Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Elio SPFC

    O real motivo é que a ganancia destes profissionais aliada a inexperiencia com seus veiculos e o desrespeito as leis de transito causam tanto mal a sociedade que ao ver uma vida ceifada por uma atitude banal causada muitas vezes pela prorpia vitima apenas se condolece e segue seu caminho.

    Responda
  2. gi

    A tese é verdadeira. mas nao credito a irresponsabilidade deles à nossa responsabilidade somente. Alguem sabe se aos motoboys foi dada a prioridade no transito? porque eles agem como tal. Vêm pela direita, pela esquerda, cortam, se sentem donos e chutam ou xingam. As faixas brancas entrecortadas que separam pistas numa avenida são propriedade deles? porque eles a consideram assim. Andam por elas e se voce precisa fazer uma conversao, reze. E por aí vai.

    Responda
  3. Marcos Robson

    1- Nem todo motoqueiro é motoboy. 2- Os motoboys são forçados a realizar em 10 minutos uma entrega que demoraria 30 minutos, o que não significa passar por cima dos outros para realizar a entrega. 2- Como em toda a sociedade, há os bons e os maus, puna-se os motoqueiros que não seguem a lei de trânsito. 4- Motoqueiro não precisa se espremer entre os carros para chegar na frente, quebrando retovisores e arranhando carros alheios. 5- Deveria haver mais motofaixas para quem anda em duas rodas.

    Responda
  4. Fabio Andrade

    GD: o rei dos sofismas.

    Responda
  5. fernando

    Comentário completamente alienado. Já está na hora da folha repensar em manter este comentarista. Liberdade de imprensa sim, burrice não.

    Responda
  6. Marcílio Godoi

    Lendo a disparidade figadal dos comentários, só posso concluir: não é nada fácil ser o Gilberto Dimenstein...

    Responda
  7. Maurilio

    O que o Brasil precisa é de leis mais duras, que sejam aplicadas a todas as pessoas, sem distinção, e que todos as cumpram, inclusive os coitadinhos dos motoboys, sob pena de multas altíssimas e prisão. Impressionante, nem parece que este colunista morou nos EUA, onde isso acontece. No Brasil é bom fazer as coisas fora da lei, nada acontece e você tem a conivência de certa parte da imprensa. Aliás, cadê a sua resposta ao meu questionamento sobre o preço extorsivo dos carros no Brasil?

    Responda
  8. newton

    outro dia do nada, um destes meliantes deu um tapa no retrovisor do meu carro. quem anda de 125, é fracassado ou assaltante.

    Responda
  9. jca

    Que texto mais infantil. Meu filho de 14 anos argumenta melhor que isso.

    Responda
  10. Crasse Média

    GD: O Míope.

    Responda
  11. joel duarte - macedo

    ESSA BESTEIRA BRASILEIRA DO "COITADINHO " NUM DÁ MAIS. SÃO - NÃO INTERESSA SE ESTÃO TRABALHANDO OU SE É O LEITE DAS CRIANÇAS - SELVAGENS- MEIO POR ESTILO DE VIDA- E ABSOLUTAMENTE INCONSEQUENTES. VC - DIMENSTEIN - SUGERE QUE SE COM PRESSA -É JUSTIFICÁVEL CHUTAR, SUBIR EM CALÇADA, FURAR FAROL E FAIXA DE PEDESTRE - MOTO OU CARRO ? O POVÃO BRASILEIRO ACHA QUE "METENDO OS PEITO" E NA PORRADA TUDO SE RESOLVE E O PIOR, É QUE ALGUNS - NO CASO VC - TOLAMENTE APOIA.

    Responda
  12. Wilson Rizzo

    Srs. Dimenstein, por favor, não queira me incluir na responsabilidade pela irresponsabilidade dos motoboys. Não tenho nada a ver com a escolha de vida que eles fizeram, não sou pai deles, nunca transei com a mãe deles, e também não exploro o trabalho deles. São uma categoria importante nos negócios paulistanos, assim como muitas outras também o são: motoristas de ônibus, garis, caixas de supermercado, etc. E nem por isso estes são irresponsáveis.

    Responda
  13. Carlos Henrique Lucrécio

    Mais uma vez, Dimenstein, você tenta mas não consegue. O trecho de sua frase "o uso consciente do motoboy" foi infeliz, meu caro. Motoboy não é um produto, é um ser humano que trabalha e muito para ganhar seu dinheiro e sustentar sua família. Trate este cidadão com o respeito que ele merece. Não é pior ou melhor que ninguém por ter uma moto e, na maioria das vezes, não ter um carro como você. Estamos em um país de contrastes e o respeito cabe em qualquer lugar.

    Responda
  14. john dos passos

    Tigbrão: ando de moto há 35 anos. O que eu vejo ? Motgoristas de classe média alta falando no celular indiscriminadamente, no meu caminho da TV Globo à minha casaz. Não só motoboys andam de moto em SP. Não rec onhecer que os motoristas dos S.U.V.s poluidores e ocupadores de espaço são folgados, mal-educados e grosseiros, tão irresponsáveis quanto os motoqueiros motoboys em questão, é de uma leviandade impar. I don't believe you. I can see through your maks, baby,

    Responda
  15. chilli pepper

    dimenstein concordo com vc! mas falta visão além do alcance a muitos brasileiros, que são egoístas e não entendem que seus atos contribuem indiretamente pra muitas coisas absurdas que acontecem nesse país... esses mesmos egoístas lavam as mãos e reclamam, reclamam e muitas vezes suas vidas e seu dia-a-dia são prejudicados e eles não entendem que se mudassem suas atitudes na raíz ajudariam a resolver o problema e beneficiar todas as pessoas, a sociedade e a si mesmos...

    Responda
  16. edsm

    O Br é o único pais do mundo onde em pista que tem duas faixas, naverdade há 3: motoqueiros entre ambas faixas. Isso leva a quê? A brigasentre motoqueiros e motoristas, matanças, atropelamentos, ferimentos,etc. O nosso código de trânsito é uma piada, ao permitir isso. Acabecom os acidentes com moto e desceremos drásticamente no ranking mundialde violencia no trânsito. Mas o lobby dos motoqueiros em brasilia falamais alto com os politicos: continuaremos nesse duelo das ruas!

    Responda
  17. Murilo Oliveira

    Por sinal as maiores barbaridades que vejo no transito vem de automoveis! Pessoas totalmente despreparadas, sem treinamento, sem raciocínio e muitas vezes sem uma boa visão.. mas esses nunca batem o carro pois trafegam a 20km/h atrapalhando a cidade. Sinceramente.. Ninguem dos que reclamam tanto saem dirigir um carro de verdade, ACHAM que sabem e preferem colocar a culpa em motoqueiros. Deveriamos é um dia parar de andar no corredor pra ver esses senhores demorarem 3h a mais no

    Responda
    1. chilli pepper

      as maiores barbaridades que vejo são feitas por caminhoneiros

  18. Murilo Oliveira

    Nossa senhora.. cada vez que leio a folha e a sua coluna fico mais indignado.. Esses comentários então pior ainda.Os próprios que estão comentando eu APOSTO que andam falando no celular, trocam de faixa sem dar seta, se acham os reis das ruas.. Não guardam distancia minima do veiculo ao lado (dificultando a vida do motoboy)..Não sou motoboy mas sou motoqueiro e o Brasil se resume a achar sempre as motos são culpadas..as medidas são SEMPRE restritivas para as motos, nunca para os motori

    Responda
  19. Maurice Stambouli

    Em 26/10 último eu atravessava numa FAIXA DE PEDRESTES. A fila de um lado parou, o carro ligou o pisca alerta observei bem antes de começar a travessia, a fila no outro sentido também parou , sendo que o 1º carro também ligou o pisca alerta. Eu me senti num 1º mundo elogiando a boa educação dos motoristas quando, de repente, uma moto, destas 125, típica daquelas usadas por moRtoboys me pegou em cheio, no meio do chmado "corredor". Quero matar um, SIM.

    Responda
  20. gil

    Gilberto, na realidade acho que, filosoficamente, voce está partindo de um falso silogismo e, consequentemente chegando à um raciocínio completamente equivocado, ou seja, como os coitados dos motociclistas são trabalhadores autonomos, sem vínculo empregatício, têm que viver em um ritmo mais acelerado que os demais, assim sendo, permitindo-se à eles passar por cima do ritmo normal. Desculpe-me, mas isso é uma verdadeira aberração. Poderia dizer que hoje não estava inspirado e ficar quieto. /

    Responda
  21. luizflosi

    Mas o pior é a buzininha...

    Responda
  22. Robertp

    Jornalista,enganou-se sobre os motoboys.Um erro não justifica outro.A maioria ignoram leis de transito e se esquecem que são a parte mais fraca.Dirijo pelas ruas todos os dias e cansa ver o descaso com as regras e a impunidade diante dos marrozinhos.Eu proponho desobediencia civil no transito para que as autoridade punam na mesma medida que os motoristas são punidos.A maioria tem habilitação mas não tem educação no transito e psicologicamente despreparados.Como diz Boris Casoy: é uma vergonh

    Responda
  23. email

    Não sei o que atrapalha mais o trânsito: Motoboy ou taxista...

    Responda
    1. fernando henrique

      ou jornalista ......

    2. chilli pepper

      o que atrapalha o trânsito é a ausência de transporte público eficiente

  24. Bruno Kajiwara

    Resumindo: os únicos culpados pela morte de motoboys, são eles mesmos.

    Responda
  25. Bruno Kajiwara

    "submetidos a um contrato perverso de trabalho" com todo o respeito é claro, porém, ninguém obrigou os motoboys a aceitarem o referido contrato de trabalho. Se aceitou, a culpa é exclusiva do motoboy e não do contratante, afinal, o contratante estipula metas, mas não é responsável pelo modo como a meta é atingida.

    Responda
  26. norsonbotrel

    Não, não somos. Há grave inversão de ônus da culpa aqui. Nenhum de nós contrata o motoboy. Nós contartamos a empresa. Se a empresa tem pouco motoboys e os sobrecarrega, a falha não é nossa e nem temos como saber disso. De modo análogo, se vamos a um restaurante a nosso pedido atrasa, pode não ser culpa dos poucos garçons, mas certamente não é culpa do cliente. E nós não somos responsáveis pelas decisões erradas que outras pessoas tomam. Chega de coitadismo !

    Responda
  27. Amandio Gouveia

    Cada um é responsável apenas pelos seus próprios atos. E, mais nada.

    Responda
  28. Tom

    Concordo. Todos pedem uma pizza e querem que entreguem em 10 minutos, querem que um documento saia do escritorio faltando 5 minutos antes do banco fechar e seja compensado. Vejo da mensma maneira a participação de um usuario de drogas nas causas do crime de trafico. Só poderia ter motoboy legalizado e que fossem cobrados pelos acidentes que se envolvem, se tiver falhas perde a licença e suas estatisticas tem que ser apresentadas ao contratarmos, como de uma empresa poluidora.

    Responda
  29. pedro Bisetto

    Prezado Gilberto, Acredito que esse desespero dos motoboys pela cidade é uma questão cultural e de educação. Na Av.Radial Leste em São Paulo, horário das 18 às 19 hs os motoboys passam a poucos centimentros entre as filas dos carros parados no trânsito numa velocidade absurda,e poder acreditar não estão a trabalho. A grande maioria carrega em sua garupa, creio eu, suas namoradas com seus capacetes cor de rosa. Imagino que seja para chegar logo a um motel. Será que vale o risco de se a

    Responda
  30. Turcao

    Evito o uso dos motoboys, detesto pizza e comida entregue em casa, prefiro sair e comer ou levar algo para lanchar no trabalho. Como sou totalmente avesso a motoboys e "motoqueiros' aloprados sou contra este tipo de trabalhador considerado como cachorro louco do asfalto. Boa coisa não dá pra esperar com esse nome. Meu pai sempre teve moto e nunca foi imprudente. Destesto motos passando por corredores de veículos com os mesmos em movimento. Enfim, se existe algo ruim no trânsito são as motos!

    Responda
  31. AlêCarvalho

    se Hoje fizessemos um exame de direção com todos os motoristas e Ciclistas no dia dia! Pode ter certeza que 70% teriam habilitação cassada! O Problema no transito de São Paulo e que tem pessoas que querem levar vantagem de outras e assim provocam o risco de acidentes! Ta com pressa? Sai mais cedo!

    Responda
    1. Flavia

      Como eu sempre digo, só tem zéh rosca e gente sem educação dirigindo por ai.

  32. AlêCarvalho

    Gostaria de saber quem consegue mudar de faixa com o maldito corredor dos cachorros loucos!Voce da seta para mudar eles xingam,buzinam,quebram o retrovisor do seu carro!Eles trabalham muito?concordo!Sofrem pressão? Sofrem!Mas quem não sofre!!se estão insatisfeitos com os salarios que estudem e busquem sua dignidade!Até hoje não vi um motoboy que não tenha cara e atitudes de b@@ndido!

    Responda
  33. P

    Pedestre por mais errado que esteja, esta certo; quem bate perde a razão, pedestre díficilmente atropela carro ou moto. "Claro toda regra tem excessão".

    Responda
  34. andrecr8

    Um VIVA para mais uma vitória do "cidadão automóvel". Enquanto nós continuarmos a eleger essas milhares de categorias de inimigos, a nossa única possibilidade será essa aplicação indiscriminada e ridícula de proibições. Mais um VIVA para o autoritarismo e que venham os novos Hitlers.

    Responda
  35. t.affonso

    Não é só motoboy. Também tem MUITA gente que se enfia em buracos entre os veículos sem saber o que tem adiante. Sem falar nos idiotas que não toleram estar atrás de outra moto. A desculpa dos motoboys é o trabalho. E os outros?

    Responda
  36. P

    Todos nós, ("nem digo sobreviver", pois não vivemos na selva, muito menos na vila madalena), temos direito de transitar. Quem tem que regulamentar, fiscalizar é sim o poder público, Motoristas e Moto tem que respeitar... ou multa.

    Responda
  37. Fabio Petto de Souza

    Não se pode ser leviano e colocar em tudo a culpa na sociedade. Não podemos aceitar a formação automática de gangues de duas rodas sejam formadas quando há alguma ocorrência com os motoboys - leia-se agressões consumadas contra os condutores dos carros ou danos materiais - por "culpa da sociedade" . Dimenstein talvez esteja correto quando diz que a sociedade é perversa, os contratos são absurdos, mas não justifica. Então teremos que perdoar políticos que roubam porque o capitalismo os subver

    Responda
  38. FNC

    Simples caro jornalista: contrate empresas que seus funcionários cumpram as leis (incluindo as de trânsito) e use seu espaço para cobrar ação do poder público que tolera tantos absurdos. Apenas relembrando motocicleta é um veículo e pelo código de trânsito não pode andar entre as faixas. Para isso serve a medida disciplinadora das multas.

    Responda
  39. newton

    depois de ratos e baratas, mais uma praga urbana, motoboys.

    Responda
    1. andrecr8

      Por que você não diz isso para o próximo motoboy que for entregar a sua pizza quentinha naquela noite chuvosa? Fica aí bancando de publicitário fazendo gracinha com frasezinha de efeito. Seja pelo menos justo, aliás, você sabe o que isso significa?

  40. boris

    Discordo totalmente da crônica. Os motoboys cometem abusos e são irresponsáveis até quando não estão trabalhando. Tinha é que extinguir a categoria e voltar a utilizar os antigos "office boys".

    Responda
    1. andrecr8

      Por trás da "categoria" existem pessoas. Pessoas burras como você deveriam ser extintas.

  41. EricKkK

    As pessoas analizaram errado o recado do Gilberto! Se VOCÊ saiu atrasado para um compromisso, a sociedade não tem culpa alguma, você é o culpado por não ter saído no horário certo Agora o que o Gilberto disse está certo, NÓS exigimos esta pressa nasentregas, ex: Empresário na Zona Sul, tem que entregar um documento naZona Leste, chama o motoboy e fala que ele tem 20 minutos... o Motoboy vai ter que correr, não por que ele quer, mas porque ALGUÉM o obrigou! viu a d

    Responda
    1. FNC

      Ótima desculpa para crimes: "Não doutor esse latrocínio não foi por querer, é que fui obrigado a fazer pois o gerente da loja queria que eu pagasse uma conta atrasada." e a autoridade: "OK! Meu pobre rapaz se foi por obrigação você não precisa cumprir a lei!"

  42. Antonio Catigeró Oliveira

    Educação passa pelo maior controle e rigidez na liberação de CNH. O que o poder público faz a respeito? A estratégia sempre foi vender mais veículos e formar novos consumidores. Motoristas e motociclistas - conscientes ou não - é apenas consequência.

    Responda
  43. Mariana

    Muito acertada a proibição de motos na Marginal Pinheiros. Apesar de mais uma vez Gilberto, você colocar a sua opinião e não fatos, essa notiocia é muito bem vinda 1) Nós todos vemos imprudências cometidas por motociclistas e tambem vemos os acidentes envovlvendo motos. Fica impossivel não relacionar uma coisa com a outra 2)Cada aciedente na Marginal provoca atraso e transtorno para milhares de usuários da via e é incontestável que a maioria dos acidentes é com motos. /

    Responda
  44. ancatri

    Mesmo com um texto tão claro, as pessoas insistem em dizer que isso não tem relação com elas, como se não fizessem parte da sociedade... É a mesma coisa com a corrupção... ninguém se acha responsável por ela, mas quase todo mundo já 'molhou' a mão de algum guarda pra não levar multa...

    Responda
    1. FNC

      Antônio, pessoas como você que molham a mão de guardas e como o colunista que contrata quem desrespeita as leis, também deveriam ser punidos. Seu caso é claríssimo de corrupção ativa.

    2. Jomar

      Antonio, seu comentário está perfeito. Nenhum homem é uma ilha. Dependemos, gostem ou não, uns dos outros. Tudo o que acontece de bom ou de mau afeta não só a mim, mas a todos, mesmo os que não estão próximos! O que desune as pessoas é a falta de amor!

  45. Lacombe Lucien

    Uma correção importante: Nem todo motociclista é moto-boy assim como nem todo moto-boy é motociclista. O seu comentário, Sr. Gilberto, simplesmente generalizou. Outra correção: Pode ter certeza de que, a partir do primeiro dia, que moralizarem a concessão da Carteira de Habilitação para Motos, o índice da acidentes vai, senão ZERAR, pelo menos diminuir. Discorda?

    Responda
  46. Larissa Simoes

    Levam a coisa considerando que só quem vive como motoboy comete barbaridade sobre motos... vários motociclistas que nao dependem dela pra sobreviver tb andam como loucos

    Responda
  47. Ricardo Ruiz

    Que texto ridículo!

    Responda
  48. Ilz

    A culpa é do governo, e indiretamente de toda a sociedade pela falta de cordialidade, gentileza!

    Responda
  49. alex lisboa

    Culpado sou sim. Capitalismo selvagem é assim, confesso sou o primeiro a ficar me remoendo na marginal, dentro da minha caixa de metal sem ar condicionado, com meus pensamentos podres de como deveria abrir a porta do passageiro quando um motoboy estivesse passando no corredor como um cometa. Chego no trabalho comprimento o pessoal, que entre eles ésta o senhor Ricardo, trabalhador, guerreiro, funcionário dos bons "MOTOBOY" leva o nossos documentos de acordo com minha pressa " v

    Responda
  50. Fábio Moon

    O pensamento do jornalista é guiado pela conditio sine qua non. Com base nisso, o culpado por um homicídio praticado com arma de fogo não é o homicida, mas sim é o chinês que inventou a pólvora utilizada na bala, pois sem ela o crime não teria ocorrido. SOU RESPONSÁVEL PELOS MEUS ATOS...E SÓ.

    Responda