Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. gallo66

    Excelente análise. Infelizmente, nossas leis são muito diferentes das leis dos Estados Unidos. Lá o pequeno é a glória da nação. Aqui, o pequeno é mais um empecilho para os burocratas que ainda não descrobiram o computador. É uma pena, mas esses imigrantes empreendedores logo engrossarão o cordão dos informais, talvez da 25 de março, na melhor das hipóteses.

    Responda
    1. Paulo

      Vanderlei, você não conhece os EUA. Não faz a mínima ideia de como s coisas são por lá.

    2. Fernando - Paulista -

      "Lá o pequeno é a glória da nação" kkkkkkkkkkkkkkkkk só rindo mesmo desses doidos que acham que os eua é o paraiso na terra, nos EUA só existem dois tipos de pessoas as que tem dinheiro e as que não tem.

  2. Atahualpa

    Como a vida é estranha.. O D_us Sol quis invadir o Haiti, agora é o Haiti que nos invade..

    Responda
  3. Paulo

    Muito bem colocado, chega de bairrismo afinal somos cidadãos do mundo e corresponsáveis também por povos irmãos.

    Responda
  4. Mauro Carvalho

    Concordo desde que seja de forma moderada, não nos esqueçamos dos brasileiros sem empregos que vivem nas grandes avenidas do país vendendo de tudo.

    Responda
  5. João Fortuna

    Concordo. A diversidade é o caldeirão da criatividade.

    Responda
  6. lhilho

    Argumentação simplória, sem base política e econômica sólida, sem sustentação histórica convincente. Um balão de ensaio murcho.

    Responda
  7. V IO

    OS HAITIANOS SÃO TODOS TRABALHADORES, CULTOS, INTELIGENTES, COM EXPERIÊNCIA EM COMERCIO, INDUSTRIA, COM MUITO DINHEIRO PARA EMPREEDER E OUTROS QUE TAIS. AI ACORDEI DE MAIS UM SONHO E VI QUE ERA UM PESADELO.

    Responda
  8. Victor Victor

    Faz o seguinte então contrata todos para trabalhar para você. Tente entrar em qq país europeu ou nos EUA de forma clandestina para ver o que acontece. O brasileiro é um povo empreendedor e na atual situação também aceita qualquer desafio para manter o minimo de dignidade.

    Responda
  9. Pinto Feliz

    É INACEITAVEL QUE O BRASIL QUE SE DIZ UM PAIS QUE RESPEITA OS DIREITOS HUMANOS INTERNACIONAIS ESTEJA FAZENDO ESSE BOICOTE A ENTRADA DE HAITIANOS NO PAÍS, ELES NÃO ESTÃO VINDO PRA FAZER TURISMO OU PARA BRINCAR, ESTÃO VINDO PORQUE NÃO TEM OUTRA ALTERNATIVA.SE O BRASIL NÃO TEM CONDIÇOES DE RECEBER ESTAS PESSOAS QUE OS ENCAMINHE AOS PAISES VIZINHOS, MAS BATER A PORTA NA CARA DELES NÃO SE FAZ.COMO O BRASIL QUER TER UMA IMAGEM DE PAÍS ACOLHEDOR E DEFENSOR DOS DIREITOS HUMANOS SE NA 1ª CHANCE FAZ I

    Responda
  10. K

    Gilberto, gostaria que nossos representantes políticos também pensassem assim, ao invés de verem essas pessoas como um título de eleitor.Certamente teríamos mais oportunidades, e iríamos vivenciar a propagando do Governo do Governo Federal que é: "País rico é país sem pobreza" e claro, sem corrupção também.

    Responda
  11. Spinoza

    Os nativos a muito tempo deixaram o pais entregue à corrupção e aos desmandos. Quem sabe se não precisamos de sangue novo para voltarmos à luta?

    Responda
  12. Hari Seldon

    É...vão enriquecer mesmo. São uns coitados, provavelmente semi-analfabet0s, e que ainda praticam esses cultos ligados ao voodoo. Viveram a vida toda em condições similares aos n0ss0s favelad0s... Como eles, o Brasil está cheio! E é por isso que estão limitando a entrada deles. É isso que dá ser politicamente correto. Até os fatos mais óbvios, são mascarados com essas mentiras. Agora só falta a gente abrir nossas fronteiras para esses mulçumanos fundamentalistas, pois tam

    Responda
    1. Antonio

      Não faltam notícias vindas do Haiti de mulheres estupra-as (inclusive estrangeiras que ajudam na reconstrução de dito país) e saques a todo o momento. De selvagem já basta os de aqui.

  13. Mateus Ricarti

    Que frase mais disconexa e essa "Um sinal de nossa crise foi a saída de centenas de milhares de japoneses de volta ao Japão ou os brasileiros clandestinos nos Estados Unidos. "? Baseado em que o sr diz isso? De que epoca? Fatores internos e externos nao influenciam? As universidade americanas sao sim recheadas de estrangeiros....mas nao por aqueles que nao podem pagar! Assim como aqui em Londres, as taxas sao abusisas e portanto bem seletivas!

    Responda
    1. Tropical Culture

      Pelo que entendi, Dimenstein disse que os descendentes de japoneses não são brasileiros.

    2. karl_br

      As melhores universidades americanas, européias e até japonesas tem programas de bolsa de estudos para alunos extrangeiros... a questão é que os critérios são bastante rigorosos... Não é culpa delas que o ensino no Brasil seja tão ruim que até estudantes de escola particular tenham dificuldade em conseguir ingressar lá... a Índia e China "exportam" milhares de estudantes todos os anos p/ o exterior... se fôssemos mais qualificados, certamente tb iriamos...

  14. paulinho

    e o partido da sua presidente faz o que?

    Responda
  15. tiomingo

    PARABÉNS GILBERTO, COMENTÁRIO SUPIMPA,HEIN! Por falar em imigrantes não podemos esquecer do pecado que foi cometido contra os Judeus, no tempo do Império, que estavam transformando Pernambuco no centro financeiro do mundo. Numa atitude desastrada, o Papa da época mandou joga-los nas fogueiras da Inquisição. Como os Judeus eram muito espertos fugiram para Nova York, deu no que deu. Marcos 8:36 - Pois, que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma? Shal

    Responda
    1. Antonio

      É, e durante a segunda guerra mundial o Brasil fez de tudo pra dificultar a entrada de judeus perseguidos pelos nazis. E essa gente era composta em grande parte por gente culta como escritores, artistas, médicos, cientistas, professores,etc...Dificulta entrada de cérebros e facilita a de... haitianos.

    2. Viperina

      O seu texto infringe os termos de uso do serviço e por isso foi removido.

  16. Rúbia Santos

    Espero que essa abertura aos estrangeiros não tirem as oportunidades dos nativos. Geralmente os estrangeiros "enriquecem o Brasil" e "enriquecem no Brasil". Pois, em sua maioria, nós os brasileiros temos o péssimo costume de valorizar tudo que é estrangeiro.

    Responda
  17. Profeta

    Os haitianos trazem, além da garra e da vontade de progredir, o idioma francês. Mesmo que haja o sotaque, esse detalhe os favoressem e os deixam em um patamar superior quando comparados aos Bolivianos, Peruanos, etc...que estão se instalando em nas maiores cidades brasileiras. Mas que, junto com a vontade de trabalhar, não tragam o péssimo hábito de morar em barracos de madeiras - favelas. Isso já temos em excesso por aqui.

    Responda
  18. Daniel Santos

    Concordo. Que possamos continuar a ser um país aberto aos estrangeiros. Um lugar onde cada um pode realizar seus sonhos, compartilhar seus talentos e ser feliz. www.seutalento.b log.br

    Responda
  19. flavinho

    Sr. Gilberto, pela primeira vez concordo com sua opinião e de pessoas empreendedoras que precisamos e que tenham garra, pois estou cansado de ver por nossas ruas pessoas desocupadas e que não tem goragem de ir a luta. Trabalho desde de meus 11 anos de idade e numca esperei nada de nimguém.

    Responda