Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. eu mesmo

    DIMENSTEIN, VOCÊ É HIPÓCRITA. A PRESSA NÃO É DESCULPA PARA SE DESRESPEITAR AS LEIS. ELAS EXISTEM PARA TODOS, PARA QUE HAJA HARMONIA ENTRE AS PESSOAS E NÃO ESTÃO AÍ PARA SERVIR AOS INTERESSES DE NINGUÉM. ENQUANTO OS MOTOQUEIROS NÃO RESPEITAREM, NÃO SERÃO RESPEITADOS. A POLÍCIA DEVERIA CUMPRIR A LEI, QUANTO AOS MOTOQUEIROS. SE ESTÁ ERRADO DEVE PAGAR. O BRASIL TEM DE SER UM PAÍS SÉRIO. NÃO DEVE SER TOLERANTE COM OS INFRATORES, CRIMINOSOS, ETC. INCLUSIVE, COM jornalistas QUE FAZEM APOLOGIA AO CR

    Responda
  2. Luiz Fernando Figueiredo

    Em um aspecto pode ser que você tenha razão. Já me utilizei de um Delivery que tinha uma regra: se a encomenda não chegasse em menos de 30 minutos você não pagava a conta. O motoboy me disse que isto ocorria o valor da conta era descontado do salário deles! Isto sim devia ser proibido e bem fiscalizado. Mas no geral os motoboys são muito indisciplinados. Por que os taxistas não saem por aí feito loucos, já que também precisam ganhar tempo?

    Responda
  3. pauloribeirosp

    Dimenstein, isso que voce está sugerindo já existe em SP, minha empresa por exemplo so usa serviços de motoboys que tenham esse selo, que garante o uso de equipamentos de segurança, treinamento, moto com boa manutenção e entregas feitas sem urgencia.Não é tudo que precisaria... mas já é muito.

    Responda
  4. foobar

    Motoboy são mal educados, mal tem o primeiro grau completo e não tem noção nenhuma de civilidade. Somos em parte culpados, por permitirmos uma sociedade tão desigual.

    Responda
  5. mellão 47

    A PERGUNTA É DESCABIDA E NÃO SINTO-ME CULPADO SE UM DOIDO NO VOLANTE DE UMA MOTO, ULTRASSA OS LIMITES DA SANIDADE. ESTÃO LÁ PORQUE OPTARAM. TRABALHO EM ATIVIDADE DE RISCO E NEM POR ISSO ME ATIRO DE CABEÇA NUM TANQUE DE ÁCIDO.

    Responda
  6. cascavel49

    Pela primeira vez vou discordar do inteligente comentarista Gilberto. Como tudo no Brasil, essas barbaridades no transito praticada nesse caso pelos motoboys, nao esta ligada a cobranca das empresas por rapidez ou excesso de trabalho e sim pela impunidade que se alastrou no Brasil, esses mesmos profissionais nao cometeriam essas arbitrariedades em outro país rigoroso com as leis. Assim como nao é verdade que rouba por falta de emprego, falta sim meus amigo Gilberto o cumprimento da leis. /p

    Responda
  7. JHallage

    Caro Gilberto,Louvável a sua preocupação, mas sou obrigado a discordar... Também sou usuário de motocicletas, também uso o corredor e também tenho pressa, muita pressa! Mas não dá para aceitar o que esses "pais de família" fazem no trânsito. Mesmo com muita experiência, habilidade e uma moto, digamos "das grandes", diversas vezes quase fui derrubado por esses malucos que se dizem trabalhadores.Cuidado: Não seja conivente com esses malucos. Quem tem pressa, se cuida!

    Responda
  8. Paulo Lindoso

    Sou Diretor do IBETRAN instituto de estudos do trânsito e em trabalho de minha autoria realizado nos municípios da Grande Vitória, concluimos que a maioria (32,5%) dos acidentes envolvendo motocicletas tinha origem nos carros. O conteúdo do curso de 1ª habilitação é o mesmo para o motorista de carro pequeno e para motociclista e apenas 4,0% deste conteúdo é para motociclista. O prblema é mais profundo e merece debate a respeito. Acho que não cabe opiniões sem embasamento científico.

    Responda
  9. Vinicius Posterari

    Eu sou o primeiro a concordar que as pessoas devem obedecer as leis seja qual for a situação, e que a complacência do brasileiro quanto às transgressões corriqueiras do dia a dia são grandes responsáveis pela indecência que se pratica com o dinheiro público, etc. No entanto, há que se lembrar que o simples fato de correr no corredor não é um desrespeito às leis, e que muitas vezes nessa situação os motoboys são fechados, atropelados, etc. Acho realmente que é um problema social.

    Responda
  10. REFORMA TRIBUTÁRIA JÁ

    primeiro, a maior responsabilidade é do motoqueiro. causas metafísicas que diminuam esta responsabilidade nao interessa a ninguem. gostam de correr e de se arriscar, não é só dinheiro. é gosotoso correr no meio dos carros se sentido um as da moto, cruzar sem se preocupar com nada. mas ao bater se estrepa, quando ve o outro do lado morto, ignora. nao é comigo, sou melhor, e continuo a correr, quanto mais melhor.

    Responda
  11. Gurian Villalva

    Bonito discurso com conclusão errada, diga-se. Afastar a responsabilidade do Poder Público para esse tipo de ocorrência é tão anarquista quanto deixar esvair a vontade coletiva, acima comentada, de "esganar" os motoboys. Começa por aí, e cai como uma bomba nos milhares de acidentados que são afastados pelo INSS, onerando ainda mais uma instituição que deveria se preocupar com os aposentados responsáveis que foram diligentes e estão "sem sequelas" para gozar de sua aposentadoria.

    Responda
  12. Gustavo

    Não adianta. Este tipo de lógica não se sustenta. Testando-a, podemos ser considerados CULPADOS pelo simples fato de existirmos. Nós consumimos água, ar, comida, espaço, produtos e serviços. Cada um deles têm um custo para a humanidade. Por exemplo, quantas barbaridades o planeta está sofrendo para que seja possível o Dimenstein postar algo na Internet? Veja como se sustenta um datacenter e a produção de componentes de um computador... Será que um selinho resolveria?

    Responda
  13. cadolive

    Pois é Dimenstein... este é o resultado de uma sociedade fundamentada no individualismo. As pessoas só conseguem enxergar o próprio umbigo. O que importa é sempre o "eu", o "nós" simplesmente não existe, ou seja, se "eu" não tenho motoboys na minha família, então porque "eu" teria que me preocupar com "eles". O fato de precisarmos dos motoboys, não significa que eles tenham de ser explorados ao máximo, de modo desumano, mas tampouco lhes dá o direito de violar as regras de trânsito!!!

    Responda
  14. Sérgio Silva

    Uhhhhuuuuuu...Eu, eu, por favor deixem eu mattar unzinho primeiro!

    Responda
    1. Trabalhador

      uuuuuuuuuu deixa eu matar um motorista estressadinho primeiro....ando de moto a 30 anos uuuuuuuu

  15. sem apelido

    Dimesntein: culpe-se sózinho pela morte de moto-boys. Como jornalista você devia saber que o poder público praticamente se desobrigou dos controles urbanos que poderiam fazer esta cidade um pouco mais civilizada. Veja o que existe de automóveis com placas adulteradas, vidros totalmente escurecidos e frota irregular. Os moto-boys são agressivos sim, principalmente porque a prefeitura não consegue enquadrar as empresas que os contratam como mão de obra barata. É o capitalismo, preza

    Responda
  16. aircrash

    Gilberto curto bastante suas colunas, porém esta, na qualidade de motociclista, tenho que discordar. Pesquisas recentes sinalizam que 67% dos acidentes de motocicleta em São Paulo não tem envolvimento de mobotoys, ou seja, mais da metade destes acidentes são causados por motociclistas que utilizam sua moto para deslocamento ao trabalho ou lazer. Se isso significa que temos motociclistas inexperientes ou motoboys melhores qualificados eu não sei, somente um estudo responderia estas questões.

    Responda
  17. JVerde

    Eu.

    Responda
  18. marcelo silas

    Esta história de sempre defender os "coitadinhos da sociedade" já esgotou a paciencia de todos que tem a cabeça no lugar e respeita as leis, por mais idiotas que sejam . è este respeito às regras gerais que tornam possivel o convívio com outros seres humanos , mesmo com aqueles um pouco menos humanos . Os motoboys também tem que respeitar as leis de transito , como todos os não motoboys . Não tenho nenhuma culpa nisto , pelo contrario , pois me afasto deles sempre que posso

    Responda
  19. Trabalhador

    Ando de moto a 30 anos nunca fui motoboy na minha vida, profissão honrada o cara não está com arma na mão assaltando ninguem,alguns motoristas não respeitam mesmo jogam em cima ou entram na frente ai o motoqueiro que se vire pra brecar se for na chuva então!!!.Pego muito a via Dutra ja vi cada maldade de caminhoneiro jogar em cima da moto varias vezes até passar por cima do pai de familia que pilota a moto é tratado como bandido mas como em todo o setor profissional existe os maus

    Responda
  20. Eli

    Creio que o maior problema não é a função, mas a falta de educação, que predomina na maioria das pessoas, se você observar atentamente, vai notar que não existe diferença do motoboy para o perueiro o motorista de onibus ou caminhão, todos tem mais ou menos o mesmo padrão de comportamento, falta educação, falta treinamento de comportamento profissional, deveria haver um rigor maior para tirar cartas profissionais, mais fiscalização, mais respeito pelo ser humano.

    Responda
  21. Gracinha

    Apesar da maior culpa ser do poder público, a maioria da população é individualista. Sito aqui um exemplo de intolerância zero. Tenho um parente que não gosta de cachorros. O indivíduo veio até a minha casa trazer um panetone ("dizendo-se fazer o social"). Após eu prender os cachorros para recebê-lo a contento, ele lascou uma pergunta: "Nossa...porquê vc demorou?". A vida é assim, individualismo puro!!!

    Responda
  22. Adelino

    DENTRE ESSES, CERTAMENTE, HÁ 50% DE MARGINAIS. NÃO É TOTALMENTE VERDADEIRA SUA OPINIÃO, VISTO QUE AOS FINAIS DE SEMANA, QUANDO NÃO ESTÃO TRABALHANDO, CONTINUAM CHUTANDO RETROVISORES E AMASSANDO PORTAS.

    Responda
  23. Leonardo Faria

    Gilberto Dimenstein ficou "em cima do muro" nessa matéria.Não acho justo dividir a responsabilidade dos motoboys e dos motoristas igualmente.Eu, como bom pedestre que sou de 2ª a 6ª feira, percebo que eles desrespeitam muito mais as leis de trânsito do que os motoristas de carro.Aliás eles já criaram até regras paralelas.E quanto a abolir o uso de serviços de entrega que se utilizam de motoboys, já fiz isso faz tempo!

    Responda
  24. Antonio M

    E o sindicato dos motoboys foi feito para quê? Para seus diretores morderem mais um pedaço do imposto de contribuição sindical e só!! Em São Paulo tente atravessar uma faixa de pedestres sem semáforo, e até mesmo com, e verá que poderá contar nos dedos da mão quantos motoboys a respeitam; a grande maioria dá aquela famosa buzinadinha e continua a toda velocidade, o pedestre que se dane e saia da sua frente. Isso não é por causa de patrão, é falta de educação com impunidade.

    Responda
  25. Lima

    Posso falar como motorista e motociclista. A maneira de pilotar do motoboy vem do hábito adquirido, de sua (má) formação como condutor, não da preocupação com sua receita. Os motoqueiros (sou motociclista) pilotam como loucos, independentemente de serem ou não motoboys, e estes, de estarem ou não a serviço. O que falta é conscientização e fiscalizção, exatamente como ocorre com os motoristas.

    Responda
  26. Gurin

    A engrenagem é complicada. É preciso mexer em todas as vertentes. O poder público tem que intervir: 1) Regulamentar as operadoras com exigências legais e fiscalizá-las ( Vai na mesma linha do selo de qualidade só que oficial) 2)Fiscalizar mais intensivamente do ponto de vista do trânsito os motoboys que abusam demais Esperar uma ação da sociedade, ainda mais no Brasil é acreditar em Papai Noel Se a sociedade se mobilizasse não precisaríamos de políci

    Responda
  27. Piero Rossini

    Apenas repasso o que eu vi outro dia na frente de uma empresa de Motoboy. "ESTAMOS CONTRATANDO R$6,00 POR HORA". É reealmente inadimissível um profissional ganhar tão pouco, ainda mais se tratando de uma profissão extremamente estressante como a de motoboy, mas não justifica a imprudência da maioria deste motoqueiros. Eu já me deparei com muito desrespeito pelas ruas de São Paulo!!! A educação destes motoboys no trânsito deveria ser pauta no Congresso Nacional.. S

    Responda
  28. john dos passos

    Ando de moto há 35 anos em SP. Motoboy eu não sou, of course. Mas fico impressionado de ver como há uma ditadura da maioria nesse caso. É evidente que o motorista de automovel é tão mal educado quanto o mais mal educado dos motoboys. Recebo 30 fechadas por dia de motoristas falando no celular e fazendo curvas com uma mão só no volante. O despreparo dos novos motoristas é igual - são ruins para dirigir motos, são ruins para dirigir carros. Colocar a culpa apenas num dos lados é fascismo.

    Responda
    1. Antonio M

      Fascismo é quando em qualquer evento envolvendo motoboys, você ser automaticamente cercado e intimidado por uns 50 deles. Quantas vezes acontece de um motorista comum envolvido em algum acidente receber "ajuda" de outros 50 motoristas no mesmo instante ?!

  29. Danilo Atanazio

    Gilberto essa cidade prescisa de faixas específicas nas grandes avenidas para motos como na Av. Sumaré só que com mais radares e leis mais severas para as motos, mas temos uma das maiores frotas de moto do mundo, é um absurdo termos 10 faixas para carros e nenhuma para motos, o que os motoristas não dizem é o tanto de acidentes causados por pessoas falando no celular e o quanto esquecem de usar os retrovisores detalhe experimentem andar de moto civilizadamente na frente de um carro para ver!

    Responda
  30. hailton barros

    Motoboy só faz o que faz por impunidade. Existem leis e regras de trânsito. As autoridades responsáveis fazem de conta que não acontece nada. Resultado é essa barbarie inacreditável no trânsito. Leva o problema para as estradas onde motoqueiros chiques andam a 250/300 km/h e a questão se repete. Impunidade por falta das autoridades cumprirem com sua obrigação. Queria o que? Ninguém liga para nada nesta terra. Cada um faz o que quer... Terra sem lei.

    Responda
  31. Claydson Nenê

    Srs, não acredito que não conseguem enxergar no que nos tornamos. A cada solicitação de serviço que fazemos a qualquer empresa de moto entrega a palavra "URGENTE" é citada de forma indiscriminada. Quantos contratos, pedidos e documentos foram salvos pela rapidez da entrega. Até concordo que alguns exageram na direção, porém, creio que a grande maioria desses profissionais se arriscam para garantir o próprio sustento. PROIBIR CORREDOR?? JÁ IMAGINARAM SE CADA MOTOCICLISTA COMPRASSE UM CARRO???

    Responda
  32. gutobenedetti

    Queridao.... qdo vc vai aos correios postar uma encomenda, vc diz que quer rapido e eles saem correndo entregar ou vc já vai sabendo os prazos de postagem? Entao é o seguinte: que as proprias empresas de motoboy estipulem prazos para as entregas e todo mundo se adequa. Culpar o dono do carro pelo roubo por ter deixado o carro na rua é um absurdo. os motoboys sao culpados.

    Responda
  33. Almeidajack

    Excelente "artigo - besteira" para fechar o ano!!! Afirmar que eu, como usuário de um serviço, sou culpado pela barbaridades que muitos marginais fazem no trânsito é injusto, irracional e imparcial (exatamente o contrário que esperamos da imprensa).

    Responda
  34. Sergio Basilio

    Os moto-boys representam hoje somente 30% dos motoqueiros de Sâo Paulo. A maioria das barbaridades cometidas pelas motos no transito de Sâo Paulo não são de responsabilidade direta deles. Deve-se, entretanto, aos moto-boys à invenção da forma criminosa de dirigir em alta velocidade entre os carros! Eles criaram isto! Os demais motoqueiros apenas copiaram este procedimento por sua prórpria conta e risco. Culpar os usuários de serviços de moto-boy é ridículo. Infeliz o artigo do Dimenst

    Responda
  35. Cjmendes

    Só me explique uma coisa: só motoboy que sai que nem louco pelas ruas? e doidos suicidas que saem com sozinhos, com os amigos ou a namorada na garupa? Infelizmente há o motociclista, que seguem as regras do transito e motoqueiros (estes infelizmente são a maioria), que chutam o retrovisor de nossos carros, criam caso e ainda se jogam na frente do carro, arriscando nossas vidas e a deles. Não concordo com você, Gilberto. Você simplificou o problema, que é bem mais complexo.

    Responda
  36. vicentecruz

    Se imaginarmos o carro mais barato rodando por essas nossas esburacadas vias, mesmo esta sucata imprestável há de levar a melhor em qualquer acidente envolvendo um motoboy. Fica difícil de entender, então, aqueles senhores ameaçando ônibus, caminhões e, o que é infinitamente pior :), enchendo a paciência de todos com aquilo a que chamam de buzina. Família, contas, todos temos. E nos mantemos vivos para continuar honrando. Quero sim a proibição de tráfego nos corredores entre os carros aprova

    Responda
  37. Lucchini

    É Gilberto, te admiro, mas nesta você perdeu a oportunidade de ficar quieto...

    Responda
  38. Marcelo Reis

    O senhor foi atingido pela síndrome do motoboy: para cumprir o prazo de entrega da coluna e garantir seu pagamento, escreve qualquer besteira que lhe vem à cabeça.

    Responda
  39. PauloFi

    Nós quem, cara pálida? Eu não contrato motoqueiros e se eles aceitam ser submetidos a esse regime de trabalho não é culpa minha. E se eu estiver atrasado para um compromisso, vou poder fechar, cortar, xingar (pra ficar no mínimo)? Se um dia você der um esbarrão (e espero que seja sem querer) numa moto e provocar uma queda, vai ser abordado e ameaçado por uma horda e aí quem sabe você mude seu conceito.

    Responda
  40. EricKkK

    Os Id_ót@s que falam que não tem culpa...e que os unicos culpados são os motoboys porque são eles que correm e desrespeitam a lei....SÃO OS MESMOS QUE ADORAM AQUELA PROMOÇÃO DA PIZZA EM SUA CASA EM 28 MINUTOS OU ENTÃO O SEU DINHEIRO DEVOLTA!....para entregar a pizza a tempo o cara tem que correr... MAS EU NÃO MANDEI ELE CORRER, APENAS QUERO MINHA PIZZA RAPIDA!...( tem gente que não sabe nem porque respira )

    Responda
  41. Bruno Martins

    Dimenstein, a sociedade não possui condições de compreender o que você escreveu. Aliás, ela apresenta de antemão uma série de opiniões sem reflexão. Como um comentário aqui enfatiza: "sou cliente e quero tudo o mais rápido possível". Que tipo de reflexão e crítica pode se esperar de alguém com esses pressupostos?

    Responda
  42. Agnaldo Garcia

    Lendo os comentários, descubro que vivemos em uma cidade onde o trânsito é maravilhoso...tirando é claro os motoboys...Que bando de hipócritas, são todos uns anjinhos ao volante...faz me rir...

    Responda
  43. André Gomes

    Não é a toa que o índice de mortes dessa categoria é alto!

    Responda
  44. Vila

    Não concordo em genero ,numero e graú. Chega de buscar desculpas para quem faz coisas erradas. Isso so desestimula o esforço que as pessoas cumpridoras de seus deveres civicos muitas vezes tem que fazer, ao inves de cair na facil tentação de como diria a Dilma fazer mal feitos. Na maioria das vezes fazer a coisa certa exige esforço e perseverança.

    Responda
  45. Fe Maset

    Ah tá! E somos culpados também pela criminalidade (tadinho dos bandidos, tiveram uma infância difícil), pela corrupção (somos coniventes), pela pobreza (só pensamos no bem estar de nossa família), pelos políticos (votamos neles), enfim somos culpados de tudo. Acho que deveriam nos prender e deixar todos os marginais, degënerados e, claro, jornalistas sabidões nas ruas....

    Responda
  46. Elio SPFC

    simples limite a velocidade das motos e acabou as loucuras para fazer entregas rápidas, todos tem que se adequarem aos horários. entrega expressa é bom mas até para entregar pizza eles exageram no desrespeito as leis de transito.

    Responda
  47. Marcos Robson

    Motoboy - profissão exercida por pessoas de baixa renda, derivada do office-boy, que andava a pé e/ou de transporte coletivo para realizar a tarefa. Tornou-se mais útil devido ao trãnsito caótico das cidades, que na maioria das vezes privilegiou os carros. Na gíria deles mesmos, "cachorro louco" é quem corre muito e "sem terra" é quem nunca caiu da moto. Executar entregas não significa arriscar a vida em busca de mais grana, nem quebrar retrovisores de carros, pois todo cuidado é pouco.

    Responda
  48. Mauro Kusznir

    Mais um artigo superficial, blasé que não acrescenta nada a reflexão.

    Responda
  49. Elio SPFC

    Estes profissionais se esquecem que um dia foram aprendizes e que no inicio de suas atividades não eram tão habilidosos em suas maquinas assim como muitos motoristas que agora estão também começando a aprenderem a dirigir, assim será sempre todos os dias alguém estará aprendendo a dirigir e não terá a habilidade suficiente para tentar evitar algum acidente com voces pois voces andam muito rápido entre os carros pondo em risco suas vidas.

    Responda
  50. Denis um brasileiro

    Motoboy já é absurdamente caro...combustível no Brasil custa mais que a maioria dos países, inclusive de alguns de primeiro mundo...tem o custo de substituição da moto em caso de roubo ou perda total (a maioria das seguradoras não fazem seguro de moto urbana ou se fazem cobram valores impraticáveis)..tem um custo elevado ao empregador e ao motoboy, se autônomo.Defender um serviço mais caro = desemprego...na verdade deveria haver mais serviços, porem sem a necessidade de receber por entrega.

    Responda
    1. Denis um brasileiro

      P.S temos nossa responsabilidade... a maioria opta por receber talões e cartões de crédito em casa, mesmo podendo retirar na agência....são dois exemplos comuns.Mais serviços, com valores acessíveis, porém, sem recebimento por entrega.Falta uma equação..muitas vezes um motoboy fica duas horas à esmo à espera de uma entrega..de repente tem três para fazer em 1 hora...melhor juntar x número de encomendas em determinado período do dia.Deveria ser assim: entregas: manhã, tarde e noite. Adequem-s