Comentários para:

Fundamentos do ateísmo

VER COMENTÁRIOS EM Colunas

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. zalman

    B"H  Vc afirmou que não há evidência da realidade histórica de fatos do Catolicismo, mas isto interessa p/ o Yves Gandra. Como judeu ortodoxo e médico formado pela USP, coloco-me à sua disposição p/ apresentar evidências de que a Torá representa a Verdade, desde que vc concorde, se eu for convincente, em adotar um estilo de vida kosher. Esta proposta me parece intelectualmente justa e correta. Será que das últimas 100 gerações da sua família só vc e mais uma ou duas é de caras esp

    Responda
  2. zalman

    B"H Realmente, virgens não saem engravidando por aí, mas Albert Einsteins também não surgem por aí a partir de amebas, por puro acaso. Seres complexos, universos complexos, e mesmo objetos complexos, como um Boing da Gol, não costumam surgir expontaneamente por aí... Um ser humano é muito mais complexo do que um Boing! De um ponto de vista lógico, "ateu" é a pessoa que afirma que "sabe" que D`us não existe. Como é possível "saber" que algo não existe, sem conhecer TUDO o que existe?

    Responda
  3. ap

    Hélio, adoro questões teológicas e ateológicas. O comportamento religioso é um comportamento de "imprinting" cultural judeu, cristão, islâmico, etc... O Deus todo poderoso, criador do céu e da terra, da tradição judaico-cristã, é último estágio da evolução cultural/religiosa criada pelo clero com advento da história; isto é patente com o Egito. O Deus de Jesus de Nazaré (I Jo, 4,16), dispensa a fé, mas infelizmente não pegou no culto; mas o mundo mudou: hoje os cegos veem, os coxos andam, etc..

    Responda
  4. Ângela Bonacci

    A cada dia as religiões me alimentam de argumentos contra todas elas. É só observar as atitudes intolerantes e preconceituosas de muitas delas, especialmente daquelas com imensos rebanhos. Sim, porque quem não questiona certas "verdades" e certos "dogmas" vira cordeirinho, manso e manipulado. Concordo que haja necessidade de religião para as dores da existência, para o alento de muitos. Mas, coerência, ética, maturidade moral, encontro em muitos ateus. segue...

    Responda
    1. Ângela Bonacci

      continuando...Uma certa espiritualidade(que não é religião!) atéia, que não necessita do sobrenatural. Poderia chamar de caráter?

  5. Observador

    E o ateísmo tem algum fundamento, Hélio?

    Responda
    1. ludberzin

      Cobrar explicações físicas, práticas e lógicas para acreditar em algo, já é um fundamento!