Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. V. Avila

    O Sérgio está pro PSDB assim como o Chico Lang está pro Corinthians.

    Responda
  2. Tidinho

    Nota-se que o jornalista está viajando não sei por onde,Amigo Fhc foi quem criou órgaos reguladores que nunca funcionaram,Amigo entregou as estatais,milhares de desempregados,por fim o dinheiro sumiu,seria bom ler o livro do Amaury,nesse livro mostra como o Psdb operou,está com dúvidas consulte o livro.

    Responda
  3. FELIX CARRIELO

    Como um jornal escala esse cara p falar !!! Misturar FGTS e CDI, é isso? Pq F HC não fez ja q ficou 8 anos lá. E vai defender a Tuc anada em outro canto rapaz, isso é texto p tuc ano paulista sem emprego

    Responda
  4. Fontes

    Agencias reguladoras.... regulam o que??? Exatamente após a privatização, melhor após a doação foram premiadas com aumentos de 500% sobre as tarifas praticadas. Os investimentos também exigidos como cláusulas contratuais não foram respeitados (crise energética período FHC) e tantos outros acontecimentos, enfim. Hoje a condução das políticas públicas nos tem poupado de sofrimento frente a crise mundial. Retroceder Jamais.

    Responda
  5. marinas

    Achei confuso: dirigismo estatal, a direita morreu (PSDB não era esquerda, seja lá o que se entenda pela palavra?), de cada 100 reais o governo garfa 35 e distribui...com banqueiros, montadoras e setores escolhidos a dedo, a política está dominada pela esquerda PT que toca o país com a Direita (mas o PMDB não era esquerda democrática?); o PIB vai bem, mas o IBGE é quem "força/forja" dados; o país já deu certo na governança da direita,ops, PSDB e continua privatizando com a direita Dilma arrr

    Responda
  6. João Castro

    Acredito que o jornalista alicerçou seu texto em verdades e meias-verdades. As verdades, o melhor sistema economico existente é o de mercado, mas exemplos tem mostrado que um mercado financeiro sem regras, quem paga a conta é o Estado e a sociedade; os impostos e o tamanho do Estado estão acima de um aceitavel. Quanto as meias verdades os paises asiaticos tem mostrado que o direcionamento do Estado com emprestimos e incentivos tem dado resultado, exemplos Coreia e China.

    Responda
  7. Falhou

    Bom, não vejo tão clareza exitosa do tucano-liberalismo tupiniquim; foi o mesmo governo que você acusa de mão pesada que teve coragem de comandar a economia na crise de 2008, digressão:"Onde ele estava, o Pérsio Arida e você?" Certamente buscando uma defesa para os sesu ganhos. A capacidade de resposta anticíclica foi dada pelo governo, a irracionalidade desse mercado que você exalta respondeu privadamente, fechou-se em si. Repense esse liberalismo anacrônico da década de 90, o mundo mudou!

    Responda
  8. Nelson

    Rafael vc Faria melhor em ler melhor as coisas no q é fundamental. Capiktalismo de mercado levou o mundo a breca duas vezes em 29 e em 2008. Eu gostaria q vc comentasse e refutasse esses fatos históricos e não vir gritando e desqualificando opiniões contrárias. Outra coisa q gostaria de ver comentada. A imbecilidade de querer atrelar rendimento de FGTS ao CDI. Essa é uma burrice e tanto, como expus bem didaticamente abaixo. Até quem fez supletivo entende.

    Responda
    1. Jacinto

      Nelson, ninguém está atrelando o FGTS ao CDI; isso é apenas um exemplo para explicitar que o Governo, efetivamente, prejudica os trabalhadores na remuneração que concede a estes depósitos que são obrigatórios. O que é errado é retirar esta remuneração do trabalhador (já que o valor é descontado) e fazer o que os bancos fazem - utilizá-lo para custear suas despesas, pagando ninharia para o dono da grana. A diferença é que o banco é uma opção sua. O FGTS uma imposição legal.

  9. Rafael Faria

    É IMPOSSÍVEL CONVENCER UM PETlSTA DE QUE O PT ESTÁ LEVANDO O PAÍS PARA O BURACO. SÃO MULAS DE CABRESTO QUE NÃO SABEM INTERPRETAR UM TEXTO. O CAPITALISMO DE ESTADO PETlSTA É A COISA MAIS NEFASTA DA HISTORIA DESSE PAÍS, MAS ENQUANTO A ECONOMIA ESTIVER BEM VAI TER GENTE DEFENDENDO ESSAS ATITUDES. BRASILEIRO (PETlSTA) SÓ ENXERGA O QUE VAI DA MÃO PARA A BOCA.

    Responda
    1. MachucaSJP

      Belas profecias.

    2. Falhou

      Bom, não vejo tão clareza exitosa do tu.cano-liberalismo tupi.niquim; foi o mesmo governo que você acusa de mão pesada que teve coragem de comandar a economia na crise de 2008, digressão:"Onde ele estava, o Pérsio Arida e você?" Certamente buscando uma defesa para os sesu ganhos. A capacidade de resposta anticíclica foi dada pelo governo, a irracionalidade desse mercado que você exalta respondeu privadamente, fechou-se em si. Repense esse liberalismo anacrônico da década de 90, o mundo mudou!

  10. claudio isola

    Sérgio, o sr é tão versatil em analisar o governo atual. Sabe tudo, conhece tudo,  até dá uma visão de como será o Brasil durante este governo. Mas eu gostaria de ver toda essa sapiencia para explicar as denuncias que Amaury jr mostra em seu livro Privataria dos Tucanos. Sei que como o sr é ligado umbilicalmente ao PSDB deve ser chato comentar esse livro mas, na terra nem tudo é perfeito certo sr Sérgio?

    Responda
  11. Nelson

    O setor privado só quer saber de lucro, baixos salarios, custo brasil, redução de imposto e de investimento governamental. tD q salva o Brasil da recessão mundial. Foi o setor privado q criou a crise de 29 e esta de 2008. Adam Smith pregava uma "mão invisivel", mas as mãos são guiadas por uma ética q tem o bem comum, da sociedade com um fim. O progresso dos homens. Ah o setor privado quer tomar conta do Estado se possível com uma boa PRIVATARIA TUCANA. Arida é uma das aves do ninho PSDB. /p

    Responda
  12. Nelson

    O Q VC BEBEU HOJE RAPAZ? Vc sabia q o FGTS é FUNDING para a politica habitacional do governo PTISTA? O Arida não saqbe o q é politica habitacional, alias não sabe de politica de estado para desenvolvimento do país jÁ q participóu de 1 governo q governou para ricos e FMI. Se o FGTS fosse remunerado como quer os genios em questão(jornalista e banqueiro) como seria a prestação habitacional. Arida como outros egressos da PRIVATARIA TUCANA hoje são banqueiros, com q dinheiro?

    Responda
  13. Fábio Rogério

    Qto a questão do protecionismo, acredito que o criterio deveria ser a oferta: 1- Produtos de pouca oferta no pais (principalmente bens duraveis) devem ter tarifas mais baixas para permitir maior competição entre os fornecedores. 2- Produtos de muita oferta no país (principalmente bens alimenticios e não duraveis), tem que fechar o nosso mercado para os estrangeiros mesmo, como fazem os outros países.

    Responda
  14. jlisboa

    A Foglia tende a oscilar no TDI - Toucan Defense Index. Essa semana, o índice atingiu seu nível histórico mais alto...

    Responda
  15. jlisboa

    A ANP, uma das agências reguladoras criadas pelo FHC, começou tendo como presidente então um de seus genros, David Zylbersztajn. Sua principal tarefa era viabilizar a privatização de uma empresa de nome Petrobrax. Mas se perguntassem, ele deveria negar... Ah sim, "com o tuc@nato, tínhamos um modelo mais claro de governança macroeconômica baseado em privatizações e agências reguladoras."

    Responda
    1. daniel lafarge

      A Petrobrás, senhor desinformado, está com dificuldades de caixa. A economia mundial, se não é do seu conhecimento, está em recessão. E não há sinal de que isso se reverterá tão cedo. Exportar petróleo pra quem ? Para o haiti ? O PT é incompetente na economia, pois o seu modo de governar, o capitalismo populista, está deteriorando ainda mais o futuro de nossa economia. Leu a declaração da presidenta do FMI ? Leia então para melhorar sua percepção econômica !

  16. Capitu

    Excelente texto. Parabéns!

    Responda
  17. carlos wagner

    SergioCom a intenção de manifestar minha opinião apartidariamente, que é o que sou, tenho que lhe dar os parabens.Texto claro e muito bem fundamentado. Expor o intimo da questão. Tanto politica como economicamente perfeitos.Parabens.

    Responda
  18. PINGA FÉU

    O jornalista, nao faz uma defesa velada da Direitona Reacionária e dos Tukanos, ele assume o que sempre negaram, vejam: "é elogiável a disposição do banqueiro Pérsio Arida, um dos formuladores do Plano Real, de atacar o crédito direcionado" oraS, os banqueiros sempre deram as cartas no Governo dos Tukanos, nao tem moral para fala nada, e mais, vejam: "Com o tucanato, tínhamos um modelo mais claro de governança macroeconômica baseado em privatizações e agências reguladoras", PRIVATARIA TUKANA

    Responda
  19. Jeann

    E a Privataria Tucana,não irão comentar?,nem que seja para darmos risadas de suas, cúmplices,desculpas?

    Responda
  20. Neoliberal

    Digo mais...o brasileiro tem uma cultura do menor esforço que é crônica, o que tem de gente querendo se encostar no estado é uma grandeza! vivo nesse meio como empresário, é uma epidemia de vag@dundagem sem precedentes!!!

    Responda
    1. carlos wagner

      Ivan Exatamente. Foi foi direto ao ponto. Esse sistema de governo (assistencialista) é sustentado pelos milhoes de brasileiros va g@ bun dos que tem medos de perder suas bolsas esmolas estatais.

  21. Gegê

    Não sou economista, mas com certeza, acredito que se o governo resolvesse aplicar o dinheiro do FGTS em fundos, tipo CDI, o rendimento seria bem menor. Estas análises simplistas é que faz com que os economistas comentam tantos erros históricos na sua própria matéria: Economia. Lembram da crise da Rússia? Parecia que a crise era aqui, mas a Europa inteira hoje está em crise e não sinto o desespero de outrora. Falta à imprensa apoiar Dilma no combate a corrupção e não reclamar que ela é durona

    Responda
    1. caio1945

      De fato, não sentir o "desespero de outrora", no sentido que o sr. usa para essas palavras, significa mais uma inconsciência do tamanho do problema, e do risco que o Brasil corre por agir como os europeus (no tocante ao socialismo coitadista e o estatismo -aqui - irresponsável), do que alguma competência do brasileiro de lidar com pepinos como o europeu. O brasileiro - povo e govêrno - está anestesiado e corre alegre e infantilmente para dar de cabeça na pedra... logo ali adiante.

  22. Macabeu

    A China é um país comunista se abriu ao capitalismo. O Brasil é um país capitalista ( de Estado ) governado por comunistas de carteirinhas. Banânia nunca vai ser líder em nada, salvo, corrupção, crime e leis ridículas que querem substituir a moral pelo direito. No mais a análise do jornalista parece-me coerente e bastante informativa.

    Responda
    1. ana list

      Banânia não dispõe sequer de uma única montadora de carros. É o refúgio seguro dos argentários. Tudo que se compra, aqui, tem preço até três vezes ou mais superior.

    2. deminha

      Macabeu, excelente comentário.

  23. Neoliberal

    De fato o Brasil (não) vai virar a China! pois enquanto a China está se desgarrando do seu passado comunista/socialista atrasado contramão do mundo! por aqui tem politicos e intelectuais com ideologias de acreditar nesse falido sistema, que só produz uma coisa: par@sitas e vag@bundos, que hoje esta se espalhando pelo país afora! portanto o Brasil está mais para a Grécia do que para a China!

    Responda
  24. Anderson Sant'Ana

    Repetirei o que disse e diz o gov. de Pernambuco: "a oposição e seus apoiadores da mídia (que tem grandes interesses $$$$) se preocupam em discutir o Brasil oficial, enquanto o povo quer saber do Brasil real", ou seja, o povo quer saber de educação, saúde, melhorias no transporte, infra-estrutura e etc.. E isso, demorado ou ñ, o governo Lula e atual estao fazendo. A oposicao ñ vem p propor algo melhor, é sempre p dizer NAO. Se é p construir uma ponte, eles vem p mostrar pq nao construir...

    Responda
  25. Mario Andrade

    Fala sério, pra ficar ruim, essa análise precisa melhorar muuuuuuuuuito!!! "Este é o ponto. O Estado é pesado demais e dificulta nossa decolagem" Só faltou você ter a decência de deixar claro quem se enquadra na palavra "nossa" na frasesinha de efeito que colocou no fim do texto.

    Responda
    1. caio1945

      Pensa um pouco que vc percebe que está muito claro: o "nossa" se refere a quem conta no país, não se refere, claramente a 1. funcionários públicos (que só chupam dos impostos de quem produz), 2. advogados que, em sua maioria, promovem e incitam a controvérsia e a proteção de quem rema contra a prosperidade geral, e 3. gente que se beneficia dos efeitos da ação de 1. e 2. Sacou? só uma curiosidade minha: de qual dos 4 grupos vc faz parte?

  26. V. Avila

    Malbergier é claramente tucano né? Cadê a imparcialidade do jornalismo?

    Responda
  27. Dora Andrade

    Mas pode virar a Grécia, com todos os privilégios e mordomias da nossa classe política e dos servidores públicos. E que só estão aumentando! Acabam de aprovar o que a mídia está chamando de "PACOTE DE BONDADES" para o funcionalismo, de MEIO BILHÃO DE REAIS POR ANO que, para mim, é um PACOTE DE MALDADES para o trabalhador brasileiro.

    Responda
  28. Dora Andrade

    O Brasil não vai virar a China mas corre o sério risco de virar a Grécia, com todos os privilégios e mordomias da classe política e do funcionalismo público. O Congresso acaba de aprovar o que a mídia chamou de "pacote de bondades" para os servidores públicos, no valor de MEIO BILHÃO DE REAIS POR ANO, e que eu chamo de "pacote de maldades" para o brasileiro trabalhador.

    Responda
    1. caio1945

      Oi Dora, se virar Grécia devemos nos dar por felizes. Do meu ponto de observação da coisa, vejo que caminhamos célere para uma Biafra, Haiti (com o dia dos obscuros como data nacional e "o teu cahbelo não nehga" como hino oficial), Etiópia ou Congo.

  29. emerson de faria

    As PPPs e as privatizações de fato podem ser parte da solução dos nossos problemas em áreas como infra-estrutura, por exemplo, mas não são a panaceia que apregoam, pois há demandas sociais que a iniciativa privada não pode e também não quer supririr. Dito isto, precisamos de um choque de gestão na esfera pública, trazendo para esta as boas práticas da iniciativa privada, tais como planejamento estratégico e de longo prazo, foco no cliente e em resultados, etc.

    Responda
  30. Ronye

    O mais triste é que não tem prá onde correr. Os dois lados são p.o.dres! Os tuc@nos foram corruptos, nós votamos na ptz@da prá acabar com isso e eles deixaram a coisa muito pior! E agora? Estamos entre o fogo e a frigideira!

    Responda
    1. deminha

      Gostei do seu comentário. Me lembra o periodo da ditadura militar e o que veio depois. Na ditadurta os militares podiam tudo, os politicos um pouco e o povo nada. De lá para cá os politicos podem tudo, os militares um pouco e o povo nada.E assim vamos!!!

  31. von kaio

    Tal usina de créditos canalizados para alguns setores,outrora mesmo sob a batuta de Rui Barbosa,levou ao encilhamento...

    Responda
  32. rosalves

    o que está acontecendo na Caixa e o desempenho decrescente da Oi mostram que tipo de campeões estamos criando com o dirigismo financiado. Qto menos Estado, menor a chance de privatarias e quetais.

    Responda
  33. Zezé

    Com essa política de aumento dos gastos correntes, sem aumentar os investimentos em infraestrutura e educação, vamos passar os próximos anos crescendo pouco.

    Responda
  34. gsapori

    OFGTS do trabalhador rende hoje no mercado imobiliário, pois lhe serve para financiar sua casa própria, que valoriza muito mais do que o CDI. Eu não precisaria escrever isso, se a análise fosse feita de modo mais cuidadoso. A defesa ideológica de um ideal falido o impediu de perceber o que, de fato, acontece com a presença eficaz do estado na economia de mercado - como o faz a China. A iniciativa privada é incapaz de acompanhá-los. Os fatos mostram isso. Defender o que não funciona, para quê

    Responda
  35. claudio asvolinsque

    Existem setores que è fundamental a presenca de um Estado mais forte, tendo que investir mais do que o setor privado faria .

    Responda
  36. Napách

    Pois é Sérgio, bela defesa do governo FHC. Bem ao estilo reacionário paulistano. PT, Lula, trabalhadores pobres que utilizam do sucesso econômico do país para criar uma nova ditadura comunista chinesa. Que horror...Você já sabe em que ano eles projetam comer criancinhas? Sua proposta de acabar com o Estado "pesado", que oprime o mercado bonzinho, já se desfez na crise de 2008 assim como os Comunas na Berlim de 1995. Acho que hoje é difícil emplacar novamente as mães de maio com seu jornalismo.

    Responda
  37. Eddie

    De que servirarm as privatizações do governo FHC ? vendeu-se por exemplo , a Vale, as empresas de telefonia, e tantas outras, e não se viu onde foram parar esses recursos. A diferença é que por mais que se ataque o governo do PT, não se pode negar o que dizem os números. Veja o Câmbio, a taxa de juros, o desemprego, as reservas, o risco país e os combustíveis. Vale lembrar que ja são duas graves crises internacionais em que todos apostaram na quebra do Brasil. Lembarm-se da "maroilinha" ? /

    Responda
    1. deminha

      Os recusrso das privatizações foram alocadas na liquidação das dívidas de Estados e Municípios. O governo federal assumiu e liquidou suas dívidas que eram um forte impecilho no gerenciamento das dividas externas. O governo federal passou a ser credor de Estados e municipios. Volta e meia os prefeitros e governadores vão a Brasilia na tentativa de renegociar essas dívidas que são extratosféricas. É só acompanhar os noticiarios para ficar informado.

  38. Meunome (não trenho)

    O Orçamento Público é o espelho da administração pública, através dele sabemos onde se concentram os olhares do gestor.A Receita alí apontada, é eloquente quanto ao sacrifício de seu povo para a nação, assim como a despesa revela para onde direcionamos o nosso sacrifício. Países democráticos como o Brasil submetem esse importante documento aos nossos representantes. Países não democráticos como a China, que tem um partido dominante, não darão grande importância a essa discussão. Lei 4320/64

    Responda
  39. kimbo

    Quanto à soberania do voto nada a declarar, somente lamentar.....quanto ao dirigismo econômico do Estado, mais uma vez, foi o distinto público quem oPTou....ou não?Assim, só nos resta, como colocado acima, lamentar, ou, passada a crise, procurar um país melhor para viver!!!

    Responda
  40. Camilo_Coelho

    Já falei, vou repetir. Um texto do malbergier tem a mesma credibilidade de um panfleto do PSTU. E em ambos os casos esta credibilidade é inversamente proporcional à "carga ideológica" que seus autores carregam...

    Responda
  41. Lucas Silva

    "Mas não, a ordem do dia é o ativismo econômico estatal, a crença de q,apesar de todas as evidências, o governo sabe melhor onde investir onosso dinheiro e direcionar nossas riquezas." APESAR DE todas as evidências??? Só se for as evidências q o livro "A Privataria Tucana" traz com fartura e mostra q as privatizações definitivamente tem viés exclusivamente neo-liberal e ademais mergulhada em corrupção q entregou o patrimônio do povo brasileiro. É o modelo do tuc@nato de governar. Tô f

    Responda
    1. deminha

      A Vale, ao que parece não foi entregue. O BNDESPAR é um dos maiores acionistas, assim como a Previ. Quem trocou a direção da Vale, recentemente?A Telesp em SP foi vendida por um valor, à época 6,9 vezes ao seu valor patrimonial. A Telefonica não fez um grande negócio. A privatização da telegonia foi a melhor coisa que aconteceu neste país. A Rede Ferroviaria Federal foi privatizada por FHC e Lula colocou a ultima pá de cal atravéz de um decreto em 31/05/2007 (lei n. 11.483)

  42. Carlos Baldicera

    Defender o enfraquecimento do governo e fortalecimento do deus mercado só pode ter vindo de alguém que não faz idéia do que está falando ou de alguém ligado aos novos (seriam novos mesmo?) donos do mundo.

    Responda
  43. Rodrigo Choinski

    Ó, o FGTS é uma péssima aplicação. Por que então não voltamos à recomendação da OIT de garantia de emprego? VSF

    Responda
  44. Rodrigo Choinski

    Malbierg é jornalista e vendido ao tuca-nato. Fora PT, Fora PSDB. Fora empresários. Povo no poder!

    Responda
    1. von kaio

      Jamais,basta examinar os últimos estudos sobre o QI.A elite haverá sempre de predo- minar,indicando aos néo-pelegos transitoriamente no poder,alem dos hábitos de higie ne,o senso de dever cívico...

  45. Eugênio Pacelli L. da Costa

    O que o senhor aconselha a PRIVATARIA?

    Responda
  46. Una

    Excelente artigo. Pena que o governo não deixa o Brasil voar. Pena que a "ordem do dia" seja a mesma a quase 3 mandatos: aos amigos tudo, aos inimigos a lei. Aos setores escolhidos, o farto e barato dinheiro do BNDES (JBS, quase com o Pão de Açucar...) aos pequenos empresários, juro de mercado e carga tributária indecente. Para as grandes montadoras que injetam zilhões no caixa 4,5 ou 6 do PT o eterno protecionismo, as novas montadoras o IPI de 30%. PT, tira o pé do meu futuro.

    Responda
  47. Akhenathon Akhton

    Discordo da afirmação que a "direita" no Brasil esteja "em extinção". Uma arrematada bobagem. Porque, temos um modelo socialista no país? O Brasil caminha a passos largos de volta aos anos 70. Não demora e estaremos ressuscitando a Lei de Informática e outros monstrengos.

    Responda
  48. je.tosta

    A China apesar de tantas críticas negativas de economistas ocidentais esta se preparando para assumir o papel de maior potencia economica muncial. Socialismo de mercado diziam nos anos 80 agora chamam de Capitalismo de Estado e a China cresce apesar das opiniões limitadas dos ocidentais que só conseguem enxergar o mundo pela visão neoliberal. Proponho um outro tema: "A Europa (não) vai virar a América Latina?"

    Responda
  49. Leandro Gomes

    O que está extirpando a direita no Brasil não é o Lula. É que a direita brasileira NÃO SABE ser direita. Direita tem que reduzir os impostos, flexibilizar as leis, diminuir a burocracia estatal, sanear as contas do Estado, estimular a competitividade e concorrência. O que o FHC fez? Aumentou os impostos, manteve uma legislação pesada, aparelhou o Estado, quebrou o país 3 vezes enquanto vendia o patrimônio e criou monopólios privados como na telefonia fixa (onde até hoje somos r

    Responda
    1. Leandro Gomes

      O interior da "telenorteleste" é refém da Oi sim. É fácil falar que não morando em sua metrópole. Um ban do de alien ados que votam nos tucan0s falam comose monopólio privado fosse uma maravilha, mas monopólio é naturalmenteruim: Sendo público ou privado. O problema da nossa telefonia era o monopólio. O monopólio tinha que serquebrado para que surgissem empresas como a GVT. O FHC ao invés deincentivar as empresas a competirem criou monopólios.

    2. Leandro Gomes

      Cezar, desculpe se você está acostumado a discutir com seus colegas de primário. A gente tinha infra-estrutura de telecomunicações sim. E qualquer um consegue modernizar uma empresa colocando a tarifa mais alta do mundo (tanto na telefonia celular quanto na internet). A única notícia boa que tivemos na telefonia fixa foi a GVT, que não foi privatarizada: Foi uma empresa construída honestamente como todas deviam ser.

    3. deminha

      Leandro, não eramos refens da Oi. Hoje sim, memso porque um dos sócios é o filho de Lula.

    4. Senta Pua

      O Leandro... o que vc quer dizer com quebrou o país 3 vezes? Vc sabe quanto valeria a "grande infraestrutura" de telecomunicações que tínhamos? Zero ! Zero! A tecnologia não para o Mané. Com aquela infra e a "fome" dos que estavam encastelados nas estatais, hoje, vc nem poderia estar falando bobagens pela Internet.É inacreditável que um monte de mentiras propagadas pelo PT são introjectadas por ignorantes e passam por verdades com pompa e circunstância.

    5. Leandro Gomes

      O Collor era claramente de direita. Voce prefere ele que o PSDB?

    6. Akhenathon Akhton

      Desde quando FHC e PSDB são "direita"?

  50. Bob Esponja

    Qual foi mesmo o Porquê da inconfidência mineira? Acho que foi pelo quinto...Ou seja, há mais de 200 anos teve gente de garra que até morreu por causa de (altíssimos) 20% de impostos. O governo cobrando mais de 35% não honra essas pessoas.

    Responda
    1. Leandro Gomes

      20% era só UM dos impostos. Haviam muitos outros.