Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Eduardo Bittencourt

    Já estive na situação de imigrante em outro país que vivi por 10 anos, concordo com sua avaliação do problema.

    Responda
  2. Pablino Duarte

    Invejo o otimismo e alto espirito humanitário do Sr.Dimenstein. É so lembrar o Caetano Veloso : o Haiti é aquí. Em muitos lugares, só para lembrar: o interior do Pará e Maranhão são testemunhos do muito que temos a fazer pelos nossos "brasileiros/haitianos".

    Responda
  3. Eustaquia

    Você só cresce em um país quando consegue formar seus filhos e seus netos nas Universidades de modo que eles possam assumir cargos em posição de comando. Uma geração de lavadores de prato formando outra geração de lavadores de prato não é crescimento é apenas a formação de uma casta de serviçais.

    Responda
  4. campos

    Você está certo em sua avaliação.Mas não serve como consolo de não se ter feito nada, antes,logo após o evento.A ONU e seus filiados prestaram segurança e assitência básica aos Haitianos.Mas assistindo aos filmes sôbre a situação atual das cidades, nada foi feito, nem pelo Povo a limpesa básica de terenos, ruas e avenidas. Observa-se que nem êles se interessaram em "mãos à obra".Também poucos líderes comunitários pro ativos destacaram.Se ficarem esperando p

    Responda
  5. Paulo

    Não vejo o governo limitar os vistos aos bolivianos que vêm ao Brasil tentar a vida, sobretudo para a cidade de São Paulo. Por quê? Para não desagradar o cocaleiro bolivariano presidente da Bolívia, é óbvio. Fico imaginando se fosse o FHC a limitar os vistos concedidos aos haitianos: A PETRALHADA FARIA A MAIOR GRITARIA E CHAMARIA O EX-PRESIDENTE DE "XENÓFOBO" E "RA CIS TA", NO MÍNIMO.

    Responda
  6. Eustaquia

    Claro que vão nos enriquecer isso ninguém tem dúvida...O Brasil É um país escravocrata. Explorar mão de obra sempre foi e sempre será o melhor negócio deste universo. Só quem veio para cá bem depois é que não tem noção disso.

    Responda
  7. Marcus Nutti

    O Brasil está carente de cientistas, engenheiros, médicos, enfim, gente que realmente faça a diferença e contribua para o desenvolvimento do país. Se os haitianos vierem para suprir essa demanda (coisa que infelizmente não acontecerá, sejamos realistas), que venham logo! Agora, se vierem só para aumentar a desigualdade social e dependerem de programas sociais (financiados pelos impostos pagos pela classe média) para se sustentarem no país então é melhor os haitianos ficarem por lá mesmo. /p

    Responda
  8. geran

    Gilberto, nem Jesus Cristo pode garantir que so venha haitianos trabalhadores, honestos etc e tal.Os nigerianos e cia tem uma trabalho sério: tráfico de entorpecentes.Os USA receberam os latinos e cia mas eles, os americanos, estavam em um patamar diferente.Aqui os seus protegidos virão avacalhar mais ainda as condições de sub .emprego e sub humanos que vivem os emigrantes e mesmo migrantes nesta capitania hereditária chamada Brasil.Voce era um cara bem inteligente mas....

    Responda
  9. RS

    essa historia do ronaldo travecomeno no col nao poderia começar nem terminar bem saudades d sócrates e sua coluna na cartacapital... o q o magrao nao diria de atitudes como essa...se cbf e col são balcão d negocios q usam o futebol como pretexto p/ ganhar muito $$$$$$$$$$$$então escolheram o jogador certo para o col o ronaldo travecomeno q so pensa naquilo (v@r@) e naquilo outro ($$$$$$$$$) é uma pena a mediocridade q assola o país em especial a classe desunida dos futebolistas

    Responda
    1. Viperina

      Hããããã??????????

  10. Crasse Média

    GD deve se divertir bastantes conosco (comentaristas). Ele v0mita bobagens, lemos e passamos a tarde comentando ao inves de lavarmos nossas louças

    Responda
  11. Crasse Média

    Acompanhe neste jornal "As reinações de GD no Reino da Realidade Alternativa !"

    Responda
  12. Denis um brasileiro

    O que os bolivianos acrescentaram de útil ao Brasil, em especial, à cidade de São Paulo?Empregos informais, mão de obra semi-escrava e condições precárias de alimentação e habitação. Algo contra os bolivianos?não..vieram com uma mão na frente e outra atrás, sem preparo e trazendo na bagagem basicamente, desespero. O que dirá do Haiti, que além de ter piores condições sócio-econômicas que a Bolívia, foi arrasado por um grande terremoto?Algo contra os haitianos?não.

    Responda
  13. everaldo

    Como sempre o senhor Dimenstein vem com essa falacia pseudo-democratica de ajuda humanitaria, para trazer pessoas de outros paises para trabalhar aqui, e tirar as vagas dos brasileiros..nada contra o Haiti, ou seu povo, mas o Brasil tem muita coisa que fazer para seu povo, antes de entrar em questões bilaterais para interesses escusos.A nem os EUA aceitam pessoas ilegais em seu território, pelo contrario, eles deportam..casos venham legalmente serão bem vindo, caso contrario que sejam deport

    Responda
  14. Roberta Closedess

    Vou pedir o obséquio a polícia federal que investigue essa diáspora haitiana. Tá me parecendo que o objetivo é formar um exército revolucionário no país. Pela idade dos imigrantes (a maioria na faixa dos 35 anos) está mais para invasão estrangeira do que para imigração.

    Responda
  15. Biteco

    Apesar das constantes e inadequadas comparações com os americanos, o que eu acho uma sabujice sem tamanho, concordo com o conteúdo da sua análise.

    Responda
  16. Roberta Closedess

    Brasil é também conhecido lá fora como o ralo do mundo.

    Responda
  17. Plutarcos

    Eles vão enriquecer o Brasil? Quantos dolares eles estão trazendo na bagagem? O Brasil não produz o suficiente para solucionar a sua propria miséria, e esquece os seus pobres para cuidar dos desafortunados de outros paises! Os governantes do Brasil e certos jornalistas precisam colocar uma melancia pendurada no pescoço.

    Responda
  18. Daniela Dominuges

    Caro Gilberto, sempre ouço seus comentários , sempre positivos, e é um alívio em meio à tanta negatividade, que sempre dá mais audiência. Sobre os haitianos, não diferente, foi um alívio perto do temor da concorrência no dia-a-dia. Só a compração com os EUA, entretanto, é que me gera dúvidas. Toda aquela diversidade e oportunidades foram construídas paulatinamente, numa época em que toda produção era gerada e consumida QUASE 100% localmente. Na correria de hoje, teremos

    Responda
  19. chico

    Os Haitianos vão enriquecer o Brasil?! Vão trazer dolares? Euros? Cartão de crédito? Ou só vieram para o carnaval?

    Responda
  20. Roberta Closedess

    Daqui apouco todas as republiquetas da América latrinasaberão da notícia e para livrarem-se de seus presos e opositores, estimularãoa saída desse povo a vir para o Brasil. Dirão que o Brasil é os EUA de ontem e tem bons empregos e bonssalários. E O BRASIL VIRANDO A LATRINA DO MUNDO. Por isso esse país não érespeitado lá fora como país sério.

    Responda
  21. PGOliveira

    Discordo totalmente. Se os haitianos fossem empreendedores o Haiti não estaria como está há dois anos após o terremoto. Este povo ainda precisa ser tutelado, pois se tirarem as forças da Onu, acabam por se matarem uns aos outros. Não se trata de opinião, mas de fatos. Para o Brasil vieram muitos imigrantes, muitos construtivos que trouxeram cultura, inteligência e força de trabalho, outros só força bruta e esta sem inteligência que as conduza só servem para atrasar mais ainda o país.

    Responda
  22. Tom

    Dizer que são "pessoas honestas e empreendedoras" é pura falácia. Quem garante? Você conhece todos? Já dizer que são miseráveis sem estudo é uma simples constatação, da qual concluímos que vão trazer mais problemas do que soluções. Esse país é a Casa da Mãe Joana. Aceitamos desde refugiados miseráveis que só vão aumentar as favelas até terroristas condenados como Battisti, vivendo no luxo e com proteção do partido dominante. Belo gesto humanitário num país de 50 MIL homi

    Responda
  23. Samuel mosca

    Por que a Argentina, México, Equador, Bolívia, Paraguai e outras republiquetas sulamericanas não se juntam a esse belíssimo trabalho de solidariedade humana e abrem suas fronteiras para os haitianos também. Resposta: Por que não são id iotas. Sabem o que esse problema pode custar-lhes muito caro.

    Responda
  24. FLOR

    Não se discuti aqui a questão humanitária. Mas dizer que os Haitianos irão enriquecer o Brasil! brincadeira! Será que o Brasil tá tão pobre assim? De jornalistas intelectuais com certeza. Os EUA é um exemplo, não por causa dos imigrantes que vão lá lavar pratos, ser babas, servente de pedreiro, fazer o serviço que é humilhante para eles fazerem. Mas sim de intelectuais e estudantes de toda parte do mundo que vão lá frenquentar as melhores universidades do mundo. Sr Gilberto, pense um pouco..

    Responda
  25. Raizer

    O governo brasileiro está otimista com o atual cenário economico de nosso país e devido a isso começa a fazer diversas caridades com dinheiro alheio, como acolher o povo do mundo todo, aumentar o valor da mensalidade do bolsa-esmola, ceder estádio ao time do coração de ex-presidente malandro, etc. Quero só ver quando essa bolha economica estourar quem é que vai segurar esse rojão.

    Responda
  26. kamalitto

    Haitianos não enriquece nada por isso que nenhum pais da região não aceitam eles, eles trarão um grande problema social para o pais eu sei, eu os conheço são marginalizados e acreditam em bruxarias e a cura da aids atraves do estrupo de crianças virgens. portantato cuidada com seu filhos.

    Responda
  27. edumaua

    O Haiti é aqui, sofremos um terremoto da corrupção,que devastou a nossa ética e derrubou os nossos valores- precisamos da mão de obra dos haitianos para erguer as casas do legislativo,judiciário e do executivo.Que venham!

    Responda
  28. PauloFi

    Tu és uma Pollyana.

    Responda
  29. Akhenathon Akhton

    Próxima coluna do Dimenstein: "Tenho vergonha de meus leitores que não concordam com minhas teses humanistas e ancoradas na realidade."

    Responda
  30. gutobenedetti

    Ah... e mais uma coisa: os EUA dão oportunidade para o cidadao crescer. O cara nasce pobre mas se quiser e tiver forca de vontade fica rico. O Brasil dá condicao pra quem? Imagine um miseravel desse do haiti, vai crescer como? Vai levar 5 geracoes para ter um nivel de vida decente. Nao é preconceito, é realidade. Imigrantes sem qualificacao, emprego e renda trazem violencia.

    Responda
  31. Derisvaldo Santana

    Centenas de anos de história comprovam a tese de que a imigração traz muitos benefícios ao país que acolhe imigrantes. E independe se são imigrantes qualificados ou não. Mas sempre existe um grupinho de preconceituosos desinformados que insiste em afirmar o contrário e exigir que o governo feche suas fronteiras. Parabéns pelo artigo, Gilberto. Espero que este ajude a esclarecer parte do grupinho de desinformados e a os fazer repensar suas idéias infundadas.

    Responda
  32. tiziu

    ...se as pessoas melhores qualificadas estão fugindo do Haiti...só fico imaginando o que sobrará...

    Responda
  33. Montaigne

    Discordo! Inventividade e diversidade temos de sobra no nosso povo. O que nos falta é uma política de incentivo a todos nós, que proporcione facilidades ao crédito e incentivo ao empreendimento. O que nos falta é governo, não é gente.

    Responda
  34. gutobenedetti

    Ser acolhedor é uma coisa, ser trouCHa é outra. desenvolvimento do NOSSO país em primeiro lugar. nao temos capacidade nem de atender aos brasileiros, qto mais a gente de fora. Sempre digo: nao dou 20 anos pra esse país estra cheio de paraguaios, bolivianos, peruanos e por ai vai. Daqui a 40 anos, vai ser como nos EUA: o cara que atende no mercado do teu país nao fala tua lingua. Um completo absurdo.

    Responda
    1. Akhenathon Akhton

      20 anos é muito. Com o PT no poder, menos de uma década...

  35. Ermoura

    Não sei até que ponto é válido a vinda dos haitianos.Porém, já que o governo cedeu, tem que ser dentro dos procedimentos e das leis.

    Responda
  36. gutobenedetti

    Gilberto Dimenstein, só que existe uma grande DIFERENCA entre o imigrante que vai para os EUA e o que vem para o Brasil. O que vai para os EUA, e entra legalmente, na sua maioria, sao pessoas com nivel educacional relativamente alto que querem uma vida melhor. Medicos, advogados, engenheiros, ou que tem uam condicao boa de vida. Os que atravessam fronteiras, mexicanos por exemplo e haitianos aqui, sao pessoas que nao tem nivel educacional algum. Vao contribuir como? com a pobreza?

    Responda
  37. Osnizinho

    Somos um pais de dimensões continentais, varios povos, varias culturas, varias etinias, em um unico pais e um pais unico, a sexta economia do mundo, com toda sua diversidade. Tirando alguns revoltados, somos um pais que sabe tratar bem quem vem até nós.

    Responda
    1. caio1945

      Mas tem que ser logo haitianos? Sério?

  38. Banana Republic

    ...leve alguns deles para enriquecer a sua casa;

    Responda
  39. Mataparte

    Perfeito, Dimenstein. A colocação sócio-econômica por você analisada é irretocável. Mas por si só o gesto humanitário de acolher essa gente bonita e sofrida, já seria mais do que suficiente. Principalmente para nós, brasileiros, que, formados na miscigenação de povos do mundo inteiro, conseguimo criar, ou sermos, uma gente única no mundo, inclusive do ponto de vista antropológico. Tese do "mestre" Darcy Ribeiro. Mataparte Cavalcanti Bragança

    Responda
  40. caio1945

    Concordo com o seu ponto, Sr. Colunista, mas não custa nada ser um pouco lúcido, pragmático e sóbrio nas concessões de imigração, pois não?

    Responda
  41. elpinto

    Fazendo uma adaptação de um dito popular,aqui vai: É PREFERÍVEL LER BESTEIRAS DO QUE SER CEGO.

    Responda
  42. edumaua

    O Haiti é aqui, ou não sofreu um mega terremoto onde tudo foi ao chão?O Haiti não precisa de mão de obra para levantar casas,escolas, hospitais e abrir ruas,manilhas de esgotos que estão a céu aberto, aterros etc.São exilados políticos ou refugiados da incompetência dos governantes?

    Responda
    1. caio1945

      Dá uma olhadinha onde é que a maioria dêles está a ire & bire na Cidade de São Paulo, e terá sua resposta.

  43. Akhenathon Akhton

    Pronto, a esquerda agora já arrumou um novo filão para a demagogia: a imigração haitiana. Com direito a comentários ressentidos anti-europeus, generalizações e soluções "fácies" tiradas da cartola. Esses imigrantes haitianos serão explorados aqui como os bolivianos, e só incharão ainda mais nossas favelas -- agora globalizadas. Mas quem sabe retribuem o "favor" com seus votos...

    Responda
  44. Ana Beatriz

    Só uma observação: Os americanos sempre levaram as grandes cabeças, já trabalhadores comuns, são absolutamente proibidos.

    Responda
    1. caio1945

      Dá uma olhadinha em "Secret Space Program: Peter Levenda [Full Length]" do youtwbe! Nada contra: apenas uma singela contribuição para o seu comentário.

  45. Antonieta lobo

    É preciso ter cuidado com o trabalho escravo como já acontece em SP com os Bolivianos, o que vem a ser uma vergonha para o país. Os Haitianos estão ganhando 25,00 por dia de trabalho, trabalhando como pedreiros/auxiliar. É preciso dar oportunidade sim a quem quer trabalhar e o povo haitiano é um povo trabalhador e honesto podem sim crescer como aconteceu com os Italianos, Japoneses, Libaneses e tantos outros imigrantes que fizeram desse País o que é hoje. Merecem respeito e trabalho digno.

    Responda
    1. caio1945

      E acrescento mais: onde está a dignidade de uma pessoa que vê seu país em cacos, há gerações, e não permanece lá mesmo e levanta o necessário para mudar as coisas? Penso que é como o retirante do NE que, em vez de se aplicar em consertar as coisas, prefere migrar, sem ser convidado, se "aventurar" para onde "a vida é mais fácil". Esse comportamento, decididamente joga dúvidas quanto ao valor das pessoas que o praticam, pois não? Acho que devemos ir devagar com o andôr.

    2. caio1945

      Entendo que "ser respeitado" decorre de "ser digno". E mais: dignidade, aprende-se em qualquer boa escola, vem exatamente de auto-crítica (o que só funciona quando se tem referências de pensamento) e auto-avaliação conseqüente. Pergunto: onde é que está a dignidade de um imigrante clandestino desqualificado que "se aventura" por aí, contando com certa a compaixão alheia? Portanto, Sra., parece que esta de "escravizar" imigrante é uma discussão descabida, e tem muita coisa a se fazer, antes d

  46. Brum

    Trata-se de uma excelente jogada de marketing para o governo. Para a população em geral não muda nada. O que seria acrescentar 4 mil famílias ao bolsa miséria perto dos 13 milhões que a recebem ? Um aumento de 0,05% não fará diferença. Com isso o governo passa a imagem de bondoso e altruísta, conquistandovotos. Mas a verdadeira mina de ouro será a criação de inúmeras ONG'spara dar ajuda e suporte aos nossos irmãos (todos sabem para onde vai amaior parte do dinheiro, não é ???).

    Responda
    1. Ednilson santos

      Você calado é um poeta!

  47. Davitask

    Perfeito. Imigrantes são, por definição, pessoas empreendedoras e motivadas. Os desmotivados e preguiçosos não imigram, se acomodam. Por isso, ainda que gerem pequenas tensões iniciais, imigrantes são um precioso ativo: o Brasil não está recebendo centenas de miseráveis haitianos, mas centenas de pessoas tempoririamente miseráveis e permanentemente dispostas a enfrentar riscos e tomar a iniciativa. Quem nos dera ter mais brasileiros assim.

    Responda
    1. Davitask

      Se você lesse um pouco mais, entenderia que meu argumento não tem nada de esquerda. A livre circulação de imigrantes é baluarte do liberalismo clássico. A questão, aliás, seu gênio, é seleção concorrencial. Quem deixa um país empobrecido tem iniciativa... é a nata de sociedade. Quem não o faz tende a ser desmotivado, inútil. A correlação entre imigração e empreendedorismo foi documentada por inúmeros estudos... estudos que você não leu, que ficam em bibliotecas que você não sab

    2. NICO

      Já notaram como todo mundo que é de esquerda é bonzinho e tem bom coração? Adoram uma caridade, contanto que a caridade seja socializada, ou seja, com o suor alheio...

    3. Antonio Julio

      ABSOLUTAMENTE CERTO !

    4. Brum

      Beleza o seu comentário. Vamos, então, abrir o país para todo tipo de miserável do planeta. Haiti, Etiópia, Somália. E, por que não, também Iraque, Afeganistão, Irã ? Pronto, você solucionou o problema da fome e, em breve fará o Brasil o maior país do mundo. Mas tem uma condição. Vamos começar colocando os refugiados para morar na sua casa, comer a sua comida. Valeu ???

    5. Akhenathon Akhton

      O mais divertido foi o "temporariamente miseráveis". Sem comentários...

    6. Ibrahin Moscowitiz

      Temporariamente ? visto de cinco anos ? kkkkkkkkkkkkkkkkk

  48. Akhenathon Akhton

    Já virou lugar comum dizer que os colunistas da F0lha sofrem de um sério problema de incompatibilidade com a realidade. Imigrantes no início do século 20 vieram ao Brasil e trouxeram conhecimentos para o trabalho na lavoura. Já atualmente os haitianos que chegam por aqui estão mais para refugiados, fugidos de uma situação de absoluto desespero em sua terra natal. Vão aceitar qualquer sub-emprego e ser explorados. Já temos problemas o suficiente por aqui.

    Responda
    1. Akhenathon Akhton

      Ao Osni: se os europeus foram "c0vardes" ao imigrar na fome, também o mesmo raciocínio se aplica aos migrantes n0rdestin0s que vieram para o sudeste. Todos fugiram de uma situação de terra arrasada e desespero. E antes que eu me esqueça: lixo europeu é a p****...

    2. Chamberlain

      kkkkkkkkkkk !!! O OSNI DOS SANTOS DAS T REVAS deve estar precisando de uma internação urgente !!!

    3. Chamberlain

      kkkkkkkkkkk !!! O OSNI DOS SANTOS DAS TREVAS deve estar precisando de uma internação urgente !!!

    4. Akhenathon Akhton

      Ressentimento tem tratamento fácil, Osni. Qualquer psicoterapeuta atende isso. Se for pelo SUS então sai de graça.

    5. Osnizinho

      Va passar fome com os seus queridos europeus. E fique por la.

    6. Akhenathon Akhton

      "Ja que gosta tanto de europeus, muda pra la." Você acha que está me ofendendo dizendo isso? Se pudesse iria ONTEM... E pare de positivar o próprio comentário, é muito feio isso...

    7. Osnizinho

      Não fala besteiras, Akhenathon, se os europeus fossem do que voce babaovos pra eles, não estariam na crise que estão agora. Ja que gosta tanto de europeus, muda pra la.

    8. ana list

      Concordo. Não se consegue sequer construir uma ponte levada pelas águas. O que se vê nos noticiários é que, ano após ano, os  mesmos locais são castigados pelas enchentes e pela seca. E nada é reconstruído. Pedem agora mais um bilhão, além dos bilhões que já foram destinados para essa finalidade. A situação da saúde é de caos. Não se trata de xenofobia mas de incapacidade absoluta. Os haitianos que está no Acre recebem abrigo e pão de entidade religiosa que não conta com subvenção de qualqu

    9. Akhenathon Akhton

      Que pós-guerra, não diga b0bagem. Nem sabe o que está falando, seu nésci0. A grande maioria dos imigrantes italianos, portugueses e japoneses veio para cá no final do século 19 e início do 20. Se não fosse por estes europeus que imigraram para cá você estaria vivendo em uma selva. Aliás de onde vem seu sobrenome, "dos Santos"? É nativo indígena?

    10. Osnizinho

      Desde quando gente fugindo da fome é culta ? Os europeus que migraram para o Brasil, estavam fugindo da miséria que a europa enfrentava no pós guerra, como cachorrinhos viralatas, abandonaram seus paises quando este mais precisava deles, quando quiseram voltar foram taxados de covardes.

  49. Tadeu77

    Acho que o raciocínio está correto quando o método aplicado também . O Canadá, só para citar um exemplo, recebe imigrantes qualificados de braços abertos . Analistas , médicos, empreendedores são bem vindos - gente para colaborar e aumentar a riqueza .Mas obviamente descarta o imigrante sem qualificação ! Aquele que vem somente para usufruir da infra do país sem ter poder de gerar riquezas . Vir para mendigar,e para sub emprego cria um problema social que ninguem quer.

    Responda
    1. Ibrahin Moscowitiz

      Parabéns pelo comentário! Mostrou inteligência . racionalidade e o melhor, evitou o enfase partidário.

  50. Lucidus Arradi

    Esses trabalhadores serão explorados por empresários inescrupulosos. Como não sabem a nossa língua, sentirão dificuldade de se comunicar. Serão submetidos a humilhações e possivelmente corrompidos por traficantes de drogas. Muitos se viciarão. Se no país, o governo é incapaz de impedir o avanço da população viciada em CRACK. Com irá controlar essa popução de estrangeiros ? Isso não é considerado pelo governo. Governo de ta pados !

    Responda