Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Givanildo Azeredo

    sem duvidas, o melhor cd do ano. O de Chico tambem eh bom, mas eh mais do mesmo, como esperado. Neste cd recanto, saliento o arranjo da faixa "o menino", as vezes me da impressao de estar ouvindo uma aria. "Tudo doi" tb eh uma perfeicao. Essas sao minhas preferidas, mas todas as outras sao tb excelentes, como a "autotune". Ja ouvi este cd zilhoes de vezes e cada vez me impressiono com tamanha criacao."Some may like a soft Brazilian singer, but Caetano has given up all attempts at perfection"

    Responda
  2. Billy

    Julgar o trabalho de criação de um artista ''principalmente de Gal Costa'' é tarefa quase tão impossível quanto julgar suas ações. Elogiar genuína ou apelativamente também não passa de função fictícia e efêmera;uma artista como ''Gal Costa'' que sempre buscou mudanças algumas vezes até radical, como em 1969 em sua estréia solo ''GAL COSTA'' que foi sucesso, se arriscar com o segundo disco ''Gal Costa Psicódelico'' , rock ''Gal Fa-tal''\71 e suave em ''Cantar''\74; somente uma cantora como Ga

    Responda
  3. JC Fardin

    Só faço ouvir e chorar curtindo esse Recanto (Escuro) da melhor voz mundial. CD ÍMPAR e Belo!!!! Graaaande Gal!!!!

    Responda
  4. Brando

    Achei "modernozo" demais, algumas letras e sons não combinaram com a diva...

    Responda
  5. FABIO ANDERSON DIAS

    Ouvi o disco! É muito novo! É muito fresco! E este frescor na música brasileira sempre veio de Caetano e de Gal. Aí a coisa se torna imutável, tradicional, repetitiva: ainda são eles quem renovam, remoçam a música brasileira, desde sempre! A sua matéria é a cara do disco! E pode ter certeza, é o disco do ano!

    Responda
  6. Diniz Reis

    Talvez eu não seja considerado "publico mediano" porque prefiro a Gal de VAPOR BARATO à Gal de CHUVA DE PRATA mas entretanto gostaria de deixar a minha humilde opinião. Tenho todos os discos de Gal..desde Domingo até o Aquele Frevo Axé. Parei de comprá-los porque achei que faltava TSÃO na "VOZ". Será que esse Tsão está no Recanto????

    Responda
  7. CG

    Essa sonoridade mais rock foi o motivo da Descaetanização de Caetano. Seu último show só empolgou quando abriu exceção e entoou músicas verdadeiramente caetanas. Agora está Desgalzinando a Gal. Peraí, meu Rei, queremos Caetano, não uma versão pseudo-pós-adolescente-eletron ica-tuntz-tuntz-tuntz. Isso temos as pencas por aí.

    Responda
  8. Ducarvalho

    Música eletrônica, a legítima, que nos trouxe Koelreutter existe, sim, no Brasil desde a Tropicália, Sr. Crítico! No disco "Aração Azul" temos um exemplo, entre outros, quando excertos de sons gravados na esquina de Ipiranga com São João foram colocados em uma das faixas, entre outras. O Sr. se esquece da retomada eletrônica do tropicalismo feita por Nação Zumbi nos anos 90 ? Onde o Sr. estava? Ouvinda musga? Sem essa de tomar a Argentina e a França como referência.

    Responda
  9. JJ

    gal pode tudo, gal é gal!

    Responda
  10. PedroRio

    É raro ler críticas assim. Deu vontade de ouvir o disco, mesmo não curtindo o que Caetano faz ultimamente - muito pouco em comparação com as ousadias argentinas e mexicanas, bem lembradas aí. Nosso som está muito careta, não oulo nada brasileiro recente, me decepcionei com a Vanessa da Matta e outros... Há muitos e muitos anos que soamos os mesmos, acústicos demais. E ando com muitas saudades da Gal... Vamos conferir?

    Responda
  11. Raphael

    Parabéns ao Tony Goes pela critica, Gal é uma cantora maravilhosa e concerteza o disco deve está ótimo, o que acontece no Brasil é exatamente a falta de cultura e de respeito para com os artistas de vanguarda, Gal Costa é sem dúvida um icone na música Brasileira e merece reverencia, qualquer album de Gal por mais que fuja um pouco a mensagem inicial, será sem dúvidas melhor do esses "batuques" que chamam de MPB.

    Responda
    1. Zecao

      Gal ERA uma cantora maravilhosa.

  12. Coimbra

    Gal é Gal - será sempre Gal. Acústico, Eletrônica, Rock and Roll - ela canta e fica bem em tudo.

    Responda
  13. Malungo

    Pode até ser o melhor disco do ano, depois (muito depois) de Chão, de Lenine.

    Responda
  14. JOAOVJF

    Na música Recanto Escuro, parece que o disco está riscado, isso porque eu gosto de música eletrônica.

    Responda
  15. JOAOVJF

    Amo a Gal.Mas não esta Gal. Concordo com muitos daqui, realmente como alguém aqui falou o último cd do Chico é memorável. Agora, nesse CD, acho que a Gal aceitou qualquer coisa do Caetano, ela tem uma voz linda, mas o CD eu achei bem fraco, acho que falta livre arbítrio na Gal, ela não faz as coisas dela, nem escolher um REPERTÓRIO. Por isso mesmo que ela ficou tanto tempo apagada, sua contemporânea, Bethânia, escolhe ao dedo e está cada dia melhor, vendendo bem mais e com coisas lindas! /p

    Responda
  16. jose santos

    Que bom que aparece alguma coisa nova no mercado da música e ao que parece deve ser boa. Já nao aguento mais tanto bobagem. Quero comprar o disco. Afinal, foi o espirito inovador e pretenciso que trouxe Gal e Caetano para a música. Sem eles, estariamos copiando boboseiras importadas. Alias, quem aguenta mais o aqueles discussos idio tas misturados com barulhera que chamam de música.

    Responda
  17. Zecao

    Além do mais, nesse disco ela está desafinando mais do que a Maria Rita.

    Responda
    1. JJ

      vc deve ta falando da cançao DESAFINADO do joao gilberto cantado pela gal ne? Se você disser que eu desafino, amorSaiba que isso em mim provoca imensa dorSó privilegiados tem ouvido igual ao seu pois antonio, a gal nao DESAFINA nunca, ouviu bem NEM SE VC PEDIR PRA ELA DESAFINAR ELA CONSEGUE, POIS A GAL É A VOZ MAIS AFINADA DO BRASIL, ALEM DISSO ELA ESTÁ ENTRE AS 10 VOZES MAIS PERFEITAS DO MUNDO DESDE 1994, PROCURE OUVI-LA MAIS ANTE

    2. Zecao

      Bom, pra quem gosta de Maria Rita, qualquer Gal Costa é um consolo.

    3. Paulo Bruno

      Gal desafinando mais que Maria Rita? Seu gosto e conhecimento musical devem ser muito aprofundados, eruditos... Deve jogar aos mãos para cima e sair do chão com as "cantoras" POPs de hoje em dia, ou não gosta de nada que se faz no Brasil. Tanto Gal como Maria Rita são excelentes cantoras, mas fazer o que se a modernidade tira espaço de quem canta e dá a quem pula em festinhas.

  18. Zecao

    Tony, inquietação não é a palavra mais condizente com Gal. Como vocêmesmo comentou, esse é mais um disco de Caetano Veloso, só que com a vozdela. A ex-Gal Costa, como dizia Waly Salomão, há muito se acomodou nodeslumbre da própria voz. É pau mandado, larga tudo na mão dos outrospor pura preguiça. Esse não é um disco dela. Assim como Hoje também nãoera. Inquietos são Ney Matogrosso, Maria Bethânia, Tom Zé... Caetano éoportunista.

    Responda
  19. zé pequi

    Não me lembro onde foi que ouvi, mas o fato é que quando a crítica não gosta, pode comprar que é bom. Aliás a crítica é o exercício da incompetência...

    Responda
  20. José Carlos

    a Gal quando faz, sempre faz o melhor.

    Responda
  21. alfredo nascimento

    O disco é uma droga! Uma da spiores coisas que ouvi nos ultimos tempos. Pretensioso, inaudível e ainda por cima destruiram a voz da GAL! A influencia deletéria de caetano é óbvia! Comparem esta disco com o ultimo do CHICO, este sim memorável!!

    Responda
  22. Denada

    Estranho mesmo é o autor da crítica. Num momento chega próximo ao deboche, noutro enaltece a coragem de ousar de Gal com Caetano,traz Mariza Monte ao contexto sem explicação plausísel, e depois de toda acidez, diz que é o disco do ano, não entendi. Obrigado. Como diz o primeiro comentário deu vontade de comprar tal disco e depois completar ouvindo Araçá Azul de Caetano

    Responda
  23. JJ

    GAL PODE TUDO, ELA SABE CANTAR TUDO, E BEM. GAL, SEMPRE GAL.

    Responda
  24. newsfrombrazil

    Parabéns pela crítica arguta, sensível e muito bem escrita, Goes. A maravilhosa "baba" brega da Gal dos anos 1980 nunca me incomodou, ao contrário, não sou purista e acho que se juntarmos tudo de vanguarda e ousado que Gal fez na história da MPB aos discos mais "comerciais" dela, teremos um saldo bom pois se trata de uma cantora sublime, preciosa, única, de voz entre as mais belas do planeta e uma sensibilidade raríssima na MPB. Sem dúvida, o melhor disco da MPB deste e dos últ

    Responda
  25. Zeca

    A Gal é maravilhosa, mas se o disco é uma "continuação" do que Caetano vem fazendo nos últimos tempos, é uma pena. Desnecessária e completamente infeliz a mensão feita a Marisa Monte.

    Responda
    1. newsfrombrazil

      José, acho que se ouvirmos o Recanto sem pensar nos outros últimos discos (ruins) do Caetano, e concentrarmos no talento extraordinário da Gal (é que a crítica sempre implicou com ela...), o disco vale por si, sem pensar tanto em Caetano... Gal conseguiu fazer plenamente em "Recanto" o que havia tentado em "Hoje", daquela vez com um resultado irregular, e desta vez, sublime e perfeito...

  26. Eric Cartman

    mpb ficou convencionada como o esquema banquinho/violão, qualquer coisa além já vira rock, pop, funk, eletro alguma coisa, menos mpb.

    Responda
  27. Juliana Costa

    gostei da crítica. deu vontade de ouvir o disco...

    Responda