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  1. Felipe

    Eu já defendo que são disciplinas que deveriam constar SIM no currículo pois são de formação MORAL e não perfumarias... ignorante é aquele que não entende o peso da filosofia e sociologia na formação da pessoa. Sei da importância de disciplinas elementares como matemática e português (essenciais para o entendimento das outras), mas essa dicotomia do tipo PODE ou NAO PODE ter disciplinas "alternativas" não cola pra mim

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    1. Felipe

      Você incrementa e desenvolve as ciencias exatas (e outras) a partir do desenvolvimento do senso crítico. Com as ciencias humanas vc pode chegar la (mas não só). Cabe lembrar que ninguém falou em excluir matemática e português do currículo

  2. mario albuquerque

    Não sou expert em nada, mas acho que a filosofia e sociologia bem ministradas, de acordo com o grau de evolução dos alunos, são ótimas ferramentas de ajuda, para que compreendam melhor a história humana e se situem como cidadãos na mundo. E até consigam definir, mais acertadamente, o que querem da vida.

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  3. Lucas

    que se reinvente então a didática da matemática e do português. Aliás,deveria-se aumentar a carga horária dessas matérias. Se são chatas? Isso é outro problema. Falta garra aos nossos jovens e visão de futuro aos nossos educadores.

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  4. pscardinali

    Tenho um filho em escola pública e outro na particular. Na pública as faltas dos professores são diárias, as vezes de 5 ou 6 aulas se tem 2 ou 3 é normal e ai mandam o substituto, quando tem. Um professor teria que ganhar muito mais do que o salário atual mas quem defende só aumento não sabe que atualmente os salários dessa categoria não são piores do que da particular, alem de ter estabilidade, aposentadoria maior e em menos tempo do que os trabalhadores comuns e um sindicato aproveitador.

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  5. AC Xavier

    É tão fácil falar "usar um pouco de criatividade". O magistéio vive uma crise muito séria. Os cursos superiores de licenciatura não são procurados. Muitas faculdades e universidades nem oferecem mais, tal é a baixa procura. Ensinar quem não quer aprender é difícil, aí o professor tem que "usar um pouco da criatividade"!!!!!!!!!!

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  6. Anita Nocholine

    Fora isso quase tudo é obsoleto, incluindo você Dimenstein.

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  7. Daniel

    A problemática do ensino público não é apenas orçamentária, mas advinda também de professores mal preparados para lecionar para uma geração que possui a informação ao alcance dos dedos. Somos o país com a maior carga de matemática e língua portuguesa no mundo e como podemos alcançar resultados tão pífios no PISA? Fácil, nossos professores, em sua maioria, são incapazes de ensinar nossos alunos a pensarem! Some isso à apatia dos pais que preferem responsabilizar a escola a tomar uma atitude.

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  8. João Mamão

    Gilberto, sua crônica é perfeita. Concordo com tudo o que foi dito. Mas o que queria a Secretaria da Educação é inadmissível. Assim que postar esse comentário, vou ler uma matéria aqui no UOL, cuja manchete diz que 9 dentre 10 alunos do 9º ano não sabem fazer contas com centavos.

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  9. André Santos

    Olá Gilbero Dimenstein. Peço ajuda na divulgação de um problema que o governo do estado de SP ainda não se deu conta: a falta de professores! Não temos Universidades de qualidade de formação de professores. Estamos sem professores de diversas disciplinas como Sociologia, Filosofia, Química, Física, Biologia e outras. Infelizmente a maioria das pessoas não quer ser professor e se nãodermos, ao menos o atrativo de uma universidade pública teremos ainda mais problema

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    1. AC Xavier

      André, você acha que o governo do estado ainda não se deu conta? Poucas pessoas querem ser professores, não é só pelo salário, mas também pela estrutura da sala de aula, onde professor perdeu totalmente sua autoridade, alunos não o respeitam, pois eles sabem que de qualquer forma serão aprovados para a série seguinte. Quanto a conteúdos? Isso é o de menos, o importante é não reprovar!!!!

  10. Anna Karenina

    sem problemas. os alunos não irão a nenhuma destas aulas; nem português e/ou matemática.

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  11. Pati

    O Estado do Paraná foi um dos primeiros, antes mesmo da lei Federal, a implantar a Filosofia no Ensino Médio. A maioria dos críticos do Ensino de Filosofia é obtuso formado nas barbas da Ditadura Militar, por isso podemos rir de tanta ignorância de quem desconhece a riqueza do currículo implantado. Hoje, Como Professora e Mestranda em Filosofia, posso ajudar: vão estudar, depois venham fazer críticas,produtivas, porque analfabeto metendo o dedelho na Educação, já temos demais...

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    1. Bruno Martins

      Perfeito Patrícia!

  12. leonardolsb

    Como você quer que o aluno tenha raciocínio lógico, habilidade de compreender um texto ou desenvolver uma tese se não aprende Português e Matemática de maneira eficaz?

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  13. luis macedo

    Com esse negócio de aprovação automática, os alunos saem sem o mínimo conhecimento das matérias básicas do ensino fundamental. Mais matérias na grade em nada ajuda. Primeiro é necessário que os alunos aprendam a ler e entender o que está escrito; saibam o básico de cálculos, aritmética, história, geografia. Se souberem bem isso, o interesse por filosofia e sociologia virá naturalmente.

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  14. Capitu

    A minha opinião sincera é que a Filosofia deveria ser prioridade, a matéria mais importante, ao lado da Língua Portuguesa. Eu me lembro que, no meu primeiro contato com uma equação de primeiro grau, disse que não havia entendido. A professora impaciente repetia: "-Como não? X+2=4, então X=2". O que eu não entendia não era o valor do X. Era a aplicação do ensinamento. Faltou Língua Portuguesa. Faltou treinamento para a professora, despreparada para alunos minimamente questionadores.

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    1. Capitu

      Luiz, Durante o tempo,em que precisei estudar Matemática, sempre lia a teoria antes de ir aos exercícios e observei que essa prática não era conduzida pela maioria dos professores e/ou questionada pela maioria dos alunos. A partir de "certo nível",os alunos continuavam aplicando fórmulas e chegando a resultados numéricos, sem conhecerem os meios e sem nunca terem perguntado "por que?". Sim à Filosofia. Um abraço.

    2. luizcandidob

      Ana, você finalmente descobriu em que se aplicam as equações de primeiro grau? Acredito que a tal professora fosse impaciente e, talvez, despreparada. Mas a Matemática é essencialmente abstrata e, a partir de certo nível, o alunos devem ter capacidade de abstração para ir adiante. Esperar que tudo tenha uma aplicação facilmente reconhecível por todos de imediato é impossível. É claro que existe a Filosofia de Ciência, que pode e deve ser abordada, mas não dá pé discuti-la com semiletrados.

  15. Camila Magyar

    As condições de trabalho dos professores é a primeira questão a ser vista. Recompensados como merecem tenho certeza que os mestres terão muito mais prazer e disposição para despertar a sede pelo conhecimento em seus alunos. A situação atual de péssimas condições e alunos desinteressados resulta no que vemos e ouvimos em toda parte... Quanto mais estudo, mais educação e respeito.

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  16. Diamante Santos

    Queiram ou não a Filosofia na grade curricular do ensino médio voltou com tudo. Filosofia é a base para construir qualquer conhecimento.

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    1. AC Xavier

      Se não souber ler e entender é muito difícil, ou impossível, aprender outras matérias. A disciplina Língua Portuguesa trabalha com a construção do conhecimento, basta ver a ampla possibilidade que os diversos tipos de gêneros oferecem: arte literária, textos jornalísticos, textos filosóficos, músicas, propaganda, charges de jornais, discursos de políticos, enfim, uma riqueza de possibilidade. Não será "pulverizando" o ensino, com Filosofia, Sociologia, entre outras, que se resolverá o proble

  17. Luis Pavão

    É só ler os comentários dos usuários aqui do site para chegar a conclusão que diminuir a carga horária de português é um crime!

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    1. leandro domiciano

      Corrigindo: "para chegar à conclusão", e não "para chegar a conclusão".

    2. M.Vanigli Vanigli

      Ai chegamos a um impasse, pois a de filosofia e sociologia também.

  18. Flavio de Deus

    Na verdade a Secretaria de educação está desamprendendo não há necessidade de diminuir a carga horária de português e matemática a favor das matérias de sociologia, filosofia e artes. Haja Vista que acresentou-se um ano a mais no Ensino Fundamental! Só se faz Necessário uma redistribuição das Disciplinas até o 9º Ano. E no caso do Ensino Médio eles já tem Aulas especiais como Preparatoio para o Enem , Saresp entre outras. E alguns na Faxculdae para o Enade , porém aulas para alinhamento. /p

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    1. luizcandidob

      Flávio, você tem certeza que houve aumento de um ano? Que eu saiba, simplesmente a antiga Classe de Alfabetização (CA) passou a ser chamada de 1º ano e os demais oito passaram a totalizar nove. Se houve alteração na carga horária, não foi bem por aí. Mas você tocou num ponto interessante, a quantidade de "extras" no currículo. No meu tempo (expressão maldita, eu sei), nada disso era necessário: professores bem preparados e ganhando decentemente davam conta do recado sem penduricalhos

  19. Gabriel Sá e Farias

    Interessante, quando o governo faz uma alteração necessaria, ele desfaz... O primeiro passo é formar cidadãos conscientes, formadores de opinião, mas o governo foi medroso, não teve pulso...

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  20. ricardoso

    Caro Dimenstein, introduzir filosofia, artes e sociologia na rede pública é a maneira mais pratica, fácil e rápida de doutrinar os alunos para o marxismo (vide USP), e você tem consciência disso, não é meu caro?!

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    1. celi

      Concordo totalmente com seu comentário!! Certamente essas disciplinas não seriam lecionadas adequadamente (apresentando várias correntes de pensamente). O objetivo em introduzir filosofia e sociologia é para somente ensinar teorias comunistas.

    2. Bruno Martins

      Doutrinar os alunos para o marxismo (rs!). Em que mundo essas pessoas vivem?

    3. Leo

      hehehe que boçal seu comentário

  21. Cibele D.

    Pedro, estamos falando a mesma coisa. Há a Filosofia da Matemática, que consegue colocar mais próximo conceitos abstratos (que é o que mais dificulta o aprendizado), há a Filosofia da Linguagem e por aí vai. Não é abrir mais uma disciplina na grade horária para servir de penduricalho de professor, mas sim estimular quem esteja dentro da sala de aula a ter tal pensamento crítico.

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    1. Pedro Valadares

      Perfeito, Cibele!

  22. Rafael Faria

    Pensar é luxo para pobre.

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  23. Stefano Sacchi

    Na maioria das lojas, o moço/a moça precisam de calculadora para saber quanto e' o troco.Se vc tentar ser gentil e entregar 50.20 R$ para facilitar o troco por uma compra de 10.20 R$ ela/ele vão em crise.Depois ele/ela vão contar aquele dinheiro no minimo 4 vezes antes de devolver.Melhor insistir na matematica.

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  24. Marcimiliano Puertas Caba

    Talvez o comentarista, isto é, que tece comentários, deve-se ir durante um ano ser professor da rede pública, antes de simplesmente denegrir os profissionais da educação, como o bom profesor fosse aquele que somente trabalha em escolas onde a diversidade não existe, realidade das grandes redes de ensino particulares. sejamos francos o papel aceita tudo que a caneta lhe propõe.

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  25. Schultz

    Filosofia e sociologia a parte, escola intergral não resolve o problema, e Dimestein sabe disso, os grandes homens deste pais e do mundo não estudaram em escolas integrais e nem por isso deixaram de ser grandes, o problema é falta de autoridade, falta pulso de alguem que manda e os alunos deixarem de ter tantos direitos e tão poucos deveres, e acabar com a palhaçada da aprovação automatica. Não sabe? toma bamba!!!!

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  26. cascavel49

    Nao sei porque o governo nao aproveita a mente tao brilhante como a do Gilbertto. Esse cara é um gênio. Parabens Gilberto e feliz natal. Marcos

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  27. Leonidas da Silva , o Diamante Negro

    Sociologia e Filosofia não servem para abastecer o mercado de trabalho. Português e Matemática sim, são matérias mais técnicas, voltadas para o aprendizado corporativo. Para quem domina os meios de produção, não é interessante ter uma massa de pessoas pensantes, criticas, e sim uma massa de profissionais qualificados e bem adestrados. O capitalismo faz com que o ensino seja limitado, a finalidade não é o desenvolvimento do ser humano, e sim o desenvolvimento meramente técnico e tarefeiro. /

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    1. Marcio

      texto de gente que fez faculdadezinha de sociologia e não arruma emprego !! ai não estuda fica assim !!!

  28. Vinícius Lionel

    Dimenstein, Como licenciado em química, e mestrando na mesma disciplina, podendo assim entender os dois níveis de educação, concordo com seu posicionamento. A ausência de disciplinas como a Filosofia causa deficiências que perduram por toda a vida.

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  29. Eliana

    Gozado é que ninguém se pergunta por que os alunos não estão aprendendo a ler nem escrever... que tal professores extremamente desmotivados, não importa a matéria? Desmotivados pela injustiça anual e generalizada da progressão automática, por salas entupidas, escolas sem estrutura, salário ridículo para sua formação. E alunos desmotivados por perceberem que não precisam estudar para passar de ano, porque está fácil conseguir emprego, porque suas famílias não ligam para a escola.

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    1. Rosy

      Conordo com tudo!!!

  30. rrs

    O ensino de filosofia poderia ser "casado" com o de português fazendo com que os alunos interpretassem textos de filosofos. Assim desenvolveriam sua capacidade de interpretação e crítica. Com isso conseguiriam interpretar um texto simples e direto como o seu e quem sabe, deixariam de ser tão superficiais em seus comentários.

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  31. Wasantos

    Como pediatra, que já recebeu inúmeras solicitações de professoras da rede pública para que eu descobrisse a "doença que faz o aluno não aprender", digo que sem a capacidade básica de se comunicar bem e saber quantificar e avaliar com eficácia não é possível se aprender nenhuma outra disciplina. Matemática e Português até a exaustão, antes de pensar em ciências (metodologia científica), história e geografia. Nunca tive aula de filosofia, isto não impediu que eu chegasse a um Doutorado.

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    1. Bruno Martins

      Parabéns! Exemplo a ser seguindo! Liste aqui o que vc não teve na educação básica e será parâmetro para o planejamento do MEC.

  32. Rosy

    Concordo com o colunista, quando cursei o ensino médio, em escola pública tinha aulas de filosofia e era maravilhoso!

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  33. Danilo Campos

    Muito boa a matéria, mandou bem Gilberto Dimenstein !

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  34. Fabricio Lage

    Sociologia, filosofia e artes devemos aprender a grosso modo no cotidiano. O Brasil não cansa de investir em literatices sem resultado. O que precisamos é aprimorar o ensino da matemática, língua portuguesa, biologia, física, química, história e geografia. O aluno que apresenta desempenho satisfatório nessas matérias não precisa se preocupar com essas matérias puramente ideológicas e "patrícias". Olha o exemplo da China -onde estão os melhores alunos do mundo-dominam os cálculos e linguagem!

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  35. Leo

    Vejam só. Port. e Mat. são as disciplinas que têm o maior número de aulas na grade, no entanto nessas duas disciplinas os alunos tem o pior desempenho e são as que eles mais detestam. Aí nos comentários leio coisa assim, "os alunos estão muito mal em Port. e Mat., então vamos aumentar o número de aulas". Por outro lado Soc. e Fil. pouco acrescentam aos alunos, pois esses não sabem ler, escrever e raciocinar. Portanto serão como os pais que pedem mais aulas de Port. e Mat., alienados.

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  36. valdemir ferro

    Concordo plenamente com seu ponto de vista...: SE NÃO ESTUDAR NÃO SE APRENDE E SÓ SE APRENDE SE ESTUDAR...tá vendo...?!?!?!?!...FILOSOFIA.. ., DIVERSÃO...E ARTE...?!?!?!...

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  37. Dagmar Silva

    Prezado Dimenstein, como professora e pesquisadora em Educação, ando um tanto cansada desses discursos vazios e que não produzem mudanças na precarização educacional de meninos e meninas pobres de nossos país. Entendo que somente a consciência de classe, o reconhecimento das condições sócio históricas que os conduziram a determinadas condições existenciais, poderão produzir "ferramentas" para promover transformações, mas para isso a escola precisa fazer pensar. PARABÉNS pelo seu artigo!

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    1. Dagmar Silva

      Gostaria de saber quem, entre vocês, frequentam o chão de uma escola pública de ensino básico? Porque eu frequento. Aliás, mais do que frequentar, eu atuo na escola pública básica com projetos de extensão e um dele é de filosofia com crianças. Quem conhece o cotidiano de uma escola dessas sabe muito bem que a sociedade de classes nunca esteve tão presente como nos tempos atuais.

    2. luizcandidob

      Dagmar, não há dúvidas quanto à necessidade da educação transcender a pura técnica, mas não creio que este "paulofreirismo" claramente demonstrado por você possa ajudar. A sociedade capitalista continua opressora, mas de uma forma diferente dos anos 1960 e 70, quando toda a teoria hoje cristalizada nas faculdades de Sociologia etc. foi criada. Veja o pessoal da USP, em 2011 falando e agindo como se estivessem em 1968. Esta gente não tem condição de ensinar nada para os jovens de hoje.

    3. Gabriel

      Para a escola "fazer pensar" e "fornecer ferramentas", como você propõe, é indispensável abandonar certos dogmas, como essa tal "consciência de classe", jargão marxista bastante ultrapassado e em desuso.

    4. Waldemar

      Affff, "consciência de classe"? Dá para imaginar o conteúdo, tipo "ordem unida, todo mundo marchando" que a senhora tenta preconizar aos seus educandos.

  38. ACSLogos

    Para o "zé povinho" Filosofia é uma coisa inútil. Penso que seja melhor assim. Pois, o "zé povinho" só consegue pensar em pão e circo. A Filosofia é inútil porque só ensina a perguntar e criticar os fatos sociais colocados como verdadeiros pelos que pensam que pensam. Quanto menos o "zé povinho" perguntar ou criticar mais fácil o seu domínio. Portanto, vamos deixá-lo pensar somente com a barriga e o baixo ventre.

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    1. luis macedo

      Pergunto como pode uma pessoa ter um pensamento crítico se não consegue ler um livro e entender o que está escrito? O problema é a falta de base que a escola não consegue fornecer. Não dá para construir uma casa começando pelo telhado. Sem uma base mínima da lingua portuguesa, o aluno não conseguirá ler e entender um texto filosófico, ficará apenas "viajando" nas aulas de filosofia, tentando captar alguma coisa apenas por meio das palavras do professor.

  39. reynante

    Do modo como vão as coisas no Brasil o brasileiro vai ter que ter aulas de contos de fadas, pois tem gente que acredita até agora que o Lu-la não sabia de nada e que o PT não é corrupto. As escolas deveriam ter tempo integral de aula em todos os níveis. Assim poderiam estudar Muito mais português, matemática, quimica, fisica e biologia e sobraria muito tempo para filosofia, artes sociologia e quem sabe voltar OSPB, pois essa molecada não respeita mais nada e ninguém mesmo.

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  40. Elcabongy

    Mais uma "visao universal dentro do ovo" do GD. Sugestao: dá uma olhadinha nos sistemas escolares de países desenvolvidos. Tente entender como chegaram ao "1º mundo". Talvez perceba que só chegam lá países que desenvolvem tecnologia de ponta e se tornam realmente independentes e isso só se consegue com muita matemática. Até para estudar filosofia a matemática é necessária GD, ou vc nunca ouviu falar da lógica? Nao, pelo visto nao! Jardinagem seria um ótimo tema para vc escrever a respeito.

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  41. Ronaldo Luis Gonçalves

    O problema educacional do brasil, passa longe da filosofia, antes precisamos garantir que a pessoa consiga ler, escrever e fazer uma conta de +.

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  42. To Fora

    Imagino que este sr. também não saiba somar. Filosofia é luxo para pobre? Ou o sr. quis dizer: história da Filosofia? Pior que tem gente que acredita num sujeito assim.

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  43. Ana Negrelli

    Arte, Filosofia e Sociologia são importantes para o desenvolvimento crítico, algo que dificilmente encontramos nas salas de aulas. Estudantes estão acostumados a sentar em suas carteiras e copiar o conteúdo. As pessoas que comentaram o artigo preferem escolas que formam copistas do que indivíduos críticos da realidade onde estão inseridos. A maioria dos brasileiros preferem formar pessoas para reproduzir comandos do que produzir tecnologia, isso é o que nos difere dos países europeus e asiát

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    1. Waldemar

      Eu fiz colegial de Letras, não tive uma única frase matemática nos períodos, quando escolhi o que cursar na universidade optei por Exatas, o racíocinio lógico adquirido com o ensino de Letras me habilitou à compreensão de textos matemáticos, neste comentário concordo com a senhora, que Arte, Filosofia e Sociologia são fundamentais ao desenvolvimento crítico, mas antes disso o ensino adequado Português é fundamental para a compreensão de textos com alguma complexidade.

  44. Magno 357

    Mandou bem Wagner House.

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  45. Ana Negrelli

    Sou recém-formada em Ciências Sociais, tenho licenciatura e bacharelado na área, e pela primeira vez lecionei Sociologia na rede pública do estado de São Paulo. Quero informar aos desavisados que, essa ideia de aulas ideológicas fazem parte do imaginários de pessoas, grande parte dos comentários, que pararam no tempo. Do que adianta ter 5 aulas de Português e Matemática se os estudantes não conseguem escrever um texto de 3 paragráfos? Quantidade não é qualidade.

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    1. Alexzp70

      OPA!!! ATÉ Q ENFIM ALGUÉM Q SABE O Q FALA! PARABÉNS!!!!!

    2. Waldemar

      A senhora vai contra o que apregoa, como ensinar Ciências Sociais se os estudantes não conseguem escrever um texto de 3 paragráfos? Na primeira página do portal a senhora encontrará nesse momento a notícia que nove - entre dez alunos - não sabem fazer o cálculo com centavos, que país é esse?

  46. Mabi

    Acho curioso que toda vez que se tenta discutir as possibilidades de melhorar o ensino no país, o assunto vai para o baixo salário de professores. A minha dúvida: se ser professor é uma profissão falida, por que tantas pessoas prestam concurso para o cargo?

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    1. Eliana

      Porque ainda existe quem tem esperança nessa carreira, e porque conta como evolução funcional para quem já é efetivo. Como professora, digo que é uma profissão linda, mas desvalorizada, infelizmente. Agora, não adianta o governo, como qualquer empresa, ter ideias mirabolantes para melhorar o desempenho do funcionário se o insulta com o valor pago no fim do mês, e ponto. Se queremos mesmo uma sociedade decente, os professores precisam ser bem pagos, pra começar a conversa.

  47. G. Braga

    Bom texto.

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  48. patrick rocha

    O seu texto infringe os termos de uso do serviço e por isso foi removido.

    1. Bruno Martins

      Patrick, desculpe-me, mas a discussão aqui pretendida não está circunscrita ao bipartidarismo tos.c.o que você propõe, ok?

    2. ederaldo moreira

      Patrick ainda bem que você escreveu. E o  seu conteúdo é exatamente a explicação de como anda o ensino brasileiro. Quem está investindo para ter mais aulas de filosofia é o secretário de SP, longe de ser luxo. portanto longe de ser ptralhas. Recomendo a leitura da poesia de Bertold  Brecht ANALFABETO POLÍTICO.

    3. rodrigo lorirapuruna

      OPS! SÓ PARA LEMBRAR, A MATÉRIA DIZ RESPEITO À ALTERAÇÕES NA ESFERA DO GOVERNO PAULISTA, GOVERNADO PELO PSDB & CIA HÁ DECADAS.

  49. Eduardo Adauto da Costa

    Lembrei-me de um treinamento que eu tive no trabalho(uma empresa estatal de C&T).O curso era de aprendizado das técnicas de TI. Enfim, fomos fazer o curso na UFRJ e foi excelente. Mas o que eu quero destacar é que lá pelo meio do curso um professor de alguma cadeira se ausentou e foi substituído por um filósofo, isso mesmo.O resultado é que foi o maior sucesso.Simplesmente, tudo tinha a ver com o que se queria.A relação com o curso mudou completamente e a nossa visão saiu muito mais rica. /

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  50. Luis Fernando S. Souza-Pinto

    O Brasileiro tem mania de achar que um texto opinativo ou analítico é "fazer firulas e não arrematar". Parece ser um resquício primitivo da constante busca humana por um "salvador" ou um 'deus", que arremata os problemas de forma rápida e prática. Isso tem nome: ditador

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