Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Laion Silva

    O Krugman claramente quer ser o próximo Roubini, mas em parte sua análise tem razão. O grande problema é: todos sabem da bolha chinesa. Todos sabem dos dados econômicos marretados e todos sabem da corrupção generalizada. Mas mesmo assim, o que podemos fazer? Absolutamente nada! Ela que está comprando (e caro) quando ninguem mais quer.Não há plano B. Se a China quebrar iremos todos com ela, mesmo que saibamos que foi o Cel. Mostarda, com o candelabro na biblioteca.

    Responda
  2. Castelo Figueiredo

    Paul Krugman esta comentando sobre a China ou o Brasil de amanhã. Não tenham dúvida que esta bolha, tanto lá como cá, em breve estoura.

    Responda
  3. Leo Augusto

    Segundo artigo de Helio Schwartsman FSP de hoje, estudos comprovam que previsões de ecomomistas e cientistas políticos dão certo ou errado por mero acaso, segundo Helio: ``um macaco lançando uma moeda obteria resultados parecidos.``

    Responda
  4. Leo Augusto

    Será que seu Krugman já olhou para o seu próprio quintal?

    Responda
  5. BY OB

    A parte mais interessante da economia mundial eh a mega da virada--no meu bolso se possivel.

    Responda
  6. RHCO RHCO

    A CULTURA DA CHINA É BEM DIFENTE DA NOSSA, POR TANTO NOS NÃO TEMOS COM JULGAR OU ESPECULAR O QUE A CHINA ESTA FAZENDO, TANTO ECONOMICAMENTE OU SOCILAMENTE.

    Responda
  7. osama laden

    A crise americana e européia, se deve em grande parte ao crescimento da China, que ao expandir-se, ocupou espaço tanto como produtor indústrial, como consumidor de matérias primas, alimento e combustível, comprimindo as economias concorrentes e que agora no limite tendem a reagir forçando o recuo da economia chinesa e que é na verdade estruturalmente fraca.

    Responda
    1. osama laden

      A economia americana não tem segredo, só que o custo de produção da China é menor devido a mão de obra abundante, barata e qualificada e também porque os impostos não são extorsivos como acontece por aqui.E, quanto ao sistema de governo, é o da ditadura e que não presta conta a ninguém e de ideologia comunista que tende a desintegrar-se, pois o estado que se diz comunista está agindo como capitalista, explorando seu próprio povo.

    2. erlepe

      Os lideres chineses descobriram o segredo da riquesa americana,onde eles mantinham 50% da riquesa do mundo,agora caiu para 20%.Como sistema político comunista,tomam medidas rápidas e não tem que prestar conta a ninguém.

  8. Selva

    A China quebrando?... Faz-me rir... Aquilo lá é um monstro que não vai parar de crescer até consumir o mundo todo,literalmente falando.

    Responda
  9. Professor

    O economista americano PAUL KRUGER, deveria fazer previsao sobre a economia americana e não tentar ganhar outro premio novel de economia prevendo a catastrofe da economia chinesa. A china é muito grande para quebrar e se isto acontecer quem vai sentir em 1º lugar vao ser os americanos e sua divida interna.

    Responda
    1. The Cake Is a Lie

      São comentários como esses que fazem minha alma chorar. Paul Kruger é um economista pago para fazer análise do que ele quiser, grande demais para quebrar é um conceito absurdo, o prêmio nobel não é dado por artigos publicados em jornais, não é possível ganhar o prêmio duas vezes e Paul Kruger fez esse artigo para alarmar os americanos de uma possível bolha na China.

  10. Angela

    E ainda insistem em comparar Brasil e China. Atualmente o Brasil produz para sustentar a demanda de consumo inclusive dos brasileiros. Como o trabalhador chinês pode consumir se passa quase dois terços do dia dentro de uma fábrica ou escritório, sem finais de semana? Corrupção aqui e lá. Lá não existe imprensa livre ou instituições reguladoras. Aqui existe. Cabe à sociedade cobrar as investigações e acompanhar o seus deslindes.

    Responda
  11. Mad

    A economia se desenrola em ciclos. Vejamos de 60 anos pra cá. Nos idos dos anos 50 e 60 a URSS e seu modelo dominaria o mundo, nos anos 70 e 80 o modelo do Japão e dos tigres asiáticos iriam dominar o mundo, os modelos faliram. A China é um modelo que vai falir também. Paul Krugman não é um mago é apenas alguém que viu o que vimos nos últimos 60 anos, o Brasil? Grande exportador de commodities, sempre foi, sempre será, ja éramos a 8a economia nos anos 80 com crise e tudo. Mais do mesmo.

    Responda
    1. ottolima

      Só tem um problema, meu caro: impérios são finitos e, com os EUA, não será diferente. As aventuras belicistas no Iraque e no Afeganistão sugaram trilhões de dólares do Tesouro americano e esse dinheiro está fazendo muita falta para por a economia do país em ordem. E outros grandes impérios, como o Romano, o Britânico e a URSS, sucumbiram depois de terem suas economias fragilizadas por altos gastos militares.

    2. osama laden

      Tenho amplo conhecimento de história universal e não me consta que Napoleão tenha invadido a China para que lá estivesse e tão pouco que fizera tal comentário. Tem indicação literária desta suposta passagem?

    3. erlepe

      Napoleão na sua época em que esteve na China,já previu que China um dia acordaria e iria tremer o mundo.

    4. Capitu

      Muito bom.

  12. Capitu

    Europa ga stou tudo: queb rou. China trabalhou pesado e tem re servas: vai quebrar. Brasil só vai funcionar depois do C arnaval e diz ter res ervas: vai alegrar o resto do mundo( em rec essão) com a Co pa e as Olimpía das.

    Responda
  13. tuxpango

    É uma boa maneira de tentar um novo premio Nobel, é muitop simples, se errar, ninguem vai lembrar desse artigo agora se acertar vira o mago das finanças. Fica tudo no provavel, é possível, e por aí vai.

    Responda
    1. The Cake Is a Lie

      Ele só está fazendo o trabalho dele, já que ele é pago para escrever uma coluna sobre a análise dele sobre os países do mundo. Lógico que fica tudo no provável e no possível, porque é impossível saber se os dados publicados pela China são verdadeiro. Nenhum macroeconomista consegue trabalhar sem dados verdadeiros. Ele só está observando um movimento e relatando. O que vai acontecer no futuro é impossível prever. Talvez tenha uma bolha e ela estoure, talvez acontece algo que nin

  14. Ribeiro

    O pior de tudo é q essas pessoas q publicam coisas nos jornais, agora já ñ se contentam + em noticiar "aquilo q aconteceu"; querem agora adivinhar "o q vai acontecer". Os americanos tentaram adivinhar q o Iraque estava cheio de armas de destruição em massa. Juravam por todos os santos q isso era verdade. Destruiram o país, mataram e mutilaram inocentes para depois reconhecer q aquilo era irreal. Vão adivinhar no mato.

    Responda
    1. osama laden

      Os americanos tinham motivos e interesses para invadir o Iraque e o suposto arsenal de armas químicas de destruição em massa da quele país, já havia acabado pois fora usado contra os curdos.

    2. The Cake Is a Lie

      Prever o que vai acontecer é o trabalho de economistas, e Paul Krugman é pago para dar a análise dele sobre diversos países do mundo, não sei porque todo mundo está enlouquecido porque ele fez isso. Comparar o que Paul Krugman e outros economistas fazem com a guerra do Iraque, é algo que me deixa até sem palavras.

  15. Fauzi Sarraf

    A historia se repete. A bola da vez, embora muxinha, eh o crescimento da China. Outros times entraram em campo e nao terminaram o jogo ou terminaram com a lingua de fora: Inglaterra, Franca, Alemanha, Holanda, Estados Unidos, etc e tal. Duro eh terminar o jogo com vitoria e permanecer sempre campeao. Eh. Nao eh como o hino do Flamengo: uma vez flamengo, sempre flamengo. Ou corinthiano: Salve o corinthians, campeao dos campeoes.Outros times virao e hah que se torcer para melhorar a hum

    Responda
  16. James

    O problema é que a China depende de mercados como Europa e EUA. E quem sabe não arriscar que mesmo em crise os EUA estariam com estratégia de controle bem definidas... como uma 'war'... Aliás, parece que hoje só tem bons comentaristas aqui.

    Responda
  17. tamotsu

    O maior perigo da china não é questão financeira, mas são questões sociais. Hoje com avanço da tecnologia cibernetica, os chineses pricipalmente os povos do interior do pais, onde desigualdade social é alarmante, estão descobrindo as realidades do pais, tanto que as manifestações e choques estão acontecendo com maior frequencia do que são anunciados pelo goerno.

    Responda
  18. Nehemias

    Todo esse "crescimento" em países com muita população, soa bem estranho. A China tem +- 600 millhões de desempregados ou que não aceitam esse sistema de pirâmide que parece com as ideias do Rockefeller. Mas, supondo que o sistema funcionasse para todos igualmente, não dá pra entender de que adianta esse "crescimento" todo.

    Responda
  19. SALOMON BENABOU

    O CANCER QUE CORROI NOSSA ECONOMIA, ASSIM COMO A DE PAÍSES SUB-DESENVOLVIDOS É A CORRUPÇÃO, ENQUANTO ISSO NAO FOR RESOLVIDO ESTAREMOS SEMPRE CORRENDO ATRÁS DO RABO....

    Responda
  20. Pigmaleao

    Como é que a China vai quebrar se os cofres estão super positivos? Quebra quem não tem dinheiro (vide Europa). A China tem uma reserva de mais de 2 Trilhões de dólares. Dizer que a China vai quebrar, ou é desejo ou é pura especulação. Se quebrarem, levam junto metade do planeta, o Brasil inclusive já que a nossa balança só é positiva porque exportamos navios e mais navios de minério de ferro, soja e outras comodities. E a China investe em educação, cujo retorno é sempre garantido ...

    Responda
    1. erlepe

      Se os Eua quebrarem,a China tem mais de trilhão de dólares em papeis americanos, nem assim quebraria .

    2. marvincontendo

      Se China quebrar (o que não acontece tão cedo), o Brasil JÁ ERA.

    3. marvincontendo

      Até que enfim alguém lúcido nesse espaço de comentários.

    4. Jacinto

      Olha, reserva funciona, mais ou menos como extintor de incêndio: funciona quando o incêndio está no começo, mas é inútil depois que ele se alastrou. Com um complicador: que define o valor das reservas chinesas é os EUA, que são os emissores dos títulos que estão com a China. O que o Krugman está dizendo é que muita da riqueza chinesa não existe de verdade - apenas no mundo paralelo da contabilidade. Se isso é verdade ou não é o ponto que ele levanta ao dizer que os dados não são confi

    5. James

      Seu comentário é infantilizado.

  21. Carlos

    Sr. Paul Krugman. Não estaria o Brasil com situação semelhante? Se me permite, gostaria de ler uma analise sua sobre o mesmo aspecto de nosso país. Grato.

    Responda
    1. The Cake Is a Lie

      Você sabe que o Paul Krugman não escreve para folha e que a coluna dele foi traduzida para cá? 

  22. josé caetano

    Sim a china vai quebrar,quebrar os EUA em mil pedaços...

    Responda
  23. Paulo Cesar

    TRabalhamos apenas com o Sudeste da China. Eles dependem do que exportam. O mercado interno é feito de gente com renda muito baixa. Só se vende no mercado interno, naquelas regiões, produtos sem qualidade , que virariam sucata. A China não aguenta com o seu sistema se suas exportações foram contidas. E os países que estão enxergando estão criando tributos para segurar o produto chinês. Não penso que eles quebrarão, mas voltarão ao ínicio , tipo 10 anos atrás .

    Responda
    1. The Cake Is a Lie

      Voltar 10 anos atrás é quebrar. Uma queda de 1/3 no PIB per capita seria algo do nível da crise de 1929. A questão que o modelo da China de desvalorização competitiva da sua moeda segura a demanda interna. Já que a moeda é muito desvalorizada, é mais vantajoso vender para o exterior que para o mercado interno, e de certa forma a China tem um alto crescimento sem ter problemas acentuados com a inflação. Com o fim do modelo exportador, a China teria perda de competitividade e mais infla

  24. Evandro Loes

    Quebrar a China não vai, mas vai diminuir seu crescimento e isso não será bom para o resto do mundo. Vamos ver os próximos capítulos dessa novela da economia mundial. Acredito que países como o Brasil podem sair fortalecidos, desde que combatam a corrupção e invistam em infraestrutura e em educação.

    Responda
  25. hugobh1

    È bem dificil a China quebrar, com crescimentos beirando 10% ao ano e aparentemente investindo e estrutura e tecnologia, tem tudo para se tornar o pais mais rico e poderoso, lá eles não estão presos a direitos humanos e a terras improdutivas, pelo pouco que vi da China o crescimento economico esta em primeiro lugar. não igual o brasil que uma usina de belo monte é discutida de cabo a rabo, lá se é bom para china eles fazem.

    Responda
    1. jose

      Voce acha que um país sem democracia e sem direitos humanos é um país desenvolvido ????

    2. jose

      A Corea do Norte continua na ditadura e se desenvolveu bem menos que a Corea do Sul que está na democracia.

    3. Kondê

      Mude o disco um pouco,com essa história de democracia e direitos humanos.Por acaso,sabe como Coreia do Sul chegou aonde chegou?Vce acha que foi no bla-bla da democracia?Hoje é democrático,mas vire pra trás e olhe 20 anos passados.Foi no pau mesmo!Na ditadura.Então,pare com essa continela que já basta.

    4. jose

      Um país que não está prêso a direitos humanos e terras improdutivas nunca vai se desenvolver, ou seja, o futuro do desenvolvimento da china depende e muito das qualidades de uma democracia.

  26. aleksandro araujo

    Sim a china vai quebrar... Os EUA, e a europa inteira!

    Responda
    1. aleksandro araujo

      Obrigado pela dica filosofo grego!

    2. Fernando

      Se eles quebrarem os EUA e a Europa, para quem eles vão vender aquelas porcariadas toda? Para o Brasil? E acabar de vez com nossa Indústria ? Se eles quebrarem os EUA e Europa estariam dando um tiro no pé.

    3. Paulo Nogueira

      Quebra o Brasil junto, sabichão.

    4. Claudio

      Claro !!! E o que sobra???