Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Toim do Jegue

    Não havia como o ano de 2011 ter sido bom para a economia por uma razão muito simples. Basta olhar a história recente da humanidade e fazer uma média ponderada das coisas boas e ruins e tirar as conclusões. Vejamos: Ataque nas torres gêmes 11/09; Atentado em Madri 11/3; Terremoto e Acidente Nuclear no Japão 11/3. Infelizmente somente agora ( a posteriori) me dei conta disso. Estava apostando no horóscopo chinês, pois era o ano do coelho, ou seja, da properidade, mas acabou sendo o ano da zeb

    Responda
  2. gallo66

    Creio que o nível de acerto seria maior se os economistas incluíssem em suas análises alguns fatores "demográficos" da nossa fauna política. Como o perfil dos políticos no poder, o nível de desvios de dinheiro público esperado e outras variáveis bem manjadas. A análise só de números, sem uma boa dose de subjetividade bem fundamentada, só produzirá resultados similares aos do jogo de búzios.

    Responda
  3. Luiz Felipe

    Prefiro a sabedoria popular que diz:"o futuro a Deus pertence" e bem como "o Homem faz os seus calculos e Deus faz o cálculo". Em assim sendo, como todas as previsões e definições têm lá os seus riscos, ouso manter a previsão do HoMeM do Mapa da Mina,que prevê à nação brasileira 100 anos de bonança, equilíbrio, paz, amor e prosperidade, a partir da colocação do PNBC (Projeto Novo Brasil Confederativo) em prática,prevendo tb que no modello que aí está tudo continuará como dantes nestes quadra

    Responda
  4. Claudio Goldman

    Arrogância é ruim em qualquer profissão...

    Responda
  5. Gustavo Fidalgo Del Giudice

    Caro Sr. Clóvis, Como profissional atuando no planejamento e controle de estoque de materiais aeronáuticos, combustíveis e petroquímicos, por favor não compare análises e projeções baseados em modelos matemáticos e estatísticos com superstições e o acaso. Muitas variáveis são incontroláveis e imprevisíveis - como exposto acima; os estudos buscam um modelo que se aproxime do real. Porém, correndo o risco de soar óbvio, nunca deixarão de ser ideais, pois o futuro é incerto e seu context

    Responda
  6. Gustavo Fidalgo Del Giudice

    Instituições não operaram decisões futuras, mas sim operaram com o que há de futuro nas decisões presentes - um processo organizado, sistemático e contínuo; de forma a minimizar incertezas e ameaças; maximizar oportunidades e auxiliar a cia. a atingir seus objetivos. Gestores utilizam ferramentas de previsão para antecipar eventos, tomandodecisões que lhe pareçam as mais acertadas.

    Responda
  7. Gustavo Fidalgo Del Giudice

    Perguntado qual a habilidade maisimportante para uma pessoa ingressar na política, WinstonChurchill disse que a arte da previsão consiste em antecipar o que acontecerá edepois explicar porque não aconteceu. Churchill tinha grande visão, mas sabiaque o futuro é imprevisível.

    Responda
  8. Hilton Leite

    A matéria do Jornalista Clóvis Rossi: Deus não fala pela boca de economistas. Ao nobre jornalista quero dizer-lhe, sempre que Deus quer falar ele levanta homens para o ministério da profecia ou da pregação de sua Palavra, podendo, inclusive, levantar economistas. Esses terão sempre o privilégio de Deus falar por suas bocas. Economistas dão palpites ou fazem previsões, mas se comparados aos profetas nunca chegarão à verdade O profeta terá sempre de está preso as verdades da Palavra de Deus.

    Responda
    1. danilobc

      Pelo que concluo que precisamos de mais profetas trabalhando no mercado financeiro.

    2. Francisco d´Anconia

      WTF

  9. Cirval

    O pior de tudo isso é que um economista está prestes a assumir o Ministério da Educação!

    Responda
  10. popoio

    É vero! Muito menos ainda pela boca dos políticos! Ô raça!...

    Responda
  11. Zé Bolha

    jornalista também não é bom em dar palpite...fica bem perto de economista...kkkk

    Responda
  12. jomar vasconcelos

    Se economistas fossem médicos só serviriam como médicos legistas.

    Responda
  13. Herdf

    Bom texto, so esqueceu de dizer que economistas, imprensa e alguns partidos tentaram impor uma recessao ao pais. O governo embarcou na pressao e corrigiu a tempo de evitar um desastre, mas nao evitou a queda do crescimento. Desde 1994 os mesmos grupos querem impor a agenda da recessao em nome do combate a inflacao, e a proposta do pais estavel para poucos.

    Responda
    1. gallo66

      Tenho a impressão (sinto no bolso) que desde o famigerado plano cruzado nossos políticos tentam artificialmente segurar o crescimento do Brasil. O Brasil só está ameaçando melhorar porque pararam as pajelanças na economia. Mas em seu lugar, entrou um aumento na carga tributária e na percepção da pupulação em relação à corrupção (que sempre houve).

  14. Paulo Rubens

    Ecomista mais parece com Alquimista, futurologista, numerologista, vidente, a Mãe Dináh que se cuide.

    Responda
  15. Paulo Rubens

    O meu maior temor é a volta da inflação.

    Responda
    1. Kissy Folder

      Não precisa mais temer. Ela chegou.

  16. isnatonete

    Cadê o premio Nobel de economia. só tem apostador de jogo de bicho. o resto é conversa para boi dormir zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

    Responda
  17. Tonya

    Presumir que um numero previsto por um economista sera exato no crescim. de um pais apesar da influencia de tantas variaveis seria tolo. A economia tem que ser julgada pelos seus fundamentos. Por exemplo, Economias fechadas controladas pelo estado onde a livre iniciativa e tolida levam a miseria e vice versa. Resposta absolutamente correta, nao. Exemplos, Coreias, Vietnam X Cingapura, Hong Kong, Cuba,etc. Esse -principio que ainda e questionado pela esquerda latino americana e alguns jornali

    Responda
    1. jomar vasconcelos

      Que tal comparar Cuba com Haiti ou com a República Dominicana?

  18. reynante

    Errou em tudo e olha que esses indices ainda foram maqueados pelo governo, para cima e alguns para baixo, caso contrário o resultado seria cômico, não fosse trágico, trágico, muito trágico.

    Responda
  19. abraga

    No meu ver a contribuição principal deste artigo é a atenção dada à informação sobre margens de erros. Precisamos incluir em nossos boletins oficiais e jornalísticos as margens de erros das previsões econômicas, assim como o fazemos com as previsões eleitorais.

    Responda
    1. danilobc

      As margens de erro das pesquisas eleitorais tem mais significado do que nos modelos matemáticos usados. As margens de erro vem da estatística pura. Nos modelos matemáticos a própria margem de erro é uma estimativa muito sujeita a erros. Ou seja... ao invés de um número para ser questionado, serão dois números para serem questionados... haja critica!

  20. Gisele F Baraglio

    Francamente todo mundo erra, mas jornalista é um ser que A D O R A tripudiar sobre o erro alheio, não entendem xongas de geografia por exemplo (se Israel fica no Oriente Médio o Oriente próximo é onde, na Alemanha? Menos ainda de política, tratam todos os países da Europa como um bloco único, sem divergencias culturais, políticas, econômicas e até religiosas) a agora vem palptar numa área que simplesmente nunca viram... ou acham q quem faz jornalismo tem muita afinidade com números???

    Responda
    1. jomar vasconcelos

      Vc sabe que muitos jornalistas especializam-se de determinadas áreas do conhecimento? Errar , todos erramos. Alguns erram com humildade e outros com arrogância, como é costumeiro entre os economistas.

  21. Luiz Antonio

    Como já disse Jaburski, existem formas mais prazeirosas de perder a reputação do que fazendo previsões de mercado. Os tolos que as fazem querem aparecer ou são lobbystas de alguma situação. Espanta é alguém acreditar neles, principalmente se são agentes da imprensa a serviço da oposição do quanto pior melhor.

    Responda
  22. sml

    Evidentemente que os modos endógenos e os exógenos, na têm a ver com o exágono. Porém, considera-se que, em matéria de muito mais principalmente, os números exponenciais são bons, mas nem tanto quanto os comerciais. Agora avaliando-se a flexibilidade da cauda do jacaré, nota-se comemoração pela alta da inflação, com conotações eloquentes e consequentes das preposições anômalas das idéias oriundas do cérebro do molulsco voador. Fianalmente com o saber do cacique cobra ven

    Responda
  23. rosalves

    mas no ápice da escala dee arrogância não estão nem jornalistas nem economistas, mas juízes que entendem tudo de tudo e ainda julgam qual dos arrogantes de plantão está mais certo.

    Responda
  24. Sebastião Marques Amorim

    Você mostrou a diferença, e são números bem pequenos. Exemplo: crescimento econômico 1,6% de diferença representa crescer menos 32,5%. Se você olhar o crescimento industrial representa um pé no freio de mais de 85%.Os admiradores da natureza devem comemorar esses números, não crescer significa diminuir o USO (ou abuso?) dos recursos naturais pois o homem tem crescido em função da destruição da Terra, sua casa.As coisas ficaram 32% mais caras que o previsto (inflação).Matemática não mente. /

    Responda
  25. Palmeirista

    Na Scientific American Brasil de dezembro tem uma matéria sobre essas projeções econômicas. E de fato, os modelos usados não condizem com o mundo real. Agora, o fato de venderem essas projeções como se fossem previsões concretas é outra questão. Quem ganha com isso? Quem perde?

    Responda
  26. Macabeu

    Nem de ex-guerrilheiros.

    Responda
  27. RoddyOM

    Quando se tenta prever o futuro, a única coisa que se pode ter certeza é de que o erro vai acontecer. Isso serve para economistas, meteorologistas e outros profissionais que tentam o impossível. É fácil criticar quem erra ao tentar acertar o futuro quando se é jornalista e só se fala do passado. E que tal criticar jornalistas, que erram mesmo quando falam do passado....?

    Responda
  28. Cavalcanti

    Graças a DEUS que ele não fala pela boca dos economistas...Imagina ELE falando pela boca de José Serra, que se diz economista e não tem sequer registro no Conselho !!!!!!! E após as privatizações, com aquela roubalheira, imagina se DEUS ia se meter num troço desses............

    Responda
  29. danilobc

    Sinceramente acho essa discussão inútil. O número sempre é apresentado como uma estimativa. Se alguém acha que o número é uma afirmação e não uma estimativa, é porque não sabe interpretar texto.

    Responda
    1. Capitu

      Estava buscando palavras, quando li o seu comentário. Nem preciso comentar. Só concordar.

  30. João Fortuna

    Tampouco Deus fala pela boca dos jornalistas

    Responda
  31. Eder Kamitani

    Tenho a forte convicção de que o jornalista que redigiu essa reportagem não tem sequer idéia rudimentar de como os economistas efetuam essas estimativas. Projeções não são números mágicos isentos de erros, são números industriosamente calculados através de modelos econométricos, com base em um banco de dados e em algumas premissas, que podem conter lacunas ou mesmo perderem a validade durante o período analisado.

    Responda
    1. Rodrigo Ricardo

      Traduzindo a resposta do nosso amigo acima para o português: "Projeções são números que provavelmente têm base inconsistente e que geralmente não servem pra nada". Obrigado pelo esclarecimento.

    2. jomar vasconcelos

      Provavelmente vc não é um leitor assíduo. Quanto as premissa, e ai que a v@c@ vai para o brejo.

    3. Francisco d´Anconia

      Quando se vê comentários que falam algo absolutamente e puramente factual sendo negativado sem explicação é sinal de que a patrulha eletronica do PT passou por aqui.

    4. ViniGrassi

      Sim, previsões econômicas são tudo isso e mais um pouco, o pouco que as torna equivalentes a jogos de búzio. As previões econômicas ainda são bem falhas.

  32. MARX

    VOCÊ PEDIU PERMISSÃO A DEUS PRA EXPLORAR O NOME DELE COMERCIALMENTE?????!!!!

    Responda
  33. Francisco d´Anconia

    Essa foi a matéria desse Clovis mais tos-ca, desinformada e tacanha que ele já fez nos últimos meses. Método espanhol usar intervalos de confiança? Jesus, esse cara já estudou estatística básica na vida? Ele realmente acha que isso não faz parte do trabalho de construção de cenários? Enfim, esse foi mais um caso bizarro de jornalista perpetrando desinformação de outros jornalistas - pq a matéria original já tem inúmeros equívocos. Jornalistas = profissionais cuja maioria

    Responda
    1. BZJ

      Discordo. Não sou jornalista, mas confio muito mais neles do que nas previsões dos economiotas.

  34. Ricardo Candido de Araujo

    Quem foi mesmo que teria dito que a receita infalível para se chegar a ruína é dar ouvidos aos conselhos dos economistas? Não me lembro, mas "cravou" em cheio! E, ao menos no caso brasileiro, ainda há o agravante de muitos deles fazerem previsões com "cores partidárias", ou seja, não se pode falar de arrogância e sim de empulhação pura.

    Responda
  35. Rômulo Ferreira

    É meu caro, vc foi infeliz com esta reportagem superficial. Projeção econômica, antes de mais nada, não é feita para acertar. Isso não é loteria. A finalidade principal dela é orientar a tomada de decisão de investidores, governos, empresários, etc. Ai pergunto: se está previsto uma crise, vc vai ficar de braços cruzados até ela se concretizar? Calro que não! Portanto, é natural que ajustes sejam feitos ao longo do tempo conforme as variáveis vão se alterando.Pense nisso e aplique em

    Responda
    1. Francisco d´Anconia

      Ricardo, o que dá cientificidade pras projeções feitas pelos macroeconomistas não é a acurácia delas mas o método pelo qual são obtidas. Nesse sentido, são tão científicas quanto as previsões meteorológicas. Os economistas não podem ser culpados de não terem seu método explicado pela imprensa. Francamente, nem acho que os jornalistas e o público estaria interessado nos detalhes técnicos (provavelmente pq não entenderiam mesmo).

    2. Ricardo Candido de Araujo

      Rômulo, se "projeção econômica" não é feita para acertar, então é empirismo puro, tal qual, como diz o Rossi, jogo de búzios, e não uma ciência exata, como vemos tentar colocar todo economista que aparece na TV e/ou escreve em jornais. Não me parece intenção do jornalista desqualificar as projeções econômicas, e sim a forma como são colocadas, absolutamente infalíveis, portanto, nosso destino inevitável, para o mal ou para o bem.

  36. von kaio

    Fatores endógenos,somados aos exógenos produzem tantas variaveis,que apenas uma análise de múltiplos cenários pode abranger todas as hipóteses.Portanto projetar um cenario otimista,outro pessimista, contornando um terceiro realista,é o modo de facili tar o processo decisório na economia.

    Responda
  37. Ze Brasileiro

    Tres negócios dão dinheiro neste pais:Primeiro: Um Banco mal administrado - O Governo cria o Proer ou coisa que o valha, injeta grana e tudo se resolve.Segundo: Um Banco medianamente administrado - O Governo incentiva fusões, injeta grana e tudo se resolve.Primeiro - Um Banco bem administrado - Ai criamos a dupla CARACU. O Banqueiro entra com a Cara e o povo entra com o resto.Dinheiro para salvar Bancos desde 1929 no Mundo e no Brasil tem, mas para o povo trabalhor e empreendedor não!

    Responda
  38. olnir

    Poderiamos dizer que sobrou capacidade de produção instalada, faltou consumo ou assustaram os consumidores, com preços caros e juros exagerados, assim como parte da classe média alta com altenativa de comprar fora, viajaram e viraram sacoleiros, assim como a prioridade do governo sendo para pagar o serviço da dívida pública, deixou para segundo plano o simplesmente não fez melhorias na infraextrura, coisa que dificulta exportações e encarece os produtos para os consumidores e razão aos pedin

    Responda
  39. Cris

    Os economistas brasileiros têm o mesmo defeito: não fazem trabalhos de campo. Aceitam, sem pestanejar, os números do governo, do BC, do MF, do IPEA... e fazem burrada! Se se dessem ao trabalho de sair a campo, veriam que as projeções, se baseadas nos números fantásticos que são disponibilizados oficialmente, não passam de fantasia.

    Responda
    1. Eder Kamitani

      Do jeito que tu falas, cada economista teria que fazer seu próprio cômputo de variáveis relevantes, andando com uma prancheta na mão Brasil afora, batendo de porta em porta, antes de fazer projeções... o que é obviamente impraticável

  40. JADER MATIAS

    Religioso entende muito de economia... Não fazem nada, não produzem nada e vivem no maior luxo e soberba.

    Responda
  41. JADER MATIAS

    Deus entende de economia tanto quando entende de religião... Nada!

    Responda
  42. augusto palme

    Em quase todos os ramos de atividades existem aqueles especialistas que são considerados como influenciadores do consumo. Eles são assediados e aliciados, direta ou indiretamente, pelos interesados em alavancarem vendas de seus produtos. Os influenciadores menos éticos aceitam propostas, prêmios, ou presentes, e saem falando mil maravilhas a quem interessa e lhes pagou. Tambem entre os economistas e na midia há profissionais assim. Há tambem os incompetentes que só falam babose

    Responda
  43. hidrON Company

    Pior é que eu, um economista formado, perdi meu tempo vendo uma pessoa ignorante fazer críticas infantis sobre um tema tão superficial, para não dizer, inútil... Se for falar dos economistas, que estudem antes de falar, pois para eu fazer o mesmo e falar dos jornalistas não preciso estudar, já que para ser um jornalista profissional nem estudo é necessário. Basta ter um corretor ortográfico do word. Sua profissão nao requer estudo para exercer, por isso esse nível baixo de jorn

    Responda
    1. MARX

      CONCORDO PLENAMENTE!!!!PARABÉNS!!!! ECONOMIA É UMA CIÊNCIA QUE NÃO CABE EM CÈREBROS PEQUENOS!!!!

  44. Henrique

    hahaha... Boa Clóvis! Adorei! To rindo até agora com o jogo de búzios, kkkkk

    Responda
  45. Marcelo Moreto

    O mais interessante é notar que, deus e diabo, que provavelmente tem acesso a tudo e a todos, preferem ficar no campo e no fogo. E muita falta de racionalidade. A economia é o inferno. Nossos padrões não moldam uma vida de conforto. Somos enganados logo ao nascer.

    Responda
    1. Marcelo Moreto

      * É muita falta de racionalidade.

  46. rique

    Mirian Leitão , a globo e seus "especialistas" foram o que mais chutaram bola fora.

    Responda
    1. edumaua

      o saldo da balança ela errou por pouco-só 26 bilhões de dólares...