Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Renato

    Se dúvida é um absurdo o preço do metro quadrado dos imóveis em S.Paulo. Acredito que mais cedo ou mais tarde a coisa se tornará insustentável, inviável, assim como aconteceu nos Estados Unidos. O que se deve analisar com muito cuidado, é a relação custo/benefício que, indiscutivelmente nos patamares atuais, não é boa. Voce imobiliza uma quantia enorme para ter poucos benefícios, além da valorização ser questionável. Acho que o risco é muito grande. Aplique o dinheiro e pague aluguél.

    Responda
  2. Amelemental

    Ridículo. Insustentável.

    Responda
  3. pob

    Excelente momento para vender! Quem for ousado vende agora, com preço super valorizado, parece que os imóveis no Brasil estão no mais alto nível de preço. Os banqueiros auxiliam no processo, cedendo indevidamento para o primeiro imóvel ou para quem deseja passar para um maior. Muitos países já viveram isso, oportunidade única em vender ao melhor preço possível! Comprar ... Nem que a vac@ tussa!

    Responda
  4. Ari

    A interferência excessiva do governo na área deu nisso: preços astronômicos por belas porcarias. Quanto da população caiu fora do poder aquisitivo para imóveis? Esse é um dado que o governo não quer ver. Crescimento na marra e a crédito forçado leva a explosão de preços. Morar em São Paulo vale esses preços? É uma boa questão para as pessoas responderem.

    Responda
  5. TURCO SP

    AS PESSOA S PERDERAM A NOÇÃO..... A BOLHA VAI EXPLODIR A QUALEUR MOMENTO,,,,,,,,,,,ALGUS ALGUNS ANOS ATRAS UM CARRO DE LUXO ERA MAIS CARO Q UM APARTAMENTO AGORA VC COMPRA PELO MENOS UNS 3 E NÃO COMPRA UM AP.... E OLHA Q AUTOMOVEL É UM ABSURDO AQUI...... NOSSSA

    Responda
  6. TGCS

    Acho que todos se lembram da crise financeira mundial que aconteceu por causa da bolha imobiliária... Bom acho que em breve teremos essa bolha aqui! Esses preços são insustentáveis para uma cidade com um índice tão alto de violência, transito, custo de vida etc... estamos pagando caro para morar mal!

    Responda
    1. LillySP

      Então, Flavio, tenho a mesma dúvida q vc, e até agora ninguem me respondeu.De onde a Caixona ta tirando tanto dinheiro pra financiar imóveis? E mais: pq nós, da classe B e C só pagamos sem receber nada??? Os programas sociais não são para nós, só pagamos a conta através do roubo q o governo chama de imposto, os imóveis tb não, pq não temos direito aos programas e eles estão caros demais pra q possamos compra-los... Aliás, são comprados com o q nos roubam...

    2. Flávio

      A pergunta que não me dixa calar é: Quem é que está custeando isso? Quem é que vai comprar isso? E por fim, quem é que vai fianciar tudo isso? Será que é a caixona do pelegão!!!

  7. wilson flores

    Quem pode comprar um imovel deste valor é porque deve ter vida facil porque o trabalhador classe B não jogar dinheiro fora. No Brasil nã existe plano habitacional dirigida para a classe B a C, o que existe são enganação, o minha casa minha vida, em alguns lugares onde podem fazer casas e que alguem podem levar vantagem criam projetos mas o resto liberam financiamento es as construtoras elevam os precos impossibilizando de muitos ter acesso.

    Responda
  8. Felipe Braga

    ... bolha no mercado imobiliário? onde?

    Responda
    1. Ronaldo Moura

      Normalmente, não entro em discussões da espécie, mas vamos lá: a) eu não disse que as causas das bolhas nos U$A, Espanha, etc. foram as mesmas;b) vc pode obter farta informação sobre a bolha imobiliária chinesa na internet (basta usar o Google!); c) todos os sinais de bolha imobiliária no Brasil estão presentes;d) trabalhar em auditoria externa de Inst. Financeiras não é suficiente para superar a assimetria de informações (uma falha de mercado).

    2. Sérgio Damm

      Ronaldo, onde a crise na China começou a estourar? A economia dela desacelerou em 2011, sim, mas passou longe de qlqr crise. Bolha imobiliária Brasileira? Trabalho com auditoria externa de instituições financeiras e pelo contrário, não vejo tal bolha não. o Brasil tem mto a crescer, vide o aumento do salário mínimo q vai injetar 42 bilhões no mercado. Não se esqueça que a renda das famílias aumentou no Brasil e q menos de 1/3 tem casa própria. Esse mercado imobiliário tem muito a crescer ain

    3. Sérgio Damm

      Ronaldo, essa comparação não é valida. A crise americana estourou, pois foi liberado acesso ao crédito imobiliário a famílias que não possuíam renda, no qual também conseguiam realizar mais de uma hipoteca com o mesmo imóvel. Todos sabemos que dar crédito a quem não tem renda e ainda deixar ela dar 1 bem como garantia de vários "empréstimo", que isso iria acabar resultando em problema. Aqui no Brasil não temos esse problema, pelo contrário, temos restrições até demais ao crédito.

    4. Sérgio Damm

      Lilian, a Caixa não é um banco, mas sim uma caixa econômica. Uma das características de uma caixa econômica é o empréstimo e financiamento a programas e projetos sociais. Então quando o governo federal diz que vai liberar x bilhões para o financiamento da casa própria, ele repassa a verba a única caixa econômica do Brasil, a Caixa, através do BNDES.

    5. LillySP

      De acordo, Suzana. Basta prestar atenção nos feirões da Caixa. Pra quem não percebeu, eles vêm acontecendo com mt mais frequencia q no passado. Claro sinal dos imóveis q estão sendo devolvidos. Até qd a Caixa vai conseguir repassar? Mas o q me intriga não é isso. De onde a Caixa vem tirando dinheiro pra tto financiamento????

    6. Suzana Ruiz

      Não tem bolha??? Se dá crédito cegamente para compra de imóveis novos, com entrada e parcelinhas a preço de banana, uma boa parte desse povo não consegue chegar nem na metade do parcelamento e devolve o imóvel. Hoje é um, amanhã são dez, depois são centenas. Imagine o impacto disso para incorporadoras e construtoras. Até quando eles vão conseguir revender todas as unidades que voltam de gente que ficou enforcada? Daqui a pouco vamos ver várias despENCOL por aí e os preços em geral vão despen

    7. Ronaldo Moura

      Na Espanha, na Irlanda e nos USA (já estouraram). Na China, na Austrália e na Holanda (as que já começaram a estourar). Isso só para citar os mais recentes e famosos. Ah! Tem também a bolha imobiliária BRASILEIRA! Que é GRANDE e está prestes a estourar (tomará que naõ estoure!!!).

  9. augusto palme

    É só por isto que as vendas de imóveis despencaram em São Paulo. Há cada vez menos investiotários disponiveis, e cada vez menos babacas que podem comprar ou financiar nestes preços

    Responda
    1. Flavio

      De acordo Augusto, isso chama-se pirâmide financeira, em que a base são os trouxas que dão dinheiro para bancos.