Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Josué Destefani

    Interessante como o "politicamente correto" pode ser mal usado. O Haiti é um dos países mais pobres do mundo e é habitado por ex-escravos. Só essa menção já é motivo para ter o comentário apagado por ofender sei lá quem. Isso é história. Não se muda o passado. Escrever que são pobres e mal qualificados como mão-de-obra também ofende? A que ponto chegamos!

    Responda
    1. Chicão

      Osni, a maioria dos que vieram eram trabalhadores rurais com baixa qualificação e não presidiários. Procure se informar.

    2. Osnizinho

      No inicio do século, a Italia em dificuldades de alimentar sua população, embarcou presidiarios em seus navios e os mandou para o Brasil, isto tambem é fato, não se muda o passado, no entanto nenhum descendente gosta que se comente o fato, não sei porque. A que ponto chegamos, esconder algo que aconteceu.

  2. aloisio

    PARABENS PELO SEU COMENTARIO, TADEU.!!!

    Responda
  3. von kaio

    Uma vez que não falta-nos mão de obra doméstica,apenas o aporte de valores cultu- rais de outros povos interessam aos brasileiros.No caso a língua francesa,e o ´´vudu´´ como um up grade dos nossos macumbeiros...

    Responda
  4. luiz

    Naõ se esqueçam, vão se naturalizar e votar no PT e aliados. Esta é, e deve ser a contrapartida. Não dão ponto sem nó.

    Responda
  5. Fred

    Imigrantes com qualificação, capazes de somar e não viver de sub emprego ou mendigar por aqui. Esse colunista generaliza mas se esquece de dizer que para somar é preciso estar apto e não é isso que vemos nesses ilegais haitianos. A babozeira do tudo pelo social sem critérios é a marca desses colunistas alienados que vivem em seus escritorios sem uma visão realista do mundo.Tudo isso que se diz do imigrante é muito bonito desde que sejam pessoas qualificadas e preparadas para uma cultura dife

    Responda
    1. Bonifacio Bembo

      Para somar é necessário que eles sejam seres humanos. Bom, acho que isso vc não vai negar que eles são. Você quer imigrantes vindo do MIT, da Caltec, do Vale do Silício? O que eles viriam fazer no Brasil Buraco? Vejam como os haitianos estão desesperados: fugiram para o Brasil!

  6. Fernanda Fernandes

    Muito ingênua ou tendenciosa a matéria.Não sei ao certo qual o alvo.Será mesmo que imigrantes e migrantes acirram a disputa pelas melhores vagas ou tão somente fazem surgir para as tais vagas OS PIORES SALÁRIOS. Francamente!

    Responda
  7. jambo ruivao

    quá, quá, quá...hilario escrever q esses haitianos vão " enrriquecer" o brasil....ahahahahah !!!!

    Responda
  8. Saulo Lamounier

    Giberto, Estamos falando de pessoas com bagagens ou miseráveis?!

    Responda
  9. Saulo Lamounier

    Vamos lá!!! Qual a relação desses haitianos com universidades!? Quais são as qualificações deles? A relação q vejo deles é só com sub empregos e q por aqui são pessimamente remunerados. Como um colega ja falou aqui: "temos q cuidar primeiro dos nossos problemas" e ñ importar mais!!! Muitos vieram a propria sorte! Sei q estemaos precisando de empregados em algumas áreas, mas ñ deixam de ser cargos temporarios... depois eu os vejo povoando favelas!!!!! Q gove

    Responda
  10. BRUBAKER

    Discordo, caro Gilberto. Nem sempre o mais é mais, nunca a história se repete. Nossa estrutura econômica e social é absurdamente diferente da mencionada na matéria. Polêmica? Conseguiu...

    Responda
  11. BRUBAKER

    Discordo, caro Gilberto. Nem sempre o mais é mais, nunca a história se repete. Nossa estrutura econômica e social é da mencionada na matéria. Polêmica? Conseguiu...

    Responda
  12. Paulo

    Vou repetir porque acho que a carapuça serve para muitos aqui:Se os haitianos fossem brancos, loiros, de olhos azuis, todos estariam apoiando a sua vinda para o Brasil.

    Responda
    1. Bonifacio Bembo

      Serviu sim, Malcon X da SEPPIR.

    2. Paulo

      A carapuça lhe serviu Cláudio?

    3. Bonifacio Bembo

      Você repetiu uma bobagem!

    4. Saulo Lamounier

      Sejam eles loiros, olhos azuis, pardos, negros..... mas vindo com uma formação q pudesse agregar algum valor ao país e um governo q tivesse uma política séria(projetos)... aí sim.Mas ñ foi o q vi em diversas reportagens sobre os imigrantes!Estamos falando de pessoas com bagagens ou miseráveis?! Até onde sei, miseráveis!

  13. Wagner

    Milagre!!!!!!!!!!!!! você falou algo que eu concordo.

    Responda
  14. gil

    Nações que merecem respeito são as que foram arrasadas e saqueadas na segunda guerra e ergueram, não os Estados Unidos, que voce tanto defende, aproveitadores e intrusos em todos os lugares do mundo. Possuem uma dívida mundial impagável. Nação que come abobrinha e arrota peru.

    Responda
  15. Osnizinho

    Os comentarios neste forum, revelam o quão profunda pode ser a miséria humana, os miseraveis, na verdade, não são os haitianos, são estes comentarios regados a egoismo e rancor, como se estivessem sendo violados. Pessoas que sentem que seu mundinho egoista esta desabando, e só lhes resta o anonimato dos foruns para destilar suas frustrações.

    Responda
    1. Paulo

      Forum íntimo Osama. Então ser racista é forum íntimo?

    2. osama laden

      Não se pode intrometer-se nas questões de forum íntimo de cada um, e devemos respeitar as opiniões alheias, o sentimento pátrio é sagrado e temos o direito de manifestar nossa opinião. Voce perdeu o foco e expressou uma opinião peculiar a voce mesmo.

    3. Bonifacio Bembo

      Caramba Osni! Isso é só uma brincadeira. É como uma conversa inconsequente em um bar tomando uma cervejinha gelada... Provavelmente, 99% das pessoas não tem nada contra os haitianos, mexicanos, peruanos e o tibetanos. Fazem todos parte da sofrida raça humana. Baixou um Dimenstrain em você.

  16. osama laden

    Na última década, o Brasil vive o período mais equivocado de toda a sua história, alimentado pela ilusão de um governo medíocre que desfruta de maravilhas sem qualquer merecimento e que na realidade somos um país e um povo que com apenas dez por cento de seu potencial e de sua população já se faz maior que muitos países da europa, criando-se a falsa idéia de que todo o país está prosperando.

    Responda
  17. Elcabongy

    Incrível! Dizer que o país vai crescer com os haitianos que necessitam de hospitais, escolas e assistências de todo tipo e sem dinheiro e know-how nenhum, pois, segundo sua sábia e rápida conclusao, eles podem investir aqui. Isso é uma sandice que só se supera por negar a realidade: essa gente vai ser explorada como mao-de-obra barata e vai encher ainda mais os guetos e favelas onde já vivem brasileiros!! GD, quanto $$ sua ONG recebeu em 2011 das 3 esferas de governo? Quanto será em 2012??

    Responda
  18. Risonho

    Sou de opinião que os haitianos que vierem somar, esses devem entrar sim, independentemente de se já tem trabalho garantido ou não, afinal, eu vejo aqui muitos brasileiros que já têm a seu favor a língua nativa, jovens, e que não querem nada com a hora do Brasil. Esses haitianos, depois de sofrerem tanto como sofreram no Haití, virão para cá querendo trabalho, seja ele qual for. Eles não vão escolher nem ter vergonha do que faz. E o Brasil ganhará.

    Responda
    1. osama laden

      O seu texto infringe os termos de uso do serviço e por isso foi removido.

  19. josé valverde

    É!. Acredito nessa categorizada previsão, realmente o país se tornará rico, finalmente! Faltavam só esses cidadãos do Haiti.

    Responda
  20. Antonio

    Esse Dimenstein só pode estar sendo irônico! Prefiro imigrantes DIPLOMADOS asiáticos e europeus.

    Responda
  21. Bonifacio Bembo

    Imagine o seguinte: no meio desses imigrantes haitianos tem 5 Mozarts, 2 Einsteins, 4 Kants e um Dimenstein.... Fora com todos eles!!!!

    Responda
  22. Ultradireitista

    Gostam deles, levem para casa, o Brasil tem que deixar de ser o pinico da humanidade,.ONde nenhum país quer eles aceitam aqui,.

    Responda
  23. cacau

    Vão sim. Vão enriquecer o brasil com cólera, isso sim.

    Responda
    1. Viperina

      Cláudio, tomara que ele adote a sua idéia. Já vai tarde! Ele tem sorte de ser pago para escrever mediocridades como essa.

    2. Bonifacio Bembo

      Caramba! Todo mundo odeia o Dimenstein. Assim ele vai acabar pedindo asilo no Haiti!

    3. cacau

      Dilma, torça para que isso não aconteça, pois, apenas um caso, um apenas já será o bastante para pedir o impeachment a sra.

  24. Xurupita

    Por uma questão humanitária acho louvável o acolhimento aos haitianos.Contudo, não é possível compará-los aos imigrantes europeus que chegaram aqui no século XIX, já que esses vieram para cá através de um acordo nupcial e visava enbranquecer a população brasileira. os imigrantes daquela época receberam pequenos lotes de terra, podendo assim começar as suas vida aqui. aqueles imigrantes receberam muito mais do que os nossos escravos. o que receberão haitianos? qual o capital intelectual deles

    Responda
  25. Bonifacio Bembo

    Os haitianos são gente bacana e devem ser ajudados lá na terra deles (o Brasil já está fazendo isso, o que muito nos honra). Aqui eles só vão criar problemas para nós e para eles. Você sabe disso e está sendo demagogo como sempre.

    Responda
  26. Alx

    Leio os textos de Gilberto Dimenstein e a impressão que tenho é de que ele tem uma estrutura de pensamento muito estranha. Trata-se de algo profundo, uma cosmovisão longe do que considero razoável. Isso não é ironia minha: os pressupostos do pensamento dele explicam uma série de opiniões esquisitas.

    Responda
  27. giba

    Os argumentos do articulista sobre a correlação entre diversidade e criatividade são válidos mas não se pode comparar a bagagem cultural trazida pelos imigrantes italianos, japoneses, alemães, judeus, etc. com o que trazem esses pobres e famintos haitianos. Recebê-los com moderação é até um dever humanitário mas dizer que eles "enriquecerão o Brasil" é um exagero. Se eles simplesmente forem deixados ao Deus dará, o mais provável é que se aglomerarão em guetos, serão explorados, etc.

    Responda
  28. everson

    Se eles não conseguem enriquecer nem o HAITI (país mais pobre do mundo) como é que eles vão enriquecer o Brasil ???

    Responda
  29. Paulo

    Se os haitianos fossem brancos, loiros, de olhos azuis, todos estariam apoiando a sua vinda para o Brasil.

    Responda
    1. Paulo

      Carapuça serviu?

    2. Bonifacio Bembo

      Que bobagem!

  30. Davitask

    Imigrantes são, por definição, pessoas empreendedoras e motivadas. Os desmotivados e preguiçosos não imigram, se acomodam onde estão. Porisso, ainda que gerem pequenas tensões iniciais, imigrantes são umprecioso ativo: o Brasil não está recebendo centenas de miseráveishaitianos, mas centenas de pessoas dispostas a enfrentar riscos, capazes de tomar a iniciativa e aptas ao empreendedorismo. O fato que chegaram aqui prova isso. Quem nos dera ter mais brasileiros ass

    Responda
    1. Viperina

      Juízes são, por definição, pessoas de caráter reto e convicções firmes, despidos de vaidade e ambição. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    2. Bonifacio Bembo

      Que história é essa "de por definição"? Imigrantes são uma coleção de seres humanos. Lá estão os Judas, os Pilatos e os Cristos. Ou seja, tem de tudo: gênios e idiotas.

  31. Chiquinho

    Gilberto, tira umas ferias. O frio deve estar congelando a sua mente. Abraços.

    Responda
  32. Ana

    Dimenstein, eu também acredito em Papai Noel e Coelhinho da Páscoa... leva os haitianos pra casa, vai.

    Responda
  33. Flavio Alves

    Nunca li tanta besteira, esse cara vive no mundo da fantasia, não é possível!!!

    Responda
  34. christian okey

    Brasil é um grande exportador de imigr@ntes. Estes ao chegar lá fora começam com empregos de bai.xo nível, ganham m@l e moram m@l. O mesmo que naturalmente se espera dos Haitianos, mas em pouco tempo ele se estabelecem e ganha Brasil e os Haitianos. Lembramos que poderão desde já servir como professores de Idiomas nas centenas escolas de idiomas espalhados o país todo, ainda mais agora que o país vai precisar para a cop@ e olimpí@da.

    Responda
  35. Militar sc

    Convido o colunista levar um haitiano para casa. Ou melhor, que um haitiano case com a filha dele.

    Responda
  36. RS

    qdo nosso ministro falou sobre nossas chances de ir para o primeiro mundo em 20 anos nao soubemos captar a mensagem do ministro não iremos p/ o 1o mundoo 1o mundo é q chegara até nós pois o rating dos caras esta afundandoooooooooo

    Responda
  37. Marcelo-SP

    A terra é redonda, mesmo... O petismo e seus apoiadores sempre foram críticos às medidas restritivas que EUA e Europa colocaram em resposta a ondas massivas de imigração terceiromundista. Agora, algumas centenas de haitianos desnorteia o governo brasileiro e coloca esse povo em polvorosa, hehehe! Antes de tudo, prezo a coerência. Portanto, pela postura pregressa dos atuais governantes brasileiros, acho que quem bater na porta deve ganhar o visto e entrar. Boa estadia, amigos haitianos!

    Responda
    1. Viperina

      Que entrem os haitianos! Nada contra, mas daí a afirmar que essa é a forma de enriquecer este país, só tomando chazinho de cogumelo doidol! Esse dimenstein tá com barulho de barco na cabeça.

  38. RS

    qdo nosso ministro falou sobre nossas chances de ir para o primeiro mundo em 20 anos nao soubemos captar a mensagem do ministro não iremos p/ o 1o mundo 1o mundo é q chegara até nós pois o rating dos caras esta afundandoooooooooo

    Responda
  39. Laércio Silva

    Esse Dimenstein tá mesmo gagá...

    Responda
  40. Regina Martins

    Não tinha essa visão do colunista; tem razão, meu lado egoísta só pensava nos filhos da terra sem dar oportunidades para outros povos.

    Responda
  41. Akhenathon Akhton

    O raciocínio do Dimenstein não resiste a 5 minutos de lógica. Se estas pessoas são dotadas de todo esse espírito empreendedor e podem fazer "enriquecer" o Brasil, então porque retirá-los do Haiti? Acho que, dadas as condições de terra arrasada daquele país, eles seriam muito mais úteis por lá...

    Responda
    1. Josué Destefani

      Salve, [b] Iluminado [/b] egípcio!Concordo plenamente com seus comentários e discordo do colunista.

    2. Ana

      Haitianos empreendedores é ótimo.

  42. Osnizinho

    No inicio do século, paises europeus abarrotaram seus navios com presidiarios e mandaram para o Brasil, gente da pior espécie, e o pais aceitou. Ta na hora de mandar este lixo de volta para o velho continente tambem.

    Responda
    1. Akhenathon Akhton

      Que bom que você finalmente arrumou alguém que lhe dê atenção, Osni. Quer que eu lhe adicione no Facebook?

    2. Osnizinho

      Ninguem ve americanos migrando para o Brasil, pra ca só vem os desclassificados, basta ver a merd@ que esta a europa agora.

    3. Akhenathon Akhton

      Começando por você.

  43. Luiz Rodrigues

    Depois de ver menino BRASILEIRO,esqueleto à mostra,pernas e braços no os so, sentado sobre calcanhares,bo ca cheia de moscas,barriga inchada (ver mes),não concordo com a entrada de estrangeiros(com todo respeito)na condição dos hait ianos,enquanto não for irradicada a mis éria de BRASILEIROS,no BRASIL.Isto aconteceu em Senhor do Bom Fim,interior Bahia.Programas de bolsa familia são adequados,mas sem compromisso de inclusão social,seja d assistido ou do governo,não passará de

    Responda
  44. Josué Destefani

    O seu texto infringe os termos de uso do serviço e por isso foi removido.

    1. caio1945

      Inclusive, Josué, tem um montão de brazukas (acho) alí na cracolandia prontinhos para serem despachados para o Haiti. Será que PapaDoc e sua matilha podem recebe-los lá como cidadâos haitianos com direito a permanência pelas próximas 40 encarnações?

  45. luizcandidob

    Como sempre, o Gilberto analisa uma situação complexa de forma superficial e "politicamente correta". Se é correto que as migrações formam povos e enriquecem países, é necessário situá-las no tempo e no espaço. Se há 100 anos uma enorme leva de imigrantes de todas as origens e qualificações foi fundamental, hoje em dia, imigrantes desqualificados tendem a ser escravizados e nunca saírem do nível da sobrevivência, assim como seus descendentes. Vale a pena? Creio ser melhor ajudar os que ficar

    Responda
  46. Renato Lucas Machado

    Se essa imigração de Haitianos fosse enriquecer o Brasil, o mundo inteiro abririam as portas para eles.

    Responda
  47. Osvaldo Barbosa

    Concordo com o GD, entretanto, não se pode esquecer o "know how" que angolanos trouxeram para o RJ, manutenção e operação de maquinas, AKs 47 por exemplo...

    Responda
    1. christian okey

      nem o "know how" que aqui manda para itália, espanha... vai dizer que não sabe quais????

  48. José Araujo

    Às vezes eu penso que o Sr. quer ser do contra para criar discussão polêmica. Sou totalmente a favor dos imigrantes.Somos todos humanos. Mas dizer que vão enriquecer o Brasil é demais. Aproveit, o sr. diz que arabes e judeus, assim como portugueses, espanhois, etc. participam do desenvolvimento do Brasil. Por que não se referir aos países de onde eles vieram, Por exemplo, Líbano, Síria, Polonia, Russia, Ucrania.Meu avô era um imigrante Sírio, com muito orgulho. E não "arabe". G

    Responda
  49. Renata Jager

    Dimenstein.. você não sai do conto de fadas mesmo né... O problema é a exploração dos haitianos, o que seria bom mesmo assim, para eles pois é um povo muito sofrido, mas que não devemos aceitar. O certo seria reconstruir o Haiti e deixá-los em sua propria terra!!!

    Responda
  50. Arlindo de Souza

    O Haiti é aqui como disse Caetano. Metade da população de Belém do Pará vive em palafitas. No Maranhão outro tanto vive em casebres de barro. Essa gente toda não tem saneamento básico e nem renda mínima.Estamos trazendo mais miseráveis para v iver nêsse ambiente.O " Vodoo " será instalado aqui e teremos os "living dead".

    Responda
    1. Viperina

      Bom, acho que já começou... estão querendo colocar mer@ andante na pasta da Educação!