Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Henry

    "Boneco de neve de pelúcia com um pirulito gigante na entrada", KKKKKKK, o que este boneco faz no Brasil kkkkkk nada a ver.

    Responda
  2. thdiass

    Cafonice em decoração de natal é pleonasmo. Natal é cafona e não vejo como possível uma decoração para uma festa cafona não ser cafona. Sonho em, um dia, me ver livre desta grande bobagem!

    Responda
  3. ana souza

    Confundem Natal com Carnaval... O meu prédio tem tanta luz que está fazendo concorrência com os cassinos de Las Vegas. Só falta colocar o letreiro em neon. Em outros prédios, juntaram o que tinham e fizeram as alegorias... Carnaval fora de época... Haja cafonice...

    Responda
  4. Juju

    kkkkkkkk que boneco feio e sem propósito. O Natal no Brasil não deveria ter neve. Não neva aqui. Essa época é de chuva, vamos decorar nossas casas com lama. Fica mais original. rs

    Responda
    1. Renato Vieira

      O Danilo, uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Neve é uma coisa, geada é outra.

    2. Danillo

      No Sul neva, às vezes. Até poucos dias atrás tava caindo geada por lá. Mas, é claro, é uma parte ínfima do país, mas não tem como dizer que não neva.

  5. reynante

    As peruas não vão as reuniões de condomínio e depois ficam falando mau de quem resolveu fazer as coisas. Vamos combinar. Eita matéria mais sem pé ne cabeça. Falta do que escrever.

    Responda
    1. Danillo

      Concordo. Aliás, como muitas outras matérias da Folla. Dá pra contra nos dedos de uma mão as que valem a pena.

  6. O.L.S.N.

    Alô Criançada !!! O BOZO chegou! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK....... ..

    Responda
  7. JackTorrence

    "avalia Edson Martins Felipe, especialista em adereços temáticos." Como alguém se torna especialista nesse tipo de coisa? Consta na Carteira de Trabalho?

    Responda
    1. Helena Sch

      Fora que o cara é desin.formado. O papai noel era azul ou verde até uma campanha publicitária da Coca-cola nos anos 30. Ele era o Sankt Nicolaus (que virou Santa Klaus em inglês), uma lenda alemã sobre um bispo famoso por ser generoso. No dia 6 de dezembro (dia de S. Nikolaus) sai às ruas de certas partes da Alemanha um sujeito fantasiado distribuindo doces às crianças. Ao lado dele vai o Knecht Ruprecht, um anti-papai noel que pune as crianças mal-criadas.

    2. reynante

      Precisam avisar as empresas que fabricam estas coisas que já existe este tipo de especialista no mercado de trabalho... Só porque o gosto das pessoas não batem com o destes caras eles acham que podem se rebelar contra o mundo. Devem ser estilistas frustrados...

  8. Rodrigo Camargo

    Realmente estamos nos fins dos tempo. Os mesmo que criticam-se os enfeites natalinos, aplaudem a Lady Gaga com roupa de carne, amam os programas de colocam a mulher como mero objeto e repetem-se músicas compostas de 2 ou 3 sílabas como se fossem a 5 maravilha do mundo... lamentável

    Responda
  9. cesar loureiro

    Eu acredito em Papai Noel..e então eu pedi de presente uma lata gigante de NEOCID,pra me livrar dos chatos que povoam esses comentärios...xo..bando cururu do brejo...xooooooooooooooooo

    Responda
  10. Gilssão Goiânia

    Complicado... é dificil agradar a todos!

    Responda
  11. regfoz

    Se estamos numa Democracia, as pessoas , deveriam respeitar o gosto das outras. Cafona e moda, depende do que a sociedade dita , de período em período. Como é decoração de Natal, vamos ter paciência e esperar o inicio de Janeiro, que será retirada.

    Responda
  12. MPSP

    Usar bonecos de neve é bem o nosso lado jeca de ser.

    Responda
  13. Ian Cavalieiri

    Daqui uns dias o verao tá batendo 40 graus e esse monte de réplicas de boneco de neve por aí. Tem lógica? Realmente se existisse algum "menino Jesus" acho q ele iria ficar mais feliz se toda a grana gasta com essas palhaçadas fossem transformadas em comida p quem passe fome ou remédio p pessoas q precisam e nao tem condições de comprar. Natal é só mais uma data criado pelo capitalismo p impulsionar o consumo, assim como o cristianismo q tb é só mais uma invenção do homem.

    Responda
  14. Dewey

    Estas decorações natalinas visam as crianças e não os marmanjos, a não ser que ainda acreditem em Papai Noel. Portanto, se as crianças gostarem, está justificado. Meu netinho só tem medo do barbudo Papai Noel.

    Responda
  15. José Carlos

    Subcultura é isso aí. Quem não sabe escolher qualidade, se conforma com essas porcariadas. Fez a muito bem a moradora em reclamar; as decorações de Natal de alguns lugares parecem programações de TV e rádio. São ridículas.

    Responda
  16. Carolina F.

    Ainda bem que no meu prédio não colocaram boneco de neve. Coisa mais cafona e sem sentido.

    Responda
  17. Cristina Leme

    Sou síndica de um edifício e gosto de decoração tradicional. Até ai sem novidades. Nossa decoração é sem excessos, com árvore c/ decoração verde/vermelha/dourada, algumas luzes na entrada pra iluminar a noite e alguns enfeites complementares. Mas, nunca tive 1 ajuda de escolha, de compra, nem montagem, mesmo assim sempre aparece alguém pra falar que não aprovou! Então vá a assembléia, ajude, opine pra depois ter o direito da cobrança!

    Responda
  18. raverde

    Como em todos os condomínios, os......"chatôminos" reclamam, mas quando convocados não aparecem. Os condôminos que realmente se mexem.....acabam sempre sendo criticados.

    Responda
    1. Luís Carvalho

      Fato. Não se manifestam, e depois ficam criticando pelas costas.

  19. SEMPRE PRESENTE

    Moro em Sao Paulo, em um condominio, os enfeites que colocaram são de uma cafonicetotal, tambem tenho um apartamento em santos lá a coisa ainda esta pior colocaram umas guirlandas exageradamente grandes, e muitas o predio parece que vai sair um enterro as guirlandas esta mais para coroa de defunto do que p arranjo de natal, concordo em fazer uma assembleia antes do natal para ecolha dos enfeites.

    Responda
  20. Crasse Média

    Mau-gosto é apelido !

    Responda
  21. Romeu Bernardini

    Gente amargurada... chega no fim de ano parece que ficam mais amarguradas ainda.

    Responda
  22. edvaldo rodrigues coqueiro coqueiro

    Quanta futilidade, tanta matéria interessante e importante, lançar uma reportagem dessa> Ao meu ver é falta de respeito com os demais.

    Responda
  23. Luiz Seraphim

    Feliz Natal

    Responda
  24. Fábio

    O Natal é uma festa cristã. E a figura central nas decorações deve ser o presépio, com Cristo no centro. Nada de Papai Noel e bonecos de neve, muito menos num país tropical como o nosso. É ridículo.

    Responda
  25. SDD

    Mal gosto é o que se enxerga pela cidade. Algumas avenidas, como a 23 de maio, parecem preparadas para o carnaval!

    Responda
  26. erich.seco

    Decoração de natal é cafona! Qualquer que seja...

    Responda
    1. Luís Carvalho

      Ótimo! Agora imagine o fim de ano, sem nenhuma decoração nas ruas. Ficaria "legal", não acha? (...)

  27. Caco

    A cada dia que passa, reconheço cada vez menos, meu país e meu povo. E triste ver como o brasileiro, esta ficando cada vez mais amargo!

    Responda
    1. reynante

      Reflexo da vida que se leva neste país. Se leva em tudo de todos os modos mas em um só lugar...

    2. Luís Carvalho

      Negativo, S D. O povo, está não está acordando , apenas se manifesta sobre coisas fúteis, não pelas que realmente são relevantes.

    3. SDD

      Você deveria é estar feliz de um povo que esta acordando e nãoa ceita mais passivamente as coisas.

  28. Diego

    Realmente essa uma discussão da mais alta importância que deve ser bem analisada e discutida em âmbito nacional. Não podemos esperar nem mais um minuto.

    Responda
    1. reynante

      Há dúvidas em relação a decoração se deve ser vermelha para honagear o PT ou azul para o PSDB, na dúvida fico com os bonecos de neve que são brancos e neutros exatamente como meu voto...

    2. Danillo

      Também acho. Ficam aí fazendo plebiscito pra ver se divide estado... Tem mais é que fazer plebiscito pra decidir a decoração de natal!

  29. Mr City

    Natal com boneco de neve e papai noel da coca-cola é coisa de país subdesenvolvido. Sem falar nas comidas europeias recheadas de nozes e castanhas, típicos de países frios onde o natal se dá no inverno. Em São Paulo porém, já existe o costume de decorar a mesa de natal com frutas tropicais. As gordurosas castanhas estão caindo em desuso.

    Responda
  30. Sylvia SCCP

    Realmente, a amargura e a chatice das pesssoas está batendo recordes. Prá que brigar, arrumar confusão, reclamar de uma decoração que fica por um mês? Filha, vá esquentar a barriga no fogão e esfriar no tanque. Ô falta do que fazer!

    Responda
    1. Carolina F.

      Como você é apática e machista.

    2. SDD

      Prefiro quem briga do que alguem resignado ou do deixa para lá, atitrude que so fazem com que uma pequena parte se decida sobre vida dos outros. Se mais pessoas brigassem, mais poderiamos melhorar diversas outras coisas além desta dos enfeites.

  31. Maria Malu

    Éh! Vale discutir o que é "cafona". Cafonice maior do que a própria notícia, impossível. Pra começar, a decoração de Natal é europeia, nada tem a ver com nossos costumes, mas daí a quererem dar pitaco e ditar regras até para a forma como as pessoas enfeitam seus casabres e condomínios para a grande festa de negócios que é o Natal, já demais.

    Responda
    1. Danillo

      Como "nada tem a ver com os nossos costumes"? Querendo ou não, para o bem ou para o mal, o Brasil teve muita influência europeia nos seus costumes, sim (e primordialmente católica!). Agora, que isso (essa decoração) não faz o menor sentido, isso não faz nem aqui nem na China, mas está enraizado na cultura... Papai Noel, trenó, renas etc... Mas não acho que o melhor caminho seja, por exemplo, tropicalizar o velhinho. Cultura é um negócio complicado.

    2. SDD

      A cafonice não é ser europeia, se assim fosse estaria ótimo. Visite alguns sites e vejha decorações em paises europeus...

  32. Bruno

    Haja frescura.

    Responda
  33. Ricardo Nunes

    Seria assunto tão importante para ser veiculado no site da F0lha??? Será que está faltando assunto...noticia....???

    Responda
  34. walter

    ......NATAL É CAFONA...........A NEVE É DE ISOPOR......rsrsrsrsrsrs

    Responda
  35. fag com

    a única coisa que acontece aqui no meu condomínio é que nunca sabemos pra onde vai o dinheiro da taxa condominal, sem falar dos muitos moradores que não pagam mas tem direito a tudo!

    Responda
  36. SPURS

    É o que acontece sempre. Na hora de opinar e colaborar, todo mundo se omite, e depois critica e diz que não sabia. Fora o fato que posam de entendidos.

    Responda
    1. reynante

      Não confunda, quem não sabia de nada é o Lu-la...

  37. Calima

    Marina Wolfenberg , não entendi o teu texo, você está contra ou a favor, ou nada disso, muito pelo contrário?! Ao mesmo tempo questiona a colocação dos símbolos cristãos, delcara que não tem como não os utililizar...fiquei na dúvida. Em tempo: Acho que todo mundo tem o direito de acreditar no que quiser, desde que não encha o saco dos outros tentando evangelizar, ou mostrar que a sua escolha é a única certa.

    Responda
  38. dani0408

    O conceito de cafonice é relativo. Fora que é algo que só vai ficar ali nesse mês...sei lá. Esse povo devia ir lavar um arroz.

    Responda
    1. Luís Carvalho

      Dependendo do que você chama de cafona, é relativo, sim.

    2. SDD

      Cafona não é relativo não !!!

  39. Flavia

    Nesses condominios sempre tem o povo azedo. Ahh deixa o boneco la... No fim do mes ja vão tirar. Que coisa, povo reclamão.

    Responda
    1. Flavia

      E complementando... o povo azedo é aquele que nunca desce pra reuniao mas que depois fica enchendo por causa das coisas que foram decididas.

  40. Fernando Silva

    Ahh... aqui no Brasil se constroem prédios, casas, lojas e todo tipo de coisa sem a mínima noção de estética e proporção(sou arquiteto, posso afirmar) , bem como completamente separadas do entorno. Daí, na hora do natal o povo quer exigir decoração com estética alinhada? Falta do que fazer. Natal sofisticado parece decoração de casamento... Natal tem que ter cor e brilho...aff

    Responda
  41. A cafonice não fica restrita aos condomínios, a Prefeitura de SP também produz e alimenta decorações de gosto duvidoso e infantilizado. Nestes dias evito a Paulista e o Ibirapuera com seus chamativos monstrengos natalinos, que atrai multidões de abobados.

    Responda
    1. reynante

      Pois é. Natal sempre foi para crianças, não é a toa que é a época mais aguardada por elas. Meus filhos adoram ir aos shoppings para verem as decorações, fotografar com os cenários, etc. Algum b@b@c@ vai dizer que é coisa de po-bre, é mesmo pois eu sou po-bre, mas não de espírito como essa gente que é contra tudo e contra todos. Feliz Natal para todos....

    2. SDD

      Concordo. A decoração da prefeitura é um teremendo mal gosto, principalmente aquela horrorosa arvoré monsternga no Pque Ibirapuera.

    3. Sylvia SCCP

      José Antonio, te desejo um ano novo muito feliz, que você perca esse azedume. Sua vida deve ser muito chata, não? . Natal é infantilizado mesmo, qual é o problema? E ainda ofende as pessoas, chamando-as de "abobados". Credo!

    4. Nada mesmo

      Pelo visto vc não tem filhos, pois uma criança acha lindo os enfeites da paulista e o lago do ibirapuera, se vc perdeu o encanto da infância, sinto muito mas eu vejo o natal pelo olhos dos meus filhos. Lamento por vc

  42. Eustaquia

    ô gente chata e mal amada...

    Responda
    1. Luís Carvalho

      Chata, mal amada e desocupada. Ficar implicando com decorações natalinas, que duram cerca de 30 ou 40 dias no ano, é pura falta do que fazer.

  43. Calima

    Se o Natal é uma festa religiosa, como assim, enfeitar sem tema religioso? :((

    Responda
  44. Dereck

    O conceito de "cafona" é relativo. Eu acho cafona musica sertaneja, axé, funk etc, tem gente que acha o máximo.

    Responda
    1. reynante

      Isso que você citou aí também... Acho que até quem gosta acha cafona rsrsrsrsrs

    2. Luís Carvalho

      Perfeito, Dereck Alves. O Seu comentário, explica que, o conceito de cafonice, pode ser relativo, sim senhor.

    3. SDD

      Pois é cafona mesmo...e dá para dizer o que é cafona e o que não é com certeza...

  45. Leonardo Brito

    O mais engraçado é que essas pessoas que pedem anonimato na matéria devem ser mais conhecidas no prédio do que nota de 1 real. E, convenhamos: reclamar de decoração de Natal é muita falta do que fazer...

    Responda
    1. reynante

      Devem ser os caras que reclamam de tudo. Do cachorro do visinho do prédio da frente, da decoração de aniversário do cara do 3º andar no salão de festas, do cheiro da comida da vizinha de cima, do biquini da vizinha de baixo, da sua vaga na garegem, do carro do síndico, etc... É um s@co morar em prédio com estes malas...

  46. serped

    No natal tudo é lembrado, menos Jesus Cristo que é (afinal de contas) o motivo da festa. Nos enfeites em geral, o que se vê são renas, papais noéis, bonecos de neve (como se aqui nevasse), ou seja, tudo (absolutamente tudo) menos a figura do Cristo. É a cultura do consumismo absorvendo todas as outras e desfigurando as origens e os objetivos das festas.

    Responda
    1. Leo BH

      A origem do Natal nada tem a ver com o o cristianismo, menos ainda com o catolicismo. Remonta a rituais pagãos; a escolha da data foi com o objeto de "apagar" as celebrações pagãs. Portanto, quem defende o purismo do natal deveria começar questionando isso...

  47. Morry

    Mimimi os enfeites são cafonas? Todo enfeite de Natal é cafona, oras pipocas. Natal é cafona, é exagero, não tem como fazer Natal discreto, fica uma coisa fria, sem calor humano. Natal sem verde, vermelho e dourado não é Natal.

    Responda
    1. Luís Carvalho

      Correto, Suzana Luchesi.

  48. Marina

    Tenho horror àqueles bonecos vestidos de papai noel nas fachadas subindo janelas feito homem aranha, ou pendurados numa asa delta, vixi. É de doer os olhos.

    Responda
    1. Marina

      Fabíola, então não é Natal, é Halloween. Serve só p/ assustar a gente, hehehe

    2. Fabíola Mariana Aguiar Ribeiro

      vi um pra vender, parecia aquelas bonecas de plástico de 1,99 vestida de papai noel, com barba colada na cara... um horror!

  49. Luís Carvalho

    Afinal, o que é cafonice? O que é mau gosto? Isto, é relativo, cada pessoa tem um modo de ver as coisas. Perguntem às crianças, se alguma achou cafona. Óbvio que não. Acho que, esta escritora, deveria procurar algo mais útil para fazer, além de ficar criticando enfeites natalinos, que serão retirados em janeiro.

    Responda
    1. Luís Carvalho

      Isto, é lógico, Neide Barbosa. Porém, com o tempo, os pequenos, como você falou, irão distinguir o que eles consideram como cafonice. São opiniões extremamente pessoais.

    2. SDD

      Diferenciar o que é e o que não é depende muito do quanto o povo teve acesso a outras possibilidade de coisas e o repertorio interno. Quanto menor, masi fácil agradar com qualquer coisa que se faça.

    3. Marina

      Cafonice é poluição visual, falta de estética e objetos grotestos no acabamento. Bom, não são só as crianças que observam fachadas, e adultos já têm noção de harmonia visual (assim se espera) para ensinar aos pequenos.

  50. Fabíola Mariana Aguiar Ribeiro

    tem coisa que é bonita, tem coisa que é cafona... geralmente o que é em excesso fica cafona. Gosto muito da iluminação das árvores em frente ao west plaza... no meu condomínio temos 2 renas iluminadas que eu acho totalmente dispensável.

    Responda