Ilustríssima > Sol do deserto pode suprir energia do mundo Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. deminha

    Com o gigantesco litoral que temos, o semi-árido, tambem gigantesco poderiamos combinar energia solar com energia eólica e energia das marés.Mas as grandes petrolíferas não vão deixar.

    Responda
  2. Romario Sena

    Acrescentando ao que já foi comentado sobre o potencial do território brasileiro, não podemos esquecer do semiárido. É possível que a localização favoreça a incidência solar e ventos com frequência e velocidade contantes. Logo, presume-se que as condições favoreçam a instalação de projetos como os descritos.

    Responda
  3. Amanda Nascimento

    Reportagem perfeita, muito clara. Até eu que não sou engenheira entendi. Parabéns! Infelizmente não basta apenas ter os recursos, tem que saber utilizar e isso a Alemanha sabe de sobra. Os caras são gênios. O mesmo vale para o Brasil... Vamos esparar outros mais inteligentes virem explorar nossos recursos???

    Responda
  4. win7

    É só transformar o Amazonas em um deserto. E usar para produzir energia.

    Responda
  5. Pedrão Pé Demesa

    O Brasil tem imensas regiões desérticas e paupérrimas, que poderiam ter se desenvolvido a décadas, utilizando estes princípios que não são nada novos. Por que será, que preferem manter regiões imensas do nosso país, no obscurantismo e na miséria? Por que será né???

    Responda
  6. Maresi Brasil

    Bacana sim... mas:- Se cobrirmos parte do deserto com placas ou espelhos... qual o impacto ambiental ?- Se gerarmos toda esta energia no deserto, como fazer chegar à centros urbanos distantes ? (mais postes, fios, poluição ambiental?);- Pra gerar energia no conceito espelhos precisa de muita água... justamente o que é escasso e fica caro no mundo todo;- Pra gerar energia com painel solar, precisa fabricar o painel que é caro e consome muitos recursos.... o Petróleo ainda será nosso apoio. Ai

    Responda
    1. Andre

      Desculpe Maresi,mas sua informações não procedem.Vc parece não conheçer a tecnologia envolvida.Existem usinas solares que não usam agua.Existem varios videos no You.tube. Procure no canal Tecnoandrelz do You.tube ."Se gerarmos toda esta energia no deserto, como fazer chegar à centros urbanos distantes?" Do mesmo jeito que a Energia de Itaipu chega ao Rio de Janeiro.

  7. Tereza Batista

    E nós aqui, discutindo Belo Monte, com um litoral desses. Se não for burric& é esperteza. Algumas casas no litoral sul do Cabo de Santo Agostinho funcionam com energia solar captada por painéis solares. Estão nem aí para apagões, contudo, a tecnologia não é acessível a todas as classes sociais da localidade, só a uns poucos privilegiados, a instalação e manutenção são exorbitantes, nada que uma boa concorrência não equalizasse.

    Responda
  8. Diedrich

    PODERIA SE TORNAR REALIDADE. MAS O ALTO CUSTO E A GANÂNCIA DAQUELES QUE DETÊM O PETRÓLEO VAI IMPEDIR QUE SEJAMOS CAPAZES DE USUFRUIR DE UMA ENERGIA TÃO AVASSALADORA E INESGOTÃVEL.

    Responda
    1. Cricri

      Entretanto parece que que a alemanha ja estaria monopolizando esse mercado, infelizmente sempre os interesses de poucos, mesmo em boas iniciativas tendem a se deteriorar

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.