Comentários para:

O sonho virou realidades

VER COMENTÁRIOS EM Colunas

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Santhiago Guerra

    Ah coitadinho do rapaz... A PM bateu nele, porque ele estava... rezando!!!!! Tá com pena? Leva ele procê!

    Responda
  2. uliam

    Quanta bobagem.. realmente você se supera Sérgio..aff

    Responda
  3. The Truth

    "Quem vive de sonho é a filha do padeiro".

    Responda
  4. Paulo

    Eu tenho uma visão totalmente diferente da sua em relação à utilização das redes sociais (especialmente pelos brasileiros). Todo mundo sabe (não é novidade nenhuma) que a maioria dos jovens brasileiros é composta em quase sua totalidade por alienados, narcisistas, consumistas... E o advento das redes sociais só veio "contribuir" ainda mais para a propagação da idiotice, da alienação... É só você dar uma olhada nos assuntos mais comentados no twitter.

    Responda
  5. Eugênio Pacelli L. da Costa

    Acho que bobagem é de quem pensa que pode para o progresso tecnológico, que vem acontecendo as milhares de anos. Não se pode desligar o Facebook, como esse leitor pensa, se o este parar por um dia, a revolta será entrar noutra rede, porque este do dia para noite perderia credibiliade, os que pensam o contrario, são como a Igreja tradicional, a direita tradicional etc, que pensam que podem voltar ao passado com o absolutismo. Preconceitos não tem lugar no mundo de hoje...

    Responda
    1. caio1945

      Concordo com vc, exceto na última idéia. Preconceitos, racysmo e outros ismos desenvolverão muito mais, com a web, o que é bom. A diversidade terá seu lugar em sua forma mais pura. O que é preconceito? É, diferentemente de superstição, algo baseado em algum fato. Trata-se do substantivo comum para a pinta do "Se dizem que uma onça é pintada, pelo menos uma pinta ela tem." Sou inteiramente favorável ao preconceito em sua forma civilizada: trata-se de mecanismo de defesa com o qual todos nasce

  6. caio1945

    O colunista tem razão. Assista, por exemplo, o já meio antigo "Secret Space Program: Peter Levenda [Full Length]" no 'YouTwbe', e poderá ver que, de fato, temos muito, muito a descobrir do que se passa realmente pelo mundo, no submundo dos govêrnos que "democràticamente" designamos para conduzir o grande. Agora, se vc pensar que o sistema legal brasileiro, por exemplo, é armação dos mesmos políticos que dizemos corruptos, porque demoramos em lançar nossa "desobediência civil"?

    Responda
  7. zoloft

    so tem um detalhe,politico brasileiro é cego,surdo e mudo,qdo lhes cobram eficiencia com dinheiro publico!!!

    Responda
  8. JorgeO

    Não para já, mas quando o mundo passar a depender totalmente da rede, a democracia representativa não será mais necessária, substituida por democracia direta tipo Suiça. Mas isto é para nosso netos.

    Responda
    1. caio1945

      Sr. Jorge: concordo c/ seu ponto e digo: é p/ já. Podemos fechar de imediato o congresso e as câmaras, manter apenas a casa alta com uns 20 sábios e dignos homens que já tenham seus próprios problemas resolvidos e seus negócios em ordem (e que não venham ao setor público para resolver seus problemas). A tecnologia é perfeitamente suficiente (afinal, o voto OBRIGATÓRIO e pagamento de IMPOSTOS são diretos), principalmente se levarmos em conta que a maioria dos congressistas NÃO LEEM O QUE ASSI

  9. Adriano Souza Almeida

    Ah, e nem mencionei que se algo não estiver no Google, ou no Youtube, deixará de existir...os livros IMPORTANTES, a maioria já está se estragando em sebos...Harry Potter ou Crepúsculo são mais importantes, claro.

    Responda
  10. Cacá

    Muito ingênuo e muito otimista... ACORDA!!!

    Responda
  11. Ivan Eichemberger Bonafe

    O jeitinho brasileiro está fazendo escola. Os gringos já notaram que basta manterem o povo sem educação básica de qualidade e incentivar a libertinagem e ninguém mais pensa nem protesta contra nada. Aí sim a sociedade está domada. O conceito de Tecnocracia sempre foi aplicado pela metade, portanto, nunca existiu na prática, até porquê a única realidade dos sistemas automatizados é o lucro a todo custo, isso não é tecnocracia, é Neo-liberalismo econômico.

    Responda
    1. caio1945

      Isso mesmo. O já meio antigo "Secret Space Program: Peter Levenda [Full Length]" no 'YouTwbe', por exemplo, sugere que, de fato, temos muito a descobrir do que se passa realmente pelo mundo, no submundo dos govêrnos que "democràticamente" designamos para conduzir o grande. Agora, se vc pensar que o sistema legal brasileiro é armação dos mesmos políticos que dizemos incorrigìvelmente corruptos, porque demoramos em lançar nossa "desobediência civil"?

  12. rosalves

    Primeiro: quem colocou os governos tecnocratas na Europa não foi nenhuma maravilha tecnológica social, mas o tal do mercado que tem dinheiro, a forma suprema de poder. Segundo: noia só sabe o que fazer com cachimbo; não sabe usar sabonete, tão pouco câmera.

    Responda
  13. Adriano Souza Almeida

    Caminhamos para um "Admirável Mundo Novo" a toda velocidade, mas com um forte tempero de "1984", alienados felizes, só pensamos em carro novo, cruzeiro marítimo, enquanto os laboratórios multinacionais compraram a classe médica, Afeganistão leva bom//ba, o Irã será atacado, o Rio de Janeiro submerge, São Paulo é estu//prada, a classe política zomba de nós, a mídia faz nossa cabeça, e colunistas deslumbrados acham que a era da liberdade chegou. 

    Responda
    1. caio1945

      Mas penso que a web, com suas múltiplas funções, permitirão muita liberdade por muitos anos. Agora, é claro, se a produção de tecnologia e o sistema de satélites cair em certas mãos e poucas... Aí sim, o Feudalismo de Estado que temos hoje em dia, com o sistema judiciário + advogados perpetrando as atrocidades que vemos contra a JUSTIÇA e a ORDEM, metamorfoseará num átimo para Huxley e Orwell.

  14. Adriano Souza Almeida

    ...pois os videogames 3D dominarão a mente dos jovens, já vemos isso acontecendo, massas de imbecis que não sabem nada de nada, pensam que a Europa é um país que faz fronteira com a Austrália, não sabem quem foi Hitler, Pasteur, Danton, Sadat, mal e mal sabem escrever o próprio nome, só sabem ficar batendo papo pelo Orkut ou Facebook. O totalitarismo INVISÍVEL, a tirania do consumismo, da felicidade faz-de-conta, tipo Coca-Cola, o ACREDITAR que somos livres, é o futuro.

    Responda
    1. rosalves

      e andam pelas ruas como zumbis, sempre teclando ou deslizando os dedos pelas telas. não vêm as pessoas que os cercam, os carros... trobam, tropeçam, atrapalham o fluxo

  15. Adriano Souza Almeida

    ...percebem os absurdos como por exemplo, que professores, médicos, policiais, ganhem o que ganham, enquanto os falsos ídolos mantêm as massas dormindo acordadas, como jogadores, atores, cantores, celebridades, enfim, gente fútil, sem conteúdo, sem qualquer relevância, que só serve exatamente para distrair o povo para que não perceba que está dominado. Outro exemplo: Deputados, foram filmados recebendo dinheiro ilegal em Brasília. E daí? Não aconteceu NADA. E breve, a coisa ficará...(continu

    Responda
  16. Adriano Souza Almeida

    Desculpe, mas vc é ingênuo demais. Sim, tudo pode ser filmado e transmitido instantaneamente, e isso pode evitar uma série de desvios de conduta, e pode influenciar em muito as coisas. Mas veja a coisa de forma mais ampla: Breve, as corporações e governos saberão tudo o que fazemos, pensamos e onde vamos. Para quem domina a manipulação das massas, como eles, é fácil usar essa tecnologia para dominar nosso pensamento. Discorda? Isso JÁ é realidade. Pouquíssimos de nós (continua...)

    Responda
  17. deminha

    O Estado pode e deve ter um controle sobre as grandes operações financeiras que podem desestabilisar qualquer governo.Os bancos centrais devem ter esse papel, só que menos burocratizados e em condições de operar reações imediatas a fim de impedir desastres como os que ocorreram em 2008 nos EUA. Assim, com regras e normas muito bem elaboradas não precisariam usar sua força(dinheiro publico), para interferir no funcionamento do mercado.Seria possivel fiscalisar os ganhos absurdos de especulado

    Responda
  18. joy nunes da silva barros

    A possibilidade da efetivação de uma democracia global e a do surgimento de formas de totalitarismo nunca antes imaginadas coexistem ambas em nosso tempo, uma vez que os meios técnicos podem favorecer tanto uma hipótese quanto outra. Tanto o otimismo quanto o pessimismo exacerbados impossibilitam uma compreensão mais clara da questão. "Multidão" e "Império".

    Responda
    1. caio1945

      Em "democracia global" é difícil acreditar - acho utopia. Agora, para um sistema de feudalismo camuflado no molde do 1984 ou Wonderful N-W, com temperos do Coming Race de Litton, já estamos em marcha acelerada. Aliás, com a Reuters nas mãos de nada menos do que uma das 13, já devemos, tranquilamente, para nosso bem, tomar com reservas o noticiário da midia atual.

  19. Mussio

    O mundo está mudando de uma maneira perigosamente rapida. Não tem volta...vamos assistir uma redistribuição de renda e poder forçada, pois essa conectividade tem deixado uma coisa bem clara, "a maioria tem sido lesada, e a maioria tem força suficiente(quando organizada) para esmagar a piramide social, transformando a num retangulo social"...quem estiver contra a distribuição de renda está no caminho da guilhotina.

    Responda
    1. Akhenathon Akhton

      Tolinho...

  20. reynante

    Queria ver o vídeo desde o inicio, quando o me-lian-te começou a desacatar o policial para ele tomar aquela atitude... Quanto ao texto de nosso ilustre "jornalista", sem comentários. A China filtra tudo, internete, redes sociais, informação, etc, porque alguém acredita que no Brasil não pode vir ser a mesma coisa.

    Responda
    1. deminha

      A China é o BBB de hoje previsto no filme de mesmo nome.

  21. Paulistano

    Desculpe minha ignorância, mas para mim o senhor misturou alhos com bananas. Fracasso de governança não tem relação com mundo hiperconectado, mas sim com o antigo "gasta mais do que arrecada".

    Responda
  22. Darth Vader Bonzinho

    Brasil...

    Responda
  23. Senhor Pimenta

    Não me parece tão simples assim, afinal a "internet" depende de corporações. Quem disse que o povo controla a internet?Não é como o amigo aí embaixo disse que estamos à mercê do Facebook, mas não somos donos do meio de comunicação.Basta um governo determinar que tais e tais serviços devem ser bloqueados, como acontece em alguns países, e acabou a força da mobilização. Até redes celulares podem ser desligadas. E aí? Cadê o sonho? Só sobrou aquele da padaria, feito ontem.

    Responda
  24. ARQPITA

    Pelo que eu sei, a Folha estampou reportagens tendenciosas e favoráveis à PM no campus, ao reitor ditador (Rodas) e ao governador fascista (Alckmin) que o pôs lá, mesmo ele obtendo o segundo lugar nas votações legítimas para reitor da USP. Só depois de assentada a poeira que a Folha mostrou a PM agredindo estudante. Quanto ao Estado, a iniciativa privada nao dura um mês sem Ele: lembram daquelas mentiras de capacidade, competência e competitividade? Era tudo mentira, pessoal.

    Responda
  25. Carlos Magno

    A formação de governos tecnocráticos na Europa mostra exatamente o contrário do que o colunista propõe. O fracasso do liberalismo econômico e deixa muito evidente a necessidade de maior controle do Estado sobre a Economia e, conseqüentemente, sobre a vida da população. E os instrumentos tecnológicos citados vão ser justamente os agentes que proporcionarão um controle ainda mais draconiano e eficaz. Santa ingenuidade...

    Responda
    1. REFORMA TRIBUTÁRIA JÁ

      mais controle do estado ? é ditadura em gotas. estas ferramentas nao sao libertarias mas podem se tornar como no oriente médio. estamos no início de uma nova era para a humanidade que desconhecemos qual será o resultado.

    2. Fernando

      Bem por aí...

  26. lucasdemoraes

    Sérgio, Mais uma vez parabéns por sua lucidez. Sua competência para traduzir o fenômeno da hiperconectividade que estamos vivendo é brilhante. Sobre o assunto, confesso meu receio sobre os desdobramentos desta Nova Era. Conseguiremos reverter a lógica burocrática e corrupta dos 05 primeiros séculos de Brasil e entraremos, de fato, em uma nova cultura baseada na transparência e na colaboração ou teremos nossas liberdades cada vez mais oprimidas por uma classe política assustada e temerosa?&n

    Responda
  27. R. Santos

    Para o Estado, uma alternativa seria desenvolver melhor a tecnologia de comunicação dos serviços que ele presta à população (educação, saúde, segurança, etc), tão bem como eles fazem com os sites da Receita Federal, secretarias fazendárias, DETRAN's, etc.

    Responda