Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Dede Azevedo

    como apenas 750 aparelhos deste medem 41 pontos na novela, se cada ponto equivale a 58 mil pessoas? 750 vezes 8, que e o máximo permitido, da 6.000. Não entendi.

    Responda
    1. edsm

      Estude matemática!

  2. Dede Azevedo

    E fácil uma equipe de tv saber onde estão estes aparelhos e oferecer uma grana pra familia para ficarem antenados no canal o dia inteiro. Além disso, eu sozinho posso forjar e dizer q tem 8 assistindo comigo.

    Responda
  3. QUEN

    Esperar que o brasileiro opere essa geringonça fielmente é querer brincar com o pouquinho de inteligencia que tenho. Normalmente as pessoas assistem tv ou deitado ou sentado confortavelmente no sofá e não leventa por nada desse mundo. So se tiver so em casa pra ir ate a geladeira e pegar uma cerveja. É bom o pessoal do ibope saber que existe um acessorio muito util que acompanha o aparelho de televisão que se chama CONROLE REMOTO. Ninguem nesse mundo se levanta pra mudar de canal.

    Responda
  4. Wellington Valente

    Tem um desse instalado na casa de um amigo meu... Ele não gosta de assistir TV... deixa ligado na Grobu e vai pro Facebruqui...

    Responda
  5. Isaac L

    Eu não assisto Globo e SBT já faz uns 2 anos !! Prefiro sair de casa, ler um bom livro, jornal ou revista do que perder tempo vendo esses canais.

    Responda
  6. san

    Há anos tive um aparelho desse em minha casa. Trata-se de uma medição não confiável. Tinha vários aparelhos de TV em minha casa e o aparelho conectado em apenas uma TV. Lembro que quando a temperatura estava baixa e estava bem acomodado no sofá acionava a TV pelo controle remoto mas não alterava o canal pelo aparelho medidor por ser manual, portanto não havia sincronização entre a TV e o aparelho. É um sistema muito rudimentar.

    Responda
  7. kiko

    no futuro, ñ muito distante; a medição será automatica, todos aparelhos estarão conec tados.

    Responda
  8. EricKkK

    "A suspeita era que a medição favoreceria a Globo, o que o Ibope nega." ... BOM, ele está negando apenas mesmo, porque na própria foto da divulgação mostra o famoso CANAL 5.... dai-me paciência!

    Responda
  9. ERICK MACIEL

    POR ISSO E POR OUTRAS QUE O POVO NÃO EVOLUI-A TV-A INTERNET E O RADIO DEVERIAM PARAR DE PASSAR PROPAGANDA-QUEM QUER COMPRAR-VAI NA LOJA-E SIM TER MAIS CONTEUDO NAS SUAS PROGRAMAÇÕES

    Responda
  10. Nunnes

    E pensar que este simples aparelho possui uma força imensa, capaz de alterar tendencias e ações da atual sociedade. Penso que a quebra do monopolio do IBOPE seria questão de estado ou de policia, para que toda a sociedade não fique a mercê de meia duzia de pessoas neste país, afinal, numa análise mais profunda, trata-se de uma grande arma de manipulação das massas.

    Responda
  11. edsm

    Muitos reclamam sobre as poucas unidades distibuidas pela cidade contra os 10 milhões de habitantes. A quantidade está ate maior que a necessária pois trata-se de número de TVs e não habitantes, na distribuição. Um exemplo de como o Ibope geralmente acerta, assim como o dataf.., é em apenas 1000 entrevistados para um universo de 6 milhões de votos e num erro ate 2%. O perigo na TV não é nos dados dos aparelhos mas na adulteração desses dados na central. É isso que os anunciantes devem audita

    Responda
    1. Angélica Takeuti

      Eduardo Souza   Bla, bla, bla.

    2. edsm

      Acredito que o único jeito de auditar o ibope (24hs por dia) é montar uma central de anunciantes com poderes para alterar os dados recebidos dos aparelhos distribuidos (aparelhos->testes->central): quando bem se entenderem, se simula troca de canais (todos num canal ao mesmo tempo ou numa grade escolhida) sem o ibope saber e on-line verificar qual indice está retornando da central. Não custa nada (via web) e dá total credibilidade. Não sei do porque ate agora o não fizeram.

    3. edsm

      É como se nas eleições os votos fossem honestos (aparelhos) e decidem a eleição (audiência) mas na central (contagem nas urnas) se faz falcatruas e registram outros dados, dando mais ibope a um canal (ou votos a alguém). Se na contagem de votos há auditoria, haverá na central Ibope? Ou no seu software registrador? Um grande anunciante em milhões, sabe que a quantidade de aparelhos é suficiente, mas não acredito que saiba o que ocorre na central. Nas eleições, as urnas conferem a pesquisa. /

  12. Lúcio Almeida

    Como é sigiloso ainda continua sendo lenda. Do tipo conheci um cara que conhece a prima de um sujeito que o pai recebeu o aparelho. Uma outra questão que não da para engolir... Se o Ibope detem o monopolio e nenhuma outra empresa consegue ingressar nesse mercado por motivos desconhecidos, porque o CADE não investiga?

    Responda
  13. Raphael

    4000 sujeitos vendo Globo no país fazem com que todo mundo acredite que 180 milhões de brasileiros também o façam. Muito justa essa medição.

    Responda
    1. edsm

      ESTUDE MATEMÁTICA! fugiu da escola, só pode ser: o pessoal aqui discutindo problema matemático, sem conhecer!!!!!

  14. Eric Cartman

    são poucos aparelhos pelo tamanho da estimativa que fazem, certamente ele fica em stand by na Globo

    Responda
  15. lv

    Tive uma Casa grande com Net e sabia facil quem estava usando tal canal de dentro de Casa, dependendo do canal e quantos estavam assistindo a qualidades da imagem variava. Duvido que uma net da vida, Sky e etc nao tenham condições de medir isso com grande precisão, milhares de vezes mais precisa que o ibope porem logicamente na camada que tem acesso a isso.

    Responda
  16. Bruno Sampaio de Souza

    Então quer dizer que numa cidade de 11 milhões de pessoas, existem 750 aparelhos destes? Então tá... concorrência já !!!

    Responda
    1. Marcio

      eduardo concordo, mas assim, essa amostra de 750 aparelhos me parece pouca perto do universo de 11 milhoes! mesmo usando estatistica acredito que a amostragem deveria ser um pouco maior !

    2. edsm

      ESTUDE MATEMÁTICA! fugiu da escola, só pode ser: o pessoal aqui discutindo problema matemático, sem conhecer nada!

  17. Celso Gonca

    Po... não deixa de ser interessante. Agora se funciona ou não... aí já é outra coisa.

    Responda
  18. Maurício Pereira

    Eu quero ter um aparelho desses... e é claro, recebendo dindim... Quem dá mais???

    Responda
  19. Luís Amim

    Deveria ser auditável, se pode-se assim dizer.

    Responda
  20. housegames

    Esse aparelho deveria ter uma grande rotatividade pra realmente ser sério, senão o telespectador coloca no mesmo canal todos os dias então a pequisa fica congelada....no meu caso vejo o mesmo canal todo dia.....

    Responda
    1. Marcio

      em um serviço estatistico sério vc não seria um candidato a receber um aparelho destes.

  21. My Name Is Nobody

    Desculpa a IGNORANCIA...mas os decodificadores da NET, por exemplo, nao teria como medir a audiencia?

    Responda
    1. My Name Is Nobody

      ...e com certeza esta familia deve ser vitima de LOBBIES para dar audiencia a um canal X....

  22. Alex Santos

    Que vantagem maria leva? Servir de cobaia pra empresas multimilionárias, decidirem o horários que ele vão empurrar seus produtos no povo. Por isso que essa gente tá cada vez mais rica.

    Responda
  23. edinho

    Não entendi esse calculo de 58 mil domicilios cada ponto se só existem 400 aparelhos em São Paulo e 4.000 no resto do país, boiei. E cá pra nós que aparelho pré histórico esse. Acredito que a Gl o bo tenha mais uns 500.000 desses sintonizados na Grobo num galpão num lugar isolado só pra dar audiência pra ela, me fez lembrar de uma história de uma ocasião que a Glo o bo estava fora do ar fazendo manutenção técnica de madrugada com barras coloridas na tela e o Ibope deu 5 pontos !!! como?

    Responda
    1. Marcio

      Também concordo a amostragem de usuários x Universo Grande São Paulo não esta na minha visão muito bem equalizada. Penso que deveria ser um pouco maior !

    2. edsm

      ESTUDE MATEMÁTICA! fugiu da escola, só pode ser, oras...

    3. Ricardo Feltrin

      Caro Edson, a metodologia do Ibope, tudo indica, é correta. Nunca houve dúvida em relação a isso. Não é preciso uma amostragem imensa para se obter um resultado. Mas, concordo que, talvez, o universo de amostragem da Grande SP poderia ser maior.

  24. Manoel SAJ

    Até hoje, eu imaginava que o aparelho era colocado na TV sem a interferência do proprietário e mesmo assim a Globo manipulava, agora, tomando conhecimento que há toda essa parafernalha de detalhes, com o consumidor controlando o aparelho, é claro que a Globo sabe onde estão os aparekelhos, ela tem os endereços e ela manipula os consumidores e agora fica esclarecido porque que programas que ninguém assiste, dá ibop tão alto. A Globo manda no governo, imagina um aparelhozinho desse?

    Responda
  25. LALAU

    EU NÃO ACREDOTO NESTE TAL DO IBOPE. É NECESSÁRIO TER UMA OUTRA EMPRESA PARA MEDIR ,PORUQE O IBOPE TRABALHA PARA A GLOBO.

    Responda
  26. brasileirinho murilo

    É assim que é medido o ibobe? Eu que pensava que era algo altomático captado pelo satélite ou algum sistema eletrônico que vinha no aparelho de televisão.

    Responda
  27. alefego

    O Ibope "escolhe"? Foi isso mesmo o que disseram para a matéria? Se "escolhe", independentemente de quem escolheram, a amostragem é inválida, já que a seleção precisa ser aleatória.

    Responda
    1. Ricardo Feltrin

      Caro Alexandre, como a reportagem informa, a escolha do Ibope é feita a partir da amostragem do IBGE de dados socioeconômicos do Censo. abs

  28. edsm

    Só id io ta se submete a essa im be ci li da de. Não ganha nada, perde tempo teclando dados, deixa de assisitir em TVs ultra-modernas (Led, HDTV, etc), pra ficar nesse mico, anonimo, e sem alguma compensação ou retorno. Já o resto da popolação é livre, desimpedida e pode fazer o que bem entender: ate jogar a TV na parede, sem contrato algum. Coisa de id io ta (enriquecendo o ibope: tr ou xa, só pode ser).

    Responda
    1. QUEN

      ESTUDE PORTUGUES. fugiu da escola? popolação?

    2. Dilbert Maia

      Ele é volun o.t.á.r.i.o! Por isso, nada ganha...

  29. Lazarus Survivor

    Que beleza: finalmente estão encontrando os responsáveis pela má qualidade da programação da TV aberta

    Responda
  30. pereirinha

    O Brasil tem 200 milhões de habitantes e esses anunciantes ba ba cas acreditam em meia dúzia de telespectadores! Também, não sai do bolso deles. Já tá incluido no preço de seus produtos.

    Responda
    1. edsm

      ESTUDE MATEMÁTICA! fugiu da escola, só pode ser, oras!

  31. SMK

    O ibope se baseia na grande são paulo! Fica fácil pra Globo dar uma "monopolizadinha"!!!

    Responda
    1. Ricardo Feltrin

      Caro Samuel. O Ibope também avalia a audiência em outras 14 praças do país. São os dados do chamado Painel Nacional de Televisão (PNT). Que, aliás, não são muito diferentes dos da Grande SP. abs

  32. Pafuncio

    Imaginem como isso pode ser obsoleto com a realidade na programação de hoje na Tv. deixam esse monstrengo travado na Grobo como mostra a imagem, e assistem outros programas em inumeras outras TVs instaladas na própria residencia. O sistema para ser real, tinha que ser de outra maneira aleatória e sem vinculo Ibope Grobo.

    Responda
  33. Bentão

    Besta é quem trabalha de graça para os outros nem relógio trabalha de graça mais, no mundo de hoje tem de se cobrar de quem ganha dinheiro as suas custas. Neste caso, em programas políticos os caras pagam uma fortuna para as empresas e eles filmam e entrevistam uma turma que não recebe nada por isso deveriam cobrar pelo menos mil reais, deixem de ser bestas, se sua imagem aparecer e não pagarem por isso metam na justiça e cobrem.

    Responda
  34. Kléber Antônio

    Como a imagem mostra, ele já vem travado no canal 5 que é a Globo São Paulo? Eh, eh, eh...

    Responda
  35. Gema

    Agora está explicado o baixo nível das programações que "dão Ibope". Acho que este numero não é representativo. É impossível existirem tantos d/e/b/i/l/o/i/d/e/s curtindo a programação de baixo nível das TVs abertas.

    Responda
  36. mp_

    Ibope seleciona residências para instalar aparelho buscando realizar amostragem "sincera"? Isso é um soco no estômago de qualquer pessoa que estudou um pouco de Estatística, porque a única amostragem sincera é a aleatória, onde todos os membros da população possuem igual probabilidade de serem selecionados. Só há estatística confiavel e respeitaval quando se trabalha com aleatoriedade na amostragem. O fato do Ibope selecionar (e não sortear) já atesta a precariedade das conclusões. Joga no l

    Responda
  37. acarneloz

    Como pode APENAS 750 aparelhos medirem a audiência em São Paulo? E, se antes de colocarem esses aparelhos o Ibope fez uma preliminar para saber quem assistia a GLOBO? Assim.... todos os demais canais estariam sendo prejudicados.

    Responda
    1. Ricardo Feltrin

      Caro Afonso, o Ibope também avalia a audiência em outras 14 praças do país. São os dados do chamado Painel Nacional de Televisão (PNT). Que, aliás, não são muito diferentes dos da Grande SP. Como a reportagem informa, a escolha do Ibope é feita a partir da amostragem do IBGE de dados socioeconômicos do Censo. abs

    2. Maria Eduarda Siqueira

      Va estudar matemática E ESTATISTICA você, palhaço

    3. edsm

      ESTUDE MATEMÁTICA! fugiu da escola, só pode! Sobre o Ibope, uma peste dessas não destroi a matemática.

  38. Mr City

    O Ibope existe e os aparelhos também. O que faltou à matéria foi informar que os números do Ibope são manipulados de acordo com o gosto do freguês que encomenda a 'pesquisa'. Silvio Santos sabe disso. O jornalista Jorge Cajuru também. Mas nem precisa ser jornalista ou investigador para comprovar que os números do Ibope são falaciosos. Basta dar uma voltinha na periferia das grandes cidades e verificar o que as pessoas estão assistindo.

    Responda
    1. Everton

      Então proponho substituir o IBOPE pela "voltinha" do Mr City. O IBOPE depende de sua credibilidade. Não digo que não erre. Pode acontecer, mas se estiver errando de propósito, ou cedo ou tarde seria descoberto. Pode acreditar que quem gasta milhões em publicidade não é nenhum ingênuo pra ser enganado tão facilmente como vocês acham que são.

  39. Frank Mendes

    Só acho a amostragem muito pequena.

    Responda
  40. kaffa

    queira saber qual base eles tiram do ibge, pois familias em SP com 8 integrantes na mesma casa é mais raro que esse aparelho "cabeça de bacalhau"...e ter uma familia da classe D decidindo a A.... quandos os mundos são tão diferentes....ou seja 1 casa decide por 58mil casas........fala sério .....TREMENDA PIADA !!!!

    Responda
    1. Maria Eduarda Siqueira

      Explica aí Sr. Matemático..... Palhaçã o

    2. edsm

      ESTUDE MATEMÁTICA! fugiu da escola, só pode!

    3. Everton

      Leia direito. NO MÁXIMO 8 pessoas. Isto não impede que famílias menores tenham o aparelho. Raro é encontrar família com mais de 8 pessoas na mesma casa.

  41. PHP

    Se dependessemos do IBOPE, hoje o Netinho seria senador por SP.

    Responda
  42. Jack

    750 aparelhos numa cidade com mais de 12 milhões de habitantes? Isso lá é preciso? humm... sinto cheiro de defecação de mosca aí...

    Responda
    1. edsm

      ESTUDE MATEMÁTICA, oras: fugiu da escola, só pode ser. Sobre o Ibope, uma peste dessas não destroi a matemática

  43. ZEMANE

    Vou colocar a audiência da minha família a disposição do Ibope. Só tem um pequeno detalhe, por questão de opinião, aqui em casa, a gente não assiste a G lobo. Portanto, um só sujeito, Eu, vou representar 58 mil domicílios. Bons para o SílvioBT, Re deTV, Reco rd, B and e TV's Cult ura.

    Responda
    1. edinho

      Explique então nobre professor essa formula matemática pra todo mundo que não estudou matématica, já que se acha tão esperto e pagador de pau pro Ibpope.

    2. Everton

      Entre os 4.000 devem ter pessoas que também não assistem esta ou aquela TV. Você deve estar representado.

  44. edison klimeck

    Marcelo, vc nao fala serio, se recebe brindes do Ibope vc só ve a globo, coisa feia, isso é corrupsao , CARA,seja feliz bom ano novo a vc e familia, Q MMMMMMMMMM

    Responda
  45. QUEN

    Quando a pessoa muda de canal via controle remoto, será que o aparelho muda tambem. Ou a pessoa tem que se levantar e mudar de canal tambem no aparelho? De repente vc assiste um canal e a medição esta sendo feita em favor de outro. Alguem me explica isso? Falei besteira?

    Responda
    1. Lúcio Almeida

      Ricardo a tecnologia já existe e é utilizada por muitos sistemas de segurança acessiveis. Criar um aparelho que consiga "visualizar" e quantificar as pessoas que estão de frente a ele não é dificil. Até identificação facial do operador autorizado é possivel. O que se percebe é que esse aparelho tem tecnologia ultrapassada e que pode levar ao erro. Se o cara ta assistindo a Record por exemplo e esquece de mudar no aparelho, para o Ibope outro canal esta sendo assistido.

    2. Ricardo Feltrin

      Everton, talvez no futuro haja um meio de um aparelho identificar automaticamente quantas pessoas estão em sua frente, é uma boa ideia, mas creio que hoje isso não existe. Caso contrário essa tecnologia seria usada. Abs

    3. Everton

      Pelo que parece a mudança é manual mesmo. Concordo com você. O ideal é que o próprio aparelho identificasse o canal, e se possível, a quantidade de pessoas na frente da TV de maneira automática. Mas além da indicação instantânea também existe a pesquisa normal feita pelos pesquisadores com uma amostragem bem maior, mas não instantânea. Acredito que o IBOPE compare posteriormente os resultados e se a pesquisa instantânea não estiver "batendo", provavelmente eles tentarão corrigir os desvios.

  46. joão batista rigobelli

    Raras vezes ibope foe allem de sua margem de erros em rellacao aos resulltados...Esse modo de psquisa eh de justos resulltados doa a quem doer.l.

    Responda
  47. G. Braga

    Procurem no Google: Técnicas de amostragem.

    Responda
  48. josé

    Eu achava que seria mais preciso e não uma coisa que não representa nada pois menos de mil aparelhos em casas de pessoas não tem a mínima chance de acertar alguma coisa ou seja só tapeação. Quem estiver com o aparelho já tem um canal preferido o que não representa quem esta assistindo. Acredita quem quiser.

    Responda
    1. Bruno Henrique

      Quem nunca estudou estatistica so fala bobagens quando o assunto eh medicao de audencia.

    2. edsm

      ESTUDE MATEMÁTICA! fugiu da escola, só pode ser.

  49. Jefferson

    Concordo com o Marcelo quando questiona pq só BH também não tem esse medidor, já que BH faz parte do polo mais importante do país.Realmente a globo tem mania de pensar que o Brasil é so São Paulo e Rio de Janeiro.Mas daí a dizer que a Globo é 3º lugar aqui eu não concordo. Em todo caso, também duvido desse aparelho de Ibope.

    Responda
    1. Ricardo Feltrin

      Carfo Jefferson, BH tem esse medidor, sim. A praça de Belo Horizonte faz parte das praças pesquisadas pelo Ibope no PNT (Painel Nacional de Televisão). O resultado do PNT deve sair nos próximos dias, e não é muito diferente do da Grande SP. Abraço.

  50. pato macho

    Quem duvida é preciso mudar de opinião,ninguem consegue enganar por muito tempo ou combinar resultados. Que bom que foi esclarecido

    Responda