Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Orla

    Duas surpresas, a primeira, refere-se à inteligente e generosa opinião do senhor Gilberto, por quem não tenho nenhuma simpatia. A segunda, mais desagradável, é o opinião de alguns comentaristas mesquinhos e recionários. Os es-tú-pidos nem percebem qu, o Brasil é uma grande nação e, o melhor do País, é exatamente seu povo. Originalmente formado por índios, portuguêses e africanos. Dentre outros, que foram chegando para formar esta nação maravilhosa. Infelizmente, sua elite nunca prestou.

    Responda
    1. caio1945

      Tenho minhas dúvidas, Varêda. Observe os sobrenomes das pessoas de maior valor e constate por si mesmo quantos são os estrangeiros válidos.

  2. Lucidus Arradi

    Conforme disseram abaixo, o Brasil é o que é hoje, por causa da imigração de europeus, que trouxeram conhecimento técnico e espírito de trabalho. Se não fossem eles, o país hoje, seria mais um produtor de bananas. O nosso petróleo seria dos estrangeiros e nossas riquezas naturais exploradas por países ricos. Importar mão-de-obra sem qualificação é ampliar o cenário de favelização do país. A VENEZUELA com CHAVEZ virou um tremendo FAVELÃO !!! LÁ a violência hoje bate recordes.

    Responda
  3. LUIZ ALFREDO

    Um cara articulado e bem informado como o colunista deve conhecer bem a história economica do ocidente quando fala de imigração. Estamos em 2012, hoje a economia e movimentada pelo cérebro e conhecimento, e não por força braçal, que no Brasil tem de sobra, talvez faltando vontade de trabalhar (com as "bolsas" federais quem quer suar???). Essa invasão dos haitianos iludidos pelo mito "Brasil grande" que o governo propaga mundo afora não e bom pra ninguem. Cuidado com as comparações Gilberto.

    Responda
    1. Humberto Vieira

      "Brasil Grande" é uma realidade concreta e palpável. Só os cegos não vêem, Mas sentem.

    2. paulo duarte

      Não vejo o governo brasileiro propagando mundo afora nenhuma vantagem; o que vejo é que esse mundo afora, por seus próprios olhos, é que estão vendo o crecismento do Brasil. Não seja do contra, gratuitamente, cara!

    3. caio1945

      Certíssimo. Quando houver um número importante dêles, alguem lá em Brasilia ou no Morumbi vai inventar uma "Bolhsa PapaDoc" para fazer nossos impostos irem para impostores, como já ocorre hoje com brazukas.

  4. maramacau

    Já que é tudo isso mesmo!!!, vamos ver se na Itália, Espanha, Portugal, Alemanha, França, eles são bem vindos?O assunto é polêmico.Acho bom rever seus conceitos Sr. Gilberto.

    Responda
    1. ana list

      Veja omo os brasucas são recebidos por lá. Até um chanceler do Brasil teve de tirar o sapato ....

  5. mppp

    O governo do molusko ajudou os pobres bolivianos doando uma refinaria e aceitando pagar mais caro pelo gás, ajudou os pobres paraguaios aceitando pagar mais pela energia elétrica, ajudou os pobres cubanos com investimentos em portos, ajudou um terrorista , mas agora, não quer ajudar os pobres haitianos.......

    Responda
    1. PauloFi

      O Brasil mandou a força de paz para lá ajudar e você ainda quer mais?

  6. Lucidus Arradi

    O Brasil carece de soluções para os seus problemas. Há 500 anos ouvimos a lenga-lenga dos governos. O BRASIL enriqueceu às custas do trabalho dos mais pobres. Hoje o Brasil paga salários menores do que republiquetas da américa central e sul. Trazer mais problemas de fora para o Brasil solucionar, só irá piorar a qualidade de vida de todos. Brasil não é os EUA. País rico e bem administrado.

    Responda
  7. Realista

    Concordo plenamente com o senhor Dimenstein. A tendência, verificada em diversas partes do mundo, em diversos períodos da história, é que o imigrante traga maior dinamismo às sociedades que os acolhem.

    Responda
    1. Crasse Média

      A sra saberia me dizer a política para imigrantes em Jerusalem ?

  8. Maurilio

    Esta é uma das poucas vezes que concordo em gênero, número e grau com o prezado jornalista. A imigração faz parte da natureza do ser humano. E para aqueles que se queixam da chegada de mais imigrantes, sejam eles haitianos ou de que país for, é bom pensar um pouco a respeito dos seus ancestrais...

    Responda
  9. Odrazi

    Não. Só se lê aí argumentos de coroinha em catequese. Omite os erros crônicos que a História registra: a imigração foi usada para substituir a mão de obra escrava: o escravos libertos e naturais de lá ficaram marginalizados e mais miseráveis, enquanto que os bem vindos imigrantes dispostos ao desafio topam qualquer coisa, e assim além de serem os novos explorados, fazem com que os miseráveis locais tenham que concorrer com eles e se rebaixarem mais ou se marginalizarem mais.

    Responda
  10. Generoso

    Depois do então Presidente do EUA -Abraão Lincons que a economia começou a crescer,Êle era evangélico e mais 80% da população,o melhor era Governado por "DEUS" hoje o numero de evangélico não chega nem a 10%,por isso ESTa crise,VOCÊ

    Responda
    1. luizflosi

      Lincon não era evangélico. Era protestante. Todo evangélico é protestante mas nem todo protestante é evangélico.

    2. PauloFi

      Ao invés de gastar 10% com o pastor, gaste esse dinheiro com mais estudos ou livros e livre-se de falar bobagens no futuro.

  11. Izaura Varella

    Está bem certo o Gilberto Dimeinsten. Acabei de chegar do Haiti. Em Labadee, norte do país os restaurantes do navio foram colocados junto á praia. Nem comi quando vi mulheres haitianas com crianças no colo pedindo um pouco de comida e discretamente sendo afastadas das mesas. Miséria absoluta. Temos muito espaço em nosso país para ajudar esta gente. Por que não ajudá-las?

    Responda
    1. Maurilio

      Sr. Luís, o senhor precisa aprender a ler corretamente um texto. Ela não disse que é haitiana, e sim que acabou de chegar do Haiti...

    2. Luidi

      Para uma Haitiana, até parece que a sra. foi educada na frança ou na Inglaterra ou até mesmo no Brasil. Quando algum estrangeiro escrever fluentemente o português, o Brasil ultrapassou os EUA. HAHAHAHAHAHAHAH!!

  12. Maçarico

    Embora seja ligeiramente off topic seria interessante refletir como o Haiti chegou à esse ponto. Tudo tem a ver com um governo ditatorial baseado no culto à personalidade que "extirpou" a oposição useiro e vezeiro em formatar a consciencia do povo com muitas mentiras ! Papa Doc era o "cara" deles. Deu no que deu.

    Responda
  13. Lucidus Arradi

    O país precisa primeiro tratar dos seus problemas sociais para depois de resolvido,sim, fazer seu papel humanitário. Essa facilitação da entrada de Haitianos, que os ornitorrincos da esquerda festiva defendem como uma ação apenas ajuda, há por trás um trabalho político do governo de levar ao conhecimento de outras nações que formam as NAÇÕES UNIDAS se sensibilizarem com a ação brasileira e ajudar o país a conquistar uma cadeira cativa na ONU. Nada além disso. Tolos são os que acreditam no Pe

    Responda
  14. Osnizinho

    Os haitianos, são um povo trabalhador e tem muita garra, são especialistas em construção civil, e este tipo de profissional esta muito em falta no pais. Quem tem obras paradas por falta de mão de obra como eu, sabe do que estou falando. Estes haitianos que estão chegando ao Brasil, não vem atras de favores, mas sim de oportunidade de trabalho. Sejam bem vindos ao pais, e mostrem seu valor.

    Responda
    1. Josué Destefani

      São especialistas em VUDU, isso sim.

    2. PauloFi

      Você quer dizer que em dois anos depois do terremoto os "especialistas" já reconstruíram o país e agora por não ter o que fazer lá precisam emigrar? Se você tem obras paradas, pelo jeito não quer pagar a mais e quer aproveitar a mão de obra barata. Ou seja, todos os seus comentários favoráveis nada mais são do que uma manifestação de um interesse próprio, nada a ver com opinião do texto do blogueiro.

    3. ademildo

      Muito bem Osni. É isso mesmo. Tenho conhecimento de causa para dizer que vc está totalmente correto. Servente de pedreiro hj em dia é "perna de cobra". Há muitos desempregados que tem o segundo grau mas não sabe assinar o nome direito e acha que já é um "doutor". E....continua desempregado.

    4. Osnizinho

      Lucidus, saia as ruas e ofereça a algum desempregado um emprego de servente de pedreiro para ver se ele aceita. Ele quer trabalhar em um escritório com cafezinho sendo servido na mesa, trabalho duro ninguem quer.

    5. Lucidus Arradi

      Oportunidade de trabalho tem que dar primeiro aos brasileiros e não aos estrangeiros. Afinal, o nome desse país é Brasil e não haiti.

  15. mig29gsxr

    Acho válido que eles trabalhem honestamente, mas isso está é sendo explorado pelos patrões brasileiros, que dizem "estava faltando mão de obra". Só que pagam pouco mais da metade do que o funcionário brasileiro pedia, pq estas pessoas estão necessidade. Esse discurso de que "falta profissional qualificado" é lorota, o que falta é patrão que pague o justo por um trabalho de qualidade.

    Responda
    1. mig29gsxr

      *estão em estado de necessidade

  16. Náufrago da Web®

    A caixa de comentários dessa coluna é dedicada ao nosso mais ilustre escritos, Ali Kamel. De fato, "Não Somos Racistas".

    Responda
    1. Náufrago da Web®

      Principalmente esse comentário abaixo do meu!

  17. fer

    Senhor Gilberto; Comparar Haitianos com Japoneses chega a ser uma ofença aos japoneses. Me desculpe, más serão mais bolças família para nós, classe média, pagadores de impostos termos que bancar para dar votos ao PT.

    Responda
  18. humbas

    Dar acolhida a um número fixo de refugiados é uma obrigação moral do Brasil mas achar que estas pessoas, uma vez em solo brasileiro, se transformarão em empreendedores é um pouco demais. . Aja complexo de Polyana.

    Responda
  19. Lucidus Arradi

    O Brasil tem quase 200 milhões de habitantes. E precisando de assistência governamental no que tange a investimentos em educação , emprego, obras de infraestrutura. E o governo atual vem dando mostras que não sabe planejar. As decisões aqui tomadas vem em cima das matérias jornalísticas. E o caso dos haitianos serem honestos, não duvido. Mas ao conviverem no meio do crime, serão facilmente envolvidos a entrar para o crime. Em suma, o governo do PeT é incompente para governar.

    Responda
  20. Zé Firmino

    Tenho acompanhado algumas matérias de Gilberto Dimenstein, inclusive pela CBN, e me causa surpresa a forma de exposição de seu pensamento em torno dos imigrantes Haitianos, por sua capacidade intelectual, ele sabe que os que estão vindo para o Brasil são pessoas desesperadas sem qualquer formação em seu país, sem qualificação, sem instrução, e que portanto terão chances mínimas de se desenvolverem num solo estranho, e sofrendo muito preconceito por parte de nossa gente. Lamento queria acredi

    Responda
    1. luizcandidob

      Odair, eu ia escrever exatamente o mesmo que você, agora só me esta concordar inteiramente com o teor do seu texto. Ou melhor, discordo da sua surpresa com o Gilberto: ele é assim mesmo, é uma Polyana enlouquecida ou, mais provavelmente, um profissional do bom-mocismo e do otimismo.

  21. Lili

    Por que você não vai para Cuba ou para o Irã para que eles enriqueçam com a sua presença?

    Responda
  22. RS Cabreira

    Virão pra cá fazer o que? Ser tão escravizados quanto os bolivianos são dentro de confecções? Só o Dimenstein para achar isso mesmo! Eu gostaria muito de saber: de onde ele tira essas ideias mirabolantes? É triste!

    Responda
  23. R Villas

    Dimenstein, sua coluna carece de verdade histórica. O progresso empreendido em São Paulo foi encabeçada por europeus. Eles criaram a "coluna vertebral" da indústria e comércio. A mão de obra de migrantes das regiões pobres do brasil para São Paulo, foi importante, porém, não foi a principal causa do progresso. Viaje pelo Brasil. Vá até MT, GO e outros estados e verá que os empreendedores que fizeram o progresso desses locais, tem proveniência do Sul/Sudeste e são descendentes de europeus. /

    Responda
  24. Marcos

    Ótimo post! Imigrantes vem querendo uma vida nova, e estão dispostos a lutar e batalhar por isso. E toda sociedadee evolui com a diversidade. Portanto, se nao queremos imigrantes em atividades ilegais, basta combatermos atividades ilegais - como já deveriamos fazer. e que bom se vierem engenheiros, como eu vi um na TV. Será bom ver os locais branquinhos classe média-alta tendo que evitar piadas racistas em 'seus' ambientes de trabalho....

    Responda
  25. Siegfried Müller

    Sou neto de imigrantes alemães que se radicaram em Santa Catarina. Chegamos aqui quando só havia céu e mato e, trabalhando de sol a sol, crescemos e evoluímos. Hoje empregamos várias pessoas.O Brasil nos fêz bem. Aqui quem trabalha com seriedade e inteligência, progride. Precisamos de mais braços para o trabalho e temos lugar para todos. Que venham os haitianos.

    Responda
  26. silveste

    Concordo plenamente com autor do texto...EUA é o pais mais pujante do mundo,quera ou não os idiotos,devido sua diversidade,democracia criativa,liberdade acima de tudo...

    Responda
  27. sérgio

    Só se for para se juntar ao bando de inuteis que o Brasil ja possui.

    Responda
  28. Nunnes

    Discordo de ti e direi o porque: Esta criatividade do empreendorismo que voce citou, ocorreu em SP no inicio do seculo XX com os imigrantes europeus devido aos seus respectivos conhecimentos e estudos que, de longe, estava bem acima da média brasileira, isso fora os arabes que trouxeram suas iguarias e o seu incomparavel artesanato. Qto aos haitianos, não sei dizer se irao somar, visto que o empreendedorismo naquele país era escasso. Nunca houve economia la. Vejo mto mais probl

    Responda
  29. Rafael Pinheiro

    Tem colunistas com muita sorte! pois incapacidade intelectual não é crime!!!

    Responda
    1. gelson sandari

      endosso esse comentário,o colunista já pesquisou quantos brasileiros estão desempregados? e se os brasileiros são menos aguerridos para o trabalho que os moribundos haitianos?

    2. George Bolzan

      Vejo a imigração ilegal dos haitianos com preocupação.Porque isso contribui com a violência, miséria, favelas e etc. Essas pessoas não tem qualificação pra trabalho, a não ser que eles aderem a construção civil ou algo semelhante, mais como mão de obra desqualificada, caso contrário haverá um inchaço no mercado na sociedade de pessoas sem trabalho, se o governo federal ficar omissão diante dessa situação, futuramente isso desencadeará problemas maiores, por ex. ter filho no Brasil.

    3. Mataparte

      Verdade que falar tolices não é crime, ou você seria condenado à pena máxima brasileira, que é de míseros trinta anos. E você, pelo visto, cumpriria pena integral, pois com certeza não teria bom comportamento, e continuaria a falar dentro do presídio. Apenas o ato de tentar fugir não aumenta penas previamente estipuladas, mas continuar a cometer crimes dentro do presídio acumula processos e julgamentos e sentenças. Mataparte C Bragança

    4. luizcandidob

      Ele escreve asneiras otimistas, não comunistas. Note como ele á chamado de "tuc ano" e de "pet ista" nos comentários, mas ele não é nem uma coisa nem outra, é um oportun ista pronto a apoiar o governo de plantão. Sempre com nobres propósitos, é claro...

  30. ivan ivan

    Brasil, exportando cérebros e importando problemas. Os haitianos terão visto de cinco anos de trabalho. Neste período terão filhos brasileiros e ficarão para sempre, com bolsa família. Dirão que sou pre/con/cei/tuo/so e até f/a/s/c/i/s/t/a, mas estou apenas tentando analisar a situação friamente, sem paixões ou otimismo abobalhado como o do articulista.

    Responda
  31. Hélio Pereira

    Não tenho como discordar do Gilberto,pois o seu texto reflete uma realidade que muitos fingem não enxergar. De vez em quando eu concordo com o Gilberto,parabéns pelo Texto.

    Responda
  32. Adrianaleila

    E Caetano cantou assim... O Haiti é aqui.....Tá explicado. O Brasil só está disfarçado que é país de primeiro mundo. Podem vir que é tudo igual.

    Responda
    1. Rafael Pinheiro

      kkkkkkkkkkkk!!!! Brasil disfarçado de primeiro mundo!!!! kkkkkkkkkkkkkkk!!!!!!esta não sai nem do próprio bairro! o Brasil esta tentando manter a fantasia de Terceiro Mundo!!!!

  33. dionesreis

    Acho que a acolhida dos haitianos é válida, desde que eles já venham com visto de trabalho, e com trabalho já definido pelo empregador brasileiro. Se vier só com visto, e sem trabalho por aqui, a diferença é que serão mais gente, mais favelas, e mais cabeças pra programas sociais. O Brasil tem que largar mão de ser a mãe da America Latina, e pensar primeiro nos problemas internos.

    Responda
    1. mario aquino

      Começou a Xeno fobia, esta gente vem disposta a trabalhar, coisa que não encontramos nas pessoas nascidas nas grandes metrópoles, daí inclusive a falta de mão de obra na construção civil hoje gritante, já que os nordestinos não estão mais vindo para cá.

    2. Will

      O que faz um pais ser maior e mais humano é sua capacidade de ajudar quem realmente precisa. O Haiti é um pais que precisa de nossa ajuda, acima de tudo!!!

    3. Vivi

      CONCORDO!

    4. Ademar

      Muito lúcido o seu comentário. E não devemos nos esquecer que os haitianos são os seres humanos mais pobres do continente americano. Portanto, se for pra vir pra cá pra continuar na miséria, melhor nem vir, já temos pobreza suficiente aqui.

  34. Cris

    Enlouqueceu.

    Responda
  35. ivan ivan

    Não tenho nada contra ou a favor dos haitianos. Mas não entendo o que trabalhadores que não tem qualquer instrução, as vezes analfabetos em sua própria lingua e sem falar o portugues trarão de contribuição para nós. Eles melhorarão de vida, é claro, pois até uma favela brasileira é melhor que o haiti.Já a sua tese de eles terão efeito similar aos dos imigrantes que foram para os EUA no século XX, segue o "padrão JD" de interpretação ingênua e insensata dos fatos sociológicos.

    Responda
  36. Intelectual Fracassado

    Prefiro os escandinavos que possuem forte controle sobre o processo migratório. DINHEIRO APENAS NÃO SIGNIFICA QUALIDADE DE VIDA.

    Responda
  37. Crasse Média

    MOSSADIS, vamos ajudar o Haiti - cacildis !

    Responda
  38. chico

    Sou um fã incondicional do Gilberto, adoro o que ele escreve. Tenho palestras dele em DVD, de vez em quando assisto, é um show de bola. Parabéns.

    Responda
    1. luizcandidob

      Francisco, para o bem da sua inteligência e, talvez, da sanidade mental, queremos crer que este comentário é fina ironia...

    2. R Villas

      Deve ser o sogro do Dimenstein....

    3. Nunnes

      hummmm....graviola ;>p

    4. ivan ivan

      Ser um fã "incondicional" já indica a capacidade de análise de uma pessoa. Parabéns, compre o album de colorir também.

    5. Crasse Média

      ògulos ?

  39. Adrianaleila

    Se a história se repetir , vão acabar nos guetos das periferias, se envolver com coisas ilícitas É um filme que se repete. O Brasil da sexta economia agora tá achando que é a nova Big Apple.

    Responda
    1. ivan ivan

      Sua análise é correta e honesta. Mas em cinco segundos alguém estará te chamando de f/a/s/c/i/s/t/a...

  40. marcoscesar

    Gilberto, Gilberto, caia na real... Sendo você jood3u e sendo uma pessoa influente então porque não usar esse seu argumento e tentar formar essa opinião em Israel, que ora está lutando para barrar os imigrantes @fr1c@n0s? Os haitianos podem trazer algumas coisas para o Brasil, como a cultura vudu ou alguma nova enfermidade, ai sim traria grande riqueza para a indústria farmacéutica...Me desculpe a franqueza, mas penso que você está apenas querendo ser simpático. Compare o Haiti com Porto Ric

    Responda
    1. luizcandidob

      Muito bem colocado, Marcos. O Dimenstein não é besta de se meter com o establishment de Isr ael, porque para defender os seus interesses, o pessoal de lá não é gentil como nós: eles são da pesada, golpeiam abaixo da cintura sem a menor cerimônia. Possivelment e, o Gilberto gosta do escu lacho ao qual é submetido em cada artiguinho que ele posta, pois acha que contribui para reforçar a sua imagem de sujeito civilizado num mar de violentos e intolerantes. Para a plateia a que se destina

    2. Crasse Média

      GD ... real ... não vamos forçar a natureza

    3. Fernando - Paulista -

      Parabens pela sinceridade. A hiprocrezia é um atraso para esse pais.

  41. Juarez Martins

    Eureka!!! Gilberto, Eureka!!! Se an@lfabetos e T.N.T (Trabalhadores Não Técnicos) gerassem divisas o Brasil, já seriamos uma potência à muito tempo... Precisamos sim, de mão de obra qualificada! Desqualifi cados, já temos nossos "haitianos" do norte e nordeste, que chegam ao sudeste diariamente, para ser "prederos" e "selventis" e inflar favelas... Menos, Gilberto, muito menos...!

    Responda
  42. Crasse Média

    Claro, claro - na certa o missivista deve achar pouco a ação humanitária do Brasil no Haiti... vamos nós então abrir o ministério do Haiti, reerguer aquele país que ao que parece padece de corrupção, problema que nós, desenvolvidos que somos, não enfrentamos mais.

    Responda
    1. Fernando - Paulista -

      Condordo, O brasil ja deu e vem dando uma baita ajuda ao haiti, estamos fazendo nossa parte. Falta eles se unirem e reerguerem o pais deles.

  43. alfredo palha

    ..acredite.???....o brasil se m e t e u a ajudar o haiti no terremoto...mais de 1bilhão ja foi enviado para ajuda(segundo a onu) e o que foi feito..??..que deus nos ajude.

    Responda
  44. Crasse Média

    Olha o ógulos, olha o ógulos ...

    Responda
  45. Crasse Média

    ... abaixo da crítica ...

    Responda
  46. Cyrano Miname

    É o Gilberto ainda no espírito natalino! Os EUA expulsão ilegais de todas as raças e condiçõessociais, o mundo inteiro está fechando as portas para os que não querem contribuir com o desenvolvimento do seu país de origem, e como sanguessugas vão em busca do desenvolvimento obtido a custa do trabalho anterior de outros povos. Cada país tem que cuidar dos seus e não exportar problemas sociais. Cada um tem que viver o seu tempo e contribuir com sua cota para o desenvolvimen

    Responda
    1. Fabio Canto

      concordo com Cyrano Miname tente qualquer um de nos entrar emum desses paises sem passaporte ilegalmente para ver o que acontece somos deportados, nao estou sendo critico nem racista ou coisa parecida esto sendo realista pq aqui sabemos o que vai acontecer, muitos deles vao arrumar empregos que ja nao pagam la muito bem, se sujeitando a qualquer oferta pq como disseram em outro comentario eles vao a luta mais ir a luta nao siginifica que vc se mate pelo trabalho e deixe seu patrao rico

    2. Fernando - Paulista -

      Assino em baixo amigo!

  47. Paulo

    Concordo totalmente com o artigo. Para se tomar a decisão de se imigrar é preciso ter coragem e iniciativa, ponto positivo. Mesmo sem ter estudo, trazem uma nova cultura, novos costumes, algo que sempre acrescenta, algo a uma sociedade em crescimento.

    Responda
    1. Crasse Média

      Coragem não, menino. É necessidade a motivação

  48. alfredo palha

    ..esse cara só fala m e r d a ...olha o tipo de acomparação que ele faz ???...e eu ainda perco meus neuroneos lendo isso.

    Responda
    1. PHADVOGADO

      E eu ainda perco os meus neurônios (é assim que se escreve, viu, Sr. Alfredo Palha), lendo comentários sobre a "acomparação"... Meu Senhor, como pode um quase analfabeto dizer que o outro só escreve M _ _ _ _? (ainda por cima grosseiro).  Aliás, por pior que seja a matéria publicada aqui, os comentários, via de regra, partem de desqualificados, ignorantes, estúpidos e iletrados que se acham os donos da verdade e distilam impiedosamente seus preconceitos e sentimentos mais primitivos.

  49. Fernando - Paulista -

    Esse autor ai vive no mundo da fantasia só pode... Oq um haitiano que nao sabe nem ler e escrever pode fazer que umbrasileiro nao possa? Pessoas sem qualificação ja temos muitos, naoprecisamos mais obrigado! A unica coisa que farão aki é criar mais favelas.

    Responda
  50. Brasileira

    Este é um dos melhores textos do Gilberto Dimenstein dos últimos tempos! E olha que eu leio os textos dele há uns 15 anos na Folha....A questão do imigrante precisa ser vista com essa lucidez. Vale lembrar que nos estados Unidos - o Pais mais rico do mundo por enquanto - 30% (!) da população é de imigrantes. Por incrivel que pareça, estamos num País carente de mão de obra e estes imigrantes são sim uma mão de obra cheia de garra e vontade de vencer. Vamos incentivar esse processo!

    Responda