Ciência > Inscrição em pedra é projeto da Torre de Babel, diz pesquisador Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Wilson Guerra

    Mais um mito desvendado pela ciência.

    Responda
  2. B RW

    isso nao prova nada. at~e porque BABEL é uma simbologia que se pode aplicar no futuro quanto no passado. Torre como essa existiu e a referencia é fenicia. Se era BABEL citada na BIBLIA isso é outra coisa. Nao foi a ~unica com certeza. As razoes de sua destruiçao é outro capítulo

    Responda
  3. Wilson Guerra

    Mais um mito decifrado com estudo, ciência e trabalho duro.

    Responda
  4. norsonbotrel

    E assim temos o primeiro candidato ao IgNobel 2012.

    Responda
  5. Educor

    A Bíblia foi dada ao Ocidente pelos que estão acima de todos os erros, não é? Por que questionar o que está nela então? Alguém questiona a perfeição?

    Responda
  6. dennis

    pesquisadores, religião, ciência... xiiii isso não da certo... sempre a coisa pende pra um lado... teriam que criar um robo (realmente imparcial).... Porque sendo cientista ou não ... o lado humano (crenças) sempre prevalece ... Pois acreditar em Deus é uma crença..e não acreditar também é uma crença

    Responda
  7. Aldarius

    É uma descoberta importante para a arqueologia. Se pesquisados com seriedade, o acesso aos arquivos fundamentais da humanidade poderão nos ajudar a compreendermos melhor nossa condição humana -- e nossas inclinações para certos ritos e mitos, como, e.g., o rito da passagem do ano, onde temos, desesperadamente, a sede por renovações periódicas e retornos às origens.

    Responda
  8. Odrazi

    Pesquisador que não pesquisou bem: em qualquer edição de TESOUROS DA JUVENTUDE pode se conferir as lendárias SETE MARAVILHAS do MUNDO ANTIGO: entre elas além dos extintos COLOSSO DE RODES, figurava também OS JARDINS SUSPENSOS DA BABILÔNIA, que teria sido destruído pelos persas. Não é a Torre de Babel, mas a licitação da obra de Nabucodonosor...

    Responda
  9. Andre Bergamo

    "era a assinatura do oscar niemeyer ali no cantinho?"

    Responda
  10. Mário Menegazzo

    Pura especulação, a própria reportagem já faz essa ressalva, que seria difícilimo provar. Este link com a história bíblica é puro marketing. Muitos publicam uma quase-notícia, "seria", "poderia", ... Fazem este link pra tentar vender a pesquisa. É igual a notícia recente da "particula de Deus" precisa linkar com Deus ou a bíblia pra tentar vender alguma coisa ou alguma idéia.

    Responda
  11. Odrazi

    Furadíssima esta hipótese de que se trata da Torre de Babel. A contrução da mítica torre pelos sumérios é muito anterior a Nabudocodonosor, basta ler a Bíblia para saber a que construção se refere, e não é a Torre de Babel, mas aos JARDINS SUSPENSOS DA BABILÔNIA, que depois de inaugurado, o rei ficou de quatro e enlouqueceu.

    Responda
    1. lelof

      Mais um analfabeto científico...

  12. Júlio Dalcin

    Tem coerência a homenagem. Nabucodonosor também foi homenageado com o nome do principal filho de Marduk, Nabu, talvez fosse seu filho. 3450 a.C., este o foi o ano construção da Torre de Babel, onde Marduk, desesperado em busca da supremacia, após o exílio nos "USA", tentou com apoio da humanidade construir uma base lançamento de foguetes, descobriu que não tinha pedras na região e ensinou seus seguidores a fazer tijolos. Quando Enlil descobriu, destruiu e mandou confundir as línguas.

    Responda
    1. José Alfonso

      ...o que diabos eu acabei de ler.

  13. Marcos souza

    A questão principal da Torre é que ela estava sendo feita com materias inapropriados (vide BÃblia) e construida para Glorificar o Próprio Homem. O que eu acho interessante é que Deus Fala: "Eis que o Homem é um só e todos falam a mesma lingua, logo não haverá nada que não possam fazer..."  Um belo exemplo de como deveriamos ser, não só em copa do mundo!  

    Responda
    1. Mauro M.

      Se tivesse lido e entendido a matéria veria que ela desmistifica a tal "torre de babel", que na realidade era apenas uma construção de grandesproporções que na mente alienada de religiosos virou algo "mitologico".

  14. Anunnaki Rev

    Uma peça belissima! Mais uma vez é a ciência que está explicando de onde vem os contos, meio sem nexo que tem no Biblia! Madurk era filho de Enki/Ea, un dos primeiros colonizadores do PLaneta Terra!

    Responda
    1. Elias

      kkkkkkkkkkk. Essa foi da hora. Como é bom vermos pessoas com um bom humor como o seu.

  15. chicodarua

    Queiram ou não, mas a "biblia" é um livro, que muitas vezes dá um conselho adequado para o "problema". Ele ensina como esconder a traição (v. estória do David e Betsaba), como exterminar as nações inteiras (v. holocaustos praticados por Moises nas 7 cidades da Canãa), como roubar o irmão (v. estória do Esau e as lentilhas), como tapear o parente ( v.estória como selecionar as cabras para levar vantagem),como esconder o roubo (v. estoria da Raquel que levou as estatuetas do pai no selim), etc

    Responda
    1. tersiog

      Em primeiro lugar, esses relatos não estão 'ensinando' absolutamente nada, apenas mostram detalhes do cotidiano de um povo, que é tão humano como os outros, e portanto passível de todas as imperfeições que temos. Em segundo lugar, a existência de tais atos impróprios ou condenáveis mostra um lado mais realista e menos ficcional desse livro (ou melhor, coletãnea de livros)

    2. Elias

      Estórias.

    3. Mário Menegazzo

      Bem observado. Só que vc deveria ler o resto das histórias, as consequências e causas. Aí sim você teria o conselho do que evitar. O que acontece com os filhos de David e com ele por causa do pecado com BetSaba, o que praticavam as nações da terra de canaã, o que aconteceu a Jacó por roubar Esaú, como Labão (sobro) de Jacó trapaçeava também, e finalmente o que aconteceu a Raquel que robou o ídolo. As pessoas da bíblia não são mostrados como santos, mas pecadores, que se arrependeram ou não.

    4. Mauro M.

      Falou tudo...

  16. ventura

    Dificil comentar mas... A arqueologia e a ciencia tenta contradizer o que não consegue dizer,tenta mostrar o que não ve ,especula sobre coisas que ela não sabe o que é,por essas e outras que a fé ainda continua inabalavel para muitos.

    Responda
    1. emerich_juliano

      O nome correto para essa "bengala" não é fé, é religião.

    2. Mauro M.

      A fé continua inabalavel e sempre continuará, pois as pessoas precisam se de bengalas para andar. Algumas conseguem andar sozinhas outras não.

  17. Rafael

    Não foi a torre de Babel que gerou confusão de idiomas. Esse pessoal todo já não se entendia mesmo antes desta torre.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.