?); e também acabar com a gratificação que eles recebem por "produç

    Responda
  42. Henzo

    Concordo com as multas, mas o dinheiro tem q ser investido em novas vias, pontes, duplicar vias, a maioria dos acidentes acontecem na necessidade do motorista em tentar ganhar tempo em vias que não estão engarrafadas.

    Responda
  43. chico

    Uma campanha como esta só serve para incrementar a "indústria da multa", onde a arrecadação da prefeitura chega a aproximadamente 1 bilhão de reais por ano, gerando prejuizo de aproximadamente R$170,00 por ano para cada proprietário de veículo da cidade. O que é feito com esse dinheiro? É lenha para a fogueira da corrupção e mais nada!

    Responda
    1. O Lobo Monstro

      ...indústria de multas????? Só é multado quem está cometendo alguma infração, conforme pesquisas do DENATRAN, apenas 1% de todas as infrações cometidas realmente viram multas!

    2. FernandoO

      concordo que o destino do dinheiro arrecadado parece ser uma "caixa-preta".Mas discordo da "industria de multas"...sabe porque? O motorista brasileiro é mal educado o suficiente para gerar as receitas com multas, sem grande esforço. Seria uma "indústria" se fossem criadas situações. Mas, como disse, não é necessário...

    3. sidnei

      Mas a multa é para quem não cumpre a lei. Cumpra a lei e não pague multa.

  44. jose prado

    É um problema de cultura e que infelizmente será resolvido, a julgar pelo comportamento egoísta dos motoristas (de todas as classes sociais), só daqui a 100 anos. Acho louvável a postura do prefeito Kassab e na minha opinião está sendo um dos melhores administradores desta cidade-desafio. Além de cultura, é preciso tempo e paciência

    Responda
  45. kassab ta certo,porém esse dinheiro arrecadado deveria ir para Hospitais que não temos ,para amparar os trabalhadores atropelados e não atropelados.também deveria para manutenção de semaforos .pois aqui na Av Francisco Morato com Guilherme Dumont Villares presenciei e filmei dois voluntarios sinalizando o transito na chuva,pois o semaforo aqui quebra só de saber que vai chover.

    Responda
  46. josé cassio

    Eu acho que você está errado. A multa deveria ter mão dupla. A prefeitura também deveria ser responsabilidade pelos buracos, as lombadas que nunca foram removidas, pela falta de iluminação, pelos semanaforos que não funcionam em dia de chuva, pelas arvores que não são cuidadas, pelo adensamento fruto de corrupção e tudo mais. Não sou contra a aplicar a lei, mas o governo tem de deixar de ser poupado.

    Responda
  47. Roberto Castanho

    Multa para os pedestres mal educados também!

    Responda
    1. Esperança

      E multa para todos,motoristas e pedestres que jogam lixo na rua,ponta de cigarros,etc.Multas para comerciantes que limpam seus estabelecimentos e jogam o lixo no meio fio.Multas para os feirantes que deixam o lixo nas ruas também.Multas para os camelôs,registrados claro,que deixam lixo onde montam suas barracas.Só mexendo com o bolso as pessoas entendem. Não há prefeitura, varredores, limpadores de bueiros, etc que dê conta de tanta sujeira na cidade.É hora da população ser responsabilizada

  48. Francisco

    Parabéns Gilberto pela matéria.Algumas vezes sou crítico em suas posições, contudo nesta estou plenamente de acordo. O respeito do motorista ao pedestre, se não for pela educação, que ocorra pelo bolso.Como voce bem sabe, aqui em Brasília a preferencia é do pedestre, quando este atravessa na faixa.Contudo, o poder público tem que fazer a sua parte: sinalizar bem as faixas e não se esquecer jamais da educação ao motorista e também ao pedestre.Matéria que edifica uma comunidade. Parabéns.

    Responda
  49. celso pecuraro

    A CET tem a faca e o queijo na mão. Motoristas sofrem pra atender a lei e escapar das multas pois as faixas são pintadas em esquinas. Nos países desenvolvidos são pintadas no meio da rua para permitindo ao motorista boa visão dos pedestres e tempo hábil de frear sem causar acidentes. SP tem cruzamentos com 4 faixas nas esquinas, como é possível parar para o pedestre atravessar? Bom, mas se corrigissem as faixas o motorista vai parar correto e a prefeitura vai faturar menos. Palmas à burrice.

    Responda
  50. A B

    Aqui no Reino Unido, parte do treinamento pra se tirar licença de motorista é baseado em "consciencia" (awareness, não sei a melhor tradução pro português pois não é minha lingua nativa). Estar alerta a sinais que podem indicar pedestres surgindo de repente na frente do carro. Aves voando, uma bola rolando para rua pode indicar uma criança pode correr atrás da bola sem olhar, veiculos grandes diminuindo visibilidade, e assim por diante, são fatores para desacelerar imediatamente ou me

    Responda
    1. Midas

      acho q a melhor tradução para awerness seria "vigilante"