-
Airton Ribeiro
O Problema não são os enfeites, as pessoas deveriam ficar no básico, Arvores enfeitadas e Presépios, mas preferem inventar contratando "entendidos" ou mesmo tendo idéias próprias. Onde já se viu enfeite com Boneco de neve nesse calor que faz aqui, é totalmente fora de contexto, invencionice, estamos no Brasil e não nos Estados Unidos ou na Europa. Outra coisa, alguns "politicamente corretos" sugerem excluir Jesus (o motivo do Natal) dos enfeites natalinos, ora, então não se faça nada.
-
Claro que sim
não há uma só criança que veja os enfeites como uma cafonice seja qual for o enfeite
-
Carvalho
Crianças bem educadas em lares bem estruturados têm bom gosto. Há ditado que diz: gosto não se discute mas se educa. ACOC
-
-
kranio
Tem coragem de mandar mensagem p/ uol e nao quer ser identificado. Então paga a despesa e a conta de luz alta. Quem mora em condominio tem q falar, tem q opinar, tem ir nas reuniões. Nao viu qdo estavam colocando q estava feio??? nao falou nada??? agora depois de pronto quer reclamar. Sera q do dia p/ noite apareceu essa decoração?? Como sempre, todo mundo reclama, chia, mas ninguem quer ser sindico, sub ou conselheiro. Entra para o conselho e ano vem, no proximo natal apresenta suas ideias.
-
Daniel Costa
Essa coisa de Papai Noel, seu respectivo trenó, o tal de Boneco de Neve e outros personagens natalinos só servem para encher a cabeça das crianças com bobagens e falsas ilusões.
-
reynante
Pois é então deveria criar seus filhos lá em Cuba. Lá não existe ilusão nenhuma na cabeça das pessoas, nem sonhos, nem conquistas...
-
Marina Wolfenberg
Eu comemoro o Natal como uma festa em que se troca presentes, na minha casatem árvore e enfeites de papai noel, tenho imagens religiosas na minha decoração mas não deixo passar em branco, não sou religiosa mas meu marido e apesar das diferenças existe o respeito, faço a minha parte,não me isolo das comemorações famíliares.
-
SrConservador
Exato. Melhor encher a cabeça delas com sua amargura.
-
-
ROBERTTO JOHANSEN
Feliz Natal.
-
ROBERTTO
A solução é: casa, mudem-se para casas.
-
lau
Fala sério,gosto não se discute se lamenta,discussão mais banal credooooooooo,por isso moro em casa terrea pra seu dona do meu proprio espaço e do meu proprio mal gosto.
-
Wasantos
Embora eu seja ag-nos-tico, entendo que o Natal é uma festa religiosa. Pois comemora o suposto nascimento de Jesus. ( a data é uma escolha e não é histórica). Assim os temas passam por anjinhos e presépios, nem sempre de bom gosto. O que não deve haver é o excesso e a opulência. è melhor usar esta verba para ajudar os necessitados. Não é preciso ser religioso para acreditar na caridade e no amor, em qualquer época do ano, e especialmnte nesta, quando tendemos a excessos.
-
dennis
Natal é uma festa pagã, que a igreja católica enfiou goela abaixo, para conseguir mais fiéis, introduzindo essa conversa mole de nascimento de Jesus. Natal é simbolismo de consumismo. Aos cristãos.. que vão aos becos doar seu tempo e bens aos necessitados, assim como Cristo recomendou, ao invés de lotar shopings torrando dinheiro com futilid@des
-
luis macedo
Na realidade a data não foi bem uma escolha, mas uma estratégia da igreja de absorver a data de comemoração do nascimento de Mitra.
-
Cales.
Caríssimo Wagner, você poderia fazer o favor de doar sua grana dos enfeites de natal para a Lucilia estudar um pouco, afinal assassinar a língua portuguesa num detalhe tão trivial é doer até nos ossos... Faça essa boa ação de fim de ano, por favor! rsrs
-
MICHONGUINHA
E aí Wagner? voçê utiliza a sua verba que voçê economiza sendo "agnóstico" para audar os outros? ou voçê gosta só de criticar.
-
Fabio
Caro Wagner, o solstício de inverno foi comemorado pelos povos do hemisfério norte por milhares de anos, entre 17 e 25 de dez (conforme o ano) em homenagem ao nascimento do sol. No ano de 336, o imperador Romano Constantino I, convertido cristão, não conseguindo extinguir a festa pagã, determinou que se comemorasse o nascimento do "filho da luz" (Jesus) na data fixa de 25 de dezembro. É uma festa de celebração à natureza que foi usurpada e que está sofrendo a inevitável decadência.
-
-
gatofelix
Sao paucas e dá para contar nos dedos,as decoraçoes de Natal que enfeitam a cidade,nesta epoca do ano e que nos enchem os olhos de alegria!!!Ja percebi que a maioria das pessoas simplesmente vao colocando lampadinhas em tudo e em qualquer lugar,simplesmente do nada!!!O melhor enfeite de natal esta na Av Paulista,que é do banco Bradesco,simplesmente criativo e super bom gosto!!!
-
vsbrighenti
A do meu prédio, mesmo sendo simples é cafona e sem simetria. Imagino o dessa coitada com o "boneco de neve" que chu/pa pirulito! hahahaha
-
cemaia
o pior é quando enchem o condomínio de presépios e 'meninos jesus'. O condomínio deve respeitar todas os moradores, e é possível que haja moradores que tenham outras religiões, ou que simplesmente não tenham religião. Decoração natalina = ok , mas sem temas religiosos.
-
Edmilson Franceschini
Sr. Carlos Maia. O Natal "é" uma celebração religiosa. Uma data Cristã. Ela celabra o nascimento de Jesus Cristo. Toda decoração natalina é uma decoração religiosa.
-
Luciana
carlos, é meio difícil fazer uma decoração natalina "sem temas religiosos", já que o natal, para quem não se lembra, é uma festa cristã na qual se comemora o nascimento de Jesus.
-
Wags
Se o Natal é a celebração cristã do nascimento de Jesus Cristo, qual a função de fazer uma decoração natalina sem conotação religiosa??? Não seria mais fácil simplesmente ser contra o Natal??? Cada um que me aparece, rsrsrs
-
Alex M
Natal não é uma festa cristã. Era uma festa romana de celebração do Sol que no século 3 foi "encampada" pelo cristianismo que distorceu seu sentido original. Segundo as escrituras consideradas sagradas Jesus nem nasceu em dezembro. Por isso é que digo... "Em dezembro celebramos a chegada daquele que veio para nos salvar: o 13º salário."
-
Marina
Carlos Maia, seu comentário ficou estranho, sem sentido. Natal é e sempre será uma festa religiosa, que comemora o nascimento do menino Jesus. O resto é "perfumaria"!
-
Marina Wolfenberg
ótimo, então na comemoração do rosh hashna os judeus podem enfeitar o prédio com um hofar e tudo bem??? Ninguém vai falar nada? Se o cristão pode colocar o que quer um judeu, um budista, um islamista certo???? Eu tenho minhas crenças, não me incomodo um isso mas se parar para pensar, se alguem quiser colocar um enfeite para a sua comemoração que não seja da cristã NÃO VAI CONSEGUIR.
-
Sergio Luiz Mosco
Concordo plenamente com o Roberto Moreno, perfeito. A única coisa que, nos meus 50 anos de idade, eu ainda não me conformo em ver, são esses famigerados bonecos de neve. Já não basta termos um Papai Noel importado, com roupas de inverno? Precisa mesmo inventar um boneco de neve num pais que faz 40 graus na sombra? Precisa mesmo de algodão nas árvores de natal para imitar neve? Gente do céu!
-
betosampa48
Sr. Carlos, O que se comemora no Natal? O nascimento de Jesus Cristo e não o nascimento do Papai Noel! Portanto é uma festa religiosa e tem sim que ter decoração com motivos religiosos! Seria como se comemorar o " 7 de setembro" sem motivos patrióticos ou históricos, entende? Então eu sugiro que os ateus tenham um dia normal no Natal e vão para o trabalho, já que se comemora o nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo e eles não crêem nisso. O que aliás é um direito deles tambem,
-
Airton Ribeiro
Como não usar Jesus se o Natal é o nascimento de Jesus?? Pense antes de escrever!!!
-
João Carlos Saints
O que é o Natal? - é a data que segundo a igreja católica, marca o nascimento de Jesus, óbvio que é isso que precisa ser celebrado, mesmo sabendo que essa data é fictícia....
-
saba11
Como não envolver religião no Natal se nesta data se comemora o nascimento de Jesus? Não sou fanático religioso, mas papai Noel é uma invenção comercial, o Natal é uma data Cristã!
-
Carla Signorini
Sem Temas Religiosos? Não entendi! Natal é a Comemoração do Nascimento de Jesus Cristo!
-
cris marques
Espertão, apesar de respeitar todas as outras religiões, preciso esclarecer para você que as decorações de Natal, são feitas e se referem única e exclusivamente a comemoração do nascimento de Jesus, mesmo quando só instalam as luzinhas, pois simbolizam a estrela que indicou o local do nascimento.
-
Tchelllo
E você quer fazer acreditar que as pessoas no mundo inteiro montam árvores de natal, um elemento pagão, acendem luzinhas e cultuam o papai noel para lembrar o nascimento de cristo!? Sejamos francos. O presépio na cultura natalina atual é o menos importante. É preciso reconhecer que o Natal, assim como acontece com a cultura desde os primórdios, tomou uma forma própria, particular, que agrada aos cristãos, mas também agrada aos não-cristãos, muito mais pela representação de elem
-
Tchelllo
Penso que "meninos jesus" e afins, apesar da origem cristã, ultrapassou o cristianismo e virou cultura mundial. Nem os próprios católicos devem olhar para estas representações e dar mais valor que o papai noel ou a árvore de natal, outros elementos pagãos que nada tem a ver com o cristianismo. Enfim, o Natal virou uma festa própria, com junção de elementos de várias culturas e atualmente o nascimento do menino jesus tá mais para representação do nascimento de algo novo na vida das pessoas.
-
vsbrighenti
Concordo plenamente que todos devem ser respeitados, só tem um porém: o Natal é uma data de celebração do calendário cristão! É o nascimento de Jesus e não do Papai Noel, sry! rsrsr
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.