-
Johnny B Good
1- O terreno está contaminado? Se for possível descontaminá-lo que isso seja condição para seu uso. Que não seja permitido iniciar nenhuma construção no local até que seja emitido o laudo definitivo de descontaminação. Não sendo possível descontaminar, ou não haja interessados em fazê-lo, que a área seja interditada e sua condição registrada para que desavisados não sejam enganados.
-
Johnny B Good
2- É preciso lembrar que as coisas podem ser consertadas. É preciso ver a que custo (inclusive o de deixar sem uso o que pode ser útil). O que não deve ser feito é impedir que áreas que podem ter outra destinação fiquem abandonadas, sem uso, porque não se tomam as providências devidas. Se o dono não tiver recursos para descontaminar que aquele que se interessar pela área demonstre que tem os recursos necessários para fazê-lo, que tenha estabelecido um prazo para executá-la e seja auditado.
-
Johnny B Good
3- Dependendo do caso a área pode até ser desapropriada para venda a quem quiser e demonstre poder recuperá-la. Isso seria até um "estímulo" para o dono atual se mexer e resolver os problemas que podem ter sido criados por ele mesmo. Esse Brasil tem leis, regulamentos, até demais. Dizer que não são aplicados porque alguns são falhos não é desculpa. Sempre haverá leis e regulamentos ruins porque os que os fizeram ou eram venais, ineptos ou incompetentes (o que não falta por aí...).
-
Johnny B Good
4- E as leis e os regulamentos, mesmos aqueles bons, sempre precisarão ser atualizados, pois a realidade muda. É por isso que temos e sustentamos o Poder Legislativo, queremos um Executivo realizador e um Judiciário atuante. O que é inaceitável é ter desonestos atuando e imbricados nas nossas instituições. O problema é termos, no governo, e fora dele, muitos vendedores de facilidades que criam dificuldades onde não há. E que burlam, ajudam a burlar e a não aplicar a lei.
-
Johnny B Good
5- Que ganham salários para trabalhar para os cidadãos, não o fazem, e usam sua posição para obter vantagens indevidas para si e nos espoliar. Impedem, inclusive, que se faça aquilo que é correto e legal, no beneficio de todos. Não é legítimo querer morar mais perto do trabalho, escola, lazer e em melhores condições? É injusto não deixar isso ser possível. É antieconômico e antiecológico também. E recolhe menos impostos... Ô "do governo", acorda, você está dando tiro no seu pé! E no meu...
-
Rick Mendez
Daqui a 10 anos veremos crianças com 3 olhos nascendo. O povo adora se aninhar. Meu bairro o outros nas imadiações q ficam perto de shoppings e avenidas tinham, há cerca de 20 anos, MUITOS hectares de terrenos 'sem dono'. Hoje virou tudo favela. É um desses bairros com contaminação zero, olha q ironia, periferia abandonada, com contaminação de solo zero.
-
leo
SE vc perguntar a qualquer pessoa se ela construiria em terreno contaminado (seja lá com oq for), oq ela te responderia? Fica a dica pro pessoal q só pensa na grana.
-
FT
Sugiro a todos que vejam o documentário Mann vs. Ford, em que vemos claramente os riscos de se adquirir um terreno em/ou próximo a locais tóxicos.
-
ademafalda
Num país sério estes lugares seria enterditados para sempre ou seriam descontaminados , e quem tentasse vender alguns terreno contaminados seria sumariamente presos. E se por ventura alguem morrasse nestes lugares seria removidos a força.
-
Bentão
A melhor coisa a fazer é a prefeitura distribuir um mapa dos locais a população e no jornal e quem quiser compra e quem não quiser tem a chance de fazer a escolha, ou será que ela tem medo das incorporadoras.
-
Adriano
Óbviamente o comprador que se acha muito espero só vai saber que foi passado para traz pela incorporadora/construtora/pref eitura (que autoriza o uso do terreno podre) quando for tarde demais. Ai as autoridades, como sempre (até parecem este partidinhos políticos que vinculam aquela propaganda ridicula toda vez que estour um escandalo) vão dar aquelas desculpas esfarrapadas enquanto o proprietário tem de conviver com os problemas advindos do ato malandro dos responsáveis com conivencia do es
-
regener
Sinceramente, essa parece uma matéria paga, pois como é que o jornalista afirma que "Para o comprador de um apartamento, a prática não traz problemas."????? Você já morou em um prédio construído sobre um terreno desse tipo?? Fala sério!!!
-
-TPoderoso-
Realmente deve ficar o alerta. Aqui em Santo Amaro próximo a minha casa existia um posto de combustível abandonado, na Conde de Itú o terreno foi comprado e não fizeram nada apenas jogaram uns pedregulhos encima. Agora ja possuem stand de venda a mais de 1 anos e fazendo propaganda no bairro todo. Fiquei sabendo que estavam com problema exatamente por causa do solo contaminado, porem tenho a certeza que nenhum vendedor comentou esta informação para seus respectivos clientes.
-
Darth Vader Bonzinho
Fica o alerta...
-
val magnoni
Mas um vez a especulação prevalece e o comprador desavisado acaba levando a pior.Lembram do condomínio dos pássaros em Paulínia,-construído sobre um terreno contaminado pela Shell- onde os moradores acabaram com graves problemas de saúde e tendo que deixar o local após interdição.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.