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  1. John Sverdesky

    Só mesmo no Brasil.... Querem ensinar filosofia para alunos que, em sua maioria, não consegue ler e interpretar um texto. Não sabem portugês, não conseguem escrever e agora vão perder tempo com perfumarias. Dá até para ver o que eles vão aprender nas aulas de filosofia: os brancos são ruins, o comunismo é bom, os EUA e o ocidente são ruins, etc... Enquanto isso, a parte do mundo que pensa favorece o conhecimento tecnológico... Nós por aqui favorecemos o ensino de artes e outras

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    1. Sonia Brito

      Lamentável que alguns ainda não sejam capazes de entender a importância da filosofia e a reduzam a mera atividade pedagógica, pior, se alimentem de preconceitos e total falta de compreensão da verdadeira função de ensinar a refletir. A filosofia alicerça várias áreas do conhecimento, justamente por estar na origem de diversos conceitos. Então, limitar filosofia a ideologias preconceituosas é demonstrar total ignorância sobre o seu verdadeiro sentido e torna evidente a importância de ensiná-l

    2. myrtes marinho

      Caro senhor. Para se chegar ao conhecimento tecnológico, é necessário pensar. O mundo desenvolvido é pensante, questionador, crítico e valoriza a cultura. O que o sr, chama de perfumarias e baboseiras...vejo como cultura. Algo que a maioria do povo brasileiro desconhece.

    3. Rodrigo

      A parte do mundo que pensa (p. ex países na escandinávia, onde morei e conheço bem) etc ensinar filosofia e artes sim, além de línguas e, claro, tecnologia. Esse seu argumento é uma falsa dicotomia

    4. Emerson Paiva

      acho que vc está se referindo a ideologia...filosofia é diferente de ideologia. bom saber do que está falando.

  2. Alex

    Concordo. Morei muito tempo no Canadá, já voltei faz uns 10 anos. A escola lá é parecida com o que você gostaria. A garotada faz peças de teatro, filmes e às vezes passam uma semana inteira em uma fazenda. Além claro, de excursões a museus, centros de ciência, etc. Interessante que alguns brasileiros que haviam sido educados lá, quando voltaram ao Brasil por causa dos pais que decidiram voltar, acharam nosso vestibular muito difícil. Muita coisa nem era vista no curso.

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    1. Emerson Paiva

      Mr. John acha que crescimento de países é igual a uma pelada de futebol. A Ásia não está ganhando nem perdendo da América do Norte, apenas está eum um momento econômico/social/demográfico distinto e por isso o boom. Obviamente estão investindo pesadamente na educação, a qual há dez anos atrás era tão ridícula como a nossa. Estados Unidos (no ensino superior) e Canadá (no ensino médio) estão em outros patamares. Mas o benchmark é a Escandinávia, em especial a Finlândia, top em educação básica

    2. John Sverdesky

      É por isso que a América do Norte estáperdendo terreno para a Ásia...

  3. Emerson Paiva

    Li boa parte dos comentários até agora postados. Minha conclusão é que sim, filosofia para pobre é luxo.

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  4. Dr Flanelinha

    Concordo em ampliar CH de port. e mat. em detrimento de qualquer outra. Professores de filosofia/sociologia na rede pública estão completamente enviesados ideologicamente - e isso não traz qualquer benefício aos alunos. Embutir-se-ia tópicos que seriam ministradas nas disciplinas defendidas por Dimenstein nas próprias aulas de port. e mat. Exemplo: lógica (em mat), signos e linguagem (em port). Derrota de SP, que se mostra refém de 1 classe xiita, desqualificada, malandra e, pi

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  5. jomar vasconcelos

    Mais uma vez a ingenuidade ( no mínimo) se manifesta. Claro que suprimir aquilo que é essencial e pouco é uma péssima medida. Se não se consegue fazer com que o aluno tenhas fluência na leitura, nada indica que a inclusão dessa disciplinas vai trazer proveito. Em Minas retiraram-se aulas de diversas disciplinas ( variou de escola para escola) para inclusão de filosofia e sociologia, com aulas ministradas na maioria das vezes por professores não habilitados.

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  6. Alexzp70

    penço logu ezistu! (x=2+yx.81-y:37) = tenho q trabalhar p comer e pagar meus impostos e minhas contas! Sartre joga na França?? ou na Argélia? é parente do Sidane?!

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  7. Ronaldo Amorim

    O maior problema é que não adianta mudar as cargas horarias das matérias ou acrescentar mais matérias. Professores mal pagos, sem treinamento, sem estrutura adequada nas salas de aula são os maiores problemas do ensino público.

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  8. Ana Beatriz

    E respondendo à pergunta, filosofia para pobre não é luxo. Mas se ele não for capaz de ler e interpretar um texto e o pensamento filosófico, não passará de embromação de idealistas.

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  9. Ana Beatriz

    Enquanto não houver uma reforma geral no ensino, qualquer medida só vai piorar o que já tem. Artes, filosofia e sociologia são extremamente importantes. Mas o português e matemática não deveriam ser apenas fórmulas, né? Enquanto não houver um projeto de quem queremos formar e professores bem formados que queiram ser professores, e que não tenham escolhido a carreira para só para não ser coisa pior, só teremos um sistema de ensino mais confuso, com escolas transformadas em depósitos de crianç

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  10. Laert

    Concordo com o Dimenstein. E risos aos que são contrários a Sociologia, Filosofia e Artes no ensino público, este País também está nesta situação de falta de carater geral pois nunca foi dado a nós "velhos" estas disciplinas, que permitem que as pessoas sejam mais críticas com moral, carater e respeito ao próximo. Muitas disciplinas de exatas faz poucos pensadores criticos e formadores de opinião, um Brasil pobre de pensamento.

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  11. Richard Dawkins

    Dimenstein, faça uma campanha para que o governo de São Paulo invista mesmo em educação, eles mentem demais. Concordo com um leitor, o problema não é exatamente pedagógico, é orçamentário...professor tem que trabalhar em duas escolas por 40 horas semanais para ganhar 2 mil reais. Tá tudo errado e todos fingem que não. Visite a escola Kátia Maria aqui em Fco da Rocha e você verá a estrutura de cadeia dessa escola construída e inaugurada pelo atual desgoverno em outra oportunidade.

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  12. Vagner Ribeiro

    Concordo que o problema seja orçamentario. Tenho um colega formado em Filosofia (Unicamp), ótimo professor e muito inteligente sua carga horária era insana, tinha aula por sala, resumindo ele tinha 29 diarios de classe, para poder trabalhar o tempo equivalente que outros professores trabalhavam (40 horas semanais), mais de 1000 alunos para atender. A 10 dias recebi a informação que ele deixou a educação para trabalhar na construão civil, hoje ele ganha quase 3 vezes seu antigo salario

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    1. Dr Flanelinha

      Diga-me em qual construtora para eu nunca residir num prédio construído pelo seu amigo filósofo....

  13. Telesca

    Esse pseudo jornalista adora escrever sobre assuntos que não tem o menor conhecimento.

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  14. Rafael Rangel Soffredi

    Para além dos comentários prós e contras essa ação do governo, eu, como professor de Sociologia, afirmo que, se realmente o governo de São Paulo tiver revogado a decisão de ampliar a carga de Sociologia, não pretendo mais lecionar. Lecionarei em 2012 pelo último ano e adeus.Sorte e força para os que continuam.

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  15. Waldemar

    Antes de filosofia ou sociologia a grade escolar teria que acolher o ensino de Educação Moral, Social e Cívica, que ensinaria às pessoas exatamente aquilo que você, Gilbertinho, ontem escreveu no caderno Cotidiano que as pessoas não deveriam fazer: cobrar assíduamente dos governos os direitos de cidadão que a Constituição nos garante, só conhecendo os direitos como cidadão e o caminho das pedras para cobra-los teremos uma sociedade mais justa, menos assaltada de direitos.

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  16. SUZANA SIMÕES ORTIZ

    Senhor Dimenstain, Aconselho-o a vir "de vez em quando" aqui no Brasil, mesmo que para visitar, e se possível ter contato com a nossa VERDADEIRA realidade. Fica difícil falar de algo "apenas" através da teoria!

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  17. Luiz Manfred

    Fala sério, Dimenstein. Filosofia e sociologia são ótimas para petista ensinar a ideologia do mensalão, com aquela visão atravancada de mundo. O ensino de artes é importante. A gente vê que a criança lida naturalmente com isso, mas depois se perde por falta de incentivo da escola e dos pais. O país tem que se esforçar em ensinar português e fazer com que as crianças gostem de matemática. Afinal, chega de advogados e administradores. Precisamos de cientistas e engenheiros.

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  18. alfredo

    ...Realmente filosofia não é para pobre, ainda mais porque ela se embasa na critica, lógico que não na critica terceiro mundista usperiana, e convenhamos o brasil jogou o ensino público e o ensino como um todo na boca do lixo, as reformas do ensino desde o governo militar e depois nessa demagogia oprimida freiriana nos levou para essa newbaboseira que se vê no ensino hoje. Escola ensina aluno aprende(se quiser) o resto são falacias.

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  19. Jessé Fialho

    Sr. Dimenstein, você sinceramente espera que essa tentativa de mudança da carga horária transforme alguma coisa? Você mesmo citou que há um descaso com coisas tão básicas como português e matemática, agora imagine o que acontece nas disciplinas de filosofia, sociologia e artes. Até mesmo no ensino privado muitas vezes elas são relegadas como secundárias, então pense no que elas são no ensino público. A resposta é simples: com ou sem mudança, não vai mudar em nada a cara da sociedade.

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  20. Milton

    Concordo com você Gilberto. Agora, o problema de se ensinar sociologia e filosofia no Brasil é que tais matérias teriam um viés único: a doutrinação marxista e só, nada mais!

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    1. Waldemar

      Exatamente isso Milton Carlos, essa gente no poder quer mesmo é formar uma legião de sul-coreanos em terras tropicais e o Gilbertinho apoia demais governos, de Kassab à Dilma, passando por Alckmin, não interessa qual seja a facção política: o articulista sempre prefere o pensamento do governo e não o bem estar do povo, vide que na ele julga que o Kassab deveria entregar um terreno público - com teatro, duas bibliotecas e centro de saúde - no Itaim Bibi para o escambo imobiliário.

  21. Vilem

    Para o PSDB não interessa a formação de cidadãos críticos. Realmente, para os tucanos, Sociologia e Filosofia representam um luxo para os pobres, e, quiçá, um perigo. O tucanato pensa assim: "estudante pobre deve seguir seu destino. Quando não servir como empregado doméstico ou auxiliar de serviços gerais, no máximo, deve tornar-se técnico". Não foi à toa que o ex-presidente Fernando Henrique vetou a obrigatoriedade da sociologia e da filosofia no ensino médio, dez anos atrás.

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    1. Dr Flanelinha

      Se trabalhas, olhe para cima e pergunte a formação de seus superiores. Indague eles quais conhecimentos e competências fizeram-nos subir. Se és empresário, gostaria de conhecer os últimos empregados que contrataste. Quero ver se filósofos, sociológos e afins foram privilegiados...Pare de achar que tudo é ideologia e conspiração. Sucesso profissional se contrói, no mínimo, dominando o idioma e raciocínio lógico-quantitativo. O resto é rame-rame, sambarilove e história pra boi dormir.

  22. caio1945

    Tem assunto bem mais importante para esclarecer a juventude: tente, um dêles, por ex. no yutube, a série: "OS ILLUMINATI - THE ILLUMINATI - Completo - Parte 12/13 " - nesta parte, aos 6 min, especialmente, uma descrição do porque advogados são um braço da "desordem" mundial, ao incitarem todos ao CONFLITO com a proteção e força dos Estados de Direitos (não os estados de justiça).

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  23. raimundo lulio

    A problemática do ensino público no Estado de São Paulo, é puramente orçamentária e não de vieses pedagógicos. O que se espera do sistema educacional de um Estado que paga 4 reais de Vale Alimentação para os seus professores? Falar em Matemática, Português, Filosofia e olvidar as péssimas condições profissionais dos nossos docentes é uma contrafação da realidade! Temos que cobrar investimentos, depois, os vieses pedagógicos!

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    1. Mario Vidal

      Ai está a origem do apelido de "Coxinha" dos PMs também, para um governador ridículo que nunca aparece, só quando ocorrem escândalos. Este é o Tukanato.

  24. caio1945

    Ah jorhnalista, por favor: "projetos alternativos"? O que é isso? Linguagem da ralé pehtista para não fazer o que tem que ser feito? Porque é que você, uma pessoa reconhecidamente esclarecida, escreve algo desse tipo? Não vou ensinar o pai nosso ao vigário, Sr. johrnalista, mas por favor, reveja seus conhecimentos de pragmatismo e do sistema jesuíta e jwdáico de ensino e educação: Ambos têm produzido o que há de melhor na competência do Planêta! Nada de "alternativo"!!!!!!

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  25. Job

    Discordo do Sr. Dimenstein em parte. Claro que filosofia é importante, mas enquanto alunos não souberem interpretar um texto, nem redigir de uma forma que transmita uma idéia claramente (independente de regras gramáticais) nem seguir o raciocinio lógico que se aprende logo nos primeiros passos da matemática, lecionar essas matérias seria uma enorme perda de tempo. Foco no básico!

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    1. Lucia Helena

      Discordo de você J. Fernando: Esse "foco no básico" forma apenas alunos básicos, automaticamente desautorizados na lida com um mundo tão complexo. Aptos à engrossarem a coluna dos excluídos.

  26. Marciomois

    Dimenstein, como sempre, gosta de fazer firulas e não arrematar.Utópico levanta questões que já foram superadas - e ele o saberia sehouvesse estudado sobre o tema. Tratar a filosofia, a sociologiae as artes como simples possíveis disciplinas do currículo é não apenas alimentar a mesma escola queele critica, como usurpar direitos dos alunos 'desamparados' pela escola contemporânea. Dimenstein é craque na desinformação.

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    1. Marciomois

      Conduzir as divergências para o campo do personalismo é de uma pequenez desmedida - perdoe-me o paradoxo. É característica da mentalidade colonialista que predomina no Brasil a ideia de que tudo aquilo de que não gostamos se origina em questões pessoais. Essa é uma das maneiras mais eficazes de se calar a voz contrária, e a forma mais utilizada em nosso país para desqualificar uma opinião. Cresçamos, pois!

    2. Jorge Amancio

      De fato, Marciomois. A incoerência é tal que, de acordo com o artigo, português e matemática não só são desinteressantes, como também inúteis! Me pergunto com que conhecimento ele escreveu então o texto.

    3. Rafael Rangel Soffredi

      É pessoal ou você está falando com base no texto? Acho que ele foi bem direto no texto, embora não haja respostas conclusivas a respeito de questões tão amplas.

  27. Ricardo

    Tanto quanto arroz e feijão.

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  28. Gabriel

    E você acha MESMO que o Estado vai algum dia dar um passo no sentido de estimular o raciocícnio crítico das futuras gerações? Se português e matemática são pouco úteis da forma que são ensinados, tampouco será filosofia e sociologia; sabemos muito bem a doutrinação alienante que vai ser.

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  29. Cibele D.

    Na continuidade dos meus estudos acadêmicos, sonho em conseguir que aulas de filosofia sejam dadas desde o básico. Para que as pessoas aprendam a pensar, a questionar, a desenvolver um pensamento crítico, a entender como se chegou em tal conclusão que, independente da disciplina, é apresentada como dogmas. Filosofia não tinha que ser nem para pobre ou para rico. Tinha que ser para todo mundo. É a base de todo o conhecimento, de qualquer área. Tá na hora de parar com pragmatismo exager

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    1. Pedro Valadares

      Cibele, na continuação dos seus estudos, tente não ver as matérias como coisas estanques. Que tal estimular o professor de matemática a buscar o pensamento crítico de seus alunos, assim como os docentes de português? Temos que parar de achar que é sempre preciso criar algo novo. Excesso de matérias também é motivo para aluno não render.

  30. Dry Gin

    Quem tem filho deve estar bem preocupado ... Abre o olho, Zé povinho ! ! !

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  31. wagner House

    Claro, Sr. Gilberto. Vamos chamar o pessoal do PSOL e do PC do B para dar aulas de filosofia. A Marilena Chauí também, claro. Aliás, vamos prepará-los adequadamente para a USP. Lá eles não precisam mesmo de português e matemática.

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    1. denunciante

      ninguem entra em universidade publica, em cursos concorridos, sem saber matematica e sem saber pensar... só idiotas adoradores do pt e psdb acreditam que o problema da educacao é só curriculo e procedimento! o problema é material, substancial!

    2. Rafael Rangel Soffredi

      Tu foi criado com sucrilhos no prato, né, rapaz? Frequentou escola particular, teve professor de recuperação. Que beleza.

  32. jose fiori

    De-acordo, con-cordo, filosofia é artigo de luxo q a imbecil elite de governo sonega a pobres. Tem q estudar filosofia, sim, Dimenstein. Pedagogicamente correto, como matemática, português, inglês, esperanto etc.. Reivindicamos a implementação da escola/ensino integral. Veja uma coisa, escreva, se puder, sobre... aqui, em Ctba, por decreto, se decretado foi, a criança especial, q frequenta Apae, não temos direito de matricular nosso filho na escola regular. Ele precisa de dois turnos (integr

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  33. Herdf

    Gilberto tem razão, o problema é que querem colocar mais disciplinas onde não cabe mais, é preciso escola integral e que acrescente não só Filosofia, Sociologia e outros, mas também esportes, o que tem cada vez menos nas escolas. Porque não tem? simples, não querem gastar mais com educação, desde que os governos resolveram que pagar juros é a prioridade do setor público, não sobra dinheiro para muita coisa, ou isso muda ou ficaremos eternamente discutindo a má qualidade do ensino. /p

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  34. Morry

    Filosofia para pobre não é luxo, é, infelizmente, enganação. No meu tempo de segundo grau em escola pública, o professor de filosofia só entrava na sala para fazer propaganda do Pstu e do irmão dele, que ia se candidatar a vereador e precisava de votos. Perguntado sobre a plataforma política do irmão, o dito professor alegou que não havia, mas que pelo menos seria um pobre rou/ban/do o dinheiro público, e não um rico. Lidar com esse tipo de desclassificado o pobre não precisa, obrigad

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    1. Anti Comuna de Rolex

      Suzana, no meu tempo se estudava era Educação Moral e Cívica, além de Iniciação para o trabalho.Na minha escola não tinha baheiro, todos iamos de chinelo, rico de quem tivesse um conguinha, mas, todos tinham o Atlas Geográfico e sabiam todas as capitais dos Estados e a tabuada na ponta da língua.Hoje o livro de história e geografia da minha filha só ensina a respeitar as diferenças e preservar o capim do jardim.E olha que esta numa escola particular.

  35. leo

    pela primeira vez, acredito q vc está redondamente enganado. Filosofia tem sim q ser ensinada nas escolas para a criança perceber sua condição de miserável ou não, mas não em detrimento de outras matérias tão importantes como matemática e portuguÊs.. E outra: se é chatice, paciÊncia, mas operar na bolsa de valores tb é uma tremenda de uma chatice, mas exige raciocínio. Logo, dar uma de preguiçoso e dizer q é tremenda chatice, realmente... Vc ficou a desejar. faz parte da vida, nem tudo é flo

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  36. Anti Comuna de Rolex

    A iniciativa vermelha de inlcuir inutilidades como sociologia e filosofia para crianças que mal aprenderam a ler, nada mais é do que empurrar a doutinamento esquerdopata progressista na cabeça da molecada, que vai carregar livros da Marilena Chauí debaixo dp braço e fazer trabalhos sobre o manifesto do partido Comunista.O que o Governo do PT fez foi condenar o futuro de nossas crianças e jovens com nulidades que de nada lhes servirão na vida.Esquanto isto o Brasil fica na rabeira no PISA. /

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  37. barpuri

    Gostei deste texto de GD. Sou professor concursado de Filosofia e Sociologia há mais de 25 anos. Preparo minhas aulas conforme as melhores técnicas e com conteúdo que relaciona com o contexto do aluno com a atualidade. Contudo o nº de aulas é pouco. Tenho 18 aulas/semana de Sociologia com 18 turmas diferentes e cerca de 700 alunos. Em MG um cargo de prof. é de 18ha. Penso que deveria haver ao menos 2 aulas/semana de Sociologia e Filosofia, aumentando o tempo diário do aluno na escola para 6h

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    1. Rafael Rangel Soffredi

      Boa, José. Tem muita gente comentando besteira aqui. Muitos nunca se quer entraram em uma escola pública, não sabem citar o nome de nenhuma, mas acham que entendem tudo de educação. Vide o mister esclarecimento Alex Oliveira com suas sábias palavras.

    2. Anti Comuna de Rolex

      Soliologia e Filosofia deveriam ser ministradas apenas nos respectivos cusos universitários e extensões, além é claro de ser disciplinas optativas.No ensino básico deveriam ficar absolutamente fora. Português e matemática bem ministrados é que abrirão as portas no mercado de trabalho para nossos jovens.

  38. Lucia Helena

    Enquanto houver meia-dúzia de cabeças-de-bagre influindo nessa política educacional de água-servida, divorciando educação da cultura, o resultado será o mais do mesmo: os alunos fingem aprender enquanto professores lecionam a completa enganação que depois vira dado-estatístico do IDH e daí resulta todo mundo discutindo e justificando "o que não tem vergonha nem nunca terá, o que tem juízo".

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    1. Lucia Helena

      corrigindo: "o que não tem juízo".

  39. Alex M

    As mais maravilhosas exuberantes e infalíveis teorias educacionais furam estrepitosamente no contato com a realidade do ensino público brasileiro. O tão mencionado e muitas vezes falacioso descaso dos professores é reles consequência. O ambiente de violência cotidiana nas regiões carentes, marginalização social e falta de perspectivas leva por água abaixo as melhores intenções dos mais capazes educadores. Escola é para estudante QUE QUEIRA ESTUDAR. Lugar de ba110;dido é a cadei

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    1. Palmeirista

      Concordo com o Rafael, a sua última frase ficou fora do contexto. O problema da educação envolve toda a sociedade, é de certa forma transcendental. Não adianta aumentar o salário dos professores, fazer o aluno ficar 15 horas na escola tendo aula de tudo quanto é matéria, se ao lado da casa dele passa um esgoto a céu aberto, ou o seu bairro seja violento, etc...

    2. Rafael Rangel Soffredi

      Você estava indo bem, mostrando-se compreensivo. Derrapou no final.

  40. Ota

    É isso! Se o número de aulas, desta ou daquela disciplina, não importa, fosse o problema do mal desempenho dos alunos, tudo estaria resolvido. Basta lembrar que o número de aulas de Língua Portuguesa e Matemática que qualquer estudante tem nos seus 11 ou 12 anos de escola é até difícil de calcular, e nem por isso aprende-se melhor essas disciplinas. Pelo menos é o que demonstram as estatísticas e estudos. O problema é que o que precisa realmente mudar nem de longe se tem coragem de fazê-lo.

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  41. eparaujo

    Estudei em Escola Pública (faço questão de enfatizá-la com maiúsculas), e em período normal. Nem precisei fazer cursinho, mesmo porque não existia. Passei no vestibular com ótima classificação, superando os estudantes de escolas pagas e os que faziam cursinhos. Estou muito longe de ser gênio. Apenas fui bem alfabetizado. Na década de 60, meus professores, ao ensinarem matemática, portuguê e ou o que fosse, tratavam da vida, de coisas práticas. E tinham orgulho do que faziam e eram. Só isso!

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  42. Sebastião Simionatto

    Marx declarou que cabe aos filósofos mudarem o mundo ao invés de o interpretarem como o fizeram até então.Se considerarmos o que a sua vã filosofia matou em mais de 150 anos podemos considerar a filosofia o veneno para o povo assim como Marx considerava a religião o "ópio do povo".Ma verdade a discussão é balela.Tem gente querendo que o Brasil fique para trás no mundo moderno.Tem mais capitalista querendo fazer o povo brasileiro perder tempo com vã filosofia do que nossos empresários comunis

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  43. Thaís Forato

    Muito desrespeitoso seu comentário: ""Mas se filosofia, artes e sociologia fossem bem dadas (o que é uma hipótese, claro)"". Vc acompanha a luta diária de todos esses heróis anônimos que vc desqualifica? VC tem idéia do que é a vida real na maioria das escolas?

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    1. Morry

      Ué, mas a maioria dos professores é desqualificada, fato. Não são capazes de passar numa prova da própria matéria que ensinam. O salário é baixo? Sim, mas porque o salário é baixo, só os piores profissionais possíveis, aqueles que não conseguem trabalho em mais lugar algum, se candidatam. Não tape o sol com a peneira.

  44. Calango

    " elas ajudaria a aproximar o ensino do cotidiano dos alunos" Tomara que AUMENTEM as aulas de português.

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