-
Leandro Gomes
Existem vários erros de análise causados pela vontade de colocar a culpa no Lu la. As agências reguladoras no Brasil nunca funcionaram. Ao contrário de países sérios (como os EUA), no Brasil elas defendem os interesses das grandes coorporações ao invés de defender a livre concorrência, a competitividade e serviços de qualidade para o consumidor. Outra questão é que o FHC pegou uma carga tributária pouco acima de 20% do PIB e subiu pra mais de 30%.
-
MachucaSJP
No último ano do governo F H C, em 2002, o governo arrecadou um valor equivalente a quase 36% do PIB (informação no site da Receita Federal). O grande pecado do Lu la, neste caso, foi não ter baixado os impostos, pois quem aumentou, definitivamente foi o F H C.
-
Leandro Gomes
Você que não entende o mundo à sua volta e não consegue enxergar que o FHC está na origem de vários desse problema e o Lu la infelizmente somente deu continuidade.
-
Maçarico
Leandro ! Você entendeu o que está escrito? Parece que não!
-
deminha
Leandro, é verdade. FHC aumentou a carga tributária, num contexto muito diferente da era Lula. E Lula, em 8 anos aumentou ou baixou?
-
Senta Pua
... e o Mandrake de Garanhus elevou a 35%, contou uma estória de que somos um país rico, sem problemas, gastou os tubos para eleger um poste e, taí, essa beleza de infraestrutura, saúde, educação.
-
Leandro Gomes
... fora o saneamento de empresas que iam ser vendidas. O FHC fazia o favor de pagar as dívidas, fazer planos de demissão voluntária e gerar outras despesas para uma empresa que ia ser vendida! Com isso ao vender o patrimônio levava prejuízo. Por essas e outras o governo do PSDB foi vergonhoso, e isso independe de privataria tuca na e outros escândalos.
-
Leandro Gomes
Outra questão chave está na dívida: O FHC vendeu o patrimônio, aumentou muito os impostos e, ao invés de sanear o Estado, explodiu a dívida e quebrou ele três vezes. Infelizmente o FHC não foi competente para fazer reformas liberais. A combinação que gerou esse absurdo foi o Plano Real (que no início nãoadotava cambio flutuante e era paritário artificialmente com o dólar,financiado por juros escorchantes), venda do patrimônio comfinanciamento do BNDES a juros camaradas...
-
-
El Capitán de los bosques
O governo brasileiro arranca 35% do total ganho pelo cidadão..., é a maior carga de impostos do "MUNDO"..., se a corrupção e a roubalheira não fosse tão grande..., se a máquina pública super-inflada não levasse mais da metade dessa arrecadação..., se investissem esse dinheiro em "Educação, Saúde e Segurança"..., investimentos em infra-estrutura nos setores de transportes, então..., teríamos um país a caminho do "Primeiro Mundo"..., o (B)brasil seria inclusive maior do que a China.
-
Leandro Gomes
Mentira. Quase todos os países da UE tem carga tributária maior. A questão é que no Brasil a carga tributária não volta em serviços públicos de qualidade como na UE. E não é a máquina pública inflada que leva metade da arrecadação: É o rou bo mesmo. São as obras superfaturadas, em que todo mundo que está no esquema sai ganhando (empresários, políticos, etc).
-
-
olnir
São coisas que precisam ser melhor estudadas e resolvidas pontualmente, existem muitos pontos e modo de colocarem as coisas que são preocupantes, direitos..., questões trabalistas..., e até os termos de extinção...
-
pita
parabéns pela matéria, impecável.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.