Ciência > Mosquito da dengue já resiste a inseticida, mostra estudo Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. JC

    Os insetos estão criando resistência a inseticidas e nós seres humanos estamos morrendo envenenados por eles.

    Responda
  2. RIVELINO RIBEIRO

    ISSO E ALGUM PRODUTO NOVO CHEGANDO NO MERCADO!!!!! INSETICIDA JA ERA!!!!

    Responda
  3. dennis

    Seleção natural... o mosquito vive o homem morre envenenado... não sou cientista ...mas sempre imaginei que o homem resolveria esse problema com conhecimento ... cheira a incompetência...e transferem para a seleção natural ... assim é fácil

    Responda
  4. César

    "o emprego excessivo de inseticidas, tanto o aplicado pelas prefeiturasquanto os usados em casa, induz o mosquito a ter uma resistênciagenética maior ao veneno" Os inseticidas não induzem resistência, eles agem selecionando as variações previamente resistentes, ok?

    Responda
  5. Suzana Ruiz

    Enquanto eles se tornam resistentes aos inseticidas, esses venenos são feitos com químicas cada vez mais fortes a ponto de ter feito todos passarem mal aqui em casa com um daqueles de pôr na tomada. A gente morre, os mosquitos continuam vivos.

    Responda
  6. Carlos De Xangô

    A MELHOR COISA PARA PICADURA DO MOSQUITO DA DENGUE É UMA VAGHININHA DA DONA DENGUE!!!! PASSA RAPIDINHO!!!!

    Responda
  7. Eduardo

    Quero ver eles criarem resistência a minha super raquete elétrica!!

    Responda
  8. bento jose

    este sao brasileiros. ja compraram ate o inseticida. com certeza e algum mosquito politico que ja negociou isto. deve terveleição la na mosquitada tambem este ano. vamos aguardar para ver. porque com esta tragedia de chuva o que tem de prefeito rindo a toa ai nao e brincadeira nao. ate o de teresopolis quer voltar mais eles nao deixam.

    Responda
  9. Francisco das Chagas Figueiredo Nogueira

    Seleção Natural isso é Genética Pura, só leigo não vê.

    Responda
  10. Rodberto Santana

    A citronela, se plantada e desenvolvida, como um repelente natural tem a capacidade de dependendo da hora do dia, temperatura, se molhada ou não variar sua intensidade de liberação do aroma que irrita o dengue. è um repelente natural que já vem na formula correta pois varia sua concentração durante o dia o que faz com que o dengue não se adapte....Se cada um de nós tivermos uma moita em casa, com cereteza diminuira. , assim como outras plantas tb.

    Responda
  11. mauricio o grande

    Os políticos brasileiros devem estar atentos a essa matéria, pois se conseguirem o mesmo resultado, vai ficar dificil matar esses ratos.

    Responda
  12. luizba

    Impressionante.. o cupado é o povo porque usa inseticida. Não são as prefeituras e seus secretários que desviam verbas e favorecem terceiros. Legal

    Responda
  13. Luiz Nigri

    Para matar o mosquito da Dengue: Pega-se o mosquito, abre a sua boca, enche de In Sete Cida, e pronto!

    Responda
  14. Antônio

    Mas será que os inseticidas em spray ou aqueles usado pelos agentes sanitários estão realmente sendo feitos para matar os mosquitos ou as indústrias estão economizando em suas químicas para baratear o custo de fabricação dos mesmos?Tudo por dinheiro!!!

    Responda
  15. A M

    Acessem www.neutradengue.com.br

    Responda
  16. DURY

    Seleção Natural ou Resistencia, chamem com quiser chamar, mas o fato é que alguns produtos não estão sendo mais eficientes para o controle do mosquito vetor da dengue. Na América Central, Asia e Oriente Médio está sendo utilizado um produto natural de um composto derivado de uma bactéria de ocorrencia natural em solos, que é muito eficiente para o controle das larvas do mosquito da dengue. O produto é muito seguro e se chama NATULAR e foi lançado no Brasil no final de 2011.

    Responda
  17. Abner

    Isto se chama Seleção Natural e acontece com todo e qualquer ser vivo...O ideal sempre foi a utilização de vários metodos a o emso tempo e de preferência que não sejam venenos, ou pelo menos inseticidas naturais como o NEEM, por exemplo....

    Responda
  18. josesitojr

    O mosquito pode ser resistente ao inseticida, mas não é resistente ao álcool, especialmente o 96 GL. Aliás, o álcool mata moscas, baratas e mosquitos, precisa somente treinar a pontaria, mas em poucos segundos o inseto morre. A vantagem é que não é um produto venenoso.

    Responda
  19. Tio Ãcido

    Ferrou!!! A coisa agora está fora de controle mesmo: inseticida não funciona e o fenômeno está com dengue.

    Responda
  20. Banana Republic

    o mosquito da dengue já foi eleito o mascote das olimpíadas 2016...

    Responda
  21. Mi

    Que mané raquete, que nada! Manda bazooca!

    Responda
  22. Henrique Franciscato Melo

    Será que o repórter já ouviu falar sobre Charles Darwin? Seleção Natural? Comparação com antibióticos? Pff...

    Responda
  23. senhor dengue

    Quais inseticidas foram testados e em que concentração e locais? Testaram embaixo das camas e atrás dos armários e portas onde estão escondidos? O mosquito da dengue se chama de MOSQUITO DO ARMÃRIO porque mora dentro dos armários. Nunca foram aplicados inseticidas, no Brasil, dentro das casas onde os mosquitos se escondem então, como podem estar resistentes? Essa pesquisa visa apoiar o governo em suas medidas de combate a dengue que estão dando completamente ERRADAS.

    Responda
    1. Mário Filipi

      Exatamente! Hoje a Sucen usa o Malathion, mas a qual inseticida o estudo se refere? seria esse mesmo? Se sim, já está na hora de trocar. Mas ainda vejo o problema da dengue como cultural. Encontram-se focos de mosquitos em residências de TODAS as classes sociais. Investir em conscientização é importante mas o povo também tem que aplicar esse conhecimento. Além disso, deve haver fiscalização constante e caso hajam reincidências de focos num mesmo imóvel, o proprietário deve ser

  24. OLIVARES ROCHA

    E ainda tentam modificar esta peste geneticamente p/ combater sua espécie! Mais uma grande burrada q o tempo mostrará ser mais danoso que o mosquito normal. (toda intervenção deste tipo se mostrou um desastre). O que é eficaz: Mosquitérias, repelentes naturais (os industriais só funcionam por 2 horas e são tóxicos) e manter a saúde em alta.(Uma forma barata e eficaz é usar a AUTO-HEMOTERAPIA, q a Anvisa q ñaso viu denuncias das próteses de silicone cancerígenas e proibiu a babosa, persegue$$

    Responda
  25. claudio asvolinsque

    A Funasa, no Amazonas faz uso exagerado de inseticidas , sem nenhum controle externo , aumentando os perigos para a populacão ribeirinha .

    Responda
  26. Velloso

    Esse resistência do mosquito da dengue é chamado de efeito "xilindró"... Quanto mais se constrói prisões mais os "bandidos feitos" se tornam resistentes ao gradeado.

    Responda
  27. asbenicio

    Será que em algum momento esse pessoal da ciência e imprensa, que não entende evolução, vai começar a usar o termo correto: isso é SELEÇÃO NATURAL. Darwin!!!A comparação com analgésicos é ridícula, A "resistência" a analgésicos está relacionada à química cerebral. Quanto o assunto são antibióticos e outros venenos o que ocorre é SELEÇÃO NATURAL. Provocada pela VARIABILIDADE GENÉTICA: a chave da seleção natural há 3,5 bilhões na terra.

    Responda
    1. canibalbranco

      Usando seu raciocínio, os seres humanos usam agrotóxicos a milhares de anos. Porque não adquirimos resistência a eles?

    2. Ramon Lamar

      Isso mesmo, Sr. Aristóteles Benício. É interessante notar que pessoas sem conhecimento científico básico sejam responsáveis por escrever certas matérias. Abraços, amigo!!!

    3. Henrique Serra

      Inseticidas existem há muito tempo, há dezenas ou centenas de milhares de anos. Exemplos? Nicotina (calda de folhas de fumo), rotenona (extraída de cipós), piretrinas (de folhas de crisântemo), etc. A concentração dessas substâncias para uso agrícola ou urbano é que é mais recente.

    4. canibalbranco

      Saiba que Aristóteles não usava insenticida. Eles existem a pouco tempo. A seleção natural teria tempo de atuar.

    5. luis macedo

      Certíssimo. O erro ocorre pela velocidade das informações. Muitas notícias, pouco conteúdo.

  28. Lúcio Almeida

    Na propriedade onde resido temos varias caixas de agua e dois tanques de peixes e para não juntar larvas nesses locais usamos uma solução simples fornecidas pela natureza. Colocamos nas caixas dagua peixinhos conhecidos como GUARUS nativos de nossos rios (para quem conhece Aquarismo é o primo pobre do Lebiche).Existem pesquisas feitas em faculdade que mostram a eficacia desse peixe no combate as larvas da dengue. Infelizmente, o homem tem acabado com os predadores naturais como sapos

    Responda
  29. Lúcio Almeida

    "A lógica de que exagerar na dose de analgésicos pode tornar a pessoa mais resistente à dor se aplica ao veneno para o controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue." Acho que o jornalista viajou... A lógica correta não seria: "... exagerar na dose de analgésicos pode tornar a pessoa MENOS resistente a dor..."???

    Responda
  30. Zecão

    Tem uma coisa que esse mosquito não resiste, é a raquetada elétrica, é divertido e ainda acaba com esse problema e é barata! Só tem um problema, daqui a pouco os direitos humanos vão querer recolher a raquete dos camelôs alegando ser maus tratos contra o mosquitinho da dengue, né?

    Responda
    1. ZeroHum

      Usar raquete é divertido? Isso é pq vc ainda não experimentou explosivos. Dá uma dó do bichinho,coitado...

  31. Rafael

    Está aí um desafio brasileiro que não admite falcatrua, como gostam nossos políticos. Esse negócio de fumacê, etc., são medidas politiqueiras. Eles contam com o baixo ciclo natural dos mosquitos e alegam que foram as ações que implementaram.

    Responda
  32. Heitor Castro

    Por isso só faço uso da minha raquete explosiva elétrica, comprada na feira do Paraguai. Ela é eficaz e não deixa cheiro.

    Responda
  33. Henrique Serra

    A resistência é um fato. A melhor estratégia é adotar métodos variados e alternativos de controle. Esvaziar e eliminar potes ou recipientes que representem risco de armazenamento de água da chuva é uma ótima medida e não custa nada, mesmo para pessoas sem nenhum recurso. As raquetes de eletrocução dão bons resultados contra os adultos que ficam nas residências (e pode ser até divertido). Armadilhas de CO2 também ajudam. Veneno, usar em último caso, sempre trocando o princípio ativo.

    Responda
    1. edhema

      Tentei armadilha de CO2 natural e não obtive resultado algum... (levedura+PET).Fico pensando em algo mto simples: Prender uma raquete ligada num ventilador desses sem pás... Iria "filtrando" o ar dos pernilongos, hehehe.Nos EUA tem armadilhas de CO2 com bujão, ventilador e peneira. Aparentemente mto mais eficiente.Precisamos de empresários pra trazer ou fazer essas coisas tb... Alem das ações preventivas.

    2. Henrique Serra

      Vamos esclarecer: "As raquetes de eletrocução dão bons resultados contra os adultos *DO MOSQUITO*, que ficam nas residências". Daqui a pouco vai ter gente defendendo que as pessoas adultas devem tomar choque elétrico para escapar do mosquito, hehehe...

  34. Jack Daniel's

    Acendam um isqueiro na frente do inseticida antes de borrifá-lo. Duvido que algum mosquito segure o "tranco".

    Responda
  35. Romario Sena

    Essa pesquisa sinaliza que o melhor tratamento ainda é a prevenção. Portanto devemos tirar proveito da matéria tomando os cuidados básicos para evitar a proliferação do mosquito, já que o maior criadouro é a área urbana.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.