Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. John Sverdesky

    Essa coisa de j0rnalist@s tupiniquim ficarem criticando os EUA é de doer.... Basta dar uma olhada rápida em nossas prisões e "centros de recuperação de adolescentes problemáticos" para ver que Guantánamo é uma colônia de férias em comparação. Pela cabecinha limitada desse pessoal o negócio é soltar terroristas por aí e ser politicamnte corrreto e ficar arrotando essa coisa de direitos humanos... Vá viver entre os Talibans e fundamentalistas islâmicos para ver o que é bom... /p

    Responda
  2. geraldo ramalho

    Guantanamo é um dos maiores exemplos do imperialismo americano. O território pertence a Cuba e foi invadido pelas forças armadas do tio sam.

    Responda
  3. Maurilio

    Prá todo mundo ver que político é a mesma josta, aqui ou lá fora...

    Responda
  4. Albert

    Alguém, um pais, por favor, ocupe um pequeno pedaço do território americano (USA) e o transforme em uma base militar. Crie uma prisão ilegal. Ok! Estará defendendo a democracia, certo? Ou não?

    Responda
  5. Jorge

    Patricia, se ofereça para receber e guardar um daqueles presos de Guantânamo. Se os EUA aceitarem sua proposta, compre uma dúzia de burkas e se enquadre na situação de mulher-objeto-que-vale-coisa-n enhuma. Esconda facas, garfos e qualquer utensílio que possa ser usado como arma. Ah, eles são especialistas em produzir explosivos usando sabão, detergentes e gasolina. Tem filha? Ele não há respeitará. E se ele se aborrecer poderá te desfigurar com ácido. Quer ainda?

    Responda
    1. Albert

      Você é um gênio!

  6. friedrich

    Quanta ingênuidade, vocês acham que o Obama vai fechar Guantánamo ? esse vai ser mais um dote de sua campanha para enganar os americanos mais uma vez. Como é que se prende alguém sem provas só porque é muculmano ou mora na região de conflito de querra ? Imagino que nesse mundo não existe mais ninguém com palavra. Uma pena.

    Responda
  7. Joel

    Eles vem com seus discursos de Democracia, Direitos e Libertada, mas na verdade eles fazem o que querem de acordo com seus interesses sem respeitar os outros povos, e os que resistem sao terroristas e tudo mais.

    Responda
  8. marcoscesar

    O único lugar em cuba onde um cubano pode ganhar um salário digno é em guantânamo.A maioria dos que opinam gostam de fidel e do "modus vivendi" dos cubanos. Talvez seja esse o motivo de tanto desejo em se ver guantanamo fechada... Dentro de uns dez anos cuba será novamente americanizada e a cubanada vai fazer com as imagens do santo fidel exatamente o que fez o povo iraquiano com as estátuas do sadan.

    Responda
    1. André

      Concordo com o Marco Nogueira. Se o marcos cesar gosta de prisao americana onde se mantém inocentes sem direito a defesa, vá fazer parte dela. Como pode criticar um país, mesmo nao sendo uma "democracia", se aprova uma aberraçao dessas.

    2. Touchè

      Mas se você é a favor de Guantánamo, está criticando o que em Fidel? Como adoram dizer nesses casos, vá para a prisão americana, se gosta tanto. Afinal, pelo que dizem, não é necessário o requisito de ser criminoso para ir pra lá.

  9. Tindaro

    Esta prisão reflete o que os Estados Unidos sempre fizeram a vida toda no mundo, fala uma coisa e faz outra. É lamentável.

    Responda
  10. Walter

    Há muito bandido lá em Guantánamo. Não há só inocentes. Se esses bandidos ganharem a liberdade, vai ser um deus nos acuda. O presidente Barack Obama está empenhando em fechar a prisão, mas enfrenta forte oposição do Congresso, que é quem manda nos Estados Unidos. Em tudo.  

    Responda
    1. Touchè

      Quem decide quem é bandido é a Justiça. Se prenderam pessoas contra as quais não há provas de serem criminosas, tem de soltá-las. Como vão ficar a vida toda sem direito a julgamento e sem serem soltas? Isso é pior que ditadura. Partindo do princípio de que não há necessidade de culpa provada, os soldados, exército, polícia dos Estados Unidos podem entrar em qualquer residência e prender qualquer um, sem dar satisfações, apenas alegando " serem perigosos". Onde está a democracia aí?

  11. canibalbranco

    Então fugiram todos os presos?

    Responda
  12. znarf

    Esse é o Obama!!! Não tem palavra, não tem critério, não tem respaldo, não manda nada!!!!!!!! É um BANANA! Os americanos bem que o merecem...é um legítimo "Schlaparsch!!!

    Responda
  13. Anilton

    Obama ganhou o Nobel da Paz em 2009 com seus discursos e promessas de paz, uma delas era a desativação imediata de Guantanamo, foi o Nobel mais fajuto da história.

    Responda
    1. Albert

      Os senhores da guerra geralmente ganham o Nobel da Paz!

  14. Leo Augusto

    A única diferença entre obama e bush é a cor da pele.

    Responda
    1. canibalbranco

      Isso é um absurdo! Repare bem que a cor dos olhos também são diferentes.

  15. Guilherme Kzyknolowski Ribeiro

    E tem um ze povinho que acredita nos ideais de "liberdade" e "democracia" estadunidense!! Burr0s

    Responda
  16. AndreJosePires

    "Aqui do lado direito temos um campo de golfe, mais para frente tem boliche, restaurantes e um pub irlandês. Muita gente aprende a pilotar barcos e mergulhar, a água é cristalina. Vocês já viram as iguanas? Seguindo aqui, vamos dar no Campo Delta, onde ficam os detentos, muitos são terroristas perigosos." Parece uma declaração tirada dos filmes de Sacha Baron Cohen.

    Responda
  17. LUIZ ALFREDO

    Oh Patricia, quanta ingenuidade para uma jornalista internacional da Folia. Você é eleitora americana pra ficar decepcionada com o Obama??? O que os empolgados e abilolados "liberais" achavam que um presidente americano ia fazer? O que todos os presidentes desde a declaraçao de independencia fizeram: defender a todo custo o país, nem que para isso precise torturar e urinar nos tais terroristas.

    Responda
  18. RS

    A guerra gera de uma maneira complexa um ciclo de destruição/reconstrução que faz girar a roda de varias industrias (armamentos, construção civil, industria farmaceutica, entre outras), alem de permitir a apropriação das riquezas dos paises conquistados, sendo portanto conveniente ao regime capitalista, em especial nos momentos de crise economica aguda e prolongada, sem perspectiva de solução a curto prazo, como a crise que hoje assola os EUA e a Europa

    Responda
    1. Hans Malkovic

      Teu texto é contraditório, se ao invadir outro país se permite que a indústria se movimente e ainda por cima que se aproprie das riquezas da nação conquistada (fato não constatado, pois os EUA seguem pagando valor de mercado pelo petróleo iraquiano) porque então esses mesmos países estão em crise economica (que iniciou não antes, mas depois das "invasões)? Ou seja, discurso vazio, sem base na realidade.

  19. Soul1livre

    Yes, We can't...

    Responda
    1. ROBERTTO JOHANSEN

      Sure...