Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. REFORMA TRIBUTÁRIA JÁ

    a tropa _peti_sta ocupou este espaço e ataca a tudo que é da folha sem ler a noticia. este pais é de segunda categoria enquanto segundo o IBGE, tivermos milhões vivendo em favelas e lugares estranhos.

    Responda
  2. Chel

    Verdade pura! O progresso de um povo ou/e nação mede se pelo social... o nosso caso ainda somos quinto mundo...

    Responda
  3. Toniko

    A gente vamos comemorar iço hoje na comunidade se o dono liberar.Ao som de pagode

    Responda
  4. Toniko

    Em 1980 o valor em dólares de nossa manufatura era maior qua soma da China, Índia, Coréia do Sul ,e mais alguns paises. Hoje é 10% desta soma. O real está sobre- valorizado.Se não estivesse estariamos na oitava posição como estavamos desde a década de 80. O caras vivem nos elogiando pois somos uma gande sustentáculo da agiotagem internacional e grande fornecedor de commodities. No resto somos um favelão, com altissimo ídice de kryminalidade

    Responda
    1. IGOR Kolesnikov

      Antonio, que tal iniciar 2012 sem ter vergonha de si mesmo. O Brasil precisa de brasileiros com GARRA de vencer, ATÉ você pode ajudar, basta BOA vontade e um pouco de patriotismo.

  5. Wilson

    OK... VAMOS PERDOAR DO DIME... ELE ESTA NO EXTERIOR, DE RESSACA DA CEIA DE NATAL E ESCREVEU UM ARTIGO SUPERFICIAL... FELIZ 2012

    Responda
    1. Jacinto

      Por que é superficial o artigo? Ele não é analista econômico,apenas resumiu bem um fato simples: PIB grande e nação desenvolvida não são sinônimos; a rigor, de nada adianta ter pib grande se grande parte deste PIB está dstribuído nas mãos de poucas pessoas... é a mensagem dele, e ela está completa.

  6. M.V Valvemarc

    PIB não estimula a cultura e muito menos diminue a fome, não adianta termos o 6º PIB do planeta e este recurso ser todo desviado para a corrupção ou para uma minoria como infelizmente é o nosso caso!! Somos a 6º economia e não temos tecnologia, o que adianta!! Não temos uma montadora de veículos 100% nacional, o que adianta!!

    Responda
    1. Tupi

      Adianta que c/ um PIB maior temos mais dinheiro para fazer investimentos nas áreas sociais com foco em educação. Se os fazemos ou se aplicamos bem esse dinheiro é outra coisa a ser tratada. Por outro lado, podemos não ter uma montadora autenticamente nacional, mas temos uma fábrica de avioes!! Que deveria ser orgulho de TODOS os brasileiros assim como outras conquistas para estarmos motivos no longo caminho a percorrer em busca do desenvolvimento social.

  7. manotasso

    Se não fosse pela nossa classe política, corrup/t/a, de/s/o/nesta e tudo mais que tem de ruim estaríamos com certeza lá pelo 2º ou 3º lugar, brava gente brasileira que apesar dos mandatários que tem ainda consegue demonstrar o brio de um povo batalhador.

    Responda
  8. ED

    Os ingleses que são liberais capitalistas tem um serviço social de primeira qualidade inclusive com a crise européia e que é de dar inveja aos ditos cumpanherus socialistas do governo brasileiro, tipo marco aurelio garcia, dilma e cia que ferraram nossa segurança pública, mataram nossa saúde pública e deseducaram nossa educação pública!! Além do mais não tem milhões de casas sem banheiros!!

    Responda
    1. IGOR Kolesnikov

      "mataram nossa saúde pública e deseducaram nossa educação pública!!" Não conheci esse Brasil, 9 anos a traz. Será que você não veio do FUTURO e esta confundindo as coisas?

  9. Cesadi

    Sou brasileiro, adoro ser brasileiro e quero demais ver meu país crescer e se desenvolver, ficar na lista das nações mais ricas e desenvolvidas do mundo, só que de verdade e não dessa maneira completamente falaciosa, falta muito ainda. Concordo com tudo que disse o colunista...

    Responda
  10. neide

    puxa... vamos comemorar. Isso mostra claramente que estamos no caminho certo.. uma classe média forte, participante, votando mais concientemente, nos levará a melhora de todos os indices.saludos.

    Responda
    1. jose santos

      É que para certos setores da midia, o país nunca deve sair da misé ria porque se sair nãoa tem mais matérias destru tivas como se ver todos os dias. A viol ência parece ser mais na imp rens a do que na vida real. H''a inumeras cidades do país que não tem o  nível de vio len cia de Rio e São paulo mas entram no bolo do páis viol ento que eles tanto gosta m de mencionar.

  11. ED

    Calma é bom não comer o bolo antes da turma cantar o parabéns mas caso isto ocorra seria devido ao marasmo econômico europeu do momento!! Sendo afetados diretamente pela crise o PIB deles desce e por outro nos favorece. Sangue frio e sem os demaios emocionais da cumpanherada! Minha velha avó diria pobre nunca comeu melado quando come se lambuza!!

    Responda
  12. Verônica Castro

    MAS PERGUNTA SE ALGUM INGLÊS GOSTARIA DE MORAR AQUI,CLARO QUE NINGUÉM QUER. A China passou o Japão e até parece q algum japa prefira morar na China. O que adianta ser a sexta se aqui tudo é de "quinta".

    Responda
  13. crbm

    Devemos comemorar sim, esse aumento do pib significa mais emprego e, por conseguinte, mais salario e com isso melhora da qualidade de vida e na distribuição da renda.Precisamos sim de grandes avanços na educação e saude mas precisamos urgentemente acabar com os corruptos e sonegadores de impostos verdadeiros vermes de nossa democracia.

    Responda
  14. Maurício Polidoro

    O seu texto infringe os termos de uso do serviço e por isso foi removido.

    1. Tupi

      O Gilberto pode não ser uma unanimidade e nem tenho procuração para defende-lo. Mas ele já esta entre nós e vai tentar fazer alguma coisa. sem entrar no mérito se é a melhor coisa a ser feita... Apenas contesto o que vc disse, como poderia ser qquer outra resposta pois vejo as pessoas postando "afirmações" que parecem apenas ter "ouvido" dizer. Que nem parecem opiniao própria.

    2. Jacinto

      É melhor copiar o que dá certo do que ficar esperando idéias inovadoras. Qual foi a última "idéia" inovadora que tivemos e aplicamos em nosso país? A lista é bem pequena, em parte porque o nosso sistema educacional é uma vergonha, porque não é usada para produzir ciência, mas para eternizar a desigualdade social ou plataforma para grupos políticos dos mais retrógrados.

    3. REFORMA TRIBUTÁRIA JÁ

      voce é perigoso, proselitista. iludido e quer iludir. estamos muito atras dos desenvolvidos e a elite petista sabe disso. faça sua propaganda da estrela vermelha em outro lugar e guarde este espaço para discussões mais sérias.

  15. Carnavale

    Caros amigos,Dimenstein está correto.Nem sempre crescimento econômico resulta em distribuição de riquezas e melhores indicadores sociais e qualidade de vida.O Perú,com Alan Garcia,cresceu até mais que o Brasil,porém o nível de vida,principalmente entre os índios,permanceu baixíssimo.Vieram as eleições e Garcia nem para o segundo turno foi,ficou atrás até da filha do Fujimori.Foi para o vinagre.

    Responda
  16. Marcelo

    ...tsc tsc tsc... como tem gente infeliz.... é ÓBVIO que qualidade de vida para um povo é muito mais do que o seu PIB.... mas que tal deixar de ser chato e comemorar uma boa notícia??... Aumentar o PIB é indiscutivelmente uma boa notícia... quer vc queira ou não.... na verdade a impressão que dá é que o autor do texto iria comemorar a seguinte Matéria.... "PIB do Brasil cai para a 35ª posição no ranking mundial" Feliz 2012 Dimenstein.... te desejo um pouco mais de felicidade...

    Responda
    1. reis

      Não Shr. Cesar, neste esporte não nos contentamos em ser um simples torcedor, somos sim verdadeiros jogador, entramos em campo e jogamos com convicção e garra, e não contentamos em empate, só nos interessa a vitoria. Não somos um Barcelona ainda, mas jogamos de igual para igual, podemos até não ganhar, mas não é de nosso costume em ficar mendigando uma camisa do adversário.

    2. Cesadi

      Brasileiros que tem cabeça de torcedor de futebol fanático, basta a paixão, sem um mínimo de razão. Continem assim, torcendo muito e não fazendo nada. Vocês são extremamente úteis para os partidos manipuladores.

    3. reis

      Marcelo, vamos deixar os urubus de lado, pois estes frutos é a colheita que pode vir tardia, mas são frutos de trabalho de Brasileiros natos que amam este pais, e que jamais sonhou com a grama do jardim alheio.

    4. Cesadi

      Comemorar o que? Só a notícia?...o povo deve comemorar quando sentir que tudo isso tem mudado sua vida para melhor...quando sentir o benefício de ser a 6ª economia do mundo de fato... Chega de comemorar discursos. Não é infelicidade, ao meu ver, mas é a nobreza de presar pela verdade.

  17. Eufrásio

    FICO FELIZ PELO FEITO. APROVEITANDO O ENSEJO QUE TAL O GOVERNO COMBATER O PIB COMEÇANDO COM OS ESTADO MAIS CARENTES, CEARÁ, PIAUÍ, ETC, EM VEZ DE INVESTIR SOMENTE NO ESTADOS COM MAIOR POTENCIAL. QUE TAL A DILMA SOBREVOAR A BR-222 ENTRE SOBRAL E FORTALEZA E VER O QUE FIZERAM COM A ESTRADA. MUITO OBRIGADO ! QUE TAL A DILMA VISITAR A SERRA DA IBIAPABA E VERIFICAR QUE DIARIAMENTE VÃO A SOBRAL, DISTANTE 100 KM PARA CURSAR UMA FACULDADE POR FALTA DE UMA MAIS PRÓXIMA !

    Responda
  18. sérgio

    primeiro que há que se considerar as drásticas reduções dos pib's europeus; depois, crescer a taxas decrescentes é prenúncio do início da queda, caso se deixe tudo por conta da inércia e, finalmente, o que esperar de um governo que utiliza técnicas stalinistas e nazistas de propaganda, a não ser manipulação da história, das estatísticas e das pessoas. e como é que fica a repartição disso? o pib cresce nos bolsos, cuecas, meias dos corruptos dos três poderes, de que o país está

    Responda
  19. Lila

    Com a Educação Pública rídicula como a nossa, vamos comemorar o quê????

    Responda
  20. Anderson Santiago

    Por favor, não jogue um balde de água em nossas cabeças. Sabemos sim que não podemos comparar qualidade de vida dos dois países, mas devemos sim celebrar, e muito, este fato. Se o mundo o noticia, é pq tem relevância. Então, fiquemos felizes, pelo menos por enquanto, com esta notícia. A segunda-feira começou bem...

    Responda
    1. Tom

      Chaves, Castro, o zé lá da Correia, Khadaffi(era) etc são notícia tbm. Precisamos ser críticos sim e muito pq temos muito a fazer antes de nos auto elogiar. Infelizmente este tipo de notícia é utilizado para tapar o sol com a peneira pq temos muito a fazer.

    2. reis

      Qualidade de vida? Depende da ótica, pois neste fim de semana estive conversando com uma jovem de Hamburgo na Alemanha, e a impressão que esta jovem nos passou é de que, aqui no Brasil está muito melhor de se viver, tanto que a mesma já está providenciando sua permanência definitiva no Brasil.

  21. Andre Meira

    parabéns pela nota... análise crítica é tudo... não adianta somente engolir alguns números sem contextualização....

    Responda
  22. Antonio Vinagre

    sim, vamos comemorar. Mas nada de tirarmos o pé do chão, Nosso IDH está longe do ideal, e nenhuma grande nação se fez sem crescer em educação. Precisamos sim de grandes mudanças, profundas transformações até conseguirrmos fazer com que este crescimento de PIB possa ser dividido por toda população. Estamos em uma década de mudanças sem precedentes, isso ninguem pode negar. Mas a mudança que vai ocorrer ainda é uma incognita, para o Brasil bem como para maioria dos paises envolvidos. /

    Responda
  23. Théo

    AH AH! Quem quiser acreditar nessa balela, que acredite.Agora comparar um país, que ainda, podemos crer, está em desenvolvimento, com um de evolução jácomprovada, é "conversa pra boi dormir". O dia em que acabar a corrupção neste país que coroe o seu desenvolvimento, termos políticos mais sérios e honestos, talvez possamos alcançar um posto mais alto, não só em economia, mas em todos os outros níveis que fazem um país crescer. Pena sermos um povo tão conformado, mal informado e mal educado!

    Responda
    1. IGOR Kolesnikov

      Em primeiro lugar o Brasil precisa de brasileiros que ACREDITAM no Brasil, pena que não é o seu caso, não é mesmo?

  24. Delcio Fonseca

    Artiguinho chinfrim (de novo...)

    Responda
    1. neide

      parece que o Dime passou a noite comemorando nos estaites e escreveu uma artigo superficial para cumprir a pauta...

  25. Banana Republic

    Finalmente Dimenstein, um comentário que preste...

    Responda
  26. Toshiba-x

    É verdade, e eu acredito q o Brasil subiu de posição mais pela queda dos outros do que pelo crescimento em si...

    Responda
    1. IGOR Kolesnikov

      É mesmo? Que tal ler MAIS e escrever MENOS asneiras. Lembre-se, cérebro não é adubo para cabelo. Pense... faça um esforço... tente... não dói.

  27. Paulo

    Bom, muito Bom.

    Responda
  28. jca

    Uma vez reduzidos os juros exorbitantes, o Real passaria a valer o que deveria de fato valer, repercutindo no valor relativo do PIB. Isto colocaria a economia brasileira no oitavo ou nono lugar, o que, em valores financeiros, ainda seria um bom motivo para se comemorar. Mas o jornalista tem toda razao - nem se fosse a maior PIB do mundo, com 30.000 mortes a tiro, 50.000 mortes no transito, 1 so universidade entre as 100 melhores do mundo, 400.000 contraindo alguma infeccao hospitalar... nao

    Responda
  29. Haroldo Santos

    Concordo contigo...estamos indo bem na Economia, mas esse avanço, não mostra a triste realidade em que vivemos, saúde ainda na UTI, Educação não dá nem para comentar, infraestrutura mesmo com a Copa, por enquanto só promessas e nada ainda, segurança isso tb não precisa comentar, todos sabem como está. O problema ainda pior é a corrupção cada vez maior nos meios Políticos, onde o dinheiro é sugado por um bando que só pensam em tirar proveito, por isso é dificil chegar no mesmo nivel da

    Responda
  30. Kid Farofa

    Sou tentado a achar que o governo não só vai fazer o maior auê com a notícia, como também irão os PeTebas oportunistas, dizerem que é tudo mérito deles - na maior cara de pau, como se fosse verdade. Afinal, são especialistas em roubar até as realizações alheias, já que não tem competência para buscarem as próprias. Quero ver é colocar o povo brasileiro no mesmo padrão de bem estar social existente em países como Alemanha, França, Inglaterra, Suécia, EUA, etc...

    Responda
    1. Kid Farofa

      Pois é, segundo o José Reis, tem comentário que nem merece ser respondido, mas ele e outro PTista, provavelmente a soldo do PT, acharam por bem fazer um comentário sobre omeu comentário. Se estudassem, saberiam que se o país estava em dificuldades em 2002, era apenas devido ao temor da vitória dos próprios PTistas. Mas PTista não é chegado nem em estudo e nem em trabalho, só curtem mesmo é um trambique aqui, outro ali, mais um acolá...

    2. reis

      Luiz, tem comentários que nem merece respostas, tal sua falta de informação, ademais que o comentarista usa pseudônimo, não tendo coragem de assumir suas posições.

    3. MANDA BRASA

      EM 2001 O BRASIL ESTAVA COM A CUECA NO CHÃO E O PIRES NA MÃO,INFLAÇÃO,DESEMPREGO,RISCO ALTÍSSIMO PARA AS AGÊNCIAS, EM FIM PRÓXIMO DO BURRACO SEM FUNDO. EM 2002 ASSUME UM PRESIDENTE DE VERDADE E COMEÇA A COLOCAR NOSSA PÁTRIA NO RUMO CERTO E OS RESULTADOS SÃO OS MELHORES DA HISTORIA PARA DESESPERO E INVEJA DOS INCOMPETENTES DE SEMPRE. LUIZ TADEU-SBCAMPO

    4. marcus vinicius

      sua ultima frase é uma utopia...jamais podemos comparar uma pessoa,como o brasileiro que aceita os aumentos de impostos com um da europa,que a qualquer tentativa do governo de impor qualquer coisa retruca com protestos

    5. IGOR Kolesnikov

      No mesmo padrão é pouco, seremos MUITO melhores... quem viver, verá. Aguarde, confie na SUA pátria e faça a SUA parte.

  31. Valdir Ramal

    Meu Deus como a midia elitista e pessimista,Voces são contra o Brasil. Quando voce dis que deve uma parte disso ao psdb e ao pt ,Esqueça o PSDB ,depois do livro a Privataria Tucana ,Caiate hombre se é que eu posso lhe chamar assim.

    Responda
  32. Velhinha de Taubaté

    De resto, Banania continua a ser uma republiqueta de bananas da América Latrina, nascida do cruzamento de um circo com um bordel, habitada por 200 milhões de espertos que ficam dando rasteiras uns nos outros e que só saem da frente da TV para chutar bola, tocar tambor, rezar e parir para ganhar bolsa família.

    Responda
  33. Dan Garcia

    Qualquer notícia boa sobre o Brasil, logo tem que ser seguida de um reparo "oficial". HeHeHe

    Responda
  34. IGOR Kolesnikov

    O povo, primeiro precisa COMER, depois SONHAR, em seguida poder COMPRAR. Atendida ESSE mínimo a educação e a cultura vem de forma natural, isso ocorreu com todos os povos, ditos de primeiro mundo. O Brasil está no caminho certo, o resto, sim, é apenas conversa fiada.

    Responda
  35. Joilson

    Certamente...ter dinheiro em caixa ou uma economia pujante não significa muita coisa, quando o povo e suas necessidades não é o foco..e para isto passa também pela mudança cultural. No prazer em cumprir as leis, e a determinação que outros, inclusive as pessoas que estão no poder também as cumpra, no prazer em planejar e fazer bem feito,...emfim precisamos ter uma ideologia e uma educação casada com ela, para elevar uma sociedade de sub, para desenvolvida.

    Responda
  36. Caio Cesar

    "Manipulada pelo Governo". Cuide com esta frase. Você fala isso em um parágrafo e cita em construir democracia em outro. Quem manipula as coisas no Brasil não é o Governo e eu nem preciso citar quem é.

    Responda
    1. crisds

      Manipulada sim pelo governo. Lula se escora na construcao solida de FHC e pega todos os louros para si. Manipula taxas de crescimento e de mobilidade social quando nao fez o minimo pela educacao e saude... Como bem disse Giuseppe Tropi Somma (presidente da ABRAMACO) em seu super lúcido artigo "O Brasil esta prestes a declara guerra a China...." : o poder de compra nao aumentou, o que aconteceu foi a entrada de produtos baratíssimos chineses... De uma lida no artigo. 

    2. Elias Dias

      IMPRENSA 1.0. Aquela capitaneada pela Globo, Folha e Veja, que já esta ultra assada e que êh partidária. Ta perdendo espaço para nos, que via blogs, tweets e celular, estamos fazendo a IMPRENSA 2.0, totalmente democrática e discurssiva.

  37. Dewey

    O valor do PIB para comparar economias já está obsoleto faz tempo. É como a história do sujeito que se afogou num riacho com profundidade média de 30 cm, só que o lugar onde ele se afogou tinha 2 m de profundidade. Para nós que vivemos no Brasil, o mais importante não é a média, mas sim como a riqueza gerada é distribuída e utilizada para melhorar o padrão de vida de todos.

    Responda
    1. Marvin

      Mas isso já não é medido através do IDH? Sinceramente, não entendi a observação...

  38. Calango

    Perfeito. Concordo 100%. Clap Clap Clap Clap Clap Clap Clap Clap.

    Responda
  39. aka queijo

    É verdade, Gilberto. Arrisco a comparar o Brasil àqueles novos ricos, com saldo bancário, mas com um mínimo de conteúdo. Agora toca aguentar o governo fazer desta notícia uma falácia para ludubriar o povão.

    Responda
    1. Cesadi

      Concordo plenamente

    2. IGOR Kolesnikov

      Esse é o caminho natural, primeiro melhora o poder aquisitivo, depois vem a educação. O resto é apenas conversa fiada.