Ciência > Observatório do Chile captura imagens do cometa Lovejoy Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Rafael

    Aos nossos olhos passaria como um rastro de um jato. Tempos modernos!

    Responda
  2. Katia Fernanda

    Gente, que céu é esse? Fantástico!!!

    Responda
    1. Fantinatti

      Chile, Cerro Paranal, Deserto do Atacama.

    2. Germano

      Pela imagem parece ser o centro da Via Láctea.

  3. jcb

    1 milhão de graus? acho que esta errado isso

    Responda
    1. Germano

      Tá errado não, deve ter levado uma bela fritada. Se sobreviveu é pque deve ter um núcleo bem massivo, possivelmente não terá uma cauda tão expressiva de agora em diante.

    2. Beto

      Essa á a temperatura da corôa solar. A densidade na corôa é muito baixa, o que diminui demais eventuais efeitos no cometa.

  4. Pepino O Grande

    Não entendo de astronomia, mas se o cometa foi descoberto em 27/11/11, e se sua trajetória fosse de rota de colisão com o nosso planeta, esses "30 dias" seriam suficientes para tomarmos alguma medida para evitar o pior, ou não teríamos muita, ou nem pouca, chance?

    Responda
    1. Fantinatti

      Não existe plano organizado para este tipo de evento. Ainda estamos a mercê dos céus e ta aí a importancia da pesquisa científica e não ficar só reclamando de quem faz ciência, como se ve muito na internet.O fato do cometa aparecer grande no céu não significa que está próximo da Terra, na verdade ele passou pertinho do Sol, como foi dito, e isso é bem longe da Terra. Conforme se aproxima do Sol, mesmo sendo pequeno, fica consideravelmente brilhante, pois libera gases e atacado pelo vento sol

    2. Beto

      Embora as chances sejam muito pequenas de uma colisão de um cometa com a Terra, em 30 dias não poderíamos fazer nada (atualmente). A intensidade da catástrofe dependeria do tamanho do núcleo do cometa. Pedaço de núcleo de cometa é uma das explicações para a destruição em Tunguska, na Sibéria, no início do século XX. E também para um impacto seguido de incêndio no oeste da floresta Amazônica, há 60 anos.

  5. eugeniobellini

    Surgi ai uma duvida? se ele já passou tão perto dessa vez, será que corre o risco de em uma passagem futura ele cair na Terra?Sei que ele não teria massa/densidade para prejudicar a Terra, mas seria um objeto de grande importância de estudo.

    Responda
  6. diguinho

    Este céu estrelado é realmente de encher os olhos. É possivel ver até um dos braços da Via Lactea!

    Responda
  7. soberano

    Duvida, a foto foi tirada pelo ESO, ou no ESO, pois o observatorio aparece na foto?

    Responda
    1. Beto

      No ESO. Na verdade no observatório de Paranal (o ESO tem também o de La Silla, no Chile). Um dos quatro telescópios que forma o VLT está na foto. A foto deve ter sido tirada com uma câmara fotográfica comum. Nenhum telescópio tem o campo necessário para obter imagens de algo tão grande como a cauda deste cometa. Fotos também muito bonitas foram obtidas no Brasil por alguns fotógrafos. Se procurar na internet vão achar.

  8. Lima75

    O meu sonho é ir pra algum lugar com esse céu limpo montar o meu telescópio e passar horas observado o céu. O céu cheio de estrelas é simplesmente lindo e mágico.

    Responda
    1. Thaís Lima

      É o meu sonho também. Passo horas e horas praticando este meu hobby.

    2. Pirata do Caribe

      É nóis mano! Tamo junto!

  9. Dr. X

    Todos os cometas orbitam o Sol! Os cometas da classe referida na matéria possuem a característica de passar bastante próximos ao Sol durante seus periélios.

    Responda
    1. Dr. X

      Andrelz, poucos cometas possuem órbitas parabólicas ou hiperbólicas, mas eles orbitam o Sol sim (no caso, uma provável única e última órbita antes de escapar do sistema solar). Tais órbitas, mesmo sendo abertas, são descritas em relação ao Sol. Além disso, a excentricidade de tais cometas é cerca de 1 ou uma pequena fraçao acima de 1, o que demonstra que os mesmos tinham órbitas fechadas num passado recente. Apenas cometas extrasolares não orbitariam o Sol, mas nenhum foi encontrado a

    2. Anderson Oliveira

      Andrelz, existem cometas de período curto que vem do cinturão de Kuiper e já passaram varias vezes pelo sol, e não são rasantes como o Lovejoy. O Halley e o Hale-Bopp por exemplo são cometas periódicos e não são rasantes. Existe os citados por você mais por mais que sejam uma vez só eles orbitam o sol.

    3. Andre

      Errado Dr.X .Alguns comentas descrevem orbitas parabolicas ou hiperbolicas. Ele vão passar apenas uma vez pelo Sol e nunca mais vão voltar .

    4. Anderson Oliveira

      Acho que algum revisor não deve ter entendido a frase "orbita extremamente próxima ao sol no periélio" e arrancou pensando que não iria fazer diferença... E o que da colocar qualquer um para edição de noticias que não são para qualquer um.Se fossemos colocar todos os escorregões da foIha nesse ano somente com noticias relacionadas ao cosmos, ia dar algumas paginas de comentários...Só espero que ano que vem melhorem a qualidade das informações.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.